JUNIOR, DO FLAMENGO, NASCEU NA TORRE Por: Gilvan de Brito

JUNIOR, DO FLAMENGO, NASCEU NA TORRE

Nos carnavais da Torre havia um folião chamado Mestre Alfredo (alguns também o chamavam de Mestre Gama), construtor, que, nos três dias de Momo, recebia na sua casa, localizada à rua Miguel Santa Cruz, os blocos de todas as pessoas amigas que residiam nas imediações. Eu era um rapazinho e morava na rua Manoel Deodato, pertinho, e não perdia uma.

Durante esses momentos, muita bebida e comida eram oferecidas aos visitantes, em meio a uma barulheira infernal de tamborins, zabumbas, reco-reco e bombos, quando até as paredes tremiam. Era de admirar a tolerância do mestre Alfredo e de sua mulher no atendimento aos foliões. Três dos filhos do Mestre eram meus amigos: Tota, Ailton e Alfredinho. Os dois primeiros jogavam num time de futebol que eu tinha, o Astral. Alfredinho era devotado as conquistas amorosas (e deu sorte porque casou-se com Eterna, a moça mais bonita da Torre). Mas tinha ainda ima irmã. Mercês, e um irmão, o Leovegildo, que era casado e morava com a família. Aos domingos visitava os pais e no carnaval bebia e curtia os blocos.

Ele chegava com dois menininhos, um nos braços, e o outro caminhando; colocava-os sobre duas cadeiras para presenciarem a brincadeira enquanto as crianças ficavam admirandas e entusiasmadas com aquela barulhenta folia. Depois eu soube que Leovegildo havia viajado para o Rio levando os filhos. Um daqueles menininhos, o maior, Leovegildo Lins Gama Filho, conhecido por Junior, entrou na escolinha do Flamengo, mostrou serviço e passou a integrar o time principal, quando foi campeão carioca várias vezes, campeão da taça Libertadores da América, tri-campeão brasileiro e campeão do mundo em 1981.

Atuou na seleção brasileira de 1979 a 1992 e nas copas do mundo de 82 e 86 (com Telê Santana, ao lado de Zico e fez parte da melhor geração de atletas do Flamengo de todos os tempos, atuando em 800 partidas. Jogou também na Itália, no Pescara e no Torino. Hoje é comentarista de futebol, da TV Globo.