Com Lula, primeiro Ministério dos Povos Indígenas se torna realidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou na tarde desta quarta-feira (11), em Brasília, da cerimônia de posses das ministras da Igualdade Racial, Anielle Franco, e dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara.

Pela primeira vez na história do Brasil, haverá um Ministério dos Povos Indígenas, que ainda integrará a Fundação Nacional do Índio (Funai). Durante a cerimônia, Guajajara anunciou que a Funai passará a se chamar Fundação Nacional dos Povos Indígenas e que será presidida pela primeira deputada federal indígena, Joenia Wapichana.

A ministra Sônia Guajajara, eleita deputada federal pelo PSOL de São Paulo nas últimas eleições, é reconhecida internacionalmente como ativista e líder indígena na luta pela promoção e direitos dos povos originários.

Durante a cerimônia, Guajajara recriou o Conselho de Política Indigenista, falou sobre a importância da demarcação de terras dos povos indígenas, da relevância da resistência e relembrou sobre os séculos de violência e violações contra os povos indígenas e o uso da Terra.

A ministra dos Povos Indígenas agradeceu a presença da ex-presidenta Dilma Rousseff, de todos presentes, e parabenizou o presidente Lula pela coragem de criar o ministério.

Guajajara também destacou as posses dela e de Anielle Franco, ministra da Igualdade Racial, como o “mais legítimo símbolo da resistência secular preta e indígena do Brasil”.

“E estamos aqui hoje, nesse ato de coragem, para mostrar que destruir a estrutura dos Três Poderes não vai destruir a nossa democracia! Eu e Anielle Franco convocamos todas as mulheres do Brasil que nunca mais vamos permitir outro golpe no nosso país.”




Mulher é esfaqueada em João Pessoa; marido é suspeito do crime

Uma mulher de 36 anos foi vítima de agressões físicas e golpes de faca na noite desta sexta-feira (13). O principal suspeito pelo crime é o companheiro da vítima. O caso foi registrado no bairro Mangabeira, em João Pessoa.

A vítima foi encaminhada ao Hospital de Emergência e Trauma da capital paraibana. Ela deu entrada com ferimentos no tórax, braço e região pélvica. A vítima tem estado de saúde grave mas considerado estável, de acordo com o médico socorrista Pedro Henrique.

Equipe da Polícia Militar (PM) que atendeu ao chamado deteve o suspeito e levou para delegacia.

Denuncie

Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra as mulheres, denuncie. Em caso de emergência, a mulher ou alguém que presencie alguma agressão, pode pedir ajuda por meio do telefone 190, da Polícia Militar.

Na Paraíba, as denúncias podem ser feitas também em qualquer uma das Delegacias da Mulher (Deam) espalhadas em todas as regiões, além do plantão 24 horas na Deam Sul de João Pessoa, que funciona na Central de Polícia.

Além desses locais, o denunciante poderá utilizar os telefones 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar, para chamado de urgência) ou o 180 (número nacional de denúncia contra violência doméstica). Outra opção é fazer um registro da denúncia através da delegacia online no endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br

www.reporteriedoferreira.com.br portal t5




Anderson Torres está preso em Brasília

Anderson Torres, ex-ministro bolsonarista da Justiça e ex-secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, acaba de ser preso no Aeroporto Juscelino Kubitschek em Brasília na manhã deste sábado (14).

Será imediatamente conduzido ao Instituto Médico Legal para exame de corpo de delito e em seguida encaminhado à Polícia Federal onde prestará seu primeiro depoimento, que poderá trazer novas revelações sobre o golpe tramado para anular o resultado eleitoral e impor uma ditadura no país.

Torres foi preso por ordem do STF (Supremo Tribunal Federal). A ordem foi dada em resposta ao pedido do advogado-geral da União, Jorge Messias, que solicitou sua detenção em flagrante. Ele e demais agentes públicos que tiveram participação ou se omitiram durante a invasão de terroristas bolsonaristas às sedes dos Três Poderes, em Brasília, no domingo (8), são acusados de facilitar o terrorismo em Brasília.

O depoimento de Anderson Torres poderá ser bombástico e revelador da participação de Jair Bolsonaro em toda a conspiração golpista.

Na última quinta-feira (12), a Polícia Federal encontrou na casa do ex-ministro da Justiça Anderson Torres uma minuta de documento para Jair Bolsonaro decretar um estado de defesa na sede do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com o texto, o objetivo era mudar o resultado da eleição, em que Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ganhou. O documento foi encontrado no armário do ex-ministro durante busca e apreensão na última terça-feira (10) e se caracteriza como um ato preparatório de um golpe de Estado.

www.reporteriedoferreira.com.br brasil247




Esposa do Ministro Luis Roberto Barroso, do STF, morre aos 57 anos

Tereza Barroso, esposa de Luiz Roberto Barroso, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), morreu nesta sexta-feira (13). A confirmação foi feita por meio de nota da Corte à imprensa.

A empresária Tereza Cristina Van Brussel Barroso faleceu por complicações decorrentes de um “câncer primário na cabeça do fêmur”, afirmou a assessoria. Ela deixa os filhos Luna Van Brussel Barroso e Bernardo Van Brussel Barroso.

“Discreta, mas queridíssima, conservou o bom humor até o último momento de lucidez. A família — Luís Roberto, Luna e Bernardo — está serena e confortada. Tereza viveu uma vida boa e feliz”, afirmou o STF em nota.

As informações sobre o velório e o enterro de Tereza não serão divulgadas para preservação da família.

www.reporteriedoferreira.com.br CNN Brasil




Prefeitura de João Pessoa assina exposição no Salão de Artesanato da PB

Através de parcerias com várias entidades, a l Prefeitura de João Pessoa, está com exposição exclusiva dentro do 35º Salão do Artesanato Paraibano – que teve início nesta sexta-feira, 13, na orla do Cabo Branco.

Trata-se de uma ação comemorativa, que destaca o trabalho dos 12 artesãos vencedores do Prêmio de Excelência Artesanal da Paraíba, realizado pela gestão municipal.

O ambiente pode ser conferido até o dia 5 de fevereiro, sempre das 15h às 22h. A entrada é gratuita.

O Salão é promovido pelo Governo do Estado e Sebrae Paraíba. Este ano, a Prefeitura da Capital participa do evento com a exposição que celebra o resultado da primeira edição do Prêmio de Excelência Artesanal da Paraíba, organizado pela sua Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (Sedest), através da Diretoria de Economia Criativa e do Programa João Pessoa Cidade Criativa.

A iniciativa possui coordenação técnica assinada pelo Laboratório de Inovação e Design para o Artesanato (Lida Litoral) e conta com o apoio direto do Conselho Mundial de Artesanato para a América Latina, do Sebrae Paraíba e do Programa do Artesanato Paraibano (PAP).

De acordo com a diretora de Economia Criativa de João Pessoa, Marianne Góes, é a segunda vez que a Prefeitura se une ao Estado no Salão. “É uma parceria importante demais, para nós, que somos a única cidade brasileira do segmento Artesanato e Arte Popular na Rede Mundial de Cidades Criativas da Unesco. Este ano, somamos forças com parceiros que dão super incentivo ao artesanato local para promover o Prêmio, com o intuito de fortalecer o protagonismo dos nossos artesãos. Estamos no Salão coroando tudo isso”, destacou.

www.reporteriedoferreira.com.br