Botafogo-PB abre dois gols, mas acaba empatando com o Campinense

Na tarde de domingo (15), no estádio Almeidão, em João Pessoa, Botafogo-PB e Campinense fizeram um Clássico Emoção pela terceira rodada do Campeonato Paraibano de 2023. Parecia que o Belo conseguiria sua primeira vitória na temporada, mas a Raposa foi buscar o empate após sair perdendo por 2 a 0 e conseguiu reagir, e o

Os dois times entraram em campo bastante pressionados devido ao mau início de temporada. Pelo lado botafoguense, Moisés Egert optou pelo esquema 4-4-2. Sem contar com Miullen, optou por colocar Du Fernandes no meio-campo e Leilson para fazer dupla com Tiago Reis no ataque. Estreando no rubro-negro, o treinador Leston Júnior colocou Otávio Passos no gol, Guilherme Escuro na vaga que estava sendo do dispensado Dieguinho, e Cesinha na frente como alterações com relação aos titulares de Flávio Araújo.

O Clássico só tinha emoção no nome. Na primeira meia hora de jogo, absolutamente nada aconteceu. Os goleiros assistiam o jogo e a parada técnica para reidratação teve tanta agitação quanto a bola rolando.

Mas, aos 33 minutos, Leo Campos avançou pela esquerda e cruzou para o meio da área, onde Tiago Reis se antecipou a defesa raposeira e desviou com a coxa direita, mandando no canto esquerdo de Otávio Passos, para fazer a festa da torcida do Belo na arquibancada.

A Raposa tentou responder em cobrança de falta aos 39, quando Guilherme Escuro chutou de longe e a bola passou a direita do poste defendido por Elias.

Segundo tempo

Na volta do intervalo, mesmo em vantagem, só quem mexeu foi o Belo. Moisés Egert resolveu sacar Leilson, que já tinha cartão amarelo, e colocou em seu lugar Fumaça, que havia sido titular nas outras três partidas da temporada. Leston Júnior, por sua vez, deu um voto de confiança e manteve o mesmo time da Raposa.

Com outra postura, o Campinense buscava avançar mais na segunda etapa e até chegou a assustar quando Guilherme Escuro fez boa jogada individual, entrou na área e ficou frente a frente com Elias mas, pressionado pela marcação, chutou torto.

Já aos 6 minutos, Tiago Reis recebeu na intermediária e chutou forte, no canto do goleiro, que se esticou todo e fez boa defesa, respondendo para o Botafogo-PB.

Na jogada seguinte, o time da casa ampliou. Weslley tentou dar um chutão na esquerda e acertou Renatinho. A bola sobrou para o meio da área e Du Fernandes apareceu entre a defesa para chutar forte de direita e estufar as redes do Almeidão.

A Raposa descontou aos 11 minutos. Após cruzamento de Diego Viana vindo da esquerda, Willian Anicete desviou de cabeça e mandou no canto esquerdo de Elias, diminuindo o placar e fazendo o primeiro do Campinense.

E o empate saiu aos 22 minutos. Diego Viana tentou tocar na direita para Cesinha, mas Léo Campos deu um peixinho para cortar a bola e mandou contra o próprio gol, tirando as chances de Elias e deixando tudo igual no marcador.

Aos 35 minutos, quase o Botafogo-PB voltou a ter vantagem. Fumaça cruzou da esquerda e, dentro da área, Renatinho bateu de canhota. A bola desviou na defesa e passou muito perto da trave esquerda da meta adversária, saindo em escanteio.

Os dois times chegaram aos 4 pontos na tabela de classificação. O Botafogo-PB volta a campo no próximo domingo (21), para enfrentar o Treze. Já o Campinense, no sábado (20), estreia na Copa do Nordeste visitando o Fortaleza, na capital cearense.

www.reporteriedoferreira.com.br voz da torcida




Grande João Pessoa registra 20 homicídios nas duas primeiras semanas de 2023

A Região Metropolitana de João Pessoa registrou, ao menos, 20 crimes de homicídio nos primeiros 14 dias do ano de 2023. Além da capital paraibana, os assassinatos aconteceram nos municípios de Bayeux, Santa Rita, Pedras de Fogo e Caaporã. No mesmo período, outras 13 mortes violentas foram registradas em cidades do interior, como Sumé, Cajazeiras, Catolé do Rocha e Patos.

