Dinho Dowsley (Avante); Presidente da CMJP faz avaliação positiva do 1º semestre

O presidente da Câmara Municipal de João Pessoa, vereador Dinho Dowsley (Avante), fez uma avaliação positiva das atividades da Casa, neste primeiro semestre de 2023. “A Câmara reafirmou sua vocação de espaço de grandes debates de interesse da sociedade e consolidou o período legislativo com a votação e aprovação de importantes medidas que vão reforçar ainda mais os laços dos vereadores com o povo”. O parlamentar afirmou que a atuação dos vereadores da Capital no período foi motivo de orgulho e que as adversidades impostas pela pandemia da covid-19 impuseram um novo fôlego no ritmo e modelo de trabalho.

O resultado do esforço e trabalho dos 27 vereadores que compõem o Parlamento Municipal refletiu na melhoria significativa na vida da população em diversas áreas, como saúde, educação, ação social, mobilidade, turismo, dentre outras. O novo Plano Diretor, que vai gerir os destinos da cidade pelos próximos 10 anos, começou a ser discutido em audiências públicas, com a população e com os diversos setores da sociedade civil organizada, com previsão de conclusão entre o final de agosto e primeira quinzena de setembro.

O presidente reconheceu que os servidores da Câmara tiveram uma participação importante nos resultados obtidos, reafirmou a disposição de manter um canal permanente de diálogo com a classe e lembrou que, este ano, na data base, que é o mês de março, a CMJP concedeu um reajuste real de 11,4% de forma linear, representando o dobro da inflação do período. Houve a recuperação do poder de compra e todos tiveram a dignidade salarial restabelecida.

Ainda a respeito das atividades parlamentares, o presidente Dinho Dowsley considerou que este foi um semestre de muita produção. Não só nas reuniões plenárias, com debates intensos e aprovação de importantes projetos, como também nas audiências e reuniões públicas que abordaram os mais diversos temas que estiveram em pauta no cotidiano do pessoense.

“Praticamente em todos os dias úteis, de fevereiro a junho, a Câmara Municipal de João Pessoa teve atividades. E o mais importante: estivemos focados na qualidade desse trabalho. A nossa tarefa primordial é trabalhar em favor da cidadania, que requer uma atenção constante. Tenho certeza que o segundo semestre deste ano vai repetir o empenho e o zelo dos vereadores em relação ao primeiro”, disse Dinho Dowsley.

As comissões permanentes da Casa, que encerraram o período sem pendências, realizaram dezenas de reuniões. O plenário sediou mais de 50 sessões ordinárias e extraordinárias. “Eu tive a honra de presidir a grande maioria dessas reuniões, que contaram também com a presença maciça dos parlamentares desta Casa. Foi um período legislativo muito profícuo”, acrescentou Dinho Dowsley.

Foram várias audiências e reuniões públicas, debatendo temas polêmicos como aprofundamento da problemática do uso das drogas; os vários enfoques da mobilidade urbana; estacionamentos em vias públicas; temas diversos sobre a questão da mulher; situação dos mercados públicos; meio ambiente; discussão sobre os acidentes de trabalho; entre outros

O presidente da Casa destacou ainda a atuação parlamentar que, segundo ele, não se resume apenas ao ambiente legislativo. “Além das sessões ordinárias que, claro, é a nossa obrigação, nós também temos outras funções fora da Câmara Municipal, que é a representatividade, visitando os bairros, desburocratizando obras, levando benefícios e acompanhando as lideranças nos diversos órgãos públicos do município. Tudo isso também faz parte do trabalho parlamentar”, salientou.

O vereador Dinho Dowsley frisou que, além dos importantes projetos aprovados no semestre, merece destaque o da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que estabelece as metas, prioridades e orientações para a elaboração do orçamento do município para o exercício de 2024. “Vamos entrar no período do recesso parlamentar e em agosto, as sessões serão retomadas para discutirmos propostas em prol do desenvolvimento do município e da melhoria da qualidade de vida da população”.




Botafogo vence Palmeiras e dispara na liderança do Brasileirão

Felipe Leite – São Paulo,SP

Publicação 25/06/23 | 18:01

O jogo deste domingo (25) no Allianz Parque era decisivo para o Palmeiras: ao enfrentar o líder do Brasileirão Botafogo, ou vencia e cortava a vantagem rival para somente dois pontos, ou perdia e via o Fogão disparar na dianteira da competição. Na partida válida pela 12ª rodada da competição nacional, aconteceu o segundo cenário: vitória do time carioca pelo placar de 1 a 0.

Tiquinho Soares marcou o único tento do embate, aos 27 minutos da etapa inicial. Já no fim do segundo tempo, Raphael Veiga perdeu pênalti e desperdiçou ótima chance do Verdão deixar tudo igual no placar.

Com o resultado, a Estrela Solitária agora soma 30 pontos na tabela de classificação: são 10 vitórias em 12 jogos. O Alviverde, por sua vez, deixou a vice-liderança por conta dos resultados da rodada e estaciona na marca de 22 pontos, acumulando sua segunda derrota consecutiva na disputa.

