Governador diz que concurso é um dos esforços para fortalecer a Polícia Civil

O governador João Azevêdo (PSB) disse o concurso é apenas um dos esforços que o governo continuará fazendo para fortalecer a Policia Civil, ao comentar, na tarde desta segunda-feira (6), a publicação dos aprovados do certame para Civil. O concurso visa preencher 1.400 vagas em diversos cargos da instituição.

“Nós vamos agora, definitivamente, oferecer uma estrutura de funcionamento para a Polícia Civil cada vez maior, além dos avanços que ocorreram dentro da instituição como o Plano de Carreira de Remuneração, autonomia administrativa e financeira e das promoções que fizemos na nossa primeira gestão”, destacou.

Nova etapa

Os aprovados serão convocados em três etapas para realizar curso de formação. Na primeira serão convocados 513 candidatos, na segunda 485 e, por fim, na terceira, 402. As datas, no entanto, não foram divulgadas pelo gestor.

“Essas funções que vão assumir requer um treinamento e um preparo porque vão exercer uma atividade na área de Segurança Pública. Então, farão curso de formação antes de assumir a função”, explicou.

O chefe do poder Executivo afirmou que é necessário atualizar os quadros da Polícia, diante da defasagem natural dos quadros com o tempo.

“É natural que ao longo dos anos a pessoas se aposentem, se afastem e escolham outros caminhos e isso vai criando espaços em uma estrutura que precisa se manter. Além de muito viva tem que se manter atualizada e tem que ter pessoas jovens que estão chegando. O concurso tem esse objetivo, preencher todas as vagas para que tenhamos a estrutura da polícia civil com os serviços adequados para a população”, acrescentou.

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Opera PB divulga calendário trimestral de cirurgias eletivas em todo estado

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) já planejou o calendário de cirurgias eletivas do Programa Opera Paraíba até o mês de abril. O programa, que já realizou mais de 33 mil cirurgias eletivas desde o seu lançamento, contemplará pacientes de todas as Macrorregiões do Estado com cirurgias gerais, oftalmológicas, ortopédicas, urológicas, de otorrinolaringologia e ginecológicas. A meta é realizar 2 mil procedimentos em 100 dias, levando qualidade de vida aos paraibanos.

São mais de 23 unidades pactuadas para as cirurgias eletivas do programa que atuam de forma regular e itinerante. Algumas unidades oferecem os procedimentos diariamente, como o Hospital de Clínicas, em Campina Grande, e outras foram integradas ao programa para ampliar o público beneficiado, recebendo pacientes em dias específicos, de acordo com a demanda já existente em sua rotina.

Para o mês de fevereiro, de forma itinerante, os municípios de Picuí e Monteiro receberão o mutirão do Programa. Em Picuí, entre os dias 10 e 12, acontecerão cirurgias gerais; na sequência, a localidade terá as cirurgias oftalmológicas nos dias 15, 16 e 17. Monteiro realizará as cirurgias gerais entre os dias 24 e 26. Em março, Mamanguape terá cirurgias gerais nos dias 10, 11 e 12, e oftalmológicas nos dias 15, 16 e 17. No mesmo mês, Taperoá vai realizar cirurgias gerais nos dias 24, 25 e 26, e Campina Grande ofertará procedimentos oftalmológicos nos dias 29, 30 e 31.

Para o mês de abril, serão beneficiados pacientes da 3ª Macrorregião de Saúde. Em Patos, serão seis dias de mutirão: de 4 a 6 acontecerão as cirurgias oftalmológicas e de 7 a 9, as gerais. Cajazeiras terá cirurgias gerais entre os dias 14 e 16; Sousa nos dias 21, 22 e 23 e Piancó terá cirurgias oftalmológicas nos dias 24 e 25.