Na Grande João Pessoa um dos casos de maior repercussão foi o feminicídio que ocorreu no primeiro dia do ano, em Santa Rita. Patrícia do Carmo, 43 anos, foi morta a tiros e o marido é o principal suspeito do crime.

Se destaca como bairro com maior número de ocorrências a Ilha do Bispo, em João Pessoa. Dois homicídios ocorreram no dia 4 de janeiro e outro no dia 13. Ações da Polícia Militar foram realizadas após as ocorrências.

Comandante do 1º Batalhão de Polícia Militar, o tenente-coronel Marques disse que o objetivo é frear a onda de violência e devolver a tranquilidade ao bairro. Ele destacou que a PM tem intensificado as operações e as abordagens e que esse trabalho conta com o reforço de equipes especializadas da força tática e de batalhões especializados.

Ainda na Região Metropolitana, destaca-se o crime ocorrido em Pedras de Fogo. Três homens e uma mulher foram mortos a tiros enquanto dormiam no dia 9 de janeiro.

Na Grande João Pessoa

01/01 Mulher morta a tiros dentro de casa em Santa Rita, identificada como Patrícia do Carmo, de 43 anos;

03/01 Flanelinha morto a tiros teve mão decepada no Varadouro. Vítima não identificada;

04/01 Jovem morto com mais de 20 tiros na Ilha do Bispo. Vítima identificada como Emerson Tadeu Furtado;

04/01 Homem com problemas mentais é morto a tiros na Ilha do Bispo, em João Pessoa.

04/01 Adolescente de 15 anos foi morto a tiros em Caaporã;

06/01 Mulher transexual foi morta a tiros em Mandacaru. Vítima identificada como Thiago, de 24 anos;

08/01 Jovem Vinicius Mizael morto a tiros ao sair do trabalho em Santa Rita. Gravou vídeo poucos minutos antes do crime;

08/01 Jovem de 22 anos morto a tiros na Iaiá Paiva, em Mandacaru, enquanto aguardava transporte por aplicativo;

09/01 Homem morto a tiros em Praça no Rangel, identificado como Luan dos Santos Silva, 31 anos;

09/01 Quatro pessoas mortas, três homens e uma mulher, durante a madrugada em Pedras de Fogo

10/01 Jovem Edilson Silva assassinado a tiros na frente da esposa em Tibiri, Santa Rita;

11/01 Adolescente morto a tiros no Parque do Sol, em Gramame. Vítima fois identificada como Ítalo Xavier Oliveira, de 14 anos;

12/01 Mulher morta a tiros em escadaria do Paço Municipal em João Pessoa. Gerlândia Ribeiro da Costa, de 43 anos;

13/01 Homem é morto a tiros no bairro Alto do Mateus, em João Pessoa. Identificado como José Geraldo Carneiro Segundo, 34 anos;

13/01 Renato Ardson, de 34 anos foi morto a tiros na Ilha do Bispo, em João Pessoa;

14/01 Adolescente morto a tiros na cidade de Pedras de Fogo

14/01 Jovem morto a tiros no bairro Cuiá.

