Violência no trânsito deixa saldo de cinco mortos neste domingo,31 na PB

Três pessoas morrem em acidente no Cuiá, em João Pessoa

A colisão aconteceu na Rua Adalgisa Carneiro Cavalcante, por volta das 16h. (Foto: Divulgação/Semob-JP)

Três pessoas morreram em grave acidente na tarde deste domingo (31), na ladeira do Cuiá, zona sul de João Pessoa. A colisão aconteceu na Rua Adalgisa Carneiro Cavalcante, por volta das 16h.

De acordo com informações da Superintendência de Mobilidade Urbana (Semob-JP), dois adultos e uma criança estavam transitando em uma motocicleta quando ocorreu a colisão.

Eles não resistiram aos ferimentos e morreram no local.

Equipes da Polícia Militar, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e a Semob-JP foram acionadas.

O outro veículo envolvido no acidente ainda não foi localizado.

Um grave acidente de trânsito foi registrado na tarde deste domingo, dia 31 de julho, na BR-361, em Santa Terezinha-PB, região metropolitana de Patos.

 Segundo informaram os populares, dois jovens trafegavam em alta velocidade e sem capacete, pela rodovia, quando acabaram colidindo na lateral de uma caminhonete, modelo Chevrolet D-20, que fazia a manobra para estacionar no outro lado da pista.

A moto bateu em cheio na caminhonete e com a força do impacto o condutor foi a óbito na hora, apresentando uma grave fratura exposta na perna e hemorragia no rosto. Já o passageiro da motocicleta, também apresentava fraturas e hemorragia, e passou alguns minutos respirando, mas infelizmente acabou indo a óbito logo depois.

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foi acionado e duas viaturas, uma da cidade de Patos e outra de Santa Terezinha, se deslocaram até o local, mas nada pôde ser feito e os enfermeiros apenas constataram o óbito dos dois jovens.

As vítimas foram identificadas como sendo Wellington, filho do popular Cícero Cabeludo, e Thales, filho do popular Vicentão.Wellington – Vítima

Thales – Vítima
O destacamento local da Polícia Militar esteve também na cena do acidente e aguardava a chegada da Polícia Rodoviária Federal para posterior remoção dos veículos e desobstrução da via.

 




Ministro Alexandre de Moraes: Liberdade de expressão não permite discursos de ódio

Alexandre de Moraes. Foto: TSE

Por Gabriel Mansur

Futuro presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), O ministro Alexandre de Moraes afirmou que a Constituição não permite o uso da liberdade de expressão para que candidatos “propaguem inverdades que atentem contra a lisura, a normalidade e a legitimidade das eleições”. O texto foi escrito em uma livro que será lançado na próxima quarta-feira (3). Moraes, que assume o cargo máximo do TSE em 16 de agosto, também defendeu a liberdade de expressão, mas destacou que ela não pode ser invocada para fazer discursos de ódio e agressões.

-A liberdade de expressão, portanto, não permite a propagação de discursos de ódio e ideias contrárias à ordem constitucional e ao Estado de Direito, inclusive pelos candidatos durante o período de propaganda eleitoral, uma vez que a liberdade do eleitor depende da tranquilidade e da confiança nas instituições democráticas e no processo eleitoral – escreveu Moraes.

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) afirmou que a Justiça Eleitoral deve atuar para “coibir práticas abusivas ou divulgação de notícias falsas, de modo a proteger o regime democrático, a integridade das instituições e a honra dos candidatos, garantindo o livre exercício do voto”.

Moraes frisa que liberdade de expressão “não se direciona somente a proteger as opiniões supostamente verdadeiras, admiráveis ou convencionais, mas também àquelas que são duvidosas, exageradas, condenáveis, satíricas, humorísticas, bem como as não compartilhadas pelas maiorias.” Por outro lado, fez ressalvas ao que não é protegido por esse direito.

– Liberdade de expressão não é liberdade de agressão! Liberdade de expressão não é liberdade de destruição da democracia, das instituições e da dignidade e honra alheias! Liberdade de expressão não é liberdade de propagação de discursos de ódio e preconceituosos – completou o ministro.

