Espanha vence Suécia e é a primeira finalista da Copa do Mundo feminina

Seleção da Espanha comemora o gol de Paralluelo contra a Suécia Getty Images

Na manhã desta terça-feira (15), a Espanha fez história e vai disputar, pela primeira vez em sua história, a final da Copa do Mundo feminina. A ‘Roja’ venceu a Suécia por 2 a 1 e ficou com a primeira vaga na decisão do Mundial.

Paralluelo e Carmona marcaram para as espanholas, enquanto Blomqvist descontou para as suecas. Agora, a Espanha aguarda na grande final a vencedora da outra semifinal, que será disputada por Inglaterra e Austrália nesta quarta-feira (16)

O confronto também ficou marcado por recorde do Brasil. A comandante do apito desta partida de semifinal, Edina Alves se tornou, entre homens e mulheres, a árbitra brasileira com mais participações em Copa do Mundo, com oito jogos ao todo.

O grande duelo começou muito tenso, com as equipes se estudando nos minutos iniciais. Com Putellas, a melhor jogadora do mundo na última temporada, de titular novamente, a Espanha manteve a posse de bola e tentou pressionar as adversárias. Contudo, sólida defensivamente, a Suécia pouco sofreu mesmo com a bola rondando sua área.

Aos 41, a Suécia teve a melhor chance da primeira etapa. Após erro na saída de bola da Espanha, Rolfo recebeu cruzamento na área e finalizou de primeira, mas Cata Coll fez grande defesa.

O segundo tempo começou de forma diferente. As suecas tentaram ficar um pouco mais com a bola e tiraram a Espanha do conforto. Para tentar recuperar o controle da partida, Jorge Vilda acabou tirando Putellas para colocar Paralluelo e tentar dar ‘vida nova’ ao ataque.

E a mudança parece ter surtido efeito. Aos 24, após confusão na área, Paralluelo evitou a saída da bola e Redondo, mesmo deitada, finalizou com muito perigo e, por pouco, não inaugurou o marcador.

E Paralluelo estava destinada a mudar o rumo da partida. Aos 35, a jovem centroavante de 19 anos aproveitou a sobra dentro da área, chutou forte de primeira e abriu o placar para a Espanha.

Porém, a vantagem da ‘Roja’ acabou durando pouco. Aos 42, Blomqvist aproveitou a ajeitada de Hurtig e finalizou sozinha de dentro da área para empatar o jogo.

A emoção tomou conta nos minutos finais. Dois minutos mais tarde, a Espanha voltou a marcar. Em jogada ensaiada de escanteio, Carmona recebeu na entrada da área, soltou a bomba, venceu Musovic e decretou a vitória das espanholas por 2 a 1.

Próximo jogo da Espanha:

Com a classificação, a Espanha vai enfrentar na grande final da Copa do Mundo feminina quem vencer entre Inglaterra e Austrália, que duelam pela outra semifinal da competição nesta quarta-feira.

A decisão será no próximo domingo (20), às 7h (de Brasília), no Estádio Olímpico de Sidne