O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, observa que o modelo do Opera Paraíba está sendo replicado em outros estados. “A Paraíba conseguiu, utilizando seus recursos e sua rede hospitalar, acabar com a fila das cirurgias eletivas que se arrastava por anos, provando que é possível fazer saúde pública de qualidade. Além de outros estados estarem copiando o modelo, o programa inspirou o Ministério da Saúde a criar uma política efetiva para realização de cirurgias eletivas”, detalha.

Como ser atendido pelo Opera Paraíba

Unidades de Saúde da Família (USF) – O cadastro no Opera Paraíba acontece nas USFs das Secretarias de Saúde de cada município. Essa demanda é encaminhada para a Secretaria Estadual de Saúde, que faz o levantamento e direciona os pacientes de acordo com a localização para o hospital regional mais próximo.

Pelo site – O usuário do sistema público de saúde também tem a opção de fazer o cadastro pelo site www.operaparaiba.pb.gov.br, basta preencher o formulário, anexando seus exames e o laudo médico que apresente a necessidade de uma cirurgia. Então, o paciente é classificado pela central de regulação e encaminhado para o Hospital Regional executante mais próximo.




BATALHÃO AMBIENTAL APREENDE SOM AUTOMOTIVO EM BAIRRO DA CAPITAL

Na noite do último domingo (05), o Batalhão de Polícia Ambiental apreendeu um som automotivo, no bairro de Muçumagro, que se encontrava ligado com níveis de ruído superior ao estabelecido pela norma.

A ação ocorreu após a guarnição ambiental ser solicitada para apoiar uma equipe do 5º BPM em uma ocorrência de perturbação do sossego. Na ocasião, foi constatado que o equipamento estava funcionando em níveis de 92,1 dB (A), enquanto o permitido para aquela área era de 55 dB (A). O acusado foi conduzido para a Central de Flagrantes para lavratura do procedimento criminal por parte do delegado, e multado administrativamente no valor de 5 mil reais pelos policiais ambientais.

Vale salientar que o crime de poluição sonora está tipificado no artigo 54 da lei 9.605/98, com pena de reclusão, de uma a quatro anos, e multa. Administrativamente, a multa inicial é de 5 mil reais, de acordo com o Decreto 6.514/08.

Seção de Comunicação e Marketing Institucional do BPAmb.




Mesa do Congresso define vagas dos partidos na Comissão Mista de Orçamento

A Mesa do Congresso Nacional define neste mês o espaço que os partidos e blocos parlamentares vão ocupar na Comissão Mista de Orçamento (CMO). A representação de cada legenda deve respeitar o critério da proporcionalidade: as maiores bancadas no Senado e na Câmara ficam com mais cadeiras. O presidente do colegiado será um senador, enquanto um deputado federal deverá assumir a função de relator-geral do projeto de Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024.

A CMO é uma das mais importantes comissões do Congresso Nacional. Ela é responsável por dar parecer e votar matérias que compõem o chamado ciclo orçamentário: o Plano Plurianual (PPA), a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orçamentária Anual (LOA). Além disso, o colegiado analisa os projetos de créditos adicionais ao Orçamento sugeridos pelo Poder Executivo.

A divisão das cadeiras entre partidos e blocos é publicada na segunda quinzena de fevereiro. Depois disso, os líderes têm até o dia 7 de março para indicar os membros da comissão. São 40 titulares, sendo 10 senadores e 30 deputados.

O Regimento Comum do Congresso assegura mais duas vagas para um rodízio entre pequenas bancadas do Senado e da Câmara que não teriam número suficiente para participar da comissão. Parlamentares que estiveram no colegiado em 2022 não podem ser designados novamente neste ano.

Eleição
A eleição da nova Mesa da CMO ocorre até o dia 28 de março, quando acaba o mandato da atual composição. Os integrantes da comissão devem escolher no voto um presidente e três vice-presidentes, que ficam nos cargos por um ano.

Além da Mesa, o colegiado tem outras 20 funções, distribuídas alternadamente entre senadores e deputados.