Para ele, discursos de ódio e discriminatórios devem ser punidos. O ministro ainda condena atentados contra a democracia, divulgação de notícias sabidamente inverídicas, além da veiculação de mensagens difamatórias, caluniosas ou injuriosas.

O livro será lançado na quarta e conta com artigos de todos os 11 ministros do STF, que tratam de diferentes liberdades. Moraes, por exemplo, tratou de “liberdade do candidato”.




Fortes Chuvas causam pontos de alagamento em João Pessoa

As chuvas das últimas horas se intensificaram em João Pessoa, causando acúmulo de água em vários pontos da cidade: Bancários, Varadouro e no Bairro do Cristo.

De acordo com informações do Centro de Operações Trânsito e Transportes (COTT) da Semob-JP, às 18h43 havia alagamento próximo à CBTU, na principal dos Bancários e no entorno do viaduto do Cristo.

 

Confira:

– Av. Bancário Sérgio Guerra, nos Bancários;

– Av. Sanhuá (CBTU);

– Av. Hilton Souto Maior (Viaduto do Cristo)




Pedro Cunha Lima é oficializado a governador em evento em Campina Grande; Domiciano Cabral é candidato a vice

Neste domingo (31), o deputado Pedro Cunha Lima teve seu nome confirmado candidato a governador da Paraíba durante convenção realizada em Campina Grande, juntamente com Efraim Filho (União Brasil), que concorrerá ao Senado, e Domiciano Cabral como vice-governador. De acordo com a organização, o evento reuniu mais de 10 mil pessoas de todas as regiões do Estado na Arena Medow.

Em uma fala firme contra a ineficiência da atual gestão estadual, contra os privilégios na política, Pedro assumiu o compromisso de ter a educação, principalmente infantil, como a sua grande marca de governo. A educação, segundo ele, será a área prioritária de gestão, com investimentos que mudem o atual cenário de abandono que vivem as escolas paraibanas. “É preciso ter coragem pra mudar e ousadia pra fazer diferente”, garantiu Pedro, sob os aplausos das milhares de pessoas presentes. 

“Vejo uma nova Paraíba no futuro. E quero trazê-la para o presente. Na Paraíba do futuro a educação é a medida de todas as coisas. O Governo vai assumir a responsabilidade no instante que percebe que cada criança que nasce é uma surpresa para humanidade. E a gente cuida dessa surpresa. Teremos creches, porque na Paraíba de hoje, de cada três crianças, duas estão  fora da creche. A Paraíba é o Estado com maior índice de necessidade por creche e isso não dá para aceitar, porque o atual governo está destruindo geração por geração”, disse Pedro.

O candidato reforçou que a educação passará por uma grande transformação. “Na condição de governador, quero fazer uma série de mudanças, mas o sentimento que mais mexe com meu coração é quando vejo uma criança na rua, sem acesso a nada, inserida numa realidade dura. E vem um sentimento forte em mim: vou fazer mais por você, lhe ensinar a ler e escrever, garantir um futuro melhor do que o presente. Não é justo que na Paraíba de hoje as crianças ainda não sabem ler e escrever na idade certa. São muitos os desafios, mas a principal mensagem será: apertem os cintos, fiquem firmes, mas tenha certeza que vamos cuidar melhor do seu filho e sua filha, para que ele tenha um caminho pela educação”.

Combate aos privilégios

Pedro também garantiu que, assim como fez quando deputado federal, vai combater os privilégios quando governador. “Na Paraíba do futuro, ‘experiência’ é não repetir os mesmos erros. Essa experiência viciada que está aí não quero não. A gente quer mudar, enfrentar privilégios. Desde 2015 nunca aceitei ficar com auxílio-moradia. Esse auxílio existe para quem não tem onde morar e não para um deputado. Renunciei aposentadoria de deputado,  fiz cortes na verba de gabinete. E vamos seguir enfrentando privilégios, entregar a Granja Santana ao povo, transformar aquilo em um Parque, porque não faz sentido um espaço desse ser só do governador, que gastou mais de R$ 1 milhão em feira num ano de pandemia, enquanto população não tinha o que comer. A Paraíba viverá um novo momento. Vamos juntos garantir este novo momento”, destacou Pedro.