Roteiro do Golpe no celular de Mauro Cid  Por Valter Nogueira

Roteiro do Golpe no celular de Mauro Cid

Aos poucos, as peças vão se encaichando! Não precisa ser muito inteligente para deduzir que o governo do então presidente Jair Bolsonaro pretendia dar um golpe de Estado; implantar uma nova ditadura no país – com ele no poder, claro! No entanto, apenas manifestações não bastavam; era preciso provas, que agora estão vindo à tona a partir de reportagem exclusiva da revista Veja.

– Continua depois da Publicidade –

Investigação da Polícia Federal encontrou no celular do tenente-coronel Mauro Cid um arquivo intitulado ‘Forças Armadas como poder moderador’ – algo como que um guia para aplicar um golpe de Estado no Brasil no final de 2022. Vale lembrar que Mouro Cid era ajudante de ordens do então presidente Jair Bolsonaro (PL).

A ideia tem como base uma interpretação da Constituição Federal segundo a qual os militares poderiam ser convocados a intermediar um conflito entre Poderes – no caso, as forças armadas assumiriam o papel de poder moderador.

Nunca é demais lembrar, Forças Armadas não é poder. Constitucionalmente, há três poderes no país: Executivo, Legislativo e Judiciário.

O Plano

O plano começa com um requerimento a ser enviado pelo presidente da República aos comandantes militares, a conter “a descrição detalhada” de supostos atos do Poder Judiciário que “acarretam desarmonia entre os Poderes ou mesmo violação das prerrogativas constitucionais” do Executivo.

Em seguida, o comando militar analisaria o documento para validar ou não a argumentação.

Com o aval dos militares, o presidente da República nomearia um interventor responsável por coordenar “as medidas de restabelecimento da ordem constitucional”, a ocorrer em um prazo fixado por ele.

Instituições como a Polícia Federal também ficariam subordinadas ao interventor.

Entre outros poderes, o interventor teria autoridade para suspender atos praticados pelo Poder Judiciário e afastar os responsáveis por essas decisões. Também poderia abrir inquéritos e encaminhá-los para que se tornassem processos contra, por exemplo, ministros do Supremo Tribunal Federal.

O documento golpista diz, ainda, que em caso de afastamento de ministros do Tribunal Superior Eleitoral seriam nomeados Kassio Nunes Marques, André Mendonça e Dias Toffoli.

Ao interventor caberia, por fim, estabelecer um prazo para a realização de novas eleições. Estas, a serem coordenadas pelo TSE “em sua nova composição” – o que poderia ser em um mês, em um ano ou mais…

Estado de Sítio

Ainda no celular do coronel Cid, a Polícia Federal localizou a minuta de um texto sobre a declaração de estado de sítio no Brasil. Tudo isso emoldurado com uma série de diálogos de teor golpista mantidos em 2022 entre Cid e o coronel Jean Lawand Junior, então subchefe do Estado Maior do Exército.

O documento em questão foi encaminhado por Cid via WhatsApp às 23h39 de 28 de novembro de 2022. Segundo a PF, “o envio, aparentemente, serviu como backup das imagens”. Não há, no entanto, a identificação do autor do texto.

www.reporteriedoferreira.com.br/ Por Valter Nogueira – Jornalista




São João: Arquidiocese da Paraíba divulga programação de missas

Os festejos tiveram início no dia 15 de junho e se estendem até o próximo sábado (24)

Publicado em 22/06/2023 15:16
Por Redação Portal T
Os festejos tiveram início no dia 15 de junho

Os festejos tiveram início no dia 15 de junho (Foto: Divulgação)

A tradicional festa de São João sempre movimenta as festividades das igrejas pelo Brasil. Na Paraíba, a Arquidiocese segue com sua programação de missas. Os festejos tiveram início no dia 15 de junho e se estendem até o próximo sábado (24).

As comemorações são marcadas por diversas atividades culturais e religiosas, como quadrilhas juninas, apresentações musicais, barracas de comidas típicas e a realização de novenas em honra a São João.

Confira a programação de cada paróquia da Arquidiocese para a Festa de São João:

Paróquia São João Batista. Rua Jornalista José Ramalho, s/n, Costa E Silva – João Pessoa.

23/06 – Sexta-Feira
19h00 – Novena
19h30 – Santa Missa celebrada por Dom Delson

24/06. Sábado
16h00 – Santa Missa
Carreata após a missa

Paróquia São João Batista. Rua Ilza Ribeiro, 00, Jacumã – Conde.

21, 22 e 23/06 – Tríduo

24/06 – Sábado
17h00 – Procissão saindo da capela Nossa Senhora de Guadalupe em Dona Antônia até a matriz
19h – Missa

Paróquia São João Batista. Rua Júlio César, 150, Conjunto Mário Andreazza – Bayeux.

