Em depoimento à PF, Alexandre de Moraes afirma que agressões sofridas na Itália tiveram motivação política

Ofensas e agressões sofridas pela família do ministro Alexandre de Moraes aconteceram no aeroporto internacional de Roma, na Itália, há duas semanas

Ministro Alexandre de Moraes (Foto: Reprodução)

O ministro Alexandre de Moraes, a esposa e os filhos afirmaram em depoimento à Polícia Federal, na segunda-feira (24), que as ofensas e agressões sofridas pela família no aeroporto internacional de Roma, na Itália, há duas semanas, tiveram motivação política e ocorreram com o intuito de constranger o magistrado. A informação foi confirmada pelo R7.

Os cinco depoimentos, do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), da esposa e dos três filhos dele, foram realizados por videoconferência na superintendência da Polícia Federal em São Paulo.

O R7 apurou que, na hora da confusão, o ministro fazia o credenciamento para entrar na sala VIP, quando foi xingado. Já dentro da sala, ele passou a ser gravado e houve gritos. A suspeita Andreia Mantovani teria dito aos filhos do ministro que Moraes havia fraudado as urnas eletrônicas e roubado as eleições. A mulher foi então avisada pelos filhos do magistrado de que, se não parasse, seria gravada e processada.

De acordo com relatos de quem teve acesso ao depoimento, Andreia chamou o marido. Nesse momento, Roberto Mantovani teria avançado contra o filho do ministro e xingado Moraes de ladrão. Foi então que o filho do magistrado pegou o celular para gravá-lo e levou um tapa no rosto, que fez com que seus óculos saíssem do lugar. Roberto foi contido por um estrangeiro.

Após a agressão, os suspeitos foram embora, mas retornaram momentos depois. Segundo o relato, Alexandre de Moraes foi então até eles e disse que era a segunda vez que eles ofendiam e agrediam sua família. Moraes avisou aos suspeitos de que tiraria fotos para identificá-los e de que seriam processados no Brasil. Após mais xingamentos, o ministro e sua família deixaram o local.

Roberto Mantovani Filho, Andreia Mantovani e Alex Zanatta são apontados como os responsáveis pelas agressões ao ministro e seus familiares. Eles foram abordados pela PF no dia 15 de julho, ao desembarcarem no aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e responderão em liberdade pelos crimes contra a honra e de ameaça.

Moraes foi xingado e chamado pelos agressores de comunista. O ministro, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), conduziu a Justiça Eleitoral durante o pleito de 2022 e é relator dos inquéritos sobre os ataques de 8 de janeiro no STF. O Supremo informou que não vai se manifestar sobre o caso.




Homem bate carro em poste e morre na BR-101, em Bayeux

Polícia está no local e tenta liberar  pista . O acostamento, contudo, está obstruído pelo poste que caiu após a colisão.

Acidente ocorreu na BR-101 (Foto: Reprodução)

Um jovem de 25 anos morreu, neste sábado (29), durante acidente ocorrido na BR-101, em Bayeux, sentido Santa Rita. A vítima bateu o carro em que dirigia em um poste e acabou não resistindo aos ferimentos, morrendo no local.

O acidente, segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF), ocorreu por volta das 4h30 da madrugada. Após o forte impacto, ele capotou o carro

A pista já está liberada. O acostamento, contudo, está obstruído pelo poste que caiu após a colisão.

Nas redes sociais, alguns motoristas relataram ter passado no local minutos antes do acidente e verificado que havia animais soltos na pista. Porém, não foi confirmada possibilidade de o acidente ter ocorrido devido a esses animais.




PGR já sabe como definirá responsabilidade de Bolsonaro no 8/1

Presidente Jair Bolsonaro. Foto: Isac Nóbrega/PR

Por Paulo Cappelli

A Procuradoria-Geral da República (PGR) traçou uma linha para decidir se denunciará criminalmente Bolsonaro por relação com os atos do 8 de Janeiro. O foco está em um grupo restrito de apoiadores do ex-presidente, já tornados réus, que invadiram as sedes dos Três Poderes. A previsão é que o inquérito seja concluído já em setembro.

