Prefeitura amplia vacina bivalente para idosos a partir de 75 anos e disponibiliza dois novos pontos de vacinação; confira

Após o período de Carnaval, nesta Quarta-feira de Cinzas (22), a Prefeitura Municipal de João Pessoa amplia o acesso da vacina bivalente para idosos a partir de 75 anos. Além disso, serão disponibilizados dois novos pontos de vacinação para o público 75+, exclusivamente para a aplicação da vacina Pfizer bivalente contra a Covid-19, que funcionarão no Shopping Tambiá (Centro) e Shopping Liv Mall (Jardim Oceania), no período das 13h às 20h. Esses dois locais reforçarão o ponto de vacinação instalado no Santuário Mãe Rainha (Aeroclube), que atende no mesmo horário.

Seguindo a portaria de funcionamento da Prefeitura de João Pessoa, as salas de vacina e pontos móveis de imunização da rede municipal funcionarão em horários diferenciados. Os serviços de saúde – Policlínicas Municipais, Centro Municipal de Imunização (CMI) e Unidades de Saúde da Família (USF) atenderão a população a partir das 13h até as 16h. Já no Mangabeira Shopping o funcionamento será das 16h às 22h.

A vacina contra a Covid-19 é ofertada para crianças a partir de seis meses. Para os idosos acima de 75 anos, a imunização foi ampliada com a Pfizer bivalente. “Para manter os níveis de proteção contra a Covid-19 é importante que as pessoas completem os ciclos de vacinação disponíveis, de acordo com cada faixa etária. Os reforços fortalecem a proteção contra o vírus e as variantes existentes. Com o ciclo vacinal completo e nos prazos recomendados, as pessoas estarão com um maior nível de proteção”, orientou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Covid-19 – As crianças a partir de seis meses, que iniciaram o esquema vacinal nos dias 14 de novembro (com comorbidade) e 1º de janeiro (sem comorbidades), devem ser levadas a um dos serviços para tomar a segunda dose com 28 dias ou a terceira dose com 60 dias, com imunizantes Pfizer-BioNTech baby.

Bivalente – O imunizante bivalente deve ser usado somente para dose de reforço para quem já iniciou o esquema vacinal com pelo menos duas doses das vacinas monovalente, com intervalo de 4 meses (120 dias) da última dose de reforço ou última dose do esquema primário (básico) com as vacinas Coronavac, Pfizer, AstraZeneca ou Janssen.

A vacina bivalente oferece proteção contra a variante original do vírus causador da Covid-19 e contra as cepas que surgiram posteriormente, incluindo a Ômicron, variante BA.4 e BA.5 – de preocupação no momento.

O Ministério da Saúde (MS) recomenda que as vacinas contra a Covid-19 podem ser administradas simultaneamente com os imunizantes do calendário vacinal ou em qualquer intervalo na faixa etária de seis meses de idade ou mais.

Documentação – No momento da vacinação, é necessário apresentar um documento oficial e o cartão de vacina que comprovem outras doses dos imunizantes que previnem contra Covid-19, além do Cartão do SUS.

Programação de vacinação nesta quarta-feira (22):

Ação de prevenção:
-Todas as vacinas do calendário de rotina e contra Covid-19.
– Com a bivalente apenas para idosos 75+

Locais:
– Serviços de saúde – 13h às 16h
(Policlínicas Municipais, Centro Municipal de Imunização e USFs);
– Mangabeira Shopping (Mangabeira) – 16h às 22h – pedestre e drive thru;
– Shopping Tambiá (Centro) – 13h às 20h – pedestre (ponto exclusivo para vacina bivalente);
– Shopping Liv Mall (Jardim Oceania) – 13h às 20h – pedestre (ponto exclusivo para vacina bivalente);
– Santuário Mãe Rainha (Aeroclube) – 13h às 20h – pedestre e drive thru
(ponto exclusivo para vacina bivalente)




Em reunião com João, Wilson Filho defende desoneração do serviço extra para a Segurança e reestruturação de Policlínica

 

O deputado estadual Wilson Filho (Republicanos) participou de uma audiência, nesta sexta-feira (17), com o governador João Azevêdo para tratar sobre a desoneração do serviço extra para todos os agentes da área da segurança na Paraíba e reafirmou o cumprimento do compromisso do governo com os profissionais.

