Simone Tebet aceita Ministério do Planejamento

A senadora Simone Tebet (MDB-MS) aceitou comandar o Ministério do Planejamento e Orçamento no novo mandato do presidente eleito Lula (PT).

Terceira colocada nas eleições presidenciais, Tebet teve participação ativa na campanha que deu vitória ao petista em segundo turno. A confirmação vem após semanas de incerteza sobre qual seria o espaço de Tebet entre os cargos ministeriais.

Segundo o jornal Folha de S. Paulo, os últimos acertos da abrangência da pasta serão fechados por Lula nos próximos dias, mas aliados da senadora apontam que ela conseguiu manter sob seu comando o PPI (Programa de Parcerias de Investimentos) —que por acerto anterior ficaria na Casa Civil.

Tebet queria inicialmente a pasta da Educação, que ficou com o senador eleito Camilo Santana (PT-CE). Ela também tinha interesse no Desenvolvimento Social, pasta que abriga o Bolsa Família e acaba sendo uma vitrine política. Lula, no entanto, anunciou o também senador eleito Wellington Dias (PT-PI). Na sequência, o presidente teria oferecido o Meio Ambiente, que Tebet recusou em favor da deputada eleita e referência na área, Marina Silva.

 

 




Leomax da Costa Bandeira – Prefeito de Lucena Pb; É Natal, é tempo de renovação

É tempo de renovação e anseio por boas energias que guiarão um novo ciclo. Que esse período seja de boas reflexões, harmonia com os que estão junto conosco nessa caminhada e momentos para colecionar com lembranças que agregam e trazem sentido à nossa jornada. Um Natal repleto de bençãos e um Ano Novo regado à prosperidade!

Leomax da Costa Bandeira – Prefeito de Lucena Pb

www.reporteriedoferreira.com. br




Felipe diz que maioria na ALPB defende candidatura de Adriano no 1° biênio

“Ele tem total legitimidade para disputar o primeiro, o segundo, o biênio que ele achar melhor”. A declaração é do deputado estadual reeleito Felipe Leitão (PSD) durante entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação nesta segunda-feira (26) ao defender a candidatura de Adriano Galdino (Republicanos) para presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) no primeiro biênio (2023/2024).

Ele afirmou ainda que Galdino já tem o apoio da maioria na Casa de Epitácio Pessoa para disputar os dois biênios na eleição que acontece no próximo dia 1° de fevereiro.

Para Leitão, o que impedia a disputada de Adriano era uma modulação do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o tema e por isso o nome de Branco Mendes (Republicanos) foi alçado. Porém, com a mudança de cenário após decisão favorável, ele relatou que a vontade da maioria na Casa foi a de reverter o quadro e permitir que Galdino dispute o primeiro biênio.

“Adriano tem total legitimidade para disputar o primeiro, o segundo, o biênio que ele achar melhor. Isso vai depender de uma decisão pessoal do deputado. Se a pergunta for: os deputados querem que Adriano dispute o primeiro biênio? É claro que querem”, disse.

“Foi assinado uma carta compromisso com mais de 28 deputados, e isso bem antes de escolhido o candidato do Republicanos. Foi Adriano quem conduziu todas as tratativas, quem conseguiu juntar os 28 deputados”, concluiu ele em entrevista ao programa Arapuan Verdade.




Natal de 2022 teve queda de 65% no número de acidentes graves, diz PRF

De acordo com o balanço da Operação Natal 2022, divulgado hoje (26) pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), o número de acidentes graves caiu 65% na comparação com 2021. O levantamento da corporação também registra queda de 82% no total de feridos e de 38% na quantidade de mortos.

A operação ocorreu entre os dias 22 e 25 de dezembro e é realizada anualmente nas rodovias federais de todo o país, com o intuito de reduzir a violência no trânsito nessa época do ano. De acordo com a PRF, os números positivos foram obtidos com um aumento de 18% do efetivo empregado e com mais ações realizadas na comparação com o ano passado.

Ao todo, 85.668 pessoas foram submetidas a medidas de fiscalização e 60.953 veículos foram abordados. As infrações mais recorrentes registradas durante a operação foram ultrapassagem em faixa contínua (3.819 multas) e ausência do uso de cinto de segurança (2.903).

Foram realizados 45.764 testes de bafômetro, superando em 51% o registrado em 2021. Como resultado, 1.541 motoristas foram multados por dirigir sob influência de álcool e outros 95 motoristas foram presos por embriaguez ao volante.

A fiscalização também contribuiu para o combate ao crime. O boletim aponta que 80 veículos roubados foram recuperados. Além disso, foram realizadas apreensões de drogas, totalizando 403 quilos de maconha e 350 quilos de cocaína. Também foram retidos 53.005 maços de cigarro contrabandeados. Na comparação com 2021, houve ainda um aumento de 71% no número de armas de fogos e de 545% no número de munições apreendidas.




ALPB aprova PEC que regulamenta reeleição para presidência da Casa

Na manhã desta terça-feira (20), o plenário da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, em primeiro turno, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que adéqua a Constituição Paraibana à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que deliberou sobre a eleição para Mesa Diretora da Casa Legislativa.

De acordo com a matéria, “a Assembleia Legislativa reunir-se-á em sessões preparatórias, a partir de 1º de fevereiro, no primeiro ano subsequente das eleições gerais, para a posse de seus membros e eleição da Mesa, para mandato de dois anos, permitida uma única reeleição ou recondução para o mesmo cargo”.

STF

O entendimento do STF foi firmado em maio de 2021 e, por isso, poderá contemplar uma nova reeleição do atual presidente da ALPB, deputado estadual Adriano Galdino (Republicanos). A propósito, a PEC foi apresentada por Adriano.