Paraíba ; João Pessoa amplia vacina bivalente para idosos a partir de 75 anos

Após o período de Carnaval, nesta Quarta-feira de Cinzas (22), a Prefeitura Municipal de João Pessoa amplia o acesso da vacina bivalente para idosos a partir de 75 anos. Além disso, serão disponibilizados dois novos pontos de vacinação para o público 75+, exclusivamente para a aplicação da vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, que funcionarão no Shopping Tambiá (Centro) e Shopping Liv Mall (Jardim Oceania), no período das 13h às 20h. Esses dois locais reforçarão o ponto de vacinação instalado no Santuário Mãe Rainha (Aeroclube), que atende no mesmo horário.

Seguindo a portaria de funcionamento da Prefeitura de João Pessoa, as salas de vacina e pontos móveis de imunização da rede municipal funcionarão em horários diferenciados. Os serviços de saúde – Policlínicas Municipais, Centro Municipal de Imunização (CMI) e Unidades de Saúde da Família (USF) atenderão a população a partir das 13h até as 16h. Já no Mangabeira Shopping o funcionamento será das 16h às 22h.

A vacina contra a Covid-19 é ofertada para crianças a partir de seis meses. Para os idosos acima de 75 anos, a imunização foi ampliada com a Pfizer bivalente. “Para manter os níveis de proteção contra a Covid-19 é importante que as pessoas completem os ciclos de vacinação disponíveis, de acordo com cada faixa etária. Os reforços fortalecem a proteção contra o vírus e as variantes existentes. Com o ciclo vacinal completo e nos prazos recomendados, as pessoas estarão com um maior nível de proteção”, orientou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Covid-19 – As crianças a partir de seis meses, que iniciaram o esquema vacinal nos dias 14 de novembro (com comorbidade) e 1º de janeiro (sem comorbidades), devem ser levadas a um dos serviços para tomar a segunda dose com 28 dias ou a terceira dose com 60 dias, com imunizantes Pfizer-BioNTech baby.

Bivalente – O imunizante bivalente deve ser usado somente para dose de reforço para quem já iniciou o esquema vacinal com pelo menos duas doses das vacinas monovalente, com intervalo de 4 meses (120 dias) da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com as vacinas Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante BA.4 e BA.5 – de preocupação no momento.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Documentação – No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial e o cartão de vacina que comprovem outras doses dos imunizantes que previnem contra Covid-19, além do Cartão do SUS.

Programação de vacinação nesta quarta-feira (22):

Ação de prevenção:’

-Todas as vacinas do calendário de rotina e contra Covid-19.

– Com a bivalente apenas para idosos 75+

Locais:

– Serviços de saúde – 13h às 16h

(Policlínicas Municipais, Centro Municipal de Imunização e USFs);

– Mangabeira Shopping (Mangabeira) – 16h às 22h – pedestre e drive thru;

– Shopping Tambiá (Centro) – 13h às 20h – pedestre (ponto exclusivo para vacina bivalente);

– Shopping Liv Mall (Jardim Oceania) – 13h às 20h – pedestre (ponto exclusivo para vacina bivalente);

– Santuário Mãe Rainha (Aeroclube) – 13h às 20h – pedestre e drive thru

(ponto exclusivo para vacina bivalente)

 




Homem é preso com drogas escondidas no teto de casa, em Bayeux

Um homem foi preso na tarde deste sábado (4) com drogas escondidas no teto de casa em Bayeux, na Região Metropolitana de João Pessoa. Várias porções de maconha e cocaína estavam no forro de gesso da residência.

De acordo com a Polícia Militar, a casa foi localizada após uma denúncia. Ao chegar no local, o dono da residência confessou aos policiais que haviam entorpecentes escondidos e revelou o esconderijo. Com o homem, suspeito de tráfico de drogas, também foram apreendidos dinheiro e uma balança de precisão.

