Enivaldo Ribeiro diz que não veta retorno de Efraim filho à base governista

Efraim Filho formalizou aliança com o pré-candidato ao governo Pedro Cunha Lima (PSDB).

 

O presidente estadual do Progressistas e ex-deputado federal Enivaldo Ribeiro  disse que não veta volta de Efraim Filho para base governista, mas garantiu que com ou sem ele, João Azevedo (PSB) terá um candidato forte ao senado e que vencerá a disputa.

“A gente não contesta nada, a gente quer robustecer a chapa do governador para ganhar as eleições. A gente vai ter candidato a senador para ganhar, a gente não está aqui para brincar”, assegurou Ribeiro.

Efraim Filho (União Brasil) formalizou  aliança com o pré-candidato ao governo, o deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB).




PSB da Paraíba confirma convenção estadual no dia 5 de agosto para referendar candidatura de João Azevêdo

A convenção estadual está prevista para acontecer a partir das 16h. Além de João Azevêdo, o PSB apresentará a chapa majoritária à militância e todos os partidos aliados.

A convenção estadual está prevista para acontecer a partir das 16h (Foto: Divulgação)

 

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) confirmou na manhã desta quinta-feira (21) que realizará a convenção estadual para homologar o nome de João Azevêdo como candidato a reeleição ao Governo do Estado nestas eleições no dia 5 de agosto. O evento será na casa de eventos Forrock, em João Pessoa. A convenção estadual está prevista para acontecer a partir das 16h. Além de João Azevêdo, o PSB apresentará a chapa majoritária à militância e todos os partidos aliados.

O presidente estadual do PSB, deputado federal Gervásio Maia Filho, disse que a sigla e os partidos aliados estão envolvidos para realizar um grande ato político para continuar promovendo um projeto que está mudando para melhor a vida dos paraibanos.

“Mais do que apresentar aos paraibanos e paraibanas todos os nossos candidatos e candidatas a Assembleia Legislativa, Câmara Federal, Senado e referendar o nome de João Azevêdo para a reeleição, nós queremos mostrar à Paraíba que é possível fazer a boa política, a que faz políticas públicas efetivas para o povo, como estamos promovendo nesses últimos três anos e meio, levando comida para aqueles que mais precisa, promovendo saúde, educação e desenvolvimento de nosso estado”, afirmou.

www.reporteriedoferreira.com.br/clickpb




Aras posta vídeo gravado há dez dias no qual defende sistema eleitoral: ‘Não aceitamos alegação de fraude’

Em texto de introdução, ele não cita a reunião do presidente Jair Bolsonaro com embaixadores, mas faz menção aos ‘últimos acontecimentos do país’.

A gravação, que ainda não havia sido divulgada, é de uma entrevista que Aras deu a jornalistas de veículos estrangeiros no último dia 11. (Foto: Reprodução)

O procurador-geral da República, Augusto Aras, postou nesta quinta-feira (21) um vídeo em seu canal do YouTube no qual defende o sistema eleitoral do país. A gravação, que ainda não havia sido divulgada, é de uma entrevista que Aras deu a jornalistas de veículos estrangeiros no último dia 11.

Aras vinha mantendo silêncio sobre a reunião de Jair Bolsonaro com embaixadores, na segunda-feira (18), na qual o presidente repetiu acusações já desmentidas sobre o processo eleitoral brasileiro e as urnas eletrônicas.

Políticos de oposição e até mesmo procuradores do Ministério Público cobraram de Aras um posicionamento contra a atitude do presidente. Deputados oposicionistas acionaram o Supremo Tribunal Federal (STF) pedindo para Bolsonaro ser investigado, entre outras possíveis ilegalidades, por crime contra o Estado Democrático.

Na abertura do vídeo, Aras exibe um texto em que diz que “diante dos últimos acontecimentos do país […] recorda a necessidade de distanciamento, independência e harmonia entre os poderes”. Ele não cita diretamente a reunião de Bolsonaro com embaixadores.

O texto afirma também: “As instituições existem para intermediar e conciliar os sagrados interesses do povo, reduzindo a complexidade das relações entre governantes e governados”.

Depois, aparece no vídeo um trecho da entrevista aos jornalistas de outros países, no qual Aras ressalta a “lisura” das eleições no país.

“Nós aqui não aceitamos a alegação de fraude, porque nós temos visto o sucesso da urna eletrônica, ao longo dos anos, especialmente, no que toca à lisura dos pleitos”, afirmou Aras na gravação.

