O PLANETA DE LIVARDO ALVES Por: Gilvan de Brito

O PLANETA DE LIVARDO ALVES
Vasculhando OS meus alfarrábios encontrei um poema de Livardo Alves, (com quem fiz dezenas de músicas), em homenagem aos poetas de sua preferência, com a sua conhecida vivacidade de imaginação, numa linguagem simples e descontraída, elaborado nos seus últimos dias de vida, em 2002.

PLANETA BRASIL
Livardo Alves

“Neste Planeta Brasil,
De poetas geniais,
Louvo Augusto dos Anjos,
O maior dos imortais…

João Cabral de Melo Neto,
Meu poeta predileto,
O Vinícius de Morais…

Carlos Drummond e Bandeira…
Olegário Mariano…
E o Poeta Soberano,
Que foi Ascenso Ferreira…

Inácio da Catingueira,
Que também fez coisas belas…
Otacílio, Lourival,
Oliveira de Panelas…

E o mestre Canhotinho,
Que pelo sertão, sozinho,
Colheu rosas tão singelas…

Nas entrançadas das rimas,
Eu louvo o mestre Dimas…
Louvo também Zé da Luz,

Poeta de muitos traços…
Desejou morrer nos braços
Da dona dos dois cuscús…

Nos meus acordes azuis,
Eu louvo um, louvo dez…

Louvo Pinto do Monteiro,
Esse grande violeiro,
E o seu irmão Heleno…

Jomar Souto, Zé Ramalho,
Aranha, Dida Fialho,
Radiel e Zé Pequeno…

Louvo o poeta Adabel,
Louvo Altimar Pimentel
E Sérgio de Castro Pinto…

Louvo poeta, não minto,
Este é o meu papel…

E louvo Bento da Gama,
Que um dia criou fama
E foi preso no quartel…

Saulo Mendonça eu louvo,
E louvo Vital Farias…
Também louvo Noel Rosa,
Que fez a Vila famosa,
Com as suas melodias…

Eu louvo Gonçalves Dias..
E aqui em Tambaú,
Eu louvo Mané Xudú,
Que foi companheiro meu…

Aproveito aqui a rima,
Nesta louvação prá cima
A Cassimiro de Abreu…

Eles são uirapurus…
Patativas… Menestréis…

Também louvo Gilvan de Brito,
Que comigo deu um grito,
Lá no Ponto de Cem Réis…

E louvo Bartolomeu,
Outro companheiro meu,
Às tardinhas nos cafés…

Por entre Sertão e Brejo,
Eu louvo Orlando Tejo,
E louvo Raimundo Asfóra,,,

Mas Ronaldo Cunha Lima,
É governo, está por cima,
Louvá-lo-ei noutra hora…

Desta peleja eu não fujo!…
Eu louvo um… louvo mil…
Louvo Felix Araújo
E o compositor Rosil…

Castro Alves e Bilac…
Caymmi, Chico Buarque,
Caetano Veloso e Gil…

Ary Barroso e Cartola
E Paulinho da Viola,
Pra grandeza do Brasil!!!

Mas na minha carraspana,
Dentro do Planeta Azul,
Eu louvo Mário Quintana,
Grande poeta do Sul…”




Homem passa mal e morre de infarto depois de participar de corrida em João Pessoa

Um homem, de 46 anos, moreeu na manhã deste domingo (21), após participar de uma corrida de rua em João Pessoa.

De acordo com informações de pessoas que estavam no local, ele finalizou a prova e passou mal, chegando a desmaiar perto de onde estava estacionado o seu veículo.

Uma equipe do Samu foi acionada ao local, mas o engenheiro já estava morto. A suspeita é de que ele tenha sofrido um infarto.

O engenheiro foi identificado como Victor Hugo Santos, e atuava na Companhia de Águas e Esgotos da Paraíba.

www.reporteriedoferreira.com.br




Prefeito Cícero Lucena inicia entrega de 31 mil carteiras de estudante gratuitas para alunos da Rede Municipal

O acesso a atividades culturais, esportivas e ao transporte vai ficar mais barato para 31 mil estudantes da Rede Municipal de Ensino. Eles irão receber gratuitamente a carteirinha de estudante, ação que faz parte do Projeto Carteira Solidária, da Prefeitura de João Pessoa. A entrega começou a ser feita na manhã de sábado (20), quando mil estudantes puderam retirar seus documentos. O prefeito Cícero Lucena realizou a entrega simbólica aos primeiros estudantes durante solenidade na Escola Municipal Zumbi dos Palmares, no bairro de Mangabeira.

“Estamos estruturando escolas, trazendo tecnologia, qualificando profissionais e sempre atentos a pequenos detalhes que fazem a diferença. A carteirinha viabiliza para muitos o acesso a filmes, peças de teatro, shows, jogos, ao transporte público e isso é inclusão cultural, esportiva, é cidadania”, destacou o prefeito.

Terão direito ao documento todos os alunos do 5º ao 9º ano e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da Rede Municipal de Ensino. Os estudantes contemplados nessa primeira remessa estão matriculados nas escolas municipais Luiz Vaz de Camões, Zumbi do Palmares, David Trindade, Virginius da Gama e Melo e Aruanda. Todos os alunos já cadastrados receberão a carteira estudantil no decorrer da próxima semana. O cadastro continua aberto nas escolas para aqueles que ainda não fizeram a solicitação.