21, 22, 23/06
19h – Novena

24/06 – Sábado
17h – procissão seguida pela Santa Missa

Paróquia São João Batista. Rua São João, s/n, Centro – Itapororoca

23/06. Sexta-Feira
19h30 – Santa Missa celebrada por Padre Roberto

24/06 – Sábado
6h00 – Alvorada Festiva
12h00 – Salva do meio dia
16h00 – Santa Missa – Igreja Matriz, celebrante Padre José Lucas
17h30 – Procissão

Paróquia Nossa Senhora de Fátima e São João Batista. Rua João Ferreira Alves, s/n, Centro – Riachão Do Poço

23/06 – Sexta-feira
19h00 – Missa celebrada por Pe. Caio Cezar

24/06. Sábado
18h15 Procissão saindo da praça próximo à estrada da Areia Vermelha
19h00 – Missa celebrada por Dom Manoel Delson.




O MENINO E O SANTO FÁBULA DE GILVAN DE BRITO ; Por Gilvan de Brito

 O MENINO E O SANTO
FÁBULA DE GILVAN DE BRITO ; Por Gilvan de Brito- Jornalista, poeta e escritor

O menino ouvia falar que São João nunca havia tomado conhecimento dos festejos que se faziam na Terra, em sua homenagem, nos dias 23 e 24 de junho de cada ano. As pessoas acendiam fogueiras, dançavam forró, baião, xote e quadrilha junina, soltavam vários tipos de fogos de artifício e balões coloridos, deglutiam pamonhas, canjica, mungunzá e bolo de milho verde.

O que fazer para despertar o santo? Imaginava que, talvez, uma bomba de alto teor pudesse acordá-lo, mas o barulho das bombinhas que ouvia não chegava ao quarteirão mais próximo. Então tomou a iniciativa de acordar o santo com os recursos de que dispunha. Foi ao seu quarto, quebrou o cofrinho de barro em formato de um porco e saiu direto para o bazar de fogos do seu Clidineu, com todas as suas economias, suficientes apenas para a compra de quatro bombas do tipo “arrasa-quarteirão”. Foi até a pracinha de São Gonçalo e solicitou de dois adultos conhecidos que soltassem as quatro bombas de uma só vez, e pediu um retardo de cinco minutos. Correu para casa, sentou-se no batente que dava para a rua de terra batida e algum tempo depois ouviu uma grande explosão provocada pelos seus petardos. Foi um grande barulho, mas insuficiente para atingir o espaço, segundo imaginou, porque não repercutiu em eco. Frustrado por não ter atingido o alvo, começou a pensar noutra alternativa. Foi então que lhe veio à memória uma matéria que havia lido numa revistinha do SESI, mandada para seu pai pelo Sindicato, que falava de um lugar chamado “Mitologia Nórdica”, onde existiam vários deuses.

Um deles era Thor, filho de Odin, o deus dos raios e trovões, que provocava extraordinários estrondos em tudo que batia com o seu martelo. Pensou em fazer uma prece para o deus do trovão mas, acertadamente, não sabia rezar, pois vinha de uma família misturada de um crente e uma católica que discutiam ao falar de religião. Então resolveu fazer um cândido pedido ao deus Thor, para que desse uma martelada com toda força em alguma coisa, para provocar o maior estrondo de que já se ouvira falar. Não demorou um minuto quando foi surpreendido com uma bola de fogo que cortava o espaço, sobre a sua cabeça, largando enormes labaredas, no sentido oeste-leste, na direção do oceano Atlântico. Tudo aconteceu em segundos, e a bola de fogo largando faíscas, uma réplica das estrelas cadentes que via riscar os céus, sendo aquela, porém, de tamanho muito avantajado, desapareceu após fazer um barulho parecido com o de um tecido de seda sendo rasgada: shsssssssss.

Enquanto ruminava a respeito da notável aparição sobre sua cabeça, ouviu, trinta segundos após, uma grande explosão, a maior que já ouvira em toda a vida, soprada das bandas da praia de Tambau, que provocou um eco prolongado: “bummmmmm-bummmmm-bummmm-bummm-bumm-bum”. Pulou de alegria, deu um murro no ar com o punho cerrado, como fazia Pelé após marcar um gol. Era tudo de que precisava para acordar São João do sono que provocava a suspensão de suas atividades corporais por 48 horas, justamente nos dias em que os habitantes do bairro da Torre lhe prestavam essa fantástica reverência. Agradecido, dirigiu-se ao deus Thor, informando-lhe que a lasca que ele retirara da Lua, com a sua violenta martelada, foi suficiente para provocar uma explosão capaz de acordar o santo.
MORAL DA HISTÓRIA:
Quando insistimos numa idéia, de alguma forma a veremos prosperar, mesmo que o resultado muitas vezes não chegue logo ao nosso conhecimento.

[19:04, 22/06/2023] Iedo Ferreira: Por Gilvan de Brito- Jornalista, poeta e escritor




Arábia Saudita desiste sediar a Copa do Mundo de 2030

O país não havia lançado uma candidatura oficial, mas sua pretensão era de conhecimento público.

De acordo com a publicação, Faisal bin Farhan, chanceler saudita, teve uma reunião com representantes de Grécia e Egito para comunicar a decisão. (Foto: Pixabay/Ilustrativa)

 

A Arábia Saudita desistiu de tentar sediar a Copa do Mundo de 2030, edição que marca o centenário do torneio. A informação é do jornal espanhol Marca.