Durante a audiência, o deputado estadual Wilson Filho ainda tratou sobre melhorias para a área da saúde dos agentes da segurança e reivindicou a reestruturação e ampliação dos serviços da Policlínica, inclusive solicitou uma sede nova.

“Como parceiro da segurança e representante das categorias na Assembleia Legislativa, procurei o governador João Azevêdo para discutir sobre a desoneração das horas extras. Mais uma vez tive a garantia do governador de que o compromisso será cumprido. Os últimos trâmites legais estão sendo concluídos e nos próximos dias tudo será concretizado e anunciado”, ressaltou o deputado Wilson Filho.

O deputado acrescentou que ouviu do governador João Azevêdo que o modo legal para colocar em prática a desoneração está sendo concluído. “Quero afirmar a todos os profissionais que podem ficar tranquilos que nos próximos dias será feito o anúncio oficial. Esse é um compromisso de nosso mandato e do governador João Azevêdo e muito em breve, iremos concretizar”, afirmou Wilson Filho.

“A Paraíba conquistou o título de melhor Segurança Pública do Norte e Nordeste no Ranking de Competitividade dos Estados e isso é reflexo do comprometimento de todos os profissionais e dos investimentos que o governo vem realizando, priorizando melhorias salariais e investimentos em equipamentos e infraestrutura na área da Segurança. Em breve iremos comemorar a execução de mais esse compromisso da desoneração das horas extras”, concluiu Wilson Filho.

www.reporteriedoferreira.com.br




Motociclista morre após acidente, pai que matou filho foi preso, tiroteio em Bahia da Traição

Motociclista morre após acidente na Perimetral Sul, em João Pessoa

De acordo com as informações iniciais, o motociclista teria perdido o controle do veículo e caiu fora da pista.

Ele não resistiu aos ferimentos e veio a óbito no local. (Foto: Reprodução)

 

Um motociclista morreu na madrugada desta terça-feira (21), na Perimetral Sul, em Gramame, na zona sul de João Pessoa.

De acordo com as informações iniciais, o motociclista teria perdido o controle do veículo e caiu fora da pista. Ele fraturou o pescoço e morreu no local.

O acidente aconteceu por volta das 1h30 da madrugada.

Polícia prende em flagrante pai suspeito de assassinar filho no Sertão da Paraíba

O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Sousa.

Com o suspeito, foi apreendido um punhal que pode ter sido a arma utilizada no crime. (Foto: Reprodução)

 

A Polícia Militar prendeu em flagrante um homem suspeito de matar o próprio filho, na noite desta segunda-feira (20), em Aparecida, região de Sousa, no Sertão da Paraíba.

De acordo com as informações iniciais, João Xavier do Nascimento Filho, de 61 anos, teria assassinado o próprio filho, João Xavier do Nascimento Neto, de 27 anos, a golpes de arma branca.

Após o crime, o homem tentou fugir. Guarnições do 14º Batalhão da Polícia Militar (14º BPM) entraram em diligências e localizaram o suspeito, que foi preso em flagrante. Com o suspeito, foi apreendido um punhal que pode ter sido a arma utilizada no crime.

O suspeito foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Sousa.

Homem é morto a tiros e outros dois ficam feridos durante assalto em festa de Carnaval na Baía da Traição

s três jovens estavam indo para o estacionamento do local, quando foram abordados por três suspeitos.

Os três jovens estavam indo para o estacionamento do local quando foram surpreendidos (Foto: Portal Baía da Traição)

 

Um homem morreu e outros dois ficaram feridos, na madrugada desta segunda-feira (20), após uma suposta tentativa de assalto ao saírem de uma festa de Carnaval, na cidade de Baía da Traição. Os três jovens estavam indo para o estacionamento do local, quando foram abordados por três suspeitos.

Após o assalto, as vítimas teriam sido baleadas. Um dos jovens morreu no local  após receber 12 tiros e os outros, de 25 e 23 anos ficaram feridos e estão internados no Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa. O estado de saúde de ambos é estável.

O jovem que foi assassinado era morador do bairro de Mandacaru, em João Pessoa e trabalhava em uma boate no bairro. Outros dois moradores de Mandacaru foram socorrido para o Hospital de Trauma.

Até o momento nenhum suspeito foi localizado ou preso.

