Violência no trânsito deixa saldo de cinco mortos neste domingo,31 na PB

Três pessoas morrem em acidente no Cuiá, em João Pessoa

A colisão aconteceu na Rua Adalgisa Carneiro Cavalcante, por volta das 16h. (Foto: Divulgação/Semob-JP)

Três pessoas morreram em grave acidente na tarde deste domingo (31), na ladeira do Cuiá, zona sul de João Pessoa. A colisão aconteceu na Rua Adalgisa Carneiro Cavalcante, por volta das 16h.

De acordo com informações da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP), dois adultos e uma criança estavam transitando em uma motocicleta quando ocorreu a colisão.

Eles não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

Equipes da Polícia Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Semob-JP foram acionadas.

O outro veículo envolvido no acidente ainda não foi localizado.

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde deste domingo, dia 31 de julho, na BR-361, em Santa Terezinha-PB, região metropolitana de Patos.

 Segundo informaram os populares, dois jovens trafegavam em alta velocidade e sem capacete, pela rodovia, quando acabaram colidindo na lateral de uma caminhonete, modelo Chevrolet D-20, que fazia a manobra para estacionar no outro lado da pista.

A moto bateu em cheio na caminhonete e com a força do impacto o condutor foi a óbito na hora, apresentando uma grave fratura exposta na perna e hemorragia no rosto. Já o passageiro da motocicleta, também apresentava fraturas e hemorragia, e passou alguns minutos respirando, mas infelizmente acabou indo a óbito logo depois.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e duas viaturas, uma da cidade de Patos e outra de Santa Terezinha, se deslocaram até o local, mas nada pôde ser feito e os enfermeiros apenas constataram o óbito dos dois jovens.

As vítimas foram identificadas como sendo Wellington, filho do popular Cícero Cabeludo, e Thales, filho do popular Vicentão.Wellington – Vítima

Thales – Vítima
O destacamento local da Polícia Militar esteve também na cena do acidente e aguardava a chegada da Polícia Rodoviária Federal para posterior remoção dos veículos e desobstrução da via.

 




Ministro Alexandre de Moraes: Liberdade de expressão não permite discursos de ódio

Alexandre de Moraes. Foto: TSE

Por Gabriel Mansur

Futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), O ministro Alexandre de Moraes afirmou que a Constituição não permite o uso da liberdade de expressão para que candidatos “propaguem inverdades que atentem contra a lisura, a normalidade e a legitimidade das eleições”. O texto foi escrito em uma livro que será lançado na próxima quarta-feira (3). Moraes, que assume o cargo máximo do TSE em 16 de agosto, também defendeu a liberdade de expressão, mas destacou que ela não pode ser invocada para fazer discursos de ódio e agressões.

-A liberdade de expressão, portanto, não permite a propagação de discursos de ódio e ideias contrárias à ordem constitucional e ao Estado de Direito, inclusive pelos candidatos durante o período de propaganda eleitoral, uma vez que a liberdade do eleitor depende da tranquilidade e da confiança nas instituições democráticas e no processo eleitoral – escreveu Moraes.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou que a Justiça Eleitoral deve atuar para “coibir práticas abusivas ou divulgação de notícias falsas, de modo a proteger o regime democrático, a integridade das instituições e a honra dos candidatos, garantindo o livre exercício do voto”.

Moraes frisa que liberdade de expressão “não se direciona somente a proteger as opiniões supostamente verdadeiras, admiráveis ou convencionais, mas também àquelas que são duvidosas, exageradas, condenáveis, satíricas, humorísticas, bem como as não compartilhadas pelas maiorias.” Por outro lado, fez ressalvas ao que não é protegido por esse direito.

– Liberdade de expressão não é liberdade de agressão! Liberdade de expressão não é liberdade de destruição da democracia, das instituições e da dignidade e honra alheias! Liberdade de expressão não é liberdade de propagação de discursos de ódio e preconceituosos – completou o ministro.

Para ele, discursos de ódio e discriminatórios devem ser punidos. O ministro ainda condena atentados contra a democracia, divulgação de notícias sabidamente inverídicas, além da veiculação de mensagens difamatórias, caluniosas ou injuriosas.

O livro será lançado na quarta e conta com artigos de todos os 11 ministros do STF, que tratam de diferentes liberdades. Moraes, por exemplo, tratou de “liberdade do candidato”.