Na próxima rodada do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras visita o Athletico-PR às 16h (de Brasília) do domingo, na Ligga Arena, em Curitiba — o Furacão terá os desfalques dos suspensos Bento e Fernandinho. O Botafogo, por sua vez, tem clássico pela frente: recebe o Vasco, no mesmo dia e horário, no Estádio Nilton Santos, o Engenhão.

Paulistas e cariocas, entretanto, voltam suas atenções para suas respectivas competições internacionais no meio de semana. O Alviverde, já classificado, recebe o Bolívar no Allianz Parque na quinta-feira, às 21h, em duelo direto pela liderança do Grupo C. Já o Fogão encara o Magallanes, também no mesmo dia e horário, pela última rodada da fase de grupos da Copa Sul-Americana.

(Foto: Cesar Greco/Palmeiras)

O jogo — Nos primeiros momentos de partida, o Botafogo foi a equipe mais propositiva, controlando as ações no primeiro terço defensivo do Verdão. Ao longo da etapa inicial, entretanto, o panorama aos poucos foi mudando e a equipe da casa passou a mandar na partida.

O time de Abel Ferreira ameaçou em boas chegadas de Rony, duas vezes — em chute cruzado e cabeceio —, além de Gustavo Gómez. Mas foi a equipe carioca que, mesmo passando a ter contexto adverso na partida, abriu o placar.

Aos 27 minutos, Tiquinho Soares demonstrou por que precisa de somente uma chance para impactar o jogo. O atacante do Botafogo aproveitou vacilo de Zé Rafael dentro da área, dominou com calma, limpou a marcação e bateu cruzado, firme. Weverton chegou a tocar na bola, mas não teve jeito: 1 a 0.

O gol não era sintoma de um Palmeiras mal no duelo, muito pelo contrário. Mesmo atrás, o Alviverde permaneceu no comando das ações e chegou a marcar com Gustavo Gómez, aos 39, de cabeça. O tento do paraguaio, entretanto, foi anulado pelo VAR após impedimento.

2º tempo

A etapa final de confronto começou como a primeira chegou ao fim: de maneira agitada. Lá e cá, o Verdão voltava a ditar o ritmo, enquanto o Botafogo — que voltou com Danilo Barbosa e Matías Segovia — passou a trocar mais passes na intermediária e ameaçar em contra-ataques.

Quando Abel Ferreira tirou o volante Richard Ríos e colocou o atacante Flaco López em campo, a estratégia alviverde ficou clara: ofensiva total, como aconteceu contra o Barcelona-EQU. Isso, claro, abriu espaços no campo defensivo do time da casa. O Botafogo aproveitou: teve boa chegada com Danilo Barbosa, que chutou por cima, e perdeu gol feito com Victor Sá, sozinho na frente de Weverton.

Ao longo dos últimos 45 minutos de jogo, ao contrário do que se esperava, o Verdão caiu de produção. O Botafogo fortificou ainda mais seu sistema defensivo, e a partida ficou mais truncada.

Aos 34, entretanto, surgiu a grande esperança do time da casa. Di Placido, que tinha acabado de entrar, empurrou López dentro da área com as duas mãos — o atacante tentava cabecear bola cruzada por Luan. Pênalti marcado por Anderson Daronco. Na cobrança da penalidade, entretanto, Raphael Veiga encheu o pé e bateu para fora, desperdiçando a ótima oportunidade de deixar tudo igual no marcador.

FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 0 X 1 BOTAFOGO

Local: Allianz Parque, em São Paulo-SP
Data: 25 de junho de 2023, domingo
Horário: 16h (de Brasília)
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa-RS)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (Fifa-RS) e Kléber Lúcio Gil (Fifa-SC)
VAR: Rafael Traci (Fifa-SC)
Cartões amarelos: Marco Aurélio Schiavo (preparador físico) e João Martins (auxiliar técnico) (Palmeiras); Tchê Tchê, Danilo Barbosa e Matheus Nascimento (Botafogo)

Público: 38.877 pessoas
Renda: R$ 4.160.197,59




Festas Juninas; Quatro assassinatos em menos de 24h

Homem morre após ser atingido por vários tiros enquanto pilotava moto em Cabedelo

O homem estava pilotando uma moto quando dois homens encapuzados teriam efetuado vários disparos de arma de fogo contra a vítima.

Uma guarnição da 6ª Companhia da Polícia Militar esteve no local (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

 

Um homem morreu após ser atingido por vários tiros enquanto pilotava uma moto na tarde deste domingo (25), no bairro de Jacaré, em Cabedelo, região metropolitana de João Pessoa.

Conforme as primeiras informações obtidas pela, a vítima estava pilotando uma moto quando foi surpreendido por dois suspeitos encapuzados que efetuaram vários disparos de arma de fogo contra o homem, que caiu do veículo já sem vida.

Uma guarnição da 6ª Companhia da Polícia Militar esteve no local, mas até o momento não há informações sobre a identificação da vítima, dos suspeitos e motivação do crime.

A Polícia Civil foi acionada para apurar o crime e fazer a perícia no local.

