Cícero Lucena autoriza pavimentação de ruas e entrega iluminação em LED nas Laranjeiras

Infraestrutura
Cícero Lucena autoriza pavimentação de ruas e entrega iluminação em LED nas Laranjeiras

Arthur Araújo

A comunidade das Laranjeiras, no bairro José Américo, vai ter ruas calçadas pela primeira vez em seus quase 40 anos de existência. Na manhã desta quarta-feira (14), o prefeito Cícero Lucena autorizou a pavimentação e urbanização de três vias na localidade. Na oportunidade, o gestor ainda entregou oficialmente a iluminação em LED de toda a comunidade, que teve instalação finalizada.

“Fico muito feliz por trazer esses benefícios e tenho fé em Deus que estou dando a primeira ordem de serviço na comunidade e também darei a última, a deixando 100% pavimentada. Vamos acabar com a lama, a poeira, valorizar os imóveis, iluminação em LED, com muito trabalho e responsabilidade”, afirmou Cícero Lucena.

As obras atendem a um novo padrão de qualidade, com pavimentação em paralelepípedo, drenagem, padronização de calçadas e implantação de itens de acessibilidade. Desta vez serão beneficiadas as ruas da Conquista, Luiz Gonzaga de Mendes Lima e João Mousinho Pontes. O investimento é de cerca de R$ 750 mil.

O secretário municipal de Infraestrutura, Rubens Falcão, destacou que em todo o bairro do José Américo já foram entregues seis ruas, outras 21 estão contratadas e 19 em fase de licitação, totalizando 46 vias.

O representante da população, Samy Bezerra, falou sobre a emoção do momento. “É a primeira vez na história que esta comunidade recebe calçamento em suas ruas internas e que recebe essa atenção da gestão. Se fôssemos expressar em palavras a nossa gratidão não teríamos tempo”, afirmou.

Iluminação em LED – A comunidade Laranjeiras também foi beneficiada com a instalação de iluminação em LED em 100% de suas ruas e praças. Foram instaladas 146 lâmpadas, que emitem luz branca clareando mais e com menos custos de consumo de energia elétrica. A medida é sustentável também por reduzir o descarte de resíduos sólidos já que as lâmpadas duram mais. No José Américo, são 1.229 lâmpadas instaladas.

Estiveram presentes no evento os vereadores Zezinho Botafogo, Guga Oliveira e Marcelo da Torre, o secretário municipal da Gestão Governamental, Diego Tavares, entre outros auxiliares da gestão.




FRAUDE NO INSS: PF prende idoso suspeito de se passar por sete beneficiários diferentes

A Polícia Federal prendeu, na tarde desta terça-feira (13), em Mamanguape, dois idosos, sendo um homem e uma mulher, suspeitos de participarem de esquema que utilizava beneficiários falsos para fraudar o INSS. Segundo o delegado Bruno Rodrigues somente na foto de uma das pessoas presas foram identificados sete benefícios diferentes.

O golpe ocorria da seguinte forma: no início eram inseridos dados fictícios no cardÚnico do Governo Federal e depois feito o requerimento do benefício no sistema Meu INSS por meio digital e na sequência realizada a falsificação de documentos em nome de pessoas inexistentes. Posteriormente, se utilizava um dublê da pessoa para realizar o saque do benefício em uma instituição bancária.

Por causa da complexidade do crime, Bruno Rodrigues acredita que existam outras pessoas envolvidas. Os dados agora serão reanalizados  spara chegar a outros participantes.

“É um tipo de fraude que existe em vários núcleos. Uma parte responsável por inserir os dados fictícios no sistema do Governo Federal, outro responsável por produzir os documentos faltos e um terceiro grupo de pessoas reais que se passavam pelas inexistentes”, explicou.




MPF convoca reunião para discutir soluções para congestionamentos na BR-230 e 101

A Procuradoria Geral dos Direitos do Cidadão, do Ministério Público Federal, realizou ude reunião, nesta terça-feira (13), para debater medidas a serem adotadas em relação aos constantes congestionamentos registrados na BR-230, nas imediações do Centro Administrativo Municipal, em João Pessoa, e na obra da BR-101, em Bayeux. Esses pontos têm sido alvo de problemas recorrentes, incluindo alagamentos que causam transtornos à população.

A procuradora da República Janaína Andrade conduziu o encontro, que contou com a participação de representantes da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Prefeitura de Bayeux, Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Ministério Público Federal. Durante a reunião, discutiu-se a necessidade de soluções efetivas para mitigar os problemas enfrentados pela população.

O Ministério Público Federal expressou preocupação com a aplicação de medidas paliativas apenas em João Pessoa, onde foi iniciada a construção de um viaduto com previsão de conclusão em 12 meses. Para a procuradora, existe uma falta de planejamento por parte dos órgãos envolvidos para minimizar os prejuízos à população na região do Centro Administrativo. O MPF constatou a ausência de um planejamento operacional que possibilite a ordenação do trânsito e a divulgação ampla de rotas alternativas.

A procuradora destacou que os congestionamentos afetam diretamente o direito de ir e vir da população, prejudicando a logística de abastecimento, por exemplo, devido ao grande fluxo de caminhões na região. Além disso, os deslocamentos de pacientes sem ambulâncias também são prejudicados.

O DNIT se comprometeu a encaminhar ao Ministério Público Federal, dentro de 10 dias, um termo de cooperação firmado com o governo do estado, além de toda a documentação exigida pelos demais órgãos. A Prefeitura de Bayeux fornecerá cópias dos documentos e projetos referentes à obra da BR-101.

Uma nova reunião está marcada para o dia 12 de julho, com a participação de todos os órgãos envolvidos, a fim de que o Ministério Público possa avaliar se as medidas solicitadas foram adotadas. A busca por soluções eficientes e o bem-estar da população permanecem como foco das discussões.

www.reporteriedoferreira.com.br portal t5




Homem ataca o próprio irmão usando facão, na Grande João Pessoa

Uma briga intensa entre dois irmãos, na noite desta terça-feira (13), quase resultou em uma tragédia. O caso aconteceu na rua Dom Ulrico, localizada no bairro Liberdade, em Santa Rita, Região Metropolitana de João Pessoa. Segundo relatos, um dos envolvidos teria utilizado uma espécie de facão para atacar o próprio irmão.

A vítima recebeu pronto atendimento por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e foi encaminhada ao Hospital de Trauma de João Pessoa. Na unidade, ela foi recebida e passou por procedimentos de sutura e foi liberada ainda no fim da noite.

Já o suspeito responsável pela agressão foi detido pelas forças policiais e conduzido à delegacia para prestar esclarecimentos acerca do ataque.

www.reporteriedoferreira.com.br portal t5