Inicialmente, a investigação centrava em apenas uma postagem de Bolsonaro, feita dois dias após os atos antidemocráticos. Recentemente, porém, o Ministério Público Federal solicitou a Alexandre de Moraes que todas as postagens do ex-presidente que contenham as palavras “urnas”, “STF”, “TSE” e “Forças Armadas” sejam incluídas na investigação.




Sua majestade, o Pelé por: Francisco Nóbrega

                                                      SUA MAJESTADE, O PELÉ

                                            FRANCISCO NÓBREGA DOS SANTOS

O FUTEBOL na década de 50 despertou a atenção dos desportos mundiais com o surgimento de umverdadeiro fenômeno do Brasil, precisamente na pequena cidade denominada Três Corações, encravada no Estado de Minas Gerais.

Nascia no mês de novembro um garoto, filho de um jogado de futebol, sem fama e sem grande história para contar ao mundo. Apenas conhecido por Dondinho.

Segundo nos conta o filme, baseado no livro de Nelson Rodrigues, o garoto, batizado com o nome de EDSON ARANTES DO NASCIMENTO, ao nascer, a parteira, que assistia o evento, gritou para que todos ouvissem: “Esse garoto vai ser um rei. Muitos, com espanto, falaram: enloqueceu!

O garoto, tendo herdado o dom do futebol, talvez por questão sanguínea, notabilizava-se nas peladas de várzeas e despertava a atenção com sua habilidade com uma pelota. A intimidade com a bola fora crescendo, numa impressionante velocidade, que chegou a despertar interesse dos amantes do futebol e foi crescendo, de forma tão rápida, que sua fama chegou aos olheiros do futebol.

Não demorou muito e o jovem, ainda adolescente, viajou a São Paulo, para a cidade de Santos, onde foi encaminhado ao Clube Santista a fim de se submeter a um período de experiência. E, já no início do período de treinamentos, chegou a despertar a atenção dos jogadores da equipe santista. De modo especial, o jogador Pagão, atacante e artilheiro daquele time, que o tornou ídolo e titular daquela agremiação.

Convém ressaltar, que o Pelé, aos dezesseis anos, se tornaria craque e artilheiro, por demais conhecido e admirado no mundo da bola. Tornou-se assim, um astro cobiçado por grandes equipes mundiais. E os estádios ficavam superlotados para que as nações conhecessem O PELÉ E MAIS ONZE em campo.

Tive a glória e o prazer de ver aquele astro, destacando-se pela sua sobriedade, agilidade e raciocínio. Ninguém mais sabia, em uma partida de futebol jogada pelo Santos, qual a torcida, ou adversários, pois os olhos dos amantes do futebol, estavam fixados naquela lépida figura, que mais parecia um hipnotizador, deixando que os adversários, ficassem perplexos ante a sua magia.

Lembro que, uma tarde domingo, compareci à Ilha do Retiro, para assistir a reinauguração do Complexo Esportivo, pertencente ao Sport do Recife. Naquele dia, todos nós torcíamos para vibrar com um gol do Rei. Porém, o jogo ficou no empate de um a um, com gol de Coutinho, para o Santos e um gol de Alemão, jogador da equipe local.

É também inesquecível o jogo pelo campeonato brasileiro, no estádio do Arruda, quando assisti ao jogo Náutico e Santos, acompanhava eu a partida, com o número 10 que reluzia na camisa branca do Pelé. Por fim, tive a satisfação de ver o Santos jogar contra o Botafogoda Paraíba, quando o craque santista marcava um gol, que seria, na conta certa, o milésimo. Este, porém foidescartado na contabilidade dos cartolas.

Não poderia, também, relembrar o nosso Rei Nininho, pois nessa partida e o vi, demonstrando sua habilidade, pois, em pouco tempo e deixara o mundo dos mortais. Enfim, minha sincera solidariedade às homenagens ao saudoso Cidadão Edson e a Sua Majestade, O PELÉ.