Em outro trecho selecionado pelo procurador-geral, ele diz aos jornalistas que não acredita em um 6 de janeiro no Brasil. Aras fez referência ao 6 de janeiro de 2021, quando eleitores do ex-presidente norte-americano Donald Trump invadiram o Congresso dos Estados Unidos numa tentativa de reverter a derrota nas eleições.

“Nós não acreditamos no 6 de janeiro [no Brasil]. E eu tenho defendido que, quem ganhar a eleição vai levar, vai tomar posse”, declarou Aras.

Por fim, Aras afirma, no vídeo, que a democracia se fortalece quando consegue, com suas instituições, resistir às tensões inerentes ao sistema.

“Nós compreendemos, e temos dito isso sempre, que a democracia é o governo dos contrários, que a democracia passa por uma tensão permanente, mas uma democracia se revela mais pujante, mais forte, na medida em que ela consegue resistir, com as suas instituições, a essa pressão contínua”, completou o procurador-geral.

Manifestação de procuradores

Na terça-feira (19), mais de 40 procuradores que atuam na área dos direitos humanos e fundamentais do Ministério Público Federal enviaram a Aras um pedido para que Bolsonaro seja investigado pelos ataques sem fundamentos ao sistema eleitoral.

O documento foi assinado pelas procuradorias regionais do Direito do Cidadão dos 26 estados e do Distrito Federal, além do chefe da procuradoria federal da mesma área. Subprocuradores da República – que ocupam os principais cargos da estrutura do MPF – também emitiram nota pública.

No ofício, os procuradores afirmam que a conduta de Bolsonaro ao convocar embaixadores para divulgar informações falsas pode configurar crime eleitoral e abuso de poder.

Como chefe da PGR, Aras também é o procurador-geral Eleitoral e o responsável por levar processos relacionados às eleições presidenciais ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).




Procon notifica postos para que comprovem redução do preço da gasolina na Paraíba

Vinte postos já diminuíram os preços e o Procon-PB, então, fez o auto de constatação, para atestar que esses estabelecimentos já cumpriram a norma.

O Procon-PB realizou fiscalização em 60 postos em João Pessoa, Pombal, São João do Rio do Peixe, Aparecida, Cajazeiras, Mataraca, Alhandra, Caaporã, Pitimbu, Conde, Pedras de Fogo, Itabaiana, Juripiranga e Pilar. (Foto: Pixabay/Ilustrativa)

O Procon-PB notificou 38 postos, nesta quinta-feira (21), para que comprovem a redução do preço da gasolina na Paraíba, após medida da Petrobras de baixar o valor nas distribuidoras, nessa quarta-feira (20). Outros 20 postos já diminuíram os preços e o Procon-PB, então, fez o auto de constatação, para atestar que esses estabelecimentos já cumpriram a norma.

A superintendente do Procon-PB, Késsia Liliana, informou ao ClickPB que os 38 postos notificados deverão apresentar notas fiscais de compra e venda dos combustíveis comercializados entre os dias 15 de junho e 20 de julho, para comprovar se estão cumprindo com a redução estabelecida pela Petrobras. Outros dois postos foram alvos de autuação por infrações como falha no calibrador ainda não reparada e por falta de transparência nas informações sobre a redução dos preços.

O Procon-PB realizou fiscalização em 60 postos em João Pessoa, Pombal, São João do Rio do Peixe, Aparecida, Cajazeiras, Mataraca, Alhandra, Caaporã, Pitimbu, Conde, Pedras de Fogo, Itabaiana, Juripiranga e Pilar.




Pastor Evangélico é preso suspeito de executar casal a tiros em canavial

O homem foi flagrado usando o carro e um dos aparelhos celular das vítimas.

Casal encontrado morto a tiros nas imediações de canavial, na Zona Rural de Santa Rita, no dia 6 de julho de 2022.
Casal encontrado morto a tiros nas imediações de canavial, na Zona Rural de Santa Rita, no dia 6 de julho de 2022.

Um homem que atua como pastor de uma igreja foi preso, na noite dessa quarta-feira (20), como suspeito de executar um casal a tiros, em um canavial localizado na Zona Rural de Santa Rita, na Grande João Pessoa.

O crime foi registrado após o casal ter sido encontrado abraçado às margens de uma estrada de terra que da acesso a uma usina de cana-de açúcar, na madrugada do dia 6 de julho de 2022.

A principio, a Polícia Civil investigava se o caso se tratava de um crime passional, devido as vítimas, identificadas como Hermínio Lopes, de 48 anos de idade, e Rangeli Gomes, de 46 anos, serem casadas com outras pessoas e vistas com frequência pelos moradores da região indo juntas durante a noite para a localidade.

