Oposição racha, e base vê caminho livre para Zanin

Com a oposição rachada, a base do governo Lula no Senado Federal vê caminho livre para Cristiano Zanin chegar ao Supremo Tribunal Federal (STF) após o presidente indicá-lo ao cargo no início do mês.

Na terça-feira (13), Zanin inicia oficialmente seu périplo pelo Senado. O advogado tem reunião marcada na liderança do PSD, dentro do próprio Senado.

Extraoficialmente, Zanin tem se encontrado com integrantes de diversos partidos, inclusive da oposição. O objetivo é minar resistências contrárias a sua indicação.




Adriano Galdino volta a apostar em candidatura de Romero Rodrigues em Campina Grande, em 2024

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino (Republicanos), afirmou nesta terça-feira (13) que mantém viva a “sensação” de que o deputado federal Romero Rodrigues (PSC) disputará novamente a Prefeitura de Campina Grande, nas eleições de 2024. Apesar do próprio Romero ter informado através das redes sociais que não deixará seu atual mandato legislativo, Adriano aposta que o ex-prefeito campinense tomará uma decisão diferente no próximo ano.  

“Quem viver, verá, não é? Quem viver, verá os próximos capítulos dessa novela. Eu acredito e acho, é impressão minha, ele não me disse isso, eu acho que ele é mais candidato do que o atual prefeito de Campina Grande”, afirmou Adriano Galdino em entrevista ao jornalista Felipe Nunes. 




Mais da metade dos eleitores de direita se diz aberta a lideranças não alinhadas a Bolsonaro, aponta pesquisa

O presidente Jair Bolsonaro durante o lançamento do Canal Educação e do Canal Libras, no Palácio do Planalto.

Mais de metade dos eleitores de direita se diz aberta a lideranças não alinhadas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), mostra pesquisa realizada por Zeitgeist Public Affairs, Ideia e Instituto Locomotiva.

Para 54% dos entrevistados eleitores de Bolsonaro, existem outras pessoas que podem ter forças para representar o campo político da direita no Brasil, mesmo sem apoio do ex-presidente.

Enquanto 46% consideram que Bolsonaro é uma figura indispensável para representar o campo político da direita no Brasil.




Inflação deve ser negativa em junho e voltar a subir

A inflação oficial pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) poderá ficar negativa em junho e subir no segundo semestre, disse na segunda-feira (12) o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto. Em evento promovido pelo Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), ele disse que o índice deverá terminar o ano com melhora em relação às previsões iniciais.

“Vai ter meses [com o IPCA] entre 0,4% e 0,5% no fim do ano, o que vai fazer com que a inflação no ano fique mais ou menos entre 4,5% e 5%, mais perto de 4,5%. Isso é uma melhora em relação ao que esperávamos, mas uma melhora lenta”, declarou Campos Neto.

Na edição mais recente do Relatório de Inflação, divulgada em março, a autoridade monetária previa que o IPCA encerraria o ano em 5,8%. A edição desta segunda-feira do Boletim Focus, pesquisa semanal com instituições financeiras feita pelo BC, aponta expectativa de 5,42% para o IPCA neste ano.

Segundo Campos Neto, a queda no preço das commodities (bens primários com cotação internacional) tem contribuído para segurar a inflação. Ele, no entanto, advertiu que a média dos núcleos de inflação (que exclui os preços com maior volatilidade) está caindo de forma mais lenta e continua mais alta que os índices finais.

“A gente ainda está com média de núcleos de 6,7%. A inflação no Brasil está bem menor que nos países avançados pela primeira vez na história. Isso significa que a gente tem um trabalho que foi feito que teve eficácia e que tem alguns itens na inflação mais voláteis que contribuíram positivamente”, disse o presidente do BC.

Juros

Durante o evento, Campos Neto recebeu diversos pedidos da presidente do Instituto para Desenvolvimento do Varejo (IDV), Luiza Trajano, para começar a reduzir a Taxa Selic (juros básicos da economia). Segundo o presidente do BC, o comportamento do mercado financeiro, onde as taxas futuras caíram bastante nos últimos dias, favorece um afrouxamento da política monetária, mas não agora.

“A curva de juros futura teve queda de quase 3% dependendo do prazo que você olha. Isso significa que o mercado está dando credibilidade ao que está sendo feito, o que abre espaço para atuação de política monetária na frente”, disse.

Para Campos Neto, existem boas surpresas na atividade econômica e na inflação em 2023, apesar de a agropecuária ter puxado o crescimento econômico no primeiro trimestre. “Uma parte relevante do PIB [Produto Interno Bruto, soma dos bens e serviços produzidos no país] do primeiro trimestre veio da agricultura, mas os serviços vieram forte também. O comércio e indústria começaram a mostrar melhora”, disse.

Segundo Campos Neto, o desempenho da economia no primeiro trimestre abriu espaço para revisões para cima da estimativa de crescimento em 2023. “Com o número do primeiro trimestre vai ficar difícil a revisão parar por aí. Muito provavelmente, vamos ter revisões mais para perto ou acima de 2% [de crescimento] por efeito-base do primeiro trimestre”, afirmou.