Ronaldo Guerra recebe alta após ser internado às pressas suspeita de infarto

O Hospital de Trauma de Campina Grande, divulgou um comunicado informando que Ronaldo Sérgio Guerra Dominoni, chefe de gabinete do Governador do estado da Paraíba,  já recebeu alta. Ele deu entrada no local neste sábado às 08h51, com quadro de mal-estar súbito.

Ele foi submetido a exames complementares e avaliação médica feita pelo Neuroradiologista George Mendes. Após resultado dos exames, foi descartada a suspeita de acidente isquêmico cerebral e infarto agudo do miocárdio.

Ele foi submetido a exames de tomografia, ressonância e ecocardiograma, foram descartadas as hipóteses  de Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou infarto. De acordo com comunicado da assessoria de imprensa do hospital, o secretário apresentou evolução do quadro clínico

Confira a nota na íntegra do Hospital de Trauma de Campina Grande:

O Hospital de Trauma de Campina Grande informa que o paciente, Sr. Ronaldo Sérgio Guerra Dominoni, chefe de gabinete do Governador do estado da Paraíba, deu entrada neste sábado às 08:51h, com quadro de mal-estar súbito, sendo submetido a exames complementares e avaliação médica pelo Neuroradiologista Dr. George Mendes, após resultado dos exames, foi descartada a suspeita de acidente isquêmico cerebral e infarto agudo do miocárdio. O paciente recebeu alta médica no início da tarde deste sábado, 29.




Dino ganha força na Esplanada como nome para assumir vaga de Rosa Weber no STF

Flávio Dino. Foto: Reprodução/Facebook

Por Wesley Oliveira e Renan Ramalho

O nome do ministro da Justiça, Flavio Dino, tem ganhado força nos bastidores da Esplanada dos Ministérios e é um dos cotados para assumir a vaga da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF). A atual presidente da Corte se aposenta em outubro, o que vai possibilitar que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) faça uma nova indicação ainda neste ano. Recentemente, o petista emplacou o nome do seu advogado, Cristiano Zanin, na vaga deixada por Ricardo Lewandowski.

Integrantes do governo ouvidos pela Gazeta do Povo admitem que o nome de Dino passou a ser considerado diante de sua proximidade com Lula e de sua experiência jurídica. O atual ministro da Justiça fez carreira como juiz federal, foi presidente da Associação Nacional de Juízes Federais, membro do Conselho Nacional de Justiça e deixou a magistratura para ingressar na política em 2006, quando se elegeu deputado federal pelo Maranhão.

Além disso, Dino vem adotando um tom menos radical nas últimas semanas, apesar de sua participação no congresso da UNE, quando assumiu que busca uma regulamentação das redes sociais por causa da proliferação de ideias de direita. A mudança de tom do ministro foi interpretada pelos colegas de governo como um movimento para pavimentar sua indicação ao STF. Antes disso, ele vinha sendo um dos principais responsáveis pelos embates com nomes da oposição na internet e nas audiências públicas no Congresso Nacional.

A avaliação dentro do Palácio do Planalto é de que caso o ministro sinalize ao presidente que deseja voltar para a carreira no Judiciário, Lula não apresentaria objeções de indicá-lo. O ministro diz que está feliz com a atual função no governo e garante que nunca tratou do tema com o chefe do Executivo.

Indicação de Flávio Dino conta com apoio de ministros do STF

Dentro do STF, uma eventual indicação de Flávio Dino não seria mal recebida pelos ministros da Corte. O ex-governador é conhecido no meio jurídico – seu irmão, por exemplo, é o subprocurador Nicolão Dino, muitas vezes cotado para o comando da Procuradoria-Geral da República – e convive bem com a nata da advocacia, sempre presente em julgamentos, audiências, solenidades e eventos jurídicos.

Neste ano, ele ganhou mais simpatia dentro do STF por se juntar a uma luta dos ministros em prol da regulamentação das redes sociais. Além da pressão junto ao Congresso Nacional para aprovar o PL das Fake News, Dino tomou medidas no próprio Ministério da Justiça para pressionar as big techs a controlar mais o que trafega em suas plataformas.

