Moraes manda PF marcar depoimento de Bolsonaro sobre atos golpistas

O ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL) deverá ser ouvido nos próximos dias, por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), sobre os atos antidemocráticos que ocorreram no dia 8 de janeiro. O ministro da Corte pediu à Polícia Federal que marque o depoimento dentro de um prazo de 10 dias.

O pedido para ouvir Bolsonaro foi feito pela Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizado por Moraes. “Determino à Polícia Federal que proceda à oitiva de Jair Messias Bolsonaro, no prazo máximo de 10 dias, devendo a PGR ser previamente avisada do dia agendado para, se entender necessário, acompanhar a oitiva”, escreveu Moraes.

Para os investigadores, a postagem feita no dia 10 de janeiro pelo ex-presidente foi suspeita. Na ocasião, Bolsonaro compartilhou um post que, sem provas, colocava em dúvida o sistema eleitoral. A mensagem foi avaliada como um estímulo ao que aconteceu em Brasília durante a invasão dos prédios dos três poderes da República.

www.reporteriedoferreira.com.br




Morre Flávio Sátiro, conselheiro emérito do Tribunal de Contas

Morreu na manhã desta sexta-feira (14), Flávio Sátiro Fernandes, conselheiro emérito do Tribunal de Contas da Paraíba. Aos 81 anos, ele estava internado no Hospital Memorial São Francisco, em João Pessoa.

O TCE teve a bandeira erguida a meio-mastro e emitiu nota lamentando a morte.

“Ele deixa a marca da retidão e o benefício de suas muitas e profícuas ações não apenas a esta Corte de Contas, mas, também, aos meios jurídicos, educacionais, culturais e, enfim, à sociedade paraibana à qual serviu, empenhadamente, por sucessivas décadas”, disse o conselheiro Nominando Diniz do amigo.

O local do velório e a hora de sepultamento do conselheiro Flávio Sátiro ainda não foram informados pela família.

Flávio Sátiro Fernandes nasceu em Patos, município-polo do Sertão paraibano, em 13 de janeiro de 1942. Seus estudos iniciais completaram-se no Colégio Padre Félix, em Recife. Também, ali, a quase bicentenária Faculdade de Direito, centro de formação de aclamadas expressões dos meios literários, jurídicos e políticos regionais, o teve como aluno de 1960 a 1964, ano em que se graduou.

Compôs o Conselho Estadual da Educação de janeiro a maio de 1974, período depois do qual assumiu a Secretaria do Interior e Justiça do Estado, ali permanecendo até março do ano seguinte. Em seguida, assumiu a Procuradoria Geral do Ministério Público de Contas. Em setembro de 1975, ingressou no quadro de membros do Tribunal de Contas da Paraíba, organismo que presidiu por três biênios (1981/82, 1993/94 e 2001/2002), aposentando-se ao final do último deles.

Www.reporteriedoferreira.com.br




Aliados de Luciano Cartaxo são nomeados no governo João Azevêdo

Aliados do deputado estadual Luciano Cartaxo (PT) foram nomeados, nesta sexta-feira (14.abr.2023), pelo governador João Azevêdo (PSB).

O ex-prefeito de João Pessoa apoiou a reeleição do governador no segundo turno das eleições do ano passado.

João nomeou a irmã do parlamentar, Célia Cartaxo, para chefia do núcleo de Desenvolvimento e Planejamento Educacionais da Escola de Saúde Pública.

O ex-secretário de Administração da Prefeitura de João Pessoa na gestão de Luciano, Lauro Sá, foi designado para assessoria técnica de controle interno da Secretaria de Meio Ambiente.

Wallace Massini, que foi superintendente da Semob, foi nomeado agente de programas governamentais II.

Também saiu a nomeação de Roberto Pinto, como assessor de gabinete da Secretaria da Infraestrutura.

Luciano Cartaxo, como se sabe, é um dos opositores ferrenhos da gestão do prefeito Cícero Lucena (PP), aliado político do governador João Azevêdo em João Pessoa.

www.reporteriedoferreira.com.br




Forças policiais realizam mega operação em Belém

As forças policiais da Paraíba realizaram na manhã desta sexta-feira (14), uma mega operação na Cidade de Belém, agreste Paraibano.

De acordo com as informações, Políciais Militares, Civis e Corpo de Bombeiros foram integrados na ação.

O objetivo foi desarticular o tráfico de drogas e combater a criminalidade entre gangues rivais que vem gerando vários homicídios. Cerca de mais 10 pessoas foram presas acusadas de tráfico, roubo e homicídios, todos encaminhados a central de polícia em Guarabira.

www.reporteriedoferreira.com.br