Fortes Chuvas causam pontos de alagamento em João Pessoa

As chuvas das últimas horas se intensificaram em João Pessoa, causando acúmulo de água em vários pontos da cidade: Bancários, Varadouro e no Bairro do Cristo.

De acordo com informações do Centro de Operações Trânsito e Transportes (COTT) da Semob-JP, às 18h43 havia alagamento próximo à CBTU, na principal dos Bancários e no entorno do viaduto do Cristo.

 

Confira:

– Av. Bancário Sérgio Guerra, nos Bancários;

– Av. Sanhuá (CBTU);

– Av. Hilton Souto Maior (Viaduto do Cristo)




Pedro Cunha Lima é oficializado a governador em evento em Campina Grande; Domiciano Cabral é candidato a vice

Neste domingo (31), o deputado Pedro Cunha Lima teve seu nome confirmado candidato a governador da Paraíba durante convenção realizada em Campina Grande, juntamente com Efraim Filho (União Brasil), que concorrerá ao Senado, e Domiciano Cabral como vice-governador. De acordo com a organização, o evento reuniu mais de 10 mil pessoas de todas as regiões do Estado na Arena Medow.

Em uma fala firme contra a ineficiência da atual gestão estadual, contra os privilégios na política, Pedro assumiu o compromisso de ter a educação, principalmente infantil, como a sua grande marca de governo. A educação, segundo ele, será a área prioritária de gestão, com investimentos que mudem o atual cenário de abandono que vivem as escolas paraibanas. “É preciso ter coragem pra mudar e ousadia pra fazer diferente”, garantiu Pedro, sob os aplausos das milhares de pessoas presentes. 

“Vejo uma nova Paraíba no futuro. E quero trazê-la para o presente. Na Paraíba do futuro a educação é a medida de todas as coisas. O Governo vai assumir a responsabilidade no instante que percebe que cada criança que nasce é uma surpresa para humanidade. E a gente cuida dessa surpresa. Teremos creches, porque na Paraíba de hoje, de cada três crianças, duas estão  fora da creche. A Paraíba é o Estado com maior índice de necessidade por creche e isso não dá para aceitar, porque o atual governo está destruindo geração por geração”, disse Pedro.

O candidato reforçou que a educação passará por uma grande transformação. “Na condição de governador, quero fazer uma série de mudanças, mas o sentimento que mais mexe com meu coração é quando vejo uma criança na rua, sem acesso a nada, inserida numa realidade dura. E vem um sentimento forte em mim: vou fazer mais por você, lhe ensinar a ler e escrever, garantir um futuro melhor do que o presente. Não é justo que na Paraíba de hoje as crianças ainda não sabem ler e escrever na idade certa. São muitos os desafios, mas a principal mensagem será: apertem os cintos, fiquem firmes, mas tenha certeza que vamos cuidar melhor do seu filho e sua filha, para que ele tenha um caminho pela educação”.

Combate aos privilégios

Pedro também garantiu que, assim como fez quando deputado federal, vai combater os privilégios quando governador. “Na Paraíba do futuro, ‘experiência’ é não repetir os mesmos erros. Essa experiência viciada que está aí não quero não. A gente quer mudar, enfrentar privilégios. Desde 2015 nunca aceitei ficar com auxílio-moradia. Esse auxílio existe para quem não tem onde morar e não para um deputado. Renunciei aposentadoria de deputado,  fiz cortes na verba de gabinete. E vamos seguir enfrentando privilégios, entregar a Granja Santana ao povo, transformar aquilo em um Parque, porque não faz sentido um espaço desse ser só do governador, que gastou mais de R$ 1 milhão em feira num ano de pandemia, enquanto população não tinha o que comer. A Paraíba viverá um novo momento. Vamos juntos garantir este novo momento”, destacou Pedro.




Azevêdo chega a plenária com Lucas e mantém mistério sobre senador

 

–

AddThis Sharing Buttons

Share to Facebook

FacebookShare to TwitterTwitterShare to WhatsAppWhatsAppShare to Telegram

Telegram

O governador da Paraíba, João Azevedo (PSB) chegou por volta das 17h40 à AABB em Campina Grande para a última plenária da série que promoveu pelo Estado. Uma multidão esperava o socialista e seus aliados. Ao ser questionado sobre a definição do senador, João brincou e pediu paciência à imprensa. Diante do ato falho de um jornalista que indagou quem seria o vice, João riu e puxou Lucas: “É esse aqui, deixe eu apresentar ele a você”.