O Projeto Carteira Solidária é uma parceria das Secretarias Municipais de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-JP) e de Educação e Cultura (Sedec). Os recursos financeiros são do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos (FMDDD). A iniciativa tem o objetivo de garantir que estes estudantes tenham acesso ao desconto de 50% nos eventos culturais, fazendo valer o ingresso de meia-entrada em todos os segmentos culturais e desportivos da Capital. O documento garante, ainda, o benefício da meia passagem no transporte público da Capital e na passagem intermunicipal.

O secretário municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Rougger Guerra, destaca a importância do projeto. “Vale ressaltar que a Carteira Solidária dá acesso a que todos os alunos da Rede Municipal da Capital tenham o documento de identificação estudantil, independente da renda e da situação econômica da família. Na verdade, o projeto é uma ação concreta na promoção da cidadania. Mais um diferencial na gestão do prefeito Cícero Lucena através do Procon-JP”, frisou.

A secretária municipal da Educação, América Castro, afirma que a ação traz dignidade aos estudantes. “Cada carteira dessa custa R$ 25. É um peso na renda familiar, principalmente para pais que têm mais de um filho nesta idade. Então, a Prefeitura garante o documento e permite que eles desfrutem de todos os benefícios”, afirmou.

Hauany Silva, de 14 anos, recebeu a carteirinha das mãos do prefeito Cícero. Ela é aluna do 9° ano da Escola Luiz Vaz de Camões e já planeja o uso. “A última vez que pude fazer foi no 5° ano e é muito importante para a gente pagar mais barato, já que hoje em dia está tudo muito caro. É bom para se locomover e quero ir pro cinema também aproveitar”, contou.

Como funciona – A execução do projeto é definida pelo Conselho Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor a cada exercício financeiro e dependerá da disponibilidade do Fundo Municipal de Defesa dos Direitos Difusos (FMDDD). Cabe ainda ao Conselho definir a abrangência do projeto, quais as séries que serão contempladas e o quantitativo das CIEs que serão confeccionadas a cada exercício.

Ainda participaram do evento o deputado federal Mersinho Lucena, o deputado estadual Eduardo Carneiro, os vereadores Bosquinho e Rinaldo Maranhão e o representante da União dos Estudantes da Paraíba, Jamacyr Mendes.

Texto: Arthur Araújo e Evanice Gomes
Edição: Cristina Cavalcante
Fotografia: Sérgio Lucena

 




Botafogo-PB empata com o Pouso Alegre e segue invicto no BrasileirãoE

O Botafogo-PB segue invicto na Série C do Campeonato Brasileiro de Futebol 2023. Na noite deste sábado (20), o Belo empatou com o Pouso Alegre, em 1 a 1. A partida foi disputada no estádio Almeidão, em João Pessoa.

Com o resultado, o time paraibano fica na terceira posição, com 8 pontos.

O time mineiro marcou com Patrick Allan, aos 27 minutos do primeiro tempo. Já o Belo empatou com Netinho, cobrando falta, aos 13 minutos do segundo tempo.

www.reporteriedoferreira.com.br




Paraíba | Mais de 170 mil doses de vacinas são aplicadas em `Dia D’ de vacinação contra Covid-19 e Influenza

O balanço divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) diz que 170 mil doses de vacinas foram aplicadas na Paraíba neste sábado (20), durante o Dia ‘D’ de vacinação contra a Influenza, Covid-19 e multivacinação. A ação ocorreu em 214 municípios.

Das 178.577 doses de vacinas aplicadas no Dia D deste sábado (20), 105.059 foram de influenza, 42.821 foram para a vacina bivalente e 14.534 para a monovalente, ambas da covid-19. Foram 16.163 foram das vacinas de rotina.

Os cinco municípios que mais vacinaram foram João Pessoa (22.071), Campina Grande (12.081), Patos (8.281), Sousa (7.241) e Alagoa Grande (4.880).

Para a coordenadora do Núcleo Estadual de Imunizações da SES, Márcia Mayara, o destaque foi a ampliação das vacinas contra a gripe e a bivalente contra a covid-19. “A vacina contra a influenza (gripe) foi ampliada para pessoas não vacinadas acima de seis meses e a bivalente para pessoas acima de 18 anos”, disse.

www.reporteriedoferreira.com.br




Ao lado de Arthur Lira e do governador, Aguinaldo Ribeiro discute reforma tributária no RJ

Ao lado do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira e do governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, Aguinaldo Ribeiro, relator da reforma tributária, esteve reunido nesta sexta-feira (19), com governadores do Sul e Sudeste, no Rio de Janeiro, para discutir a simplificação e modernização do sistema de impostos brasileiros.

Durante o evento, Aguinaldo frisou a necessidade de uma uniformização da legislação tributária. “Um dos principais desafios é esse, ter uma legislação com harmonia para que não se sofra tanta insegurança como sofremos atualmente. Em um sistema tão complexo como nós temos, isso impacta na arrecadação”, comentou.

Ribeiro falou também sobre o Imposto sobre Valor Agregado (IVA). “Estamos reformando o nosso sistema para resgatar o IVA. O ICM na constituição é o IVA, mas, ele pecou e entrou pelo descaminho, assim temos hoje uma legislação da forma que está. E quando falamos do IVA ser nacional ou dual, eu tenho procurado ouvir a todos. Nós não queremos um desconforto federativo”, pontuou ele.

Por fim, o relator destacou a atuação de Arthur Lira para a aprovação da reforma tributária. “Não haverá consenso na reforma tributária. Agora nós temos que formar uma posição majoritária. Para isso, é fundamental a liderança do presidente Arthur Lira, que tem se colocado de forma muito proativa nessa discussão e na condução, como tem sido com o arcabouço fiscal, e será na reforma tributária decisivo”, disse Aguinaldo.

www.reporteriedoferreira.com.br