Em 2023, cabe ao Senado ocupar as vagas de presidente, 2º vice-presidente, relator da receita do Orçamento e seis relatores setoriais do Orçamento.

A Câmara dos Deputados fica com as funções de 1º vice-presidente, 3º vice-presidente, relator do PPA, relator da LDO, relator-geral da LOA e dez relatores setoriais do orçamento.

O relatores da LOA, da LDO, do PPA e da receita são indicados pelos líderes partidários. Os 16 relatores setoriais também são escolhidos pelas lideranças. Além de respeitar o critério da proporcionalidade, os relatores setoriais precisam contar com notória atuação parlamentar em cada área temática.

Atribuições
A Comissão Mista de Orçamento tem outra importante atribuição além das matérias orçamentárias e dos projetos de créditos adicionais: fiscalizar obras e serviços com indícios de irregularidades graves apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). Para isso, a comissão pode requisitar informações e determinar fiscalizações, inspeções e auditorias. O colegiado também pode realizar diligências e promover audiências públicas.

Um grupo formado por cinco a dez parlamentares da CMO trabalha mais diretamente nessa função: é o Comitê de Avaliação das Informações sobre Obras e Serviços com Indícios de Irregularidades Graves (COI). Um dos quatro comitês permanentes da comissão, o COI acompanha as informações do TCU sobre obras e serviços suspeitos e apresenta propostas para o aperfeiçoamento do controle externo.

O segundo grupo é o Comitê de Avaliação, Fiscalização e Controle da Execução Orçamentária (CFIS), que acompanha a execução financeira e analisa a consistência fiscal dos projetos do PPA e da LOA. O Comitê de Avaliação da Receita (CAR) analisa a evolução da arrecadação e informações do TCU sobre tributos e renúncia de receitas.

O último grupo permanente é o Comitê de Admissibilidade de Emendas (CAE). Ele tem como função propor a inadmissibilidade de emendas apresentadas aos projetos da LOA, da LDO e do PPA. Essas matérias não podem ser decididas pelo plenário da comissão mista sem uma votação prévia do relatório do CAE.

 




Prefeito Cícero Lucena confirma presença na abertura dos trabalhos da CMJP

O prefeito Cícero Lucena (PP) confirmou presença na solenidade de abertura dos trabalhos legislativos da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) deste ano, quando apresentará as propostas do Executivo para o terceiro ano da gestão. De acordo com o Regimento Interno (RI) da Casa, independente de convocação, na abertura do primeiro período de cada Sessão Legislativa, o prefeito fará a leitura da mensagem. Nesta terça-feira (7), a partir das 9h30, os vereadores da Capital paraibana retomam as atividades legislativas, já com uma agenda cheia.

O evento acontece no Plenário Senador Humberto Lucena, na sede do Legislativo municipal e podem ser acompanhada pela TV Câmara JP (canal aberto digital 6.2; canal 23 da TV a cabo Net); Rádio Câmara FM (88.7Mhz), Portal de Notícias e Mídias Digitais.

Entre as prioridades para o ano, o presidente da CMJP, Dinho Dowsley (Avante), destaca a discussão do novo Plano Diretor. A proposta foi encaminhada pela Prefeitura no fim do ano passado e, agora, será debatida com a população, para só então ser votada.

O plano de ação da Câmara de João Pessoa prevê para este ano o retorno das ações nos bairros, com a Câmara Itinerante. A cada mês os vereadores vão a um bairro para conversar com a população e colher junto a ela as pautas que deverão ser debatidas pela Casa. As cobranças da população também devem nortear as emendas que os vereadores apresentarão neste ano. Dentro das atribuições do Legislativo municipal há, ainda, o acompanhamento das ações realizadas pela prefeitura e a implementação das Emendas Cidadãs, fruto de indicação dos parlamentares.