Os vereadores Pimentel Filho e Jô Oliveira, além de vários deputados (Ricardo Barbosa, Adriano Galdino, Branco Mendes, Wilson Filho, Inácio Falcão) além de federais como Aguinaldo Ribeiro e Wilson Santiago estão no palco ao lado do governador que disputará a reeleição.

João, em tom de brincadeira, disse que poderia anunciar o nome do senador ainda hoje.

www.reporteriedoferreira.com.br / Parlamentopb




Internet 5G chega a João Pessoa, primeira capital do Nordeste com a nova tecnologia

A cidade de João Pessoa terá, nesta sexta-feira (29), a frequência do 5G puro (standalone) liberada para operadoras de telecomunicações. A informação foi divulgada na última segunda-feira (25).

O secretário de Tecnologia de João Pessoa, Guido Lemos, explica que para se beneficiar da nova tecnologia, é preciso dispor de um aparelho celular compatível. “Só vai perceber a melhora na velocidade quem tem os parelhos compatíveis. Quem tiver esses aparelhos pode perceber uma melhora de até 100% na velocidade de transmissão”, alertou.

Em se tratando de aparelhos compatíveis, atualmente apenas 67 aparelhos suportam a nova tecnologia.

Porto Alegre e Belo Horizonte também recebem a frequência nesta sexta-feira. As operadoras de telecomunicações devem iniciar as vendas a partir de hoje, como aconteceu em Brasília na quarta-feira (6). Na ocasião, usuários comentaram a velocidade da nova tecnologia.




Ex-Presidente Lula vem a Paraíba em agosto e terá encontro com líderes religiosos

A visita de Lula ao estado havia sido agendada para o dia 4, em João Pessoa, no Busto de Tamandaré, e foi alterada para o dia 2, em Campina Grande.

O presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, confirmou que o evento de pré-campanha será no Parque do Povo, às 14h, e que, pela manhã, às 11h, no Hotel Garden, haverá o evento interreligioso. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/Arquivo)

O ex-presidente Lula terá encontro com líderes religiosos, em Campina Grande. O evento acontecerá no mesmo dia em que o pré-candidato à Presidência estará presente em evento no Parque do Povo com lideranças do PT e aliados em torno da pré-candidatura de Veneziano a governador da Paraíba, na próxima terça-feira (2).

A visita de Lula ao estado havia sido agendada para o dia 4, em João Pessoa, no Busto de Tamandaré, e foi alterada para o dia 2, em Campina Grande.

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quinta-feira (28), conforme apurou o ClickPB, o presidente estadual do PT, Jackson Macêdo, confirmou que o evento de pré-campanha será no Parque do Povo, às 14h, e que, pela manhã, às 11h, no Hotel Garden, haverá o evento interreligioso.

Jackson Macêdo definiu o evento no Parque do Povo como um “ato pela democracia, pela paz, das lideranças preocupadas com a situação do Brasil e sintonizadas com a democracia”.

O dirigente do PT-PB informou, ainda em entrevista à Arapuan FM, que “o evento deve ir até o começo da noite e, assim que terminar, o ex-presidente embarca para São Paulo”.

www.reporteriedoferreira.com.br/ clickpb




Câmara Municipal promoverá sabatinas com candidatos ao Governo da Paraíba

Por meio da TV Câmara, a Câmara Municipal de João Pessoa vai promover uma série de entrevistas com os candidatos ao Governo da Paraíba tanto no primeiro quanto no segundo turno, caso haja. As entrevistas, com duração de 90 minutos e iniciadas sempre às 10h, serão realizadas no Plenário da Casa com transmissão simultânea pela Rádio Câmara FM e pelas redes sociais (YouTube, Instagram e Facebook) do legislativo da capital paraibana, integrando o projeto “Conexão Eleitoral”.

Para explicar as regras do programa especial, a diretoria de Comunicação da Câmara de João Pessoa reuniu na manhã desta quarta-feira, 27, os representantes de todos os pré-candidatos que assumiram compromisso em participar das sabatinas.