 




Biden se prepara para último confronto simbólico com Putin após viagem à Ucrânia

Do castelo de Varsóvia, presidente dos EUA pretende se comprometer novamente a apoiar a Ucrânia, mesmo quando os custos aumentam e o apoio público parece diminuir

Presidente dos EUA, Joe BidenPresidente dos EUA, Joe Biden24/01/2023 REUTERS/Evelyn Hockstein

A última vez que o presidente dos EUA, Joe Biden, falou do pátio do Castelo Real na Polônia, o conteúdo de seu discurso de 27 minutos foi obscurecido pelo que ele improvisou sobre o presidente russo Vladimir Putin no final.

“Pelo amor de Deus, este homem não pode permanecer no poder”, proclamou.

Quase um ano depois, Biden retorna ao Castelo Real esta semana para marcar o aniversário de uma guerra que o colocou cada vez mais em desacordo direto com o líder russo, uma dinâmica de Guerra Fria enfatizada pela visita altamente secreta de Biden a Kiev um dia antes.

Ao lado do presidente Volodymyr Zelensky, Biden usou sua própria presença na capital ucraniana para insultar Putin por falhar em suas ambições de invadir e controlar o país.

“A guerra de conquista de Putin está fracassando”, disse o presidente dos EUA. “Ele pensou que poderia sobreviver a nós. Não acho que ele esteja pensando nisso agora”, acrescentou.

Se houve um momento em que Biden e seus assessores esperavam evitar personalizar o conflito na Ucrânia, acabou muito antes do aniversário desta semana. O líder americano chamou Putin de um “criminoso de guerra” e um “bandido puro”, acusando a Rússia de genocídio e, em seu discurso no castelo, fazendo um apelo implícito à mudança de regime.

No entanto, a coreografia cuidadosamente planejada desta semana é impressionante em sua oposição aberta de Biden contra seu homólogo no Kremlin. Nesta terça-feira (21), cada um se envolverá novamente em uma disputa retórica remota, fazendo discursos importantes para marcar um ano desde que a Rússia lançou sua invasão.

Do castelo de Varsóvia, Biden pretende se comprometer novamente a apoiar a Ucrânia, mesmo quando os custos aumentam e o apoio público parece diminuir.

E em Moscou, Putin fará um importante discurso na Assembleia Federal, no qual discutirá suas próprias opiniões sobre a guerra em andamento, que autoridades americanas e europeias acreditam ter chegado a um momento importante.

Este conteúdo foi criado originalmente em inglês.

Por G1




Chuvas em SP: sobe para 40 o número de mortos no litoral norte

Números divulgados pelo governo estadual mostram que mais de mais de duas mil pessoas precisaram deixar suas casas

Chuva forte atinge cidades no litoral de São Paulo, no feriado de Carnaval
Reprodução / TV Globo – 19.02.2023

Chuva forte atinge cidades no litoral de São Paulo, no feriado de Carnaval

Subiu para 40 o número de mortos em decorrência das chuvas no litoral norte de São Paulo. Somente em São Sebastião , 39 pessoas morreram após temporais devastarem a cidade . Em Ubatuba , há uma vítima.

A última atualização é da manhã desta segunda-feira (20).

Uma das vítimas, uma menina de 7 anos, morreu soterrada por uma pedra de duas toneladas na madrugada de ontem, em Ubatuba . Em São Sebastião, uma mulher de 35 anos foi atingida por uma árvore e não resistiu.

Segundo dados do governo de São Paulo , mais de duas mil pessoas tiveram que deixar as casas em que vivem no litoral após as tempestades. Até esta manhã, foram contabilizadas 1.730 desalojados, que se deslocaram para casas de parentes, e 766 desabrigados, que foram encaminhados a abrigos públicos.

De acordo com o governo, 13 adultos e cinco crianças vítimas das chuvas são atendidas no Hospital Regional do Litoral Norte. Destes, cinco estão em estado grave, 11 estáveis e dois receberam alta.

Ainda ontem, o  governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) declarou  estado de calamidade pública para as cidades de Ubatuba, São Sebastião, Ilhabela, Caraguatatuba e Bertioga, que foram impactadas pelas fortes chuvas que atingiram a região.

www.reporteriedoferreira.com.br Informações Ig




Dragões da Real exalta cultura e belezas naturais de João Pessoa no desfile das Escolas de Samba de São Paulo

O samba-enredo ‘Voar, voar, voar’ exaltou, durante 61 minutos, a cultura e as belezas naturais da cidade onde o sol nasce primeiro, passando força e muita energia ao público presente no Anhembi.