A Mesa Diretora da Câmara também vai realizar o 3º Encontro do Conalec (Conselho Nacional do Poder Legislativo Municipal das Capitais) e o 2º Encontro Estadual de Câmaras Municipais, que ocorrerão de forma simultânea no meio do ano e são voltados para a capacitação dos parlamentares, bem como a discussão sobre a pauta de interesse dos legislativos de todo o país.

Para este ano, também, o presidente da Câmara Municipal prevê o início da construção da nova sede do Legislativo municipal. O projeto já foi aprovado e o financiamento, garantido.




Tebet volta a citar “divergências econômicas” com Lula e Haddad

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB, foto), voltou a citar a existência de “divergências econômicas” com o presidente Lula (PT) e o titular da Fazenda, Fernando Haddad (PT). No entanto, durante discurso virtual no evento Lide Brazil Conference neste sábado (4), a emedebista destacou que não há antagonismo nas ideias.

“Temos divergências, mas não temos antagonismo, e isso faz toda a diferença”, disse a ministra, sobre sua relação com Lula. “Tenho encontrado em Haddad um grande parceiro, apesar de termos algumas diferenças na visão econômica“, acrescentou a emedebista, em outro momento.

Tebet disse que será “austera” no comando da pasta e afirmou que o desenvolvimento esperado para o país depende de rigidez nesse quesito.

“Eu serei austera em relação a isso. Devo receber por isso alguns cartões amarelos, mas quando eu perceber que o cartão vai ser vermelho, eu vou chegar para o presidente Lula com ‘jeitinho’ e tentar fazer os esclarecimentos previstos. É meu papel, como ministra do Planejamento e Orçamento, dizer se temos recursos ou não, se teremos ou não espaço fiscal”, afirmou Tebet.

O Antagonista




Adriano Galdino recebe apoio novos prefeitos durante Festa da Luz em Pedra Lavrada

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), Adriano Galdino, recebeu, na noite desse sábado (4), durante as comemorações da Festa de Nossa Senhora da Luz em Pedra Lavrada, apoio de quatro novos prefeios.

Durante o evento, prefeita Neide, de Sossego, e os prefeitos Manassés, de Baraúba, Jarson, de Nova Floresta, e Tota, de Pedra Lavrada, declararam apoio a Adriano, ampliando a base de apoios do presidente no Curimataú paraibano.

O prefeito Tota, anfitrião da Festa da Luz, recebeu o presidente da ALPB e prefeitos da região em sua casa, onde ofereceu um jantar e conversou sobre as principais demandas dos municípios. Eles seguiram para Praça Pública, onde participaram dos festejos da padroeira da cidade e acompanharam uma bonita queima de fogos, feita pela Família Fogueteiros de Pocinhos.

Na ocasião, o deputado Adriano Galdino destacou o ritmo das obras da Transparaíba e entrou em contato com o governador João Azevêdo. “Fiquei muito feliz em ver o andamento das obras, que estão acelera das, e após sua conclusão resolverá de forma definitiva o fornecimento de água para toda a região. Aproveitamos o momento e falamos por telefone com o governador João Azevêdo, que virá inspecionar as obras e conversar pessoalmente com os prefeitos da região sobre o que está em andamento e buscar soluções para demandas do Curimataú paraibano”.

Além do grupo que aderiu a Adriano, outros prefeitos, a exemplo de Erivan, de São Vicente do Seridó, Deusinho, de Olivedos, Tião, de Frei Martinho, vice-prefeitos, vereadores e lideranças participaram do evento. “Gostaria de agradecer ao prefeito que nos recepcionou com tanto carinho, proporcionando uma noite alegre e festiva. Aos prefeitos e lideranças que estavam na cidade e ao povo de Pedra Lavrada que nos recebeu de forma acolhedora”.




Prefeitura de João Pessoa orienta população sobre atendimento nas UPAs e USFs

Seja na Atenção Básica ou na área de urgência e emergência, a Prefeitura de João Pessoa disponibiliza para a população uma rede de atendimento em saúde. Essa assistência é oferecida por meio das unidades de saúde da família (USF), que funcionam em diversos bairros da cidade, ou nas quatro Unidades de Pronto Atendimento (UPA). Mas será que o cidadão sabe qual serviço procurar em caso de necessidade?

