Frente Parlamentar em Defesa do Ciclismo é criada na Assembleia Legislativa

Neste dia 10 de fevereiro, em que se comemora o Dia do Atleta profissional, o deputado estadual Michel Henrique (Republicanos), destacou a importância da aprovação por unanimidade na Assembleia Legislativa da Paraíba, da Frente Parlamentar em Defesa do Ciclismo e apoio ao Ciclista da Paraíba.

Adepto ao ciclismo, Michel Henrique é autor do requerimento que cria a frente e tem finalidade de fortalecer a prática esportiva do ciclismo, discutir com a sociedade paraibana e com os representantes do setor projetos de melhoria nas condições de mobilidade nas cidades, aprimoramento, além de contribuir na integração e fortalecimento das entidades representativas.

O deputado ressalta que, além de esporte e lazer, a bicicleta, para muitos cidadãos, é o único meio de transporte acessível, de modo que merece ser resguardado o direito à segurança dos que a utilizam, a exemplo do uso de capacetes, bem como lutar por melhorias na segurança do trânsito das vias públicas e melhor mobilidade urbana, evitando acidentes.

“Nos últimos anos, é crescente o número de pessoas que aderiram ao ciclismo na Paraíba. Portanto, essa frente visa buscar a garantia de meios de defesa para a prática segura de esporte na modalidade ciclismo, atendendo ao quesito do lazer e da saúde, visto que se trata de promoção à realização de atividade física, para tanto, se faz necessário maiores incentivos por parte do Poder Público, promovendo, ainda, amplo acesso à prática do esporte, atrelado às melhorias das condições das ciclovias já existentes e criação de novas, a depender das necessidades que forem apresentadas nas audiências e debates que iremos realizar com quem prática o ciclismo como esporte ou utiliza como transporte”, pontou Michel.

De fato, o parlamentar quer garantir a participação efetiva dos ciclistas paraibanos e dos órgãos de representação nos trabalhos desenvolvidos pela Assembleia Legislativa, sobretudo, quando se trata de temas que envolvem: segurança de ciclistas transeuntes nas vias urbanas, bem como, estradas que possuem estrutura inadequada e grande fluxo de veículos pesados; políticas públicas de esporte voltadas ao ciclismo; campanhas  educativas e fomento à implantação de ciclovias nas rodovias estaduais no Estado da Paraíba; inclusão das bicicletas no Plano de Mobilidade Urbana dos Municípios.

“Importante ressaltar que além de todos os aspectos, o ciclismo adentra a seara da economia verde, diminuindo os riscos ambientais e a escassez ecológica, ao mesmo tempo que busca o desenvolvimento sustentável”, concluiu Michel Henrique, autor da Frente Parlamentar em defesa do ciclismo e apoio ao ciclista.

www.reporteriedoferreira.com.br




Sales Dantas destaca retorno da linha de ônibus com integração para atender população da praia do Jacaré

O ex-secretário executivo do Turismo do Estado, Sales Dantas, comemorou o anúncio do retorno da linha de ônibus 5104 – Jacaré, previsto para a próxima segunda-feira (13). A iniciativa foi defendida por ele a partir de apelos encaminhados pela população. À época, Sales discutiu o pleito com o prefeito de Cabedelo, Vitor Hugo; o diretor superintendente do DER, Carlos Pereira; secretários de Transportes de Cabedelo, Danilo Rezende e Saulo Dantas, diretor de planejamento e transportes, engenheiro José Arnaldo e o engenheiro Antônio Fleming. O ônibus vai operar com a tarifa semelhante à tarifa urbana de João Pessoa, que hoje é de R$ 4,40, mais barata que a tarifa metropolitana da Grande João Pessoa.

Sales Dantas lembrou que esse é um antigo pleito da população defendido por ele desde sua passagem pela secretaria de Turismo do Estado. Ele explicou que com o retorno da linha, os passageiros terão o direito à integração temporal, podendo embarcar num segundo ônibus sem pagar outra passagem.

“É uma grande conquista para a cidade de Cabedelo, e por isso estamos muitos felizes por ter atuado para tornar realidade, principalmente por ajudar aquelas famílias carentes que dependem do transporte coletivo diariamente”, destacou. Linhas que poderão ser integradas: 5104 Jacaré com 5101 Cabedelo direto; 5104 Jacaré com 5103 Poço; 5104 Jacaré com as linhas urbanas da cidade de João Pessoa, uma vez que os ônibus de ambas as cidades são equipados e integram o Sistema de Bilhetagem Eletrônica. 5103 Poço com 5101 Cabedelo direto e as linhas urbanas operadas no Terminal de Integração do Bessa; 522 Renascer com as linhas urbanas de João Pessoa.

www.reporteriedoferreira.com.br




Prefeito Amigo da Criança: Ações da Secretaria de Educação de João Pessoa são destaques da Fundação Abrinq

A Colônia de Férias e o ‘Curso de Verão’ realizados pela Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), foi destaque na plataforma da Fundação Abrinq por meio do programa ‘Prefeito Amigo da Criança’. A programação ocorreu no mês de janeiro para crianças veteranas dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental, que apresentam dificuldades nas habilidades da leitura, escrita e cálculo. A referência ao trabalho realizado pela equipe da Educação no Município de João Pessoa na publicação nacional foi comemorado pela secretária América Castro. “Foi motivo de alegria para nós esse registro sobre as atividades da Secretaria nesse processo de estímulo e na formação dos nossos alunos.

Participar de uma gestão que tem um prefeito comprometido com a qualidade do ensino e dando apoio aos profissionais que fazem as coisas acontecerem é só motivo de orgulho para todos. Não tenho dúvidas que voltaremos a ter o selo Prefeito Amigo da Criança”, afirmou. A temática abordada neste ano na Colônia de Férias foi ‘O brincar a partir dos jogos cooperativos, um exercício de convivência na Educação Infantil’ trazendo para o universo das crianças atividades inventivas e lúdicas. O ‘Curso de Verão – saberes da leitura, da escrita e do cálculo’ foi oferecido nas unidades escolares da rede municipal de ensino de João Pessoa, com duração de 30 horas, distribuídas em três semanas.

A finalidade foi potencializar tais habilidades de modo que os estudantes cheguem ao novo ano escolar com estas aprendizagens mais fortalecidas. O programa da Fundação Abrinq busca mobilizar prefeitos e prefeitas de todos os municípios a assumirem o compromisso de priorizar crianças e adolescentes em seus mandatos, colocando-os no centro das políticas públicas municipais Cícero Lucena já foi eleito duas vezes como prefeito ‘Amigo da Criança’ pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e pela Fundação Abrinq, nos anos de 1999 e 2004.

www.reporteriedoferreira.com.br