Homem é assassinado durante discussão em festa de São João, no Sertão

Conforme informações da polícia, quando a vítima já estava em casa, por volta das 5h30, o suspeito chegou no local, chamou o homem e atirou nele, com uma espingarda.

O crime teria acontecido após um desentendimento entre vítima e suspeito durante uma festa de São João na manhã deste sábado (24), em Boa Ventura, na região conhecida como Vale do Piancó, no Sertão da Paraíba

Conforme informações da polícia, quando a vítima já estava em casa, por volta das 5h30, o suspeito chegou no local, chamou o homem e atirou nele, com uma espingarda.

O delegado ainda informou que a vítima morreu no local. O suspeito foi encontrado horas depois, em sua residência, na zona rural da cidade. Ele foi preso e encaminhado para a delegacia de Itaporanga.

Uma pessoa morre e outra fica ferida, em Juarez Távora

Um homem morreu após ter sido atropelado por uma moto, na noite de sábado (24), no município de Juarez Távora, no Agreste da Paraíba. O motociclista ficou gravemente ferido e foi socorrido pelo Samu para o Hospital de Trauma de Campina Grande.

A vítima, identificada com “Zé Rosquinha”, morreu após ter sido atropelado por uma moto enquanto atravessava a rodovia estadual PB-079, no município de Juarez Távora.

O condutor da moto estava indo para João Pessoa, a trabalho, e não teria visto quando o homem atravessou a pista. Ele ficou gravemente ferido e foi socorrido por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado para o Hospital de Trauma de Campina Grande. O estado de saúde não foi informado.




A prefeita de Bayeux, Luciene de Fofinho (PSD) deve ser julgada pelo TRE depois das festas juninas

A prefeita de Bayeux, Luciene de Fofinho (PSD) deve ser julgada pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) depois das festas juninas. É que o relator de um recurso manejado pela gestora, cassada em primeira instância por abuso de poder político e econômico e conduta vedada nas últimas eleições municipais, o juiz Fábio Leandro de Alencar Cunha, pediu pauta para o julgamento.

O parecer do Ministério Público Eleitoral é pelo indeferimento do recurso, isto é, pela cassação da chapa pela conduta vedada configurada na distribuição gratuita de bens, mantendo a prefeita inelegível por 8 anos.

 




Flamengo é atropelado pelo Bragantino e perde por 4 a 0 no Brasileirão

Rubro-Negro foi amplamente dominado pelo Massa Bruta em Bragança Paulista

Por

O Dia

|

Eduardo Santos fez um dos gols da vitória do Bragantino sobre o Flamengo
Reprodução / Instagram

Eduardo Santos fez um dos gols da vitória do Bragantino sobre o Flamengo

Flamengo voltou da data Fifa desligado e sofreu uma dura derrota para o Red Bull Bragantino, na noite desta quinta-feira, 22. O Rubro-Negro perdeu de goleada para o Massa Bruta no Nabi Abi Chedi por 4 a 0, em partida válida pela 11ª rodada do Campeonato Brasileiro. Eduardo Santos, Henry Mosquera (2) e Alerrandro marcaram os gols da noite.

Com o resultado, o Fla não só desperdiçou a oportunidade de assumir a vice-liderança como também caiu na tabela. O time de Jorge Sampaoli soma 19 pontos e aparece em quarto. Já o Bragantino chegou aos 17 e aparece na nona colocação do campeonato.

Agora, as duas equipes viram a chave para a 12ª rodada do Brasileirão. O Flamengo volta a campo no próximo domingo, às 18h30, para enfrentar o Santos na Vila Belmiro. Já o Massa Bruta recebe o Goiás no Nabi Abi Chedid, no mesmo dia e horário.

O JOGO
O Flamengo teve uma atuação bem abaixo contra o Red Bull Bragantino. No primeiro tempo, por exemplo, o Rubro-Negro teve apenas 37% de posse de bola só deu a primeira finalização por volta dos 35 minutos, com Pedro.

O time de Jorge Sampaoli foi dominado pelo Massa Bruta, que inaugurou o placar aos 40 minutos. Após cobrança de escanteio, Eduardo Santos se antecipou à marcação e cabeceou no cantinho, sem chances de defesa para Matheus Cunha.

No retorno para o intervalo, o cenário não mudou. O Red Bull Bragantino seguiu amplamente superior e ampliou a vantagem bem cedo na etapa complementar. Aos quatro minutos, Mosquera avançou pelo meio, passou por Thiago Maia e acertou um lindo chute de fora da área para fazer o segundo do time da casa.

Mesmo em desvantagem, o Flamengo não conseguiu reagir. Com a exceção de uma bola na trave de Arrasacaeta aos 11 minutos, o Fla não levou perigo. O Bragantino, por sua vez, pisou o pé no acelerador e transformou a vitória em goleada.

Aos 31 minutos, Juninho Capixaba levantou cruzou na área, Lucas Evangelista desviou, e a bola carimbou a trave. Alerrandro ficou com a sobra e só teve o trabalho de empurrar para o fundo das redes. Já aos 37, Wesley escorregou pelo lado direito, Mosquera roubou a bola, invadiu a área, limpou a marcação e finalizou com força, no canto esquerdo de Matheus Cunha, para decretar a goleada.