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) explica a diferença entre o tipo de atendimento prestado nesses serviços, que dispõe de uma equipe multiprofissional para oferecer uma assistência humanizada ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS). Para fazer a diferenciação sobre o tipo de atendimento, é importante o paciente observar a cor relacionada à classificação de risco, salientando que a Rede Municipal dispõe de médicos em todas as suas unidades de saúde.

USF – A principal porta de entrada do usuário é a Atenção Básica, por meio das unidades de saúde da família (USF), que atende desde bebês a idosos. A USF atende usuários com a classificação de risco específica na cor azul, ou seja, com indicativo de casos não urgente. Esses pacientes são orientados para serem atendidos na unidade mais próxima da residência, de acordo com o horário de chegada.

Nas USFs são disponibilizadas consultas médicas, odontológicas, enfermagem, pré-natal, acompanhamento para pessoas hipertensas, diabéticas, com tuberculose e hanseníase, além de coleta de exames citológicos e de análises clínicas, curativos, vacinação, farmácia e planejamento familiar. No serviço também são realizadas atividades individuais e em grupo.

São 203 equipes de saúde que trabalham espalhadas em 92 USFs. O serviço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 12h às 16h.

UPA – Já na assistência pré-hospitalar, onde estão inseridas as Unidades de Pronto Atendimento (UPA), são prestados atendimentos de urgência e emergência. São serviços de média a alta complexidade, com classificação de risco nas cores verde, amarela e vermelha.

“Muitas vezes, as UPAs, que são unidades de urgência e emergência, ficam sobrecarregadas porque, no ato da triagem, verifica-se que o paciente está com sintomas leves, com classificação de risco azul. E esses sintomas, a exemplo de uma tosse, coriza e febre baixa, devem ser tratados nas unidades básicas de saúde. As UPAs são destinadas a pacientes que realmente necessitem de um atendimento mais urgente e de um cuidado hospitalar”, explicou a diretora de Atenção à Saúde da SMS, Alline Grisi.

A rede municipal de saúde de João Pessoa dispõe de quatro UPAs, que funcionam 24h e estão localizadas nos bairros dos Bancários, Cruz das Armas, Jardim Oceania e Valentina Figueiredo.

Atendimentos – Durante todo o ano de 2022, as quatro UPAs realizaram 394.710 atendimentos. Desse total, 38.563 casos tiveram a classificação de risco na cor azul, ou seja, poderiam ter o atendimento prestado pelas unidades de saúde da família.

Somente em janeiro deste ano, as UPAs atenderam 30.835 usuários, dentre os quais 2.244 são de classificação de risco azul.




Novos diretores de hospitais na Paraíba são nomeados pelo governador João Azevêdo

O Diário Oficial do Estado, trouxe as nomeações de diretores de unidades de saúde no interior. Para direção administrativa do Hospital Regional Jandhuy Carneiro, em Patos, o governador João Azevêdo (PSB) nomeou Brenna Victória. Trata-se da primeira-dama de São José do Bonfim, aliada do deputado federal Hugo Motta (Republicanos).

Já para o Hospital Regional de Cajazeiras, Jacilene Eduardo foi desginada para direção Geral. É uma indicação técnica da Secretaria de Saúde. Ela estava na direção Administrativa do Hospital Wenceslau Lopes, da cidade de Piancó.

O governador também nomeou Ana Rita Ribeiro da Cunha como diretora geral do Hospital Distrital de Queimadas e Camila Pereira Cardoso para direção do Hospital Distrital de Belém. Camila é aliada política dos deputados Gervásio Maia e Hervázio Bezerra, ambos do PSB.