O homem foi encaminhado para a delegacia, onde deve passar por audiência de custódia e ficar à disposição da Justiça.

www.reporteriedoferreira.com.br portal t5




Passagens de ônibus têm reajuste aprovado

Frota de ônibus no anel da Lagoa, em João Pessoa — Foto: Reprodução/Semob-JP

As passagens dos ônibus intermunicipais da Região Metropolitana de João Pessoa ficam mais caras a partir deste domingo (5). O aumento foi aprovado pelo Conselho Executivo do Departamento de Estradas de Rodagem da Paraíba (DER-PB) na sexta-feira (3) e vale também para a balsa que faz a travessia hidroviária Cabedelo-Costinha. Veja lista das novas tarifas no final do texto.

A determinação foi publicada no Diário Oficial do Estado da Paraíba no sábado (4).

De acordo com a publicação, o reajuste médio é de 6,8% e levou em consideração o aumento da tarifa dos ônibus de João Pessoa, por causa da similaridade dos transportes e por fazer uso das mesmas vias e usar os mesmos pontos de parada dos serviços urbanos.

Na decisão, também consta a necessidade de renovação e ampliação da frota.

Confira tabela dos novos valores das tarifas do Transporte Coletivo Intermunicipal de Passageiros

Aumento da tarifa intermunicipal na Região Metropolitana de João Pessoa. — Foto: Reprodução/Diário Oficial do Estado
Aumento da tarifa intermunicipal na Região Metropolitana de João Pessoa. — Foto: Reprodução/Diário Oficial do Estado

Nova tarifa do serviço hidroviário

Nova tarifa do serviço hidroviário Cabedelo-Costinha. — Foto: Reprodução/Diário Oficial do Estado
Nova tarifa do serviço hidroviário Cabedelo-Costinha. — Foto: Reprodução/Diário Oficial do Estado

 




Prefeitura de João Pessoa realiza maior programa de pavimentação da história e obras seguem avançando

Pavimentação de via no Jardim Cidade Universitária, em João Pessoa. Foto: Sérgio Lucena

Por Max Oliveira

João Pessoa vive o maior programa de pavimentação de sua história, com obras em 60 bairros da Capital, que estão ganhando ruas com drenagem, calçadas padronizadas e acessibilidade, passando a oferecer mais dignidade aos moradores. Os trabalhos estão sendo executados pela Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), que já entregou 85 ruas, outras 132 estão com serviços em andamento e 697 receberam ordem de serviço.

O programa avança para atingir uma meta ousada: até o final de 2024, a Prefeitura de João Pessoa pretende entregar mil ruas pavimentadas em toda Capital. “O prefeito Cícero Lucena determinou que até junho desse ano todas as ruas estejam contratadas”, explicou o secretário da Seinfra, Rubens Falcão, lembrando que as ruas pavimentadas fazem parte de outro dado bastante significativo. “São 212 obras de infraestrutura já entregues a população desde o início da atual gestão”, completou.

Quem se beneficia de uma obra de pavimentação garante que a vida fica mais confortável. A aposentada Maria do Socorro Maciel, de 78 anos, moradora da Rua Maria de Lourdes Silva Guedes, no Geisel, onde a Prefeitura de João Pessoa inaugurou cinco ruas na última quinta-feira (2), lembrou da poeira e dos buracos, nos dias de sol, e da lama, nos dias de chuva. “Tinha dia que eu até chorava. Uma rua feia, horrível”, desabafou. “Graças a Deus e a Prefeitura, agora a gente tem mais dignidade”, disse a aposentada.

No Jardim Cidade Universitária, os serviços também avançam e mais moradores podem comemorar uma nova realidade. “Perdi a conta de quantas promessas a gente recebeu. Todo ano alguém dizia que a rua seria calçada, mas só agora eu posso dizer realmente que o desejo de todos os moradores foi realizado”, disse Rayssa Cabral Figueiredo, que mora na Rua Maria Lianza há mais de vinte anos. A rua dela foi inaugurada na última terça-feira (28).