No Relatório de Inflação de março, o BC estimava crescimento de 1,2% para o PIB. Na edição da segunda-feira (12/6) do boletim Focus, as instituições financeiras projetam expansão de 1,84%.




Uma gestão vitoriosa na UFPB Por: Gilvan de Brito

UMA GESTÃO VITORIOSA NA UFPB
Conhecia o reitor da Universidade Federal da Paraíba apenas pelo noticiário das páginas virtuais da imprensa e de depoimentos prestados a este Facebook, que vez por outra trazia informações sempre desabonadoras contra o professor Valdiney Gouveia, atribuindo-lhe péssima gestão das atividades daquele núcleo de formação de profissionais de vários ramos e da difusão cultural dos paraibanos, em particular.

Foi com surpresa, porém, que ouvi seu discurso no centro de convenções, na posse da minha nora Rayssa Carneiro, aprovada em concurso e contratada pela UFPB. A surpresa ficou por conta das revelações feitas por ele próprio, da sua infância difícil, da força de vontade levada adiante por toda a juventude até alcançar com méritos uma graduação acadêmica que resultou na sua investidura no cargo de professos universitário.

Procurei apurar como tudo isso culminou com o reitorado, que veio por gravidade, após sua passagem meritória pela cátedra, num reconhecimento tácito de sua incansável luta e da capacidade demonstrada, inicialmente na busca da sobrevivência e posteriormente, na sustentação dos valores adquiridos que lhes permitiram a ascensão profissional no comando de um conjunto de faculdades que visa a especialização profissional e científica de milhares de paraibanos, para ser mais exato, 40 mil estudantes em graduação e pós-graduação, nos campus de Areia, Bananeiras, João Pessoa, Mamanguape e Rio Tinto.

Alunos vindos de outras cidades e até de outras latitudes, comtemplados através de um destacado quadro de docentes em diversas lentes, graduações e dos melhores atributos que lhes distinguem e determinam a natureza de suas qualidades.
Sua obra durante o reitorado vem mostrando o quanto a indicação do seu nome foi providencial para a continuidade dos avanços de uma casa do saber, notória pela qualidade do ensino oferecido. Isso mostra como não devemos confiar nas primeiras informações sobre gestores públicos.




Cícero Lucena reúne secretários para balanço e encaminhamentos para minimizar efeito das chuvas

O prefeito Cícero Lucena e o vice-prefeito Leo Bezerra reuniram, na manhã de segunda-feira (12), os secretários diretamente envolvidos na Operação Inverno, que busca minimizar os efeitos das fortes chuvas na Capital. Durante o encontro foi feito um balanço das ações nos últimos dias, além de encaminhamento para os próximos.

Desde a última quinta-feira (8) a cidade recebeu um volume inesperado de chuvas, com alta precipitação. Nos quatro dias choveram cerca de 250 milímetros (mm), 65% do volume verificado em todo o mês de junho do ano passado, quando choveu 380 mm.

Mesmo com a alta precipitação, a cidade reduziu o número de pontos de alagamento, sendo registrados menos de 30 ocorrências. Ainda assim foram verificados menos de 30 pontos de alagamento temporário. Quando a atual gestão foi iniciada estes pontos chegavam a mais de 100. “As ações de prevenção e mitigação tem sido o ponto alto dos bons resultados que têm sido alcançados. É o resultado de um trabalho conjunto, diário e incessante, de diversas secretarias”, explicou o coordenador da Defesa Civil Municipal, coronel Kelson Chaves.

Durante todo o ano, a gestão se mobiliza para a limpeza de galerias, calhas e canais, cuja obstrução causam alagamentos. Também foram desassoreados 27 quilômetros de rios, incluindo trechos dos rios Jaguaribe, Cuiá, Timbó e Cabelo.

Além da Defesa Civil, participaram da reunião e integram a Operação Inverno as secretarias municipais da Infraestrutura, do Desenvolvimento Urbano, da Gestão Governamental, da Comunicação e a Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur).




Prefeito Cícero Lucena recebe estudantes que desenvolveram aplicativo de monitoramento do meio ambiente

O prefeito Cícero Lucena recebeu, na manhã de segunda-feira (12), estudantes pessoenses que desenvolveram um aplicativo para monitoramento do meio ambiente na Capital. A ferramenta foi vencedora de disputa interna e será apresentada em evento no Instituto Tecnológico em Aeronáutica (ITA), no estado de São Paulo, no próximo mês de julho.

“É muito bom ver estudantes de João Pessoa desenvolvendo projetos tão relevantes e obtendo esse reconhecimento. Com certeza é algo que pode nos ajudar na proteção ambiental. Juntos podemos fazer mais e melhor”, afirmou Cícero.

