“É tudo especulação”, afirma Cícero sobre rumores de desfiliação do Progressistas

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), em entrevista ao @portaldacapital nesta quarta-feira (05/04), descartou qualquer rumor de desfiliação dele do Partido Progressistas.

“Não existe isso, é tudo especulação”, afirmou o gestor sobre o assunto.

Assim como Cícero, no início da semana, o deputado federal Mersinho Lucena (PP) também afirmou que não existe a possibilidade de deixar o partido. Ainda segundo o parlamentar, os boatos tratam-se de intriga da oposição.

Confira o vídeo:

www.reporteriedoferreira.com.br/Portal da Capital

 




Forças de Segurança da Paraíba reforçam ações durante “Operação Semana Santa”

 

Forças de Segurança da Paraíba reforçam ações durante “Operação Semana Santa”

 

A Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social lançou, nesta quarta-feira (5), em João Pessoa, a Operação Semana Santa. Os trabalhos envolvem a Polícia Civil, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran). A ação vai reforçar o emprego dos efetivos até o domingo de Páscoa (9), em todo o estado, com 5 mil homens e mulheres atuando com prevenção e repressão qualificadas durante o período de feriado prolongado. O trabalho também conta com a participação da Secretaria de Administração Penitenciária.

De acordo com o secretário Jean Nunes, o dia começou com uma ação integrada com o Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco), além do próprio lançamento da Operação Semana Santa. “Amanhecemos com cumprimento de vários mandados de prisão contra vários criminosos acusados de crimes contra o patrimônio, homicídios, tráfico de drogas, entre outros, com mais de 40 presos, e além dessa ação fazemos o lançamento da Operação Semana Santa para garantir segurança nos eventos religiosos, mais de 100 em todo estado. Além disso, reforçamos a atuação dos nossos órgãos operativos por conta do fluxo de pessoas que aumenta no estado durante o feriadão”, frisou.

Forças de Segurança da Paraíba reforçam ações durante “Operação Semana Santa”


Polícia Militar –
 A corporação vai utilizar um efetivo 2.744 agentes de segurança e 1.036 viaturas, que serão dispostos principalmente na região metropolitana da capital, Campina Grande, Patos e demais cidades polos do Sertão. Serão cobertos 100 eventos religiosos e intensificados os trabalhos de abordagens a pessoas e veículos, blitzen, checkpoints, em locais propícios à situação de vulnerabilidade social. A escolha dos chamados ‘pontos quentes’ é definida com base em um estudo de geoprocessamento realizado pelo Núcleo de Análise Criminal e Estatística (Nace) da Assessoria de Ações Estratégicas da Sesds.

Durante o feriado prolongado, a PM ainda vai utilizar todas as modalidades de policiamento: a pé, motorizado, canil, choque, policiais do Batalhão Ambiental, Ciclo Patrulha, Rádio Patrulha, Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), Cavalaria, Batalhão Especializado de Atendimento ao Turista (BPtur), entre outras.

Polícia Civil – Responsável pelo trabalho investigativo, a Polícia Civil trabalhará com 1.080 homens e mulheres em delegacias no estado, incluindo delegados, agentes de investigação, escrivães de polícia, agentes operacionais, servidores do Instituto de Polícia Científica (IPC), e viaturas.

Forças de Segurança da Paraíba reforçam ações durante “Operação Semana Santa”


Corpo de Bombeiros –
 O Corpo de Bombeiros Militar, por sua vez, vai empregar um efetivo de 890 homens e mulheres durante toda operação, com auxílio de 328 viaturas operacionais e administrativas. Do litoral norte ao litoral sul, serão ativados postos de guarda-vidas com o apoio de embarcações itinerantes.

A atuação ocorrerá nos principais polos do estado, abrangendo toda região metropolitana, Campina Grande, Guarabira, Patos, Cajazeiras e Sousa, entre outras cidades, bem como em grandes eventos da Semana Santa, com ações preventivas, de acordo com direcionamento das Dioceses e Paróquias das regiões.

Serão realizadas ainda blitzen preventivas e educativas, a fim de orientar a população quanto aos principais riscos durante o feriado prolongado, e aos banhistas que desejarem utilizar os ambientes aquáticos. A instituição também atuará em pontos base nas principais rotas de circulação de veículos, com o objetivo de reduzir o tempo resposta nos atendimentos às ocorrências, e vai realizar perícias, vistorias técnicas e inspeções nos locais onde ocorrerão os principais eventos religiosos da Semana Santa.