Porém, com a prisão do pastor, que foi flagrado usando o carro de Josenildo e o celular de Rangeli, uma nova linha investigativa sobre um caso de latrocínio (roubo seguido de morte) está sendo analisada.

O pastor, que também trabalha como vigilante de um cemitério e é morador da região, alegou que via as vítima com frequência na localidade e que agiu com a ajuda de outra pessoa.

O homem foi encaminhado para a Delegacia de Polícia, onde está detido à disposição da Justiça.

O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.




Dois homens foram executados com tiros na cabeça dentro de carro em JP

Dois homens foram encontrados mortos com tiros na cabeça após terem assaltado uma família, na noite dessa quarta-feira (20), em Bayeux, na Grande João Pessoa.

O assalto aconteceu quando três homens invadiram uma casa e renderam uma mulher e seu filho alegando que queriam uma quanta em dinheiro que sabiam que teria na residência, mas o filho negou essa informação e negociou para que os criminosos levassem aparelhos eletrônicos em troca de não cometerem nada de mais grave contra ele e a mãe.

Com isso, o assaltantes pegaram os aparelhos e fugiram em um carro, porém instantes depois dois deles, que estavam nos bancos da frente, foram encontrados executados dentro do veículo.

Uma das linhas de investigação é que o trio teria assaltado a casa errada e que durante uma discussão entre eles, dois acabaram mortos e um ferido.

O ferido teria fugido do carro e depois socorrido para o Hospital de Emergência e Trauma da capital.

Conforme a assessoria da unidade informou ao Notícia Paraíba, o paciente, Edilson Higor Lima Correia, de 24 anos de idade, segue internado com estado de saúde considerado grave.

Devido o quadro clínico do suspeito ainda não foi confirmado pela Polícia Civil se ele seria o terceiro envolvido no assalto e as circunstâncias da morte dos outros dois.

Veja o vídeo:




Período de Convenções partidárias começa nesta quarta-feira (20) e vai até dia 5 de agosto

As convenções partidárias, evento que oficializa os nomes dos candidatos às eleições, se iniciam nesta quarta-feira (20), conforme o Calendário Eleitoral do Tribunal Superior Eleitoral. O prazo estabelecido pelo TSE para eventos deste tipo vai de 20 de julho a 5 de agosto.

A nível nacional, o PDT lançará nesta quarta (20), em Brasília, a candidatura de Ciro Gomes ao Palácio do Planalto. No dia seguinte, quinta-feira (21), o PT deve oficializar o ex-presidente Lula como candidato do partido. 

No final de semana, o Avante e o PL vão formalizar também os seus respectivos candidatos na disputa. No sábado (23), em Belo Horizonte, será lançada a candidatura de André Janones e, no domingo (24), no Rio de Janeiro, a chapa de Jair Bolsonaro à reeleição.

Há a expectativa de que o Novo lance Luiz Felipe d’Ávila, no dia 30, em São Paulo, e o União Brasil deve oficializar a candidatura de Luciano Bivar, em 5 de agosto, também na capital paulista.

O MDB ainda não tem uma data prevista para o ato que divulgará Simone Tebet como a postulante do partido




Nova Lei Geral do Esporte, que tramita no Congresso Nacional, provoca divisão entre atletas e clubes

 

Em tramitação no Congresso Nacional, o projeto que cria a Lei Geral do Esporte, originário do Senado, atualiza a Lei Pelé e consolida em um uma única legislação uma série de normas referentes à prática esportiva no Brasil. Porém, nem tudo são flores nesse processo. Há um ponto que está provocando divergência entre clubes e atletas: as regras de contratação, demissão e rescisão contratual.

Em relação ao tema divergente, o texto aprovado na Câmara Federal trouxe mudanças em relação ao texto original. O dispositivo em questão dá aos clubes a possibilidade de estipular um valor reduzido a ser pago em caso de rescisão contratual.

A Lei Pelé – em vigor – obriga o pagamento de 100% do valor referente ao vínculo completo, mesmo que ele seja encerrado anteriormente. Com a mudança, os times terão a opção de negociar a redução no ato da contratação, deixando estabelecida a quantia a ser acertada em caso de rescisão.

Na esteira desse imbróglio, o deputado Felipe Carreras (PSB-PE), relator da nova Lei Geral do Esporte, tem sido alvo de críticas de jogadores de futebol. Em recente entrevista ao Estadão, o parlamentar deu a sua interpretação sobre a parte controversa do Projeto de Lