Deputados tomam posse e elegem Adriano Galdino para presidir a ALPB
Conforme esperado, o presidente Adriano Galdino (Republicanos) foi eleito presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba para os dois biênios, na manhã desta quarta-feira (1). Antes, porém, ocorreu a sessão preparatória em que os deputados eleitos e reeleitos em outubro do ano passado foram empossados.
A atual legislatura – iniciada neste dia 1 de fevereiro – vai até 1 de fevereiro de 2027.
Adriano Galdino já presidiu a Casa Epitácio Pessoa por três biênios. Agora, ficará à frente do Poder Legislativo estadual por mais quatro anos.Após eleitos para os dois biênios, Adriano Galdino agradeceu a Deus e aos seus pares pela confiança, o que garantiu a recondução de Galdino para mais dois mandatos à frente da AL.
O gestor ressaltou o apoio dos parlamentares e dos servidores da Casa para o Legislativo superar os obstáculos enfrentados no período de crise.Filho de coração da cidade de Pocinhos, Adriano Galdino lembrou, mais uma vez, a sua origem humilde durante discurso da Tribunal da ALPB.
Governador
No discurso, Galdino ressaltou o apoio do governador João Azevêdo. “Ele demonstrou ser um governador do diálogo”, declarou.
Chapas eleitas
Adriano Galdino terá, no primeiro biênio, Tião Gomes (PSB) como 1º vice-presidente, Eduardo Carneiro (SD) como 2º vice-presidente, Tovar Correia Lima (PSDB) 3º vice-presidente e Camila Toscano (PSDB) a 4ª vice-presidente. Júnior Araújo é o 1º secretário, com Fábio Ramalho (PSDB) na segunda, Taciano Diniz (UB) na terceira e Anderson Monteiro (MDB) na quarta secretaria.
O corregedor titular será Walber Virgolino (PL), com Branco Mendes (Republicanos) na 1ª corregedoria , Jutay Menezes (Republicanos) na segunda corregedoria e George Morais (UB) na terceira. Ambos no primeiro e segundo biênio.
Para o segundo biênio, Adriano terá Felipe Leitão (PSD) como 1º vice-presidente, Cida Ramos (PT) na segunda, Taciano Diniz (UB) na terceira e Fábio Ramalho (PSDB) na terceira. O 1º secretário será Tovar Correia Lima (PSDB), com Eduardo Carneiro (SD) na segunda, Anderson Monteiro (MDB) na terceira e Jane Panta (PP) na quarta.
Adriano Galdino
Nascido em Campina Grande, Adriano Galdino é formado em Engenharia Civil e direito. Foi vereador por dois mandatos e prefeito por três, do município de Pocinhos. Galdino tornou-se deputado estadual em 2010. Está no quarto mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba. Foi eleito presidente do parlamento paraibano de 2015 a 2016 e de 2019 a 2022) da 19ª Legislatura. Adriano também já ocupou os cargos de secretário de Interiorização da Paraíba e chefe da Casa Civil do Estado, além de governador interino.
www.reporteriedoferreira.com.br