Asfalto – Em outra frente, a Prefeitura de João Pessoa também avança com outro programa – o de asfalto e recapeamento, que já entregou 79 vias em mais de 20 bairros da Capital. E novos contratos já estão assegurados para que o programa continue contemplando novas vias em mais bairros da cidade.

Uma dessas vias é a Avenida Cruz das Armas, um importante corredor, que liga o Centro da cidade as rodovias BR-101 e BR-230. A Seinfra está substituindo a malha asfáltica, com expectativa de conclusão no final de março.

 assessoria PMJP




João Pessoa, mais uma vez, é a única capital na lista dos Top 10 Melhores Destinos do Brasil

Igreja de São Francisco. Fotografia: Dayse Euzébio, Kleide Teixeira e Assessoria PMJP

Por Fábio Cardoso

João Pessoa ficou em 6º lugar no ranking do Prêmio Melhores Destinos de 2022 e, mais uma vez, é a única capital na lista dos TOP 10 disputando com 90 cidades turísticas citadas em uma pesquisa realizada pelo site www.melhoresdestinos.com.br

Conforme os organizadores da pesquisa, a disputa foi bastante acirrada e pequenos detalhes definiram o ranking nacional. Participaram da votação cerca de 15 mil leitores, considerando as viagens realizadas no ano passado. A região da Chapada Diamantina, na Bahia, ficou em primeiro lugar, com uma nota 8,91 na média final dos quesitos avaliados como Custo-benefício, Atrações, Receptividade/Simpatia, Gastronomia e Segurança. A capital paraibana obteve a média 8,60.

De acordo com o secretário de Turismo de João Pessoa, Daniel Rodrigues, o resultado da pesquisa revela a melhoria da qualidade dos serviços prestados pelo setor de Turismo da cidade, que teve um crescimento acelerado nos últimos dois anos, quando o prefeito Cícero Lucena assumiu a Prefeitura, colocando o setor como uma das prioridades da gestão municipal.

João Pessoa se destacou no quesito Receptividade e Simpatia, com média de 8,97; Preços e Custo-Benefício foram outros itens destacados com a média 8,55, mesma nota da Gastronomia. O custo, por sinal, foi o melhor avaliado entre todas as cidades, com a nota 8,6. As atrações da cidade tiveram a média 8,50, enquanto que o quesito sSegurança obteve a média de 8,43.

 

“Estaremos intensificando a promoção do destino, ampliando o calendário de participação nas principais feiras de Turismo no Brasil e exterior, assim como promovendo cursos de capacitação de mão de obra, inclusive, criando cursos de línguas inglesa e espanhola, em parceria com a Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), através do Centro de Línguas Estrangeiras (Celest), entre outras ações”, pontuou o secretário.

Na avaliação do secretário Daniel Rodrigues, apesar dos avanços, o trabalho continua acelerado porque a atividade turística é muito abrangente e os turistas estão cada dia mais seletivos e exigentes. Segundo ele, diversos projetos de melhoria da cidade estão em andamento em toda a estrutura administrativa municipal, pois o projeto para desenvolver a atividade depende de ações compartilhadas como nas áreas de segurança, limpeza urbana, acessibilidade e capacitação.

Capital mistura tranquilidade e beleza- Jampa, como é carinhosamente chamada pelos moradores, é uma capital que mistura tranquilidade e beleza. Quem viaja à cidade percebe o ritmo desacelerado, que permite ter pequenos prazeres, como caminhar na areia e mergulhar no mar, sem grandes esforços. A orla da cidade, com edifícios baixos e muitos coqueiros, é um convite a andar e sentir a brisa do mar. Isso tudo sem falar na culinária, que mistura peixes e frutos do mar aos sabores do sertão sem exagerar no preço – o paladar e o bolso agradecem.

Palavraspb/Edição: Andrea Alves
Fotografia: Dayse Euzébio, Kleide Teixeira e Assessoria