Delegado Gerson Alves Barbosa; O melhor reconhecimento para o delegado é a gratidão
Delegado Gerson Alves Barbosa; O melhor reconhecimento para o delegado é a gratidão
Horas dedicadas aos estudos, rotinas estabelecidas, privação do sono, concursos e a então sonhada aprovação. Para alguns, é assim que se resume o início da carreira de um delegado de Polícia, visando exercer a atividade de cuidar de uma sociedade com o objetivo de promover a justiça social.
Para ser um delegado de Polícia é necessário entender que não é somente uma escolha. Na verdade, alguns profissionais citam que é a profissão que os escolheram. É o caso do Delegado Gerson Alves Barbosa, exemplo de ser humano e, como autoridade policial, integrante do quadro GPC da Policia Civil da Paraíba, foi Superintendente Geral da Instituição , tendo se destacado pelo excelente trabalho realizado.
Há quem diga, que o Dr. Gerson Alves Barbosa, dado a sua competência, abnegação a instituição e a função que exerce, além de ostentar uma liderança ímpar , desfruta de confiança total nos meios que frequenta, poderá chegar ao cargo de Secretário de Segurança e Defesa Social. As Forças de Segurança do Estado, iriam aplaudir e se orgulhar caso isso venha acontecer.

O delegado de polícia na condição de autoridade é tratado de “Vossa Senhoria”. Tal tratamento, embora demonstre um certo respeito, não distingue o delegado das demais pessoas sujeitas ao seu poder de polícia, nem tampouco dos agentes da autoridade, como o escrivão, o investigador e os policiais militares(incluídos os oficiais).
Não se trata aqui de uma questão de simples vaidade. Nenhum delegado de polícia, na condição de autoridade tem tempo a perder com isso. Trata-se, sim, do reconhecimento legal a uma isonomia protocolar que foi discutida, aprovada e editada por ato do Poder Legislativo para, de uma vez por todas, constituir àqueles que detêm uma parcela significativa da autoridade estatal e que pelo teor e relevância de suas responsabilidades merecem distinção e respeito formal no exercício de suas funções, a outorga do mesmo status oficial dispensado, com semelhante mesma justiça, aos magistrados, procuradores, membros do Ministério Público, e demais poderes.
Para alguns observadores, Contudo, historicamente a classe policial, perdeu muitas de suas prerrogativas, razão pela qual não deve permitir que seus direitos sejam enterrados pelo desuso ou mesmo por qualquer espécie de timidez em exerce-los. Por isso, deve os senhores delegados dar o primeiro exemplo de cumprimento à lei, começando desde já a dispensar aos colegas, ainda quando estes sejam subordinados, o tratamento a que todos fazemos jus, pois assim estarão valorizando e dignificando a toda classe, levando outros a assim também fazê-lo.