As cores da agremiação (vermelho, branco e preto), as mesmas da bandeira de João Pessoa, embelezaram os quatro carros alegóricos, 22 alas e as fantasias de seus 2.300 componentes. (Foto: reprodução)

Com o tema ‘Paraíso Paraibano – João Pessoa, A Porta do Sol das Américas’, a Escola de Samba Dragões da Real homenageou a Capital da Paraíba, no começo da manhã deste domingo (19), encerrando o Desfile no Sambódromo de São Paulo. O samba-enredo ‘Voar, voar, voar’ exaltou, durante 61 minutos, a cultura e as belezas naturais da cidade onde o sol nasce primeiro, passando força e muita energia ao público presente no Anhembi.

A escola iniciou o desfile às 5h50 e nem a chuva que caía em São Paulo atrapalhou a entrada da Dragões da Real, que incendiou o sambódromo com o calor de João Pessoa. As cores da agremiação (vermelho, branco e preto), as mesmas da bandeira de João Pessoa, embelezaram os quatro carros alegóricos, 22 alas e as fantasias de seus 2.300 componentes.

 

As festas juninas, as quadrilhas, o xaxado e o forró, assim como as referências a São João, Santo Antônio e São Pedro também foram destaque no desfile, que levou para a avenida o carro Força, Fé e Tradição, com 90 pessoas. A escola de samba ainda destacou outros pontos como as matas, através da ala Verde é a Esperança; o nascer do Sol, com a ala Astro-Rei; a agricultura com a Ala Sabores; e finalizando o desfile com a ala Gente Arretada e Feliz, ressaltando uma das características mais marcante do povo de João Pessoa.

Além do prefeito Cícero Lucena, também estavam presentes no Anhembi, o vice-prefeito Leo Bezerra e o diretor executivo da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), Marcus Alves. “Junto com a Dragões da Real, conseguimos fazer um desfile extremamente feliz e com todas as chances de ser campeã. Mas independente disso, o fruto que deixa pra cidade de João Pessoa é imenso pela valorização da nossa identidade cultural e a repercussão que estamos ganhando na mídia nacional”, concluiu.

O prefeito Cícero Lucena esteve presente para assistir ao desfile em São Paulo e destacou a importância da homenagem no cenário nacional. “Fico muito feliz porque mostra a cidade que amamos e que irá despertar em muitos o desejo de conhecê-la, ajudando ao nosso desenvolvimento turístico e a geração de emprego e renda. Estou muito emocionado e confiante de uma boa classificação ao final desse desfile tão empolgante, com a vibração de cada componente da escola na avenida”, disse o prefeito, que estava acompanhado da primeira-dama, Lauremília Lucena.

Abrindo a passagem da escola, a Comissão de Frente apresentou ao público o tema ‘Rumo ao Paraíso Paraibano’, seguida do carro Abre Alas – A Porta do Sol das Américas. Ao longo do desfile, a escola destacou a diversidade cultural e a história da cidade através das alas, a exemplo da ala Folia de Rua, que homenageou o Carnaval de João Pessoa, com destaque para as Ala Ursas, a Quarta-Feira de Fogo e o bloco Muriçocas do Miramar, presentes nas fantasias dos integrantes da Bateria e do Mestre-Sala e Porta-Bandeira.

Tema do enredo:
‘Paraíso paraibano – João Pessoa, a porta do sol das Américas’
Voar, voar, voar
E ver o sol nascer primeiro
No infinito mar encontrar
O paraíso verdadeiro
Négo viver outros amores
Na bandeira nossas cores
E sonhos de Carnaval
Nesse zum zum zum maneiro
De janeiro a janeiro
Alegria é geral!
Hoje tem arrasta pé, quadrilha de cariri
Isso aqui é João Pessoa, a poeira vai subir (ohhh)
Se avexe não, minha flor…
Eu esqueci de dizer
Que o sanfoneiro vai até o amanhecer
Oh, mãe
Senhora da fé paraibana
A mulher tem sua luz
Emana uma força soberana
Mãos talentosas moldando
Um tantinho de algodão
Transformam em lindas lembranças
Riqueza e tradição
Dá gosto ver de novo
O orgulho brotar da raiz
Dessa terra arretada
Lugar de gente feliz
Isso aqui tá bom demais, incendeia
O seu nome eu escrevi na areia
Dragões: seu grito ecoa
Arreia o canto pra João Pessoa.
Compositores: Thiago SP, Renne Campos, Léo do Cavaco, Marcelo Adnet, Darlan Alves, Rodrigo Atração, Jairo Cruz, André Carvalho, Paulo Senna e Tigrão

www.reporteriedoferreira.com.br/ clickpb




Cartão de Bolsonaro tem registro de vacina contra Covid, diz CGU

Ministério investiga se dados foram adulterados

Jair Bolsonaro
Marcos Corrêa/PR – 24.04.20

Jair Bolsonaro

O ministro da CGU (Controladoria-Geral da União), Vinicius Carvalho , disse nesta sexta-feira (17) que existe registro de vacinação contra a Covid-19 no cartão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele também relatou que o órgão apura se o cartão foi adultado para acrescentar o imunizante.

Em entrevista para a CNN Brasil, o ministro do governo Lula confirmou que há uma troca de ofícios entre o Ministério da Saúde e a CGU questionando se o ex-chefe do Executivo federal recebeu a vacina Janssen no dia 21 de julho de 2021, em São Paulo, período em que o país enfrentava uma grave crise sanitária.

“Esse registro existe. Pelo menos pelo que a gente sabe das informações. Se isso está em um ofício da CGU, a CGU não faz uma pergunta à toa. Se esse registro está em um ofício da CGU, eu não tenho como negar”, revelou para os jornalistas Raquel Landim e Felipe Moura Brasil.

Agora há uma investigação para saber se a informação foi adulterada.  O ministro relatou que, por causa de uma denúncia realizada no ano passado, iniciou-se uma apuração sobre o caso no fim de dezembro.

“Se há anotações no cartão de vacina dele [Bolsonaro], do DataSUS, de que ele se vacinou e se houver uma inserção indevida de anotações sobre a vacina dele, seja no sentido de colocar informações de que ele se vacinou ou de retirar informações relativas à sua vacinação, nossa expectativa é que, com a apuração, a gente descubra se isso aconteceu”, relatou Vinicius.

Ministro já tinha indicado interesse em investigar o caso

O ministro da CGU, Vinícius de Carvalho, disse em entrevista ao jornal Folha de S. Paulo no início de fevereiro que achava “legítimo” o debate acerca do tema, lembrando que Bolsonaro alegou diversas vezes que não tomou a vacina contra a Covid-19.

“Há uma discussão quando se está diante de uma política pública de vacinação no meio de uma pandemia. As pessoas eram estimuladas ou desestimuladas a se vacinarem e isso gerava impacto no índice de contaminação, nas mortes. Em uma situação como essa, será que há interesse público numa carteira de vacinação de uma autoridade pública? A discussão é legítima e a decisão vai ser tomada pela área técnica da CGU”, esclareceu.




INMET emite alerta de chuvas fortes e risco de alagamento para 189 cidades paraibanas

há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

O INMET publicou um alerta de chuvas entre 20 e 30 mm/h (Foto: Divulgação)

 

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) publicou um alerta de chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia, ventos intensos (40-60 km/h) para as próximas 24 horas. Essa quantidade de chuva é o suficiente para causar sérios transtornos e por isso precisa de atenção das autoridades. Nessas circunstâncias há o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A recomendação é que em caso de rajadas de vento, as pessoas não se abriguem debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda. Também é recomendado evitar o uso de aparelhos eletrônicos ligados à tomada.

Veja quais municípios paraibanos serão afetados:

  1. Água Branca
  2. Aguiar
  3. Alagoa Grande
  4. Alagoa Nova
  5. Alagoinha
  6. Alcantil
  7. Algodão de Jandaíra
  8. Amparo
  9. Aparecida
  10. Araçagi
  11. Arara
  12. Araruna
  13. Areia
  14. Areia de Baraúnas
  15. Areial
  16. Aroeiras
  17. Assunção
  18. Bananeiras
  19. Baraúna
  20. Barra de Santana
  21. Barra de Santa Rosa
  22. Barra de São Miguel
  23. Belém
  24. Belém do Brejo do Cruz
  25. Bernardino Batista
  26. Boa Ventura
  27. Boa Vista
  28. Bom Jesus
  29. Bom Sucesso
  30. Bonito de Santa Fé
  31. Boqueirão
  32. Borborema
  33. Brejo do Cruz
  34. Brejo dos Santos
  35. Cabaceiras
  36. Cachoeira dos Índios
  37. Cacimba de Areia
  38. Cacimba de Dentro
  39. Cacimbas
  40. Caiçara
  41. Cajazeiras
  42. Cajazeirinhas
  43. Camalaú
  44. Campina Grande
  45. Caraúbas
  46. Carrapateira
  47. Casserengue
  48. Catingueira
  49. Catolé do Rocha
  50. Caturité
  51. Conceição
  52. Condado
  53. Congo
  54. Coremas
  55. Coxixola
  56. Cubati
  57. Cuité
  58. Cuitegi
  59. Curral de Cima
  60. Curral Velho
  61. Damião
  62. Desterro
  63. Diamante
  64. Dona Inês
  65. Duas Estradas
  66. Emas
  67. Emas
  68. Fagundes
  69. Frei Martinho
  70. Gado Bravo
  71. Guarabira
  72. Gurjão
  73. Ibiara
  74. Igaracy
  75. Imaculada
  76. Ingá
  77. Itaporanga
  78. Itapororoca
  79. Jacaraú
  80. Jericó
  81. Joca Claudino
  82. Juarez Távora
  83. Juazeirinho
  84. Junco do Seridó
  85. Juru
  86. Lagoa
  87. Lagoa de Dentro
  88. Lagoa Seca
  89. Lastro
  90. Livramento
  91. Logradouro
  92. Mãe d’Água
  93. Malta
  94. Manaíra
  95. Marizópolis
  96. Massaranduba
  97. Matinhas
  98. Mato Grosso
  99. Maturéia
  100. Montadas
  101. Monte Horebe
  102. Monteiro
  103. Mulungu
  104. Nazarezinho
  105. Nova Floresta
  106. Nova Olinda
  107. Nova Palmeira
  108. Olho d’Água
  109. Olivedos
  110. Ouro Velho
  111. Parari
  112. Passagem
  113. Patos
  114. Paulista
  115. Pedra Branca
  116. Pedra Lavrada
  117. Pedro Régis
  118. Piancó
  119. Picuí
  120. Pilões
  121. Pilõezinhos
  122. Pirpirituba
  123. Pocinhos
  124. Poço Dantas
  125. Poço de José de Moura
  126. Pombal
  127. Prata
  128. Princesa Isabel
  129. Puxinanã
  130. Queimadas
  131. Quixaba
  132. Remígio
  133. Riachão
  134. Riachão do Bacamarte
  135. Riacho de Santo Antônio
  136. Riacho dos Cavalos
  137. Salgadinho
  138. Santa Cecília
  139. Santa Cruz
  140. Santa Helena
  141. Santa Inês
  142. Santa Luzia
  143. Santana de Mangueira
  144. Santana dos Garrotes
  145. Santa Teresinha
  146. Santo André
  147. São Bentinho
  148. São Bento
  149. São Domingos
  150. São Domingos do Cariri
  151. São Francisco
  152. São João do Cariri
  153. São João do Rio do Peixe
  154. São João do Tigre
  155. São José da Lagoa Tapada
  156. São José de Caiana
  157. São José de Espinharas
  158. São José de Piranhas
  159. São José de Princesa
  160. São José do Bonfim
  161. São José do Brejo do Cruz
  162. São José do Sabugi
  163. São José dos Cordeiros
  164. São Mamede
  165. São Sebastião de Lagoa de Roça
  166. São Sebastião do Umbuzeiro
  167. São Vicente do Seridó
  168. Serra Branca
  169. Serra da Raiz
  170. Serra Grande
  171. Serra Redonda
  172. Serraria
  173. Sertãozinho
  174. Solânea
  175. Soledade
  176. Sossêgo
  177. Sousa
  178. Sumé
  179. Tacima
  180. Taperoá
  181. Tavares
  182. Teixeira
  183. Tenório
  184. Triunfo
  185. Uiraúna
  186. Várzea
  187. Vieirópolis
  188. Vista Serrana
  189. Zabelê



Saiba o que abre e o que fecha neste Carnaval em João Pessoa

Saiba o que abre e o que fecha neste Carnaval em João Pessoa. Muitos serviços retomam o funcionamento normal apenas na Quarta-feira de Cinzas.

Serviços são afetados nesta segunda (20) e terça-feira (21) de Carnaval (Foto: Reprodução/Secom-JP)

em João Pessoa. Alguns deles voltam a operar normalmente apenas no turno da tarde da Quarta-feira de Cinzas. Confira, abaixo, o que abre e o que fecha neste período carnavalesco.