Com a Polícia Federal sob seu comando, passou a colaborar com Alexandre de Moraes nos criticados inquéritos contra os “atos antidemocráticos” e as “milícias digitais”, especialmente após o 8 de janeiro. Dino, aliás, permanece blindado por Moraes na investigação sobre o caso, apesar das inúmeras tentativas de parlamentares de direita de acusá-lo de omissão na segurança da Praça dos Três Poderes, no dia da invasão.

Outro ativo de Dino é sua interlocução estreita com o mundo político. Ex-governador e senador licenciado, ele tem contatos no PCdoB, por onde passou, e no PSB, seu atual partido, mas também no campo da esquerda em geral.

Outros nomes correm por fora na busca pela vaga de Rosa Weber

Como acontece com qualquer outro novo candidato ao STF, pesa contra sua eventual indicação a existência de uma longa fila de interessados que se apresentaram antes. Dentro do STF, há ministros que preferem nomes próximos de colegas do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Os mais fortes hoje são Luís Felipe Salomão e Benedito Gonçalves.

Há anos eles compõem a lista de favoritos, mas agora ganharam força porque tiveram atuação determinante, ao lado de Moraes, para condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro à inelegibilidade, e também para desgastar e cassar o mandato de deputado do ex-procurador Deltan Dallagnol (Podemos-PR), que foi coordenador da força-tarefa da Lava Jato.

Outro interessado na vaga, e que também se empenhou para a cassação de Dallagnol, é o atual presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas. Foi dele a iniciativa para cobrar R$ 3 milhões do ex-chefe da Lava Jato pelas diárias e passagens pagas a ex-integrantes da força-tarefa de Curitiba.

O grupo Prerrogativas, formado por advogados que militam contra a Lava Jato e que tem influência sobre Lula, tem vários outros nomes preferidos, como os dos professores Pedro Serrano e Lenio Streck, das advogadas Dora Cavalcanti, Flávia Rahal e Carol Proner, além da desembargadora Simone Schreiber.

Dino usa programa para viajar pelo país e pavimenta possível candidatura ao Planalto no pós-Lula

Além de ser cotado para assumir uma cadeira no STF, o nome de Flávio Dino é apontado como um dos presidenciáveis da esquerda no pós-Lula. A avaliação é de que o ministro tem aproveitado sua atuação na pasta para pavimentar uma possível candidatura ao Planalto em 2026 ou em 2030.

Aos seus interlocutores, Dino tem enfatizado que gosta de ser político e não se arrependeu da opção que fez no passado, ao deixar a magistratura para ingressar na política. Uma cadeira no STF, no entanto, não é descartada inteiramente por parte do ministro da Justiça de Lula.

Em meio a essas movimentações, Flavio Dino tem rodado o país para promover o lançamento do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci). O projeto, no entanto, ainda não foi finalizado pelos técnicos do ministério da Justiça.

Ao todo, o chefe da pasta já rodou 16 estados do Brasil para divulgar o programa que tem como objetivo a redução dos índices de violência e promover a cidadania. A avaliação interna do Planalto é de que o Pronasci será uma vitrine de projeção para Flávio Dino dentro do governo Lula. Com o Pronasci, o ministro já entregou, por exemplo, cerca de 200 viaturas para cidades de todo o país.

“Trago equipamentos, trago armamentos, trago viaturas, sobretudo para esta causa, a causa da proteção das mulheres. Se nós queremos, como queremos, de fato, prestigiar as famílias, nós temos que combater o feminicídio. Nós nunca teremos uma país justo enquanto as pessoas acharem que podem matar mulheres”, disse Dino durante passagem por Goiânia na semana passada.

Na agenda, Dino prometeu entregar para Goiás 58 viaturas, nove drones, 40,5 mil munições, além de pistolas e outros equipamentos para as forças policiais. O total de investimento no estado ultrapassa R$ 9 milhões, de acordo com a pasta.