Forças de Segurança da Paraíba reforçam ações durante “Operação Semana Santa”


Reforço aéreo – 
Um reforço importante durante a Operação Semana Santa 2023 é o trabalho executado pelo Grupamento Tático Aéreo (GTA) da Sesds com o uso da aeronave Acauã.

Até o domingo de Páscoa, o GTA estará a postos para um rápido atendimento das ocorrências, tanto de resgaste quanto de natureza policial. A atuação tem como objetivo dar mais agilidade aos atendimentos realizados nas regiões litorâneas do estado e as rodovias que cortam a Paraíba.

Forças de Segurança da Paraíba reforçam ações durante “Operação Semana Santa”


Fiscalização de Trânsito –
 O Departamento Estadual de Trânsito (Detran), por meio da Coordenação de Policiamento e Fiscalização de Trânsito, intensificará as ações da Operação Lei Seca durante a Operação Semana Santa 2023, com fiscalizações que visam coibir os abusos praticados por condutores que desobedecerem às leis de trânsito, principalmente com infrações relacionadas à embriaguez ao volante.

Para isso, o Detran contará com um efetivo de 50 agentes de trânsito e uso de equipamentos específicos, como talonários eletrônicos com impressoras, etilômetros (bafômetros) e cones sinalizadores com implantação de redutores móveis para contenção de velocidade. Serão utilizadas sete viaturas operacionais.

As ações da Lei Seca vão acontecer também em conjunto com os demais órgãos de segurança do Estado e dos municípios, adotando pontos de abordagem em locais próximos às áreas de eventos, nos principais corredores de tráfego de veículos, no sentido de agir preventivamente e também repressivamente nos casos de flagrante.

190, 193, 197 e Delegacia On-line – 
Como outros canais de atendimento ao cidadão, a Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba disponibiliza o número 190, para comunicar qualquer tipo de ocorrência à Polícia Militar; o 193, que atende situações de resgates, acidentes, colisões, incêndios e outras emergências relacionadas à vida; e o Disque Denúncia (197), que recebe da população denúncias anônimas, com total sigilo e de forma gratuita. Nos casos de ocorrências simples, sem violência, a população pode contar com o serviço da Delegacia On-line (www.delegaciaonline.pb.gov.br). 




“MULHERES DE ATENAS Por Rui Leitao 

“MULHERES DE ATENAS Por Rui Leitao

Existem os que enxergaram na letra dessa canção uma apologia à submissão e à subserviência das mulheres aos seus maridos. Prefiro acompanhar o pensamento de que se trata exatamente do contrário. Chico Buarque e Augusto Boal, autor da peça que tem o mesmo título da música, “Mulheres de Atenas”, em 1976, usaram da ironia para despertar no gênero feminino a compreensão de que não poderão mais se comportar como faziam as mulheres na sociedade patriarcal da Grécia Antiga.

Mesmo com a revolução cultural experimentada em tempos recentes, com a emancipação feminina, muitas continuam a adotar condutas iguais às “mulheres de Atenas”, são as “amélias” para usar uma definição mais conhecida dos brasileiros. É como se quisessem dizer: abram os olhos, não sigam o exemplo da conduta de sujeição plena às vontades dos maridos, como admitida pelas “mulheres de Atenas”.

“Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas / vivem pros seus maridos, orgulho e raça de Atenas / quando amadas se perfumam / se banham com leite, se arrumam / suas melenas / quando fustigadas não choram / se ajoelham, pedem, imploram / mais duras penas / cadenas… Mirem-se no exemplo daquelas mulheres de Atenas / secam por seus maridos, orgulho e raça de Atenas”.

Os compositores procuram advertir as mulheres da atualidade a não se espelharem nas mulheres de Atenas. Elas viviam exclusivamente para atenderem os desejos de seus maridos. Viam neles a expressão do heroísmo grego, por isso admirados e venerados. Faziam questão de se perfumarem e se tornarem mais atraentes para satisfazerem os prazeres de seus homens. Ao serem maltratadas mantinham-se conformadas com o sacrifício e, numa atitude de extremo servilismo, humilhavam-se rogando perdão, quando a situação deveria ser inversa, eles que teriam a obrigação de pedir desculpas por castiga-las. Na verdade viviam como se estivessem numa prisão.