Bancos – Não haverá atendimento nas agências bancárias nesta segunda-feira (20) e terça-feira (21). Na quarta-feira (22), os bancos voltam a funcionar a partir das 12h.

Durante esse período, as áreas de autoatendimento e os canais digitais dos bancos (internet e mobile banking) ficarão disponíveis para os clientes.

Comércio – Funciona em horário definido pelos próprios comerciantes.

Ônibus – Por causa do Carnaval Tradição, nesta segunda (20) as linhas de ônibus que trafegam pela Avenida Beira Rio – linha 401 (Altiplano), sentido bairro/Centro, seguirão pelas Avenidas Bento da Gama, Epitácio Pessoa, Maximiano Figueiredo, Almirante Barroso, Corálio Soares, seguindo o itinerário normal. No sentido Centro/bairro, os ônibus trafegam pelas avenidas Coremas, Pedro II, Praça Pedro Gondim e Beira Rio.

A operação de ônibus vai funcionar normalmente e as linhas 102, 104, 116, 120, 203, 301, 302, 303, 504, 507, 510, 602, 701, 1500 e 5100, que geralmente circulam até as 22h50, estenderão a operação e realizarão viagens até as 00h, saindo do Terminal de Integração do Varadouro (TIV).

Trens – Nesta segunda e terça-feira de Carnaval, os trens fazem 20 viagens das 4h58 às 19h23. Já no dia 22 (Quarta-feira de Cinzas), os trens voltam a operar normalmente, com 26 viagens.

Repartições públicas de João Pessoa – Não funcionam nesta segunda (20) e terça-feira (21). Já na quarta-feira de cinzas, dia 22, o expediente só retorna ao funcionamento normal a partir das 13h.

Repartições públicas do Estado – Não funcionam nesta segunda (20) e terça-feira (21). Retomam o funcionamento na quarta (22) às 12h.

Bica – Funciona das 8h às 16h nesta segunda e terça. Na Quarta-feira de Cinzas (22), o parque estará fechado para manutenção.

Correios – Nesta segunda (20) e terça (21) não haverá atendimento nas agências, sendo retomado na quarta-feira (22) a partir das 12h.




PGR: autoridades da Paraíba serão investigadas por atos golpistas

Ex-primeira-dama é suspeita de depredação, enquanto deputado estadual, vereadora e ex-candidato ao governo podem ter instigado manifestação
Reprodução Redes Sociais

Ex-primeira-dama é suspeita de depredação, enquanto deputado estadual, vereadora e ex-candidato ao governo podem ter instigado manifestação

Procuradoria-Geral da República (PGR) pediu a investigação de quatro autoridades da Paraíba por suspeita de participação nos atos golpistas do dia 8 de janeiro, em uma tentativa fracassada bolsonarista.

A denúncia sugere que a ex-primeira-dama Pâmela Bório (PSC) tenha participado na depredação de prédios públicos. Outros políticos do estado, como o deputado estadual Wallber Virgolino (PL) , a vereadora de João Pessoa Eliza Virgínia (PP) e o ex-candidato ao governo Nilvan Ferreira (PL) , também são suspeitos, estes por possívelmente terem incitado a manifestação. A manifestação partiu de ação apresentada pelo PSOL ao Supremo Tribunal Federal (STF).

partido solicita que a Corte investigue os quatro e decrete prisão preventiva de ambos, além de bloqueio em suas redes sociais. A PGR aceitou abrir a investigação , mas os outros pedidos foram indeferidos. Quem deve julgar o caso é o ministro Alexandre de Moraes, relator dos processos.

Pâmela Bório postou vídeos e fotos na Praça dos Três Poderes, nos atos golpistas. A PGR afirma que é preciso investigar se ela participou da “efetiva destruição dos bens pertencentes ao erário ou se a representada apenas incitou os atos criminosos”.

Pâmela é ex-esposa do ex-governador Ricardo Coutinho (PT) e concorreu a uma vaga na Câmara dos Deputados em 2022 e foi eleita à suplente de deputado federa.

Após a repercussão de sua participação nos atos, ela divulgou nota afirmando que estava realizando uma “cobertura jornalística”.

Wallber Virgolino, Eliza Virgínia e Nilvan Ferreira publicaram fotos dos golpistas. Para a PGR, eles “exaltaram os atos criminosos”, que quer saber se há “elementos que possam comprovar se os representados incitaram a execução dos atos antidemocráticos”

 

Por

iG Último Segundo