Em outras cidades

*01/01 Homem morto a tiros em Sapé, identificado como Romário;

*01/01 Homem morto a facadas em Cajazeiras, identificado como Fagner Félix Alves, de 27 anos;

*02/01 Homem morto a tiros em Patos, identificado como Alessandro Germínio, de 48 anos, foi secretário de esportes de Emas-PB;

*03/01 Homem morto com objeto perfurocortante na cidade de Alagoinha. Ele foi identificado como Severino Soares do Nascimento, de 43 anos;

*05/01 Homem foi morto a tiros dentro de churrascaria em Catolé do Rocha. Jorismar Gonçalves Suassuna, de 39 anos;

*05/01 Homem morto a tiros em praça na cidade de Mamanguape. Ele foi identificado como José Abdias Medeiros;

*07/01 Homem morto em bar na cidade de Coremas. Lindomar Teixeira era da cidade de São José da Lagoa Tapada;

*07/01 Homem morto a tiros em Sumé. Vítima identificada como Guilherme “Sumé”;

*07/01 Motorista do SAMU morto a facadas em Nova Olinda, identificado como Ricardo Cruz;

*10/01 Homem executado a tiros em Bom Sucesso, identificado como Itamário Alves Costa, de 27 anos;

*13/01 Homem morto com tiro na cabeça dado pelo próprio irmão em Araçagi. Vítima identificada como Herlânio Bento da Silva, de 32 anos;

 *13/01 Homem morto a tiros em Mamanguape. Era conhecido como Neo;

*14/01 Homem morto a tiros na cidade de São Bento.

www.reporteriedoferreira.com.br portal t5




Governo da Paraíba define reajuste de salários para professores e forças de segurança

A edição deste sábado (14) do Diário Oficial do Estado (DOE) trouxe uma Medida Provisória (MP) assinada pelo governador da Paraíba, João Azevedo (PSB), com o detalhamento dos reajustes de algumas categorias. A tabela define os novos vencimentos de professores e também de integrantes das forças de segurança, como Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Penal.

A medida ainda faz menção ao percentual das Bolsas Desempenho dessas categorias. O documento traz três tabelas com detalhes (a partir da página 10) dos aumentos salariais dos cargos das forças de segurança.

O reajuste dos professores é de 14,84%. Já a Bolsa Desempenho, paga atualmente a todos os profissionais da ativa, fica incorporada ao vencimento do Grupo Ocupacional do Magistério, no percentual de 20% do valor pago em janeiro de 2022 à categoria.

A MP diz também que o Estado fica autorizado, por meio de sua Procuradoria, a fazer um acordo judicial com o sindicato da categoria para incorporação dos 60% restantes. A incorporação da Bolsa Desempenho será implantada no mês de junho de 2023.

www.reporteriedoferreira.com.br




Queda de avião mata pelo menos 68 no Nepal em acidente aéreo com mais mortos no país em 30 anos

A queda de um avião bimotor no oeste de Pokhara, no Nepal, deixou pelo menos 68 mortos neste domingo (15), segundo a autoridade de aviação civil do país. O voo tinha 72 pessoas a bordo e havia decolado de Katmandu, capital do país.

Um porta-voz das forças armadas do país informou que 44 corpos já foram retirados do local do acidente.

Segundo o banco de dados da Aviation Safety Network, este é o acidente com mais mortos dos últimos 30 anos no Nepal desde que, em 1992, um Airbus A300 da Pakistan International Airlines caiu em uma encosta ao se aproximar de Katmandu, matando 167 pessoas.
A aeronave que caiu neste domingo (15), uma ATR 72, era operada pela empresa de voos domésticos Yeti Airlines. Um representante da companhia aérea informou que dentre os ocupantes estão duas crianças, quatro tripulantes e 15 estrangeiros.

O avião levava, além de 57 nepaleses, incluindo duas crianças, cinco indianos, quatro russos, um irlandês, dois sul-coreanos, um australiano, um francês e um argentino, segundo autoridades do aeroporto de onde decolou a aeronave. Quatro tripulantes também estavam no voo.

A viagem para Pokhara, a segunda maior cidade do Nepal escondida sob a pitoresca cordilheira Annapurna, da capital Kathmandu é uma das rotas turísticas mais populares do país do Himalaia, com muitos preferindo um voo curto em vez de uma viagem de seis horas estradas montanhosas.

www.reporteriedoferreira.com.br portal f5online