Morre Mário Tourinho, aos 77 anos

Morreu nesta quarta-feira (15) o escritor e executivo Mário Tourinho. Ele tinha 77 anos e estava internado desde o mês de novembro de 2022  para tratar um tumor na cabeça. Tourinho por 24 anos presidiu a AETC-JP, hoje denominado Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de João Pessoa (Sintur-JP).

Mário Tourinho era consultor em Administração e atualmente ocupada a presidência da Academia Paraibana de Ciência da Administração.

O velório acontece a partir das 21h no Cemitério Parque das Acácias e sepultamento na quinta-feira, às 16h.

O Sintur-JP emitiu nota lamentando a morte do seu antigo gestor.

Veja:

O SINTUR/JP – Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa, pelo seu Presidente e Diretores, profundamente consternados com o falecimento de Mário Tourinho, cumprindo o dever de compartilhar e registrar publicamente o pesar e a dor que sua esposa, filhos e familiares também sentem neste momento.

Ao cumprimentar a família e demais amigos, destacam os relevantes serviços que Mário prestou ao SINTUR, ao Sistema de Transportes de Passageiros e à toda cidade de João Pessoa durante sua vida.

Através desta nota, a Diretoria do SINTUR/JP registra o sentimento de dor por esta perda, ao tempo que convida a todos para o velório, que se realizará a partir das 21h no Cemitério Parque das Acácias e sepultamento amanhã, quinta-feira, às 16h.

ALBERTO PEREIRA NASCIMENTO
Presidente do SINTUR

www.reporteriedoferreira.com.br




Definidas datas e horários das semifinais do Campeonato Paraibano

A Federação Paraibana de Futebol (FPF) divulgou na noite de segunda-feira (13), o calendário com os jogos válidos pelas semifinais da competição. Os duelos são de ida e volta. Na decisão, os jogos de ida acontecem nos dias 18 e 19. Já os de volta serão realizados no dia 26.

Botafogo-PB e Sousa se enfrentam no Almeidão, dia 18 (pŕoximo sábado), às 16h. Já São Paulo Crystal e Treze jogam no dia 19 (no domingo), no estádio Carneirão, em Cruz do Espírito Santo, também às 16h.

Já no dia 26, Sousa e Botafogo-PB se encaram no Marizão às 16h. Uma hora mais tarde, às 17h, é a vez de Treze e São Paulo Crystal no Amigão, em Campina Grande.

www.reporteriedoferreira.com.br




Segurança é reforçada na divisa da Paraíba com RN após ataques violentos

A Secretaria da Segurança e da Defesa Social da Paraíba reforçou o policiamento nas divisas do estado com o Rio Grande do Norte (RN) após ataques a tiros e incêndios em prédios públicos, comércios e veículos em 19 cidades do estado vizinho, na madrugada desta terça-feira (14).

Foram registrados ataques a um fórum de Justiça, duas bases da PM, uma prefeitura e um banco. Carros que estavam estacionados em ruas e em garagens públicas, além de uma loja de motos, também foram atingidos nas cidades de Natal, Acari, Boa Saúde, Caicó, Campo Redondo, Cerro Corá, Jaçanã, Lagoa D’anta, Lajes Pintadas, Macau, Montanhas, Mossoró, Nísia Floresta, Parnamirim, Santo Antônio, Tibau do Sul , Touros, São Miguel do Gostoso.

A Polícia Militar da Paraíba está realizando rondas nas cidades que fazem divisa com o Rio Grande do Norte. Além disso, a PM também está abordando veículos suspeitos que entram na Paraíba, em 20 municípios que têm vias ligando um estado ao outro, principalmente no Vale do Mamanguape.

Já a Polícia Civil da Paraíba tem trabalhado de forma integrada com as demais agências de inteligência do Nordeste para monitorar as ocorrências e evitar novos ataques.

O secretário da Segurança e da Defesa Social da Paraíba, Jean Nunes, informou que está mantendo contato com o secretário do Rio Grande do Norte, coronel Francisco Araújo, para adotar providências operacionais e de inteligência.

A Paraíba aguarda o diagnóstico sobre os fatos para que seja possível adotar outras providências.