As mulheres gregas daquela época, não se lastimavam por suportar tanto penar. Essa era a regra social estabelecida na relação de gêneros da sociedade ateniense. Os homens eram poderosos, a eles cabia autoridade para determinarem como deviam se conduzir suas mulheres. Ao saírem para a guerra, suas companheiras faziam voto de fidelidade, e se entregavam totalmente às atividades de tecelãs, principal ofício daquele povo. Adotavam a abstinência sexual por anos a espera do retorno de seus maridos. Que ao regressarem desprezavam os afagos e carinhos tão interessantes nos encontros amorosos, e se mostravam embrutecidos, na ansiedade de suprirem suas carências.

Despudoradamente subjugavam suas mulheres a caprichos indecentes e devassos. As atenienses resignadamente cumpriam suas obrigações conjugais, ao se despirem para seus maridos, os quais consideravam bravos guerreiros, corajosos homens de sua terra. Embora quando se embriagavam, esqueciam aquelas de quem foi exigida absoluta fidelidade, e iam a procura de prostitutas. No entanto, ao voltarem das farras, fatigados, encontravam nos braços de suas belas mulheres o aconchego que lhes permitia o descanso necessário.

As mulheres de Atenas, desde crianças, eram educadas para executarem atividades domésticas e procriarem, ofertando o nascimento dos novos cidadãos atenienses. A elas não se oferecia o direito de ter opinião própria, nem lhes eram ressaltadas as qualidades ou defeitos que eventualmente possuissem, isso não tinha a menor importância. Sequer podiam sonhar. Viviam sob o império do medo. Aterrorizavam-se com o prenúncio de acontecimentos desagradáveis quando seus maridos singravam mares, enfrentando tempestades. Ainda que soubessem das fantasias deles construindo no imaginário o encontro com sereias, representadas por belas mulheres de locais distantes.

Na sociedade patriarcal de Atenas, as mulheres se dedicavam unicamente aos seus maridos. Esse devotam…

www.reporteriedoferreira.com.br Por Rui Leitão- jornalista, advogado, poeta.




 Gaeco e forças de segurança cumprem mandados de prisão na Paraíba

A operação, que está em curso em todo o Estado, tem como objetivo fortalecer a segurança pública e reduzir a criminalidade, reforçando a atuação das forças de segurança no combate ao crime e garantindo a tranquilidade da população.

O planejamento estratégico da Operação Semana Santa envolve ações integradas e coordenadas entre as diferentes forças de segurança (Foto: Reprodução)

As Polícias Militar, Civil, Penal, em parceria com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), lançaram na manhã desta quarta-feira (05) a Operação Semana Santa com o objetivo de cumprir diversos mandados de prisão em aberto, com foco principal nos crimes violentos e patrimoniais. Conforme apurou o ClickPB, até as 7h10 já tinham sido cumpridos 42 mandados de prisão.

De acordo com as forças de segurança, a operação está em curso em todo o Estado e tem como objetivo fortalecer a segurança pública e reduzir a criminalidade. A assessoria da PM detalhou que os alvos são envolvidos de homicídios, assaltos, tráfico e outros cinco crimes. Dos 42 mandados de prisão realizados até o momento, 26 foram na Região Metropolitana de João Pessoa.

Segundo apurou a reportagem, o planejamento estratégico da Operação Semana Santa envolve ações integradas e coordenadas entre as diferentes forças de segurança, o que tem permitido maior efetividade na localização e prisão de indivíduos com mandados de prisão em aberto. O Comandante-geral da Polícia Militar, Coronel Sérgio Fonseca informou à imprensa mais detalhes sobre a operação. Veja:

clickpb



Motociclista morre após colisão com carro na BR-101, municipio de Lucena Pb

Um motociclista, identificado como Ewerton de Lima Albuquerque, de 26 anos, morreu após ser atingido por um veículo no km 76 da BR-101, no município de Santa Rita, na Grande João Pessoa.