Os estudantes venceram etapa interna de olimpíada realizada pelo Colégio Motiva e vão apresentar o projeto no ITA no dia 18 de julho. O aplicativo busca fornecer informações sobre a qualidade das praias e funcionalidade para que a população possa fazer denúncias sobre agressões ao meio ambiente.

“É uma ferramenta não só para quem mora aqui, mas também para os turistas. Viemos aqui para conversar com o prefeito, apresentar o projeto e disponibilizar o trabalho para que o Município possa fazer uso”, explicou o estudante Gabriel Agra.

Texto: Arthur Araújo
Edição: Felipe Silveira
Fotografia: Sérgio Lucena




Lei sancionada: escolas da Paraíba terão aplicativo com ‘botão de pânico’ para situações de emergência

O governador João Azevêdo (PSB) sancionou  a lei que estabelece diretrizes para criação do dispositivo “Escola Segura”.

A nova legislação prevê o desenvolvimento de um aplicativo interligado com as principais instituições e órgãos públicos de prevenção, proteção e socorro, de respostas efetivas em situação de emergência e risco no ambiente escolar.

O texto diz que o aplicativo “Escola Segura” deverá ser desenvolvido e mantido pelo governo estadual, em parceria com as seguintes instituições e órgãos:

I – Pronto Socorro do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU;
II – Centro de Monitoramento da Polícia Militar da Paraíba;
III – Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba;
IV – Conselho Tutelar.

Recursos 

O botão (aplicativo) de emergência, quando acionado, deverá enviar um alerta para os serviços de atendimento médico e psiquiátrico, polícia, Conselho Tutelar e Serviço de Atendimento Médico de Urgência – SAMU, informando a localização da escola e a natureza da emergência.

Deverá ainda emitir um sinal sonoro de alerta na central da escola, enviar alerta aos Centros Integrados de Comando e Controle (CICC), instalados no estado da Paraíba e enviar uma mensagem de emergência para todos os celulares cadastrados no aplicativo.

O aplicativo deverá permitir o cadastramento de todos os alunos matriculados na escola, com suas informações pessoais e de contato dos responsáveis.

Deve ter ainda o mapa da escola com a localização das salas de aula, banheiros, saídas de emergência, extintores de incêndio e outros equipamentos de segurança.

Chat interno 

O aplicativo deverá possuir um chat interno para que os professores e gestores escolares possam se comunicar em tempo real durante uma situação de emergência.

A lei prevê a que o governo do estado promova campanhas de divulgação e treinamento para o uso correto do aplicativo “Escola Segura” pelos professores e gestores escolares.

Justificativa

Na justificativa do projeto de lei, o deputado Felipe Leitão (PSD) diz que o objetivo é trazer mais segurança para as escolas da Paraíba, considerando o aumento no número de ataques violentos às escolas no Brasil.




Corpus Christi: 24 acidentes são registrados em rodovias federais da Paraíba durante ‘feriadão’

Um total de 24 acidentes foram registrados nas rodovias federais que cortam a Paraíba de quarta-feira (7) até o domingo (11), período em que aconteceu a operação Corpus Christi da Polícia Rodoviária Federal (PRF). No balanço da operação, uma pessoa acabou morrendo e outras 19 ficaram feridas.

Além disso, segundo a PRF, 20 pessoas foram presas por crimes diversos e três veículos acabaram sendo recolhidos por diversas irregularidades. Três veículos com registro de roubo ou furto também foram recuperados.

No geral, foram registradas cerca de 944 infrações de trânsito. O tipo mais comum de infração neste período foi o de pessoas flagradas sem utilizar equipamentos de segurança, como o cinto de proteção em veículos como carros e vans, e o capacete em motos. Foram 41 infrações relacionadas a não utilização do cinto de segurança e 35 sem o uso de capacete.

Cerca de 13 pessoas acabaram sendo flagradas dirigindo sob efeito de álcool.

Durante o período do feriadão de Corpus Christi, a PRF fiscalizou cerca de 1.593 pessoas e cerca de 1.344 veículos. 1.080 testes para constatar se motoristas consumiram álcool para dirigir também foram feitos nessa fiscalização.




Mulher morre em acidente na PB e marido é preso suspeito de dirigir embriagado

Um homem foi preso no último domingo (11), suspeito de ocasionar um acidente por dirigir embriagado na PB-293, entre os municípios de Brejo do Cruz e São Bento. Na ocasião, sua esposa, que estava na garupa da moto, não resistiu aos ferimentos e morreu. O suspeito foi levado para a delegacia e responderá por homicídio culposo e embriaguez ao volante.

De acordo com o delegado Anderson Fontes, o homem, que conduzia a moto, perdeu o controle e colidiu com a proteção de metal da curva, causando um acidente. Os dois foram socorridos, porém, Cleide Batista da Silva não resistiu aos ferimentos.

Autuado em flagrante, o suspeito teve a audiência de custódia realizada nesta segunda (12) e responderá em liberdade.

www.reporteriedoferreira.com.br portal t5