Também foi nomeado, neste sábado, o novo diretor-geral do Complexo Psiquiátrico Juliano Moreira. Trata-se de Tércio de Oliveira Ramos.

secom




TCE constata irregularidade e MP de Contas quer fim da “farra” de gratificação a servidores em Gurjão

A auditoria do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba constatou irregularidade na “farra” de pagamentos de gratificação que somam R$ 290 mil no período de janeiro a junho de 2022, em contracheques de servidores na Prefeitura de Gurjão, no cariri da Paraíba. O Ministério Público de Contas emitiu parecer pela suspensão dos pagamentos, aplicação de multa ao prefeito José Elias Borges Batista, realização de cadastro e divulgação da relação das pessoas que recebem ajudas financeiras.

Após a emissão do parecer do Ministério Público de Contas, assinado pelo procurador do MPC, Marcílio Toscano Franca Filho, o processo agora aguardará a designação da data da sessão de julgamento pelo Tribunal de Contas do Estado.

A Inspeção Especial que tramita no Tribunal de Contas do Estado, sob nº 08866/22, surgiu a partir de denúncias formulados ao órgão de fiscalização que após relatório dos auditores identificou as irregularidades.

O prefeito José Elias Borges Batista em sua defesa no Tribunal de Contas informou que existem leis no município que amparam o pagamento de gratificações. Juntou cópia da Lei Municipal nº 001/2015, em cujo art. 22, autoriza ao chefe do Poder Executivo a concessão de verba de representação a servidores ocupantes de cargo em comissão, limitada ao valor do subsídio do Secretário Municipal.

Juntou ainda cópias das leis municipais 00198/2009, PCCR do Magistério, que nos artigos 52 e 53 tratam de gratificações a serem pagas a membros do Magistério no exercício da função de Diretor de
Escola e da Função de Subdiretor de unidade escolar , nº 0447/2021 que estabeleceu a Gratificação PREVINE BRASIL.

Após análise da defesa apresentada pelo prefeito, a auditoria do Tribunal de Contas apontou que as leis citadas não se referem aos pagamentos identificados no valor total de R$ 290 mil, pois a lei 001/2015 trata de representação só para comissionados.

“O valor de R$ 290.709,59 registrado na folha de pagamento como GRATIFICAÇÃO não tem como ser considerado como saneado nos termos dos argumentos da defesa, posto que o art. 22 da Lei 001/2015 trata da possibilidade de concessão de Representação e exclusivamente para ocupantes de CARGOS COMISSIONADOS, enquanto na folha de pagamento inexistem registros de vantagem denominada REPRESENTAÇÃO; ADICONAL
DE REPRESENTAÇÃO; ou, GRATIFICAÇÃO DE REPRESENTAÇÃO” fundamenta a auditoria.

“Ademais, admitindo-se que a “representação” possível de ser concedida nos termos do art. 22 da Lei Municipal 001/2015 tenha sido registrada simplesmente como GRATIFICAÇÃO, ainda assim, não se teria como eliminar a eiva apontada, posto que em relação aos CARGOS COMISSIONADOS tal vantagem somava, no primeiro semestre do ano em curso, R$ 91.848,00 e não R$ 290.709,59. Por outro lado, a “autorização” concedida nos termos do art. 22 da Lei Municipal 001 de 2015, não estabelece os critérios para sua concessão, deixando ao livre arbítrio do
Prefeito conceder ou não, fixando, sem qualquer critério objetivo, o valor de cada concessão e, neste sentido, não deve ser entendida como suficiente base legal para o pagamento da “representação” ou “gratificação” a ocupantes de cargos comissionados, afinal, o estado de direito deve-se pautar pela vontade objetiva da lei e não pelas vontade subjetiva de autoridades”, acrescenta a auditoria do TCE.