Segundo a Polícia Rodoviária Federal (PRF), a vítima estaria indo buscar um colega de trabalho, por volta das 5h40, quando cruzou a rodovia federal e um veículo de passeio, que vinha no sentido João Pessoa-Lucena, atingiu a traseira da motocicleta. Devido ao impacto do acidente, a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Uma equipe da PRF esteve no local para realizar os procedimentos de interdição e sinalização da rodovia nas imediações do acidente e o Instituto de Polícia Científica (IPC) foi acionado para realizar a perícia do local.

 www.reporteriedoferreira.com.br/G1



Inserções do PSB da Paraíba vão ao ar com o governador João Azevêdo e a prefeita de Monteiro

Repercute no cenário político paraibano o novo momento que o PSB vive na Paraíba, inclusive, refletido nas mudanças em suas direções estadual e nos diretórios de João Pessoa e Campina Grande, e disseminado a partir desta terça-feira (4) nas TVs e rádios, além das redes sociais. Estes meios de comunicação passaram a veicular as inserções do partido, que têm como protagonistas o governador João Azevêdo e a prefeita de Monteiro, Anna Lorena.

O municipalismo, bandeira principal da campanha que impulsionou a reeleição do atual governador no ano passado, está de volta no discurso dos socialistas paraibanos. E veio pelas palavras da prefeita Anna Lorena, reforçando também
o objetivo de ampliar a representatividade e a participação feminina na política. Em sua fala, ela destacou o caráter municipalista da gestão do PSB no estado e ainda convidou mulheres para se filiar à sigla.

“Aqui na Paraíba o Governo do Estado e prefeituras trabalham lado a lado. Com parcerias que mudam de verdade a vida das pessoas. Por isso é tão importante a participação de mais mulheres na política. Ocupando mais espaços, com mais representatividade, ajudando a transformar as cidades. Venha também para o PSB”, declarou Anna Lorena.

O governador João Azevêdo, principal expoente do grupo, tratou sobre esse novo momento do PSB no estado. Para o gestor, a Paraíba é o exemplo vivo da transformação que o partido vem passando.

“A Paraíba avança no ritmo da transformação, de um governo presente, que chega junto, abrindo novos caminhos, gerando mais oportunidades. Que rompe a lógica, faz diferente, sempre inovando. Fazendo gestão pública de forma participativa, compartilhada e inclusiva. Que ouve, dialoga e realiza. Trabalhando de verdade, para melhorar cada vez mais a vida dos paraibanos, é isso que nos move”, afirmou João.

Confira os vídeos:

Tocador de vídeo

00:00
00:30
Tocador de vídeo

00:00
00:30

 




Servidores terão ponto facultativo com feriadão na Semana Santa

Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba, nesta terça-feira (28.03), define ponto facultativo em repartições públicas estaduais na próxima quinta-feira, 6 de abril, véspera da Sexta-feira Santa, feriado nacional.

A medida, publicada pela Secretaria de Administração do estado, vale para órgãos da administração direta e os da administração indireta. Os serviços considerados essenciais deverão ser mantidos.

Uma portaria publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba, nesta terça-feira (28.03), define ponto facultativo em repartições públicas estaduais na próxima quinta-feira, 6 de abril, véspera da Sexta-feira Santa, feriado nacional.

A medida, publicada pela Secretaria de Administração do estado, vale para órgãos da administração direta e os da administração indireta. Os serviços considerados essenciais deverão ser mantidos.

www.reporteriedoferreira.com.br




Bolsonaro chega à PF para depor sobre presentes milionários em joias

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) já está na sede da Polícia Federal, em Brasília, onde prestará depoimento, nesta quarta-feira (5), sobre os três conjuntos de joias dados de pressente pelo  governo da Arábia Saudita a ele e à ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro.

O depoimento estava marcado para as 14h30. Por conta da ida do ex-presidente, a Polícia Federal reforçou a segurança em torno do prédio e isolou o estacionamento público no local.

Também está previsto para esta quarta, no mesmo local, o depoimento de Mauro Cid Barbosa, o ajudante de ordens de Bolsonaro que intermediou a tentativa de liberação das joias na alfândega.

De acordo com o blog da jornalista Andreia Sadi, além de Bolsonaro e Mauro Cid, outras oito pessoas devem ser ouvidas simultaneamente, entre elas o ex-assessor especial Marcelo Camara e o ex-chefe da Receita Federal Julio Cesar Vieira.

O inquérito da PF apura se o ex-presidente cometeu o crime de peculato ao tentar ficar com as joias, em especial um conjunto, avaliado em R$ 16 milhões,  que  foi retido  pela Receita Federal em outubro de 2021.