De acordo com o coronel Francisco Araújo, secretário de Segurança Pública do RN, os ataques teriam sido organizados por grupos criminosos. “Acreditamos que com ações policiais anteriores, há 15 dias, onde houve um enfrentamento da segurança pública em relação a infratores, onde foi apreendida grande quantidade de drogas e armas, isso inquietou a delinquência a enfrentar o sistema de segurança pública”, informou.

www.reporteriedoferreira.com.br




Basta ser competente e honesto por: Rui Leitão

BASTA SER COMPETENTE E HONESTO

Felizmente passou o tempo em que a escolha para ministro do Supremo Tribunal Federal tinha que ser alguém que se mostrasse “terrivelmente evangélico”. Qualquer pessoa de bom senso entende que a composição da mais alta Côrte do país deverá ser de ministros competentes e comprometidos com o que estabelece a nossa Constituição. Até porque o advérbio “terrivelmente” já soa estranho porque remete ao cometimento de ações que amedrontam. Um julgador não pode ser um aplicador da justiça na base da ameaça. Além do que essa classificação não combina com os princípios definidos na doutrina cristã. O termo “evangélico” tem a ver com a Palavra de Deus, que nos foi transmitida por Jesus Cristo.

Nada contra a opção religiosa do escolhido, mas essa não deve ser a qualificação determinante para a eleição de um novo ministro do STF. A lisura e a honestidade devem ser consideradas como qualidades essenciais para o bom exercício de seu míster. Não há necessidade, também, de termos um ministro “terrivelmente” competente, basta que tenha notável saber jurídico e não se sinta “apadrinhado” pelo presidente da República que o indicou, jurando-lhe obediência cega. Ao sentar no plenário do STF, o religioso nada mais é do que um servidor público de um Estado laico. Lá ao proferir julgamentos deve consultar exclusivamente o texto constitucional, jamais recorrendo a argumentos de natureza religiosa.

No STF não se discute matérias relacionadas à fé religiosa, mas as que se referem ao respeito à legalidade e à Constituição. Portanto, não faz nenhuma diferença positiva o fato do ministro ser “terrivelmente evangélico”. A laicidade do Estado, princípio basilar das democracias, consta de nosso ordenamento constitucional justamente para evitar conflitos entre compatriotas, inclusive os religiosos. O ministro da Suprema Corte tem que estar imbuído de que deverá cumprir uma missão eminentemente republicana. Afinal de contas, não somos um Estado teocrático. .Os ministros do Supremo Tribunal Federal, independente de suas opções religiosas, precisam ser firmes em suas convicções e que trabalhem com transparencia.

Rui Leitão




UM DIA, QUEM SABE? Por Gilvan de Brito

UM DIA, QUEM SABE? Por

Gilvan de Brito

Um dia as pessoas vão querer saber de alguma coisa a respeito de fatos ou acontecimentos históricos e não encontra a informações pertinentes. Isso aconteceu muito comigo. Então eu fui pesquisar e sempre achei o fio da meada, para facilitar a vida dos outros. Dos 153 livros que escrevi até agora, e pretendo chegar aos 200 logo,logo, pelo menos uns 50 falam dessas coisas interessantes da nossa terra, revelando detalhes que passam desconhecidos, como por exemplo: as autoridades (aaarrrgh – ânsia de vômito) que insistem no erro de que a Paraíba tem apenas 438 anos de existência, quando na verdade está completando este ano 449 anos.
Esses onze anos surrupiados estão fazendo falta porque estão roubando um pedaço da história, quando aconteceu muita coisa. A Paraíba foi criada em 1574, pelo rei português D. Sebastião, aquele do “Sebastianismo” (mas isso é outra história), dando uma esticada na capitania de Itamaracá) com o objetivo de exterminar os índios Potiguaras para chegar ao RGN, que nem existia ainda. Assim, a Paraíba foi criada como 3ª Capital, ou seja, Capitania Real, depois de Salvador e Rio de Janeiro, para funcionarem com dinheiro da Côrte.
O resto era o resto, Olinda, São Paulo e outras eram Vila e Recife um Distrito. Pois bem, tenho tudo isso reunido em livros contando em detalhes a história de cada acontecimento marcante e interessante, mas os livros continuam inéditos porque aqui as autoridades não se interessam, também, em promover a cultura para que o povo não tenha conhecimentos, e não tendo, continuam votando neles. Quem sabe um dia serão publicados, porque dinheiro para isso eu não tenho; vivo de aposentadoria, sou um escritor pobre, só tenho muitas ideias. Ah, isso me sobra para passar dez horas por dia escrevendo e criando ou historiando. Preciso de um mecenas, urgentemente gilvandbrito@hotmail.com.

www.reporteriedoferreira.com.br Por Gilvan de Brito- Jornalista, advogado, escritor e poeta.