Benedito Gonçalves libera para julgamento ação que pode tornar Bolsonaro inelegível

Corregedor da Justiça Eleitoral, Benedito Gonçalves liberou para julgamento nesta quinta-feira (1) uma ação que pode tornar Jair Bolsonaro (PL) inelegível. Agora, é responsabilidade do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Alexandre de Moraes, marcar a data para o julgamento, informa o g1.

Benedito Gonçalves apresentou um relatório detalhado ao tribunal, contendo informações sobre os procedimentos realizados ao longo da ação, incluindo dados da coleta de provas, bem como as alegações das partes envolvidas e do Ministério Público Eleitoral.

A decisão de liberar o processo para análise abre caminho para que o caso seja avaliado pelos ministros do TSE, que terão a responsabilidade de analisar as evidências e tomar uma decisão sobre a elegibilidade de Jair Bolsonaro. A ação em questão busca apurar possíveis irregularidades cometidas durante sua campanha eleitoral.




JUNIOR, DO FLAMENGO, NASCEU NA TORRE Por: Gilvan de Brito

JUNIOR, DO FLAMENGO, NASCEU NA TORRE

Nos carnavais da Torre havia um folião chamado Mestre Alfredo (alguns também o chamavam de Mestre Gama), construtor, que, nos três dias de Momo, recebia na sua casa, localizada à rua Miguel Santa Cruz, os blocos de todas as pessoas amigas que residiam nas imediações. Eu era um rapazinho e morava na rua Manoel Deodato, pertinho, e não perdia uma.

Durante esses momentos, muita bebida e comida eram oferecidas aos visitantes, em meio a uma barulheira infernal de tamborins, zabumbas, reco-reco e bombos, quando até as paredes tremiam. Era de admirar a tolerância do mestre Alfredo e de sua mulher no atendimento aos foliões. Três dos filhos do Mestre eram meus amigos: Tota, Ailton e Alfredinho. Os dois primeiros jogavam num time de futebol que eu tinha, o Astral. Alfredinho era devotado as conquistas amorosas (e deu sorte porque casou-se com Eterna, a moça mais bonita da Torre). Mas tinha ainda ima irmã. Mercês, e um irmão, o Leovegildo, que era casado e morava com a família. Aos domingos visitava os pais e no carnaval bebia e curtia os blocos.

Ele chegava com dois menininhos, um nos braços, e o outro caminhando; colocava-os sobre duas cadeiras para presenciarem a brincadeira enquanto as crianças ficavam admirandas e entusiasmadas com aquela barulhenta folia. Depois eu soube que Leovegildo havia viajado para o Rio levando os filhos. Um daqueles menininhos, o maior, Leovegildo Lins Gama Filho, conhecido por Junior, entrou na escolinha do Flamengo, mostrou serviço e passou a integrar o time principal, quando foi campeão carioca várias vezes, campeão da taça Libertadores da América, tri-campeão brasileiro e campeão do mundo em 1981.

Atuou na seleção brasileira de 1979 a 1992 e nas copas do mundo de 82 e 86 (com Telê Santana, ao lado de Zico e fez parte da melhor geração de atletas do Flamengo de todos os tempos, atuando em 800 partidas. Jogou também na Itália, no Pescara e no Torino. Hoje é comentarista de futebol, da TV Globo.




PF apreende maços de dinheiro em cofre de ex-assessor de Arthur Lira

A Polícia Federal (PF) apreendeu durante uma operação nesta quinta-feira (1º) na casa de um dos aliados do presidente da Câmara dos Deputados , Arthur Lira (PP-AL), um cofre com diversos maços de dinheiro. A ação deflagrada pela PF investiga um grupo suspeito de fraude em licitações e lavagem de dinheiro em Alagoas por meio da compra de equipamentos de robótica.

Principal alvo da operação, Luciano Ferreira Cavalcante é funcionário da Câmara dos Deputados e foi nomeado para a liderança do PP durante a gestão de Arthur Lira na Casa. Imagens divulgadas pela PF mostram uma apreensão de um cofre cheio de dinheiro na casa de Luciano. Segundo os agentes, a fraude Alagoas pode ter gerado um prejuízo de até R$ 8 milhões.

O líder do PP na Câmara, André Fufuca (MA), não se manifestou até o momento. Já Arthur Lira, comentou a operação, mas negou qualquer envolvimento no caso.




Senado aprova MP dos Ministérios e alivia tensão de Lula

O Senado aprovou na madrugada desta quinta-feira (1º) a medida provisória que reestrutura os ministérios do Palácio do Planalto. A Câmara já havia aprovado a medida na noite de quarta-feira (31).

A aprovação da proposta no Congresso Nacional é um alívio para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que ganha mais um voto de confiança dos parlamentares. Entretanto, o Planalto acendeu o alerta para novas crises com os congressistas.

O texto prevê a criação de 31 ministérios e seis órgãos com status de pasta ministerial. Em 2022, eram 23 ministérios no Planalto.

Ao todo, 51 senadores votaram favoráveis a proposta. Outros 19 foram contrários ao texto.

A MP ainda prevê uma reorganização de órgãos do Palácio do Planalto. A Agência Nacional de Águas (ANA), por exemplo, passará para a alçada de Waldez Góes (Desenvolvimento Regional). O Sistema Nacional de Informações em Saneamento Básico (Sinisa) e o Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão dos Resíduos Sólidos (Sinir) passarão para o Ministério das Cidades, comandado por Jader Filho.

Já o Cadastro Ambiental Rural (CAR) deve será de responsabilidade de Esther Dweck, de Gestão e Inovação.

Dificuldade na Câmara dos Deputados

A aprovação do texto, porém, aconteceu em meio às pressões do Centrão na Câmara dos Deputados contra o Palácio do Planalto. A falta de articulação política do Palácio do Planalto quase prejudicou a votação na Câmara dos Deputados. Parlamentares reclamaram da falta de credibilidade do ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha.




Polícia prende em João Pessoa foragido do RN que participou de 22 explosões a bancos

Foi preso na manhã desta quinta-feira (1), em João Pessoa, um homem suspeito de explodir 22 bancos e caixas eletrônicos no Rio Grande do Norte. O suspeito fazia parte de uma organização criminosa especializada neste tipo de crime e era o único ainda em liberdade. Os delitos foram realizados em 2022.

De acordo com o delegado João Paulo Amazonas, da Polícia Civil, a operação foi realizada em parceria com os agentes do Rio Grande do Norte. Segundo ele, o suspeito estava foragido desde 2022, quando fugiu de um confronto com a Polícia Civil de Natal, em um sítio na região.

O delegado afirmou que o homem estava em uma casa no bairro de Cruz das Armas, em João Pessoa, e foi localizado em uma ação conjunta entre as duas polícias. O suspeito aguarda a audiência de custódia.