AJUDA FINANEIRA DE R$ 100 a R$ 5.500,00 –  “As despesas com ajudas financeiras atualizadas até o último dia 09/12/2022 somam R$ 692.630,00 equivalente a 3,09% da Despesa Total Empenhada (R$ 22.431.014,40).
Os gastos com Ajuda a Pessoas, já superou todo o orçamento alocado para manutenção das Atividades da Secretaria de Assistência Social, R$ 447.268,00, excluindo-se a parcela destinada a Pessoal, R$ 178.900,00, e já beneficiou 657 pessoas distintas com importâncias acumuladas que variam de R$ 100,00 – NE 4755, por exemplo – a R$ 5.500,00, diversas Notas de Empenho beneficiando uma pessoa ( cujas iniciais ALL) com ajudas mensais de R$ 500,00 entre janeiro a novembro/22.

CONCLUSÃO DO PARECER DO MINISTÉRIO PÚBLICO DE CONTAS 

JULGAMENTO IRREGULAR da presente Inspeção Especial de Acompanhamento ante a confirmação de pagamento a servidores de vantagens não regulamentadas ou previstas efetivamente em Lei com expressa violação do princípio da legalidade – art. 37, caput, CF; e, existência de contratos temporários com vigência
superior ao limite de prazo fixado na Lei Municipal nº 331/18, em seu art. 4º;
II. APLICAÇÃO DE MULTA ao Prefeito Municipal de Gurjão, Sr. José Elias Borges Batista em conformidade com os incisos I e II do art. 201 do Regimento Interno deste Tribunal de Contas;
III. FIXAÇÃO DE PRAZO ao Prefeito Municipal para que estanque as ilegalidades quanto ao pagamento de vantagens a título de “gratificações” sem a efetiva regulamentação em lei, sob pena de macular as futuras prestações de contas anuais;
IV. RECOMENDAÇÃO ao Prefeito Municipal e ao Secretário Municipal de Assistência Social para que providencie a realização de CADASTRO da População que, segundo os preceitos legais, pode vir a ser beneficiada com Ajudas Financeiras, estabelecendo critério objetivos para a vista dos recursos orçamentários e financeiros disponíveis SELECIONAR OS BENEFICÍÁRIOS segundo CRITÉRIOS IMPESSOAIS, dando ampla divulgação da relação de possíveis beneficiários, dos beneficiados e de todos os critérios adotados, sob pena de irregularidades nas futuras prestações de contas dos mencionados gestores.

MPF INVESTIGA IRREGULARIDADES NO USO DE VERBAS ENVIADAS PELO GOVERNO FEDERAL PARA AJUDA A ARTISTAS NA PANDEMIA – O Ministério Público Federal na Paraíba instaurou inquérito civil para apurar supostas irregularidades no uso de verbas enviadas pelo Governo Federal oriundas da Lei Aldir Blanc pela Prefeitura de Gurjão, na Paraíba, para pagamentos de empresários, aposentados, funcionários públicos e beneficiários do Auxílio Emergencial.

A Lei Aldir Blanc foi criada para como instrumento de auxílio emergencial ao setor cultural em função da pandemia do covid-19.

A portaria nº 2 do Ministério Público Federal é assinada pelo procuradora da República, Janaína Andrade de Sousa, e foi publicada no Diário Eletrônico do Ministério Público Federal nesta quinta-feira, dia 12.

“apurar supostas irregularidades na na utilização de verbas oriundas da Lei Aldir Blanc pela Prefeitura Municipal de Gurjão/PB, para pagamentos de empresários, aposentados e funcionários públicos, bem como beneficiários do auxílio emergencial durante o estado de calamidade pública reconhecido pelo Decreto Legislativo nº 6/2020”, diz a portaria .

“Observância do prazo de 1 (um) ano, para a conclusão deste Inquérito Civil, nos termos do art. 9º da Resolução CNMP nº 23/2007, e art. 15 da Resolução CNMP nº 87/2010, a realização dos registros de estilo junto ao sistema de cadastramento informático”, determinou a procuradora.

www.reporteriedoferreira.com.br/ Jornalista Marcelo Jose