O país não havia lançado uma candidatura oficial, mas sua pretensão era de conhecimento público. A Arábia está chamando a atenção no mercado de transferências com contratações milionárias dos clubes de sua liga, levando muitas estrelas da Europa, justamente para aumentar a competitividade local, fazendo parte da campanha para 2030.

De acordo com a publicação, Faisal bin Farhan, chanceler saudita, teve uma reunião com representantes de Grécia e Egito para comunicar a decisão.

Os três países conversavam sobre uma candidatura em conjunto, bem como acontece na América do Sul com Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai.

O periódico informou que a decisão se deu como base o temor pela força da candidatura de Espanha, Portugal e Marrocos, que na visão dos sauditas, são favoritos na corrida para sediar o mundial.

Argentina, Uruguai, Chile e Paraguai. O anúncio oficial da Fifa sobre a sede acontece em um congresso em 2024, ainda sem data definida.

A Copa de 2026 terá Estados Unidos, Canadá e México como sedes. A última edição aconteceu no Qatar, no fim do ano passado.




MOTOBOY TENTA FUGIR DE ASSALTO E É EXECUTADO A TIROS; SUSPEITO É ENCONTRADO MORTO

Um motoboy foi assassinado durante uma suposta tentativa de assalto, na tarde desta quinta-feira (22), no Jardim Planalto, em João Pessoa. O crime aconteceu na frente de uma  doceria onde o entregador trabalhava.

Dois homens chegaram ao local em uma motocicleta, anunciaram o assalto, momento em que o motoboy tenta fugir e é atingido por um disparo. Um Vídeo de um circuito de segurança de uma casa vizinha, mostra o momento da abordagem que resultou no crime de latrocínio.

O rapaz caiu junto com a moto e após a dupla se distanciar ele correu para dentro do estabelecimento. Entretanto, não resistiu ao ferimento e morreu.

Como nenhuma pertence da vítima foi levada,  a policia trabalha com hipótese de que se trata de uma tentativa de assalto que acabou dando errado.

Suspeito de envolvimento no latrocínio de motoboy em João Pessoa é encontrado morto

O latrocínio aconteceu no bairro Jardim Planalto e o corpo do suspeito foi achado no Bairro dos Novais.

O motoboy Anthony chegava à doceria para a qual fazia entregas, acelerou na abordagem criminosa e foi assassinado. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

 

Um dos suspeitos de envolvimento no latrocínio do motoboy Anthony, em João Pessoa, foi encontrado morto ainda nesta quinta-feira (22), horas após o crime. O latrocínio aconteceu no bairro Jardim Planalto e o corpo do suspeito foi achado no Bairro dos Novais. A informação foi confirmada   por um sargento da Polícia Militar.

As informações são de que o homem encontrado morto era o ocupante da garupa da moto. A dupla foi flagrada por uma câmera de segurança chegando a abordando o motoboy com uma arma de fogo.

O motoboy Anthony chegava à doceria para a qual fazia entregas. Ele acelerou na abordagem criminosa e foi baleado. Ele caiu, mas se levantou e entrou na doceria. A dupla criminosa fugiu.

Mesmo sendo socorrido pelo Samu, Anthony não resistiu aos ferimentos e morreu ainda nesta quinta-feira.

O outro assaltante, que pilotava a moto, não foi encontrado, até as 22h de hoje. ( ClickPB )




Maurício Barbieri é demitido pelo Vasco

Por Tébaro Schmidt — Rio de Janeiro

Fim de linha para Maurício Barbieri. Após a derrota para o Goiás por 1 a 0, nesta quinta, em São Januário, o técnico foi demitido do comando do Vasco. O clube tomou a decisão depois de uma noite tensa na Colina.

Os jornalistas chegaram a se dirigir para a sala de coletivas, mas o Vasco logo depois anunciou que não haveria entrevistas. Barbieri e dirigentes se reuniram no vestiário e decidiram pela interrupção do trabalho.

Barbieri ficou seis meses no comando da equipe do Vasco e teve um aproveitamento de 43%. Em 24 partidas, foram nove vitórias, quatro empates e 11 derrotas sob o trabalho do técnico.

O treinador já balançava no cargo há pelo menos um mês. A passagem do treinador começou a sair dos trilhos no dia 16 de março, com a eliminação da Copa do Brasil diante do ABC. No Brasileirão, a vitória sobre o Atlético-MG fora de casa, na estreia, animou torcedores. Mas desde então o time não ganhou um jogo sequer. Barbieri deixa o clube com seis derrotas seguidas.

Maurício Barbieri deixa o Vasco após a 11ª rodada do Brasileirão — Foto: André Durão

Maurício Barbieri deixa o Vasco após a 11ª rodada do Brasileirão — Foto: André Durão

O treinador deixa a equipe na 19ª posição do Campeonato Brasileiro, com seis pontos em 11 partidas. Em 2023, o time foi eliminado na semifinal do Campeonato Carioca, pelo Flamengo, e na segunda fase da Copa do Brasil. pelo ABC.

Por GE