A primeira rodada de entrevistas será iniciada no dia 29 de agosto e vai até 6 de setembro. No segundo turno, os dois candidatos concorrentes serão sabatinados nos dias 10 e 11 de outubro.

A ordem das sabatinas ficou definida da seguinte maneira:

29/08 – Veneziano Vital do Rêgo (MDB)

30/08 – Pedro Cunha Lima (PSDB)

31/08 – Major Fábio (PRTB)

01/09 – Adjany Simplício (PSOL)

02/09 – João Azevêdo (PSB)

05/09 – Antônio Nascimento (PSTU)

06/09 – Nilvan Ferreira (PL)

Durante as sabatinas, os candidatos responderão a perguntas sobre a cidade de João Pessoa e também a questionamentos de jornalistas convidados, dos vereadores e do povo, bem como terão espaço para expor suas propostas.

O objetivo do “Conexão Eleitoral” é dar conhecimento aos cidadãos de João Pessoa sobre o que cada candidato ao Governo da Paraíba pretende fazer pela capital do Estado.

“A Câmara é uma casa política e neste momento tão importante do nosso processo democrático, resolvemos contribuir para que os pessoenses conheçam melhor o que pensam os candidatos ao Governo sobre a capital de todos os paraibanos. Estaremos assegurando espaço igualitário a todos os concorrentes ao Governo e ampliando o alcance da mensagem de cada um junto ao povo de João Pessoa”, explicou o diretor de Comunicação da Câmara, Suetoni Souto Maior.

As sabatinas serão transmitidas pelos seguintes canais oficiais de comunicação da Câmara Municipal de João Pessoa: Tv Câmara (canal aberto 6.2 e Net 23); Rádio Câmara FM 88.7; YouTube (tvcamarajp) e Portal da CMJP (www.joaopessoa.pb.leg.br).

 




Pastor evangélico acusado de estuprar enteada é preso pela polícia

O condenado então fugiu da Paraíba, mas foi localizado no município de Santa Helena, em Goiás.

“Lá em Goiás, ele estava exercendo o trabalho de pastor evangélico, realizando cultos em igrejas na cidade onde estava escondido”, disse o delegado seccional Iasley Almeida. (Foto: Reprodução)

A Polícia Civil localizou e prendeu um homem condenado a 15 anos por estupro, nesta quinta-feira (28), em ação policial da Delegacia de Barra de Santa Rosa com a Polícia Civil de Goiás. O homem era pastor evangélico e estava foragido.

De acordo com informações da Polícia Civil, o homem cometia abusos contra a vítima desde 2008, quando ela tinha apenas 13 anos de idade, no município de Damião, no interior da Paraíba. Em março de 2020, a companheira do pastor flagrou os abusos e fez a denúncia. O condenado então fugiu da Paraíba, mas foi localizado no município de Santa Helena, em Goiás.

“Lá em Goiás, ele estava exercendo o trabalho de pastor evangélico, realizando cultos em igrejas na cidade onde estava escondido”, disse o delegado seccional Iasley Almeida.

O condenado foi transferido para a Paraíba, onde deve cumprir pena pelo crime de estupro de vulnerável.




João Azevêdo confirma Lucas Ribeiro como candidato a vice

O anúncio aconteceu na tarde desta terça-feira (26). O governador João Azevêdo (PSB), confirmou o nome do atual vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro (Progressistas), para compor sua chapa na condição de vice-governador. A oficialização da chapa será feita no próximo sábado, dia 30, em evento que será realizado na AABB de Campina Grande, a partir das 16h.

“Nós iremos fazer um grande encontro do PSB e partidos aliados neste sábado, em Campina, e nada mais justo do que oficializar o nome do vice-prefeito de Campina em sua própria terra. Vamos juntar a juventude e o dinamismo de Lucas Ribeiro com nossa experiência de gestão para continuar fazendo as mudanças que a Paraíba vem vivenciando nos últimos três anos de muito trabalho e seriedade à frente dos destinos de nosso Estado”, afirmou João Azevêdo.

O governador também confirmou a convenção do PSB e de partidos aliados para o dia 5 de agosto, a partir das 16h, no Forrock, em João Pessoa.

Já nesta quarta-feira (27), a cidade de Patos recebe o movimento “Chega Junto”, reunindo os partidos aliados, militantes políticos e lideranças da região em torno da reeleição de João Azevêdo.

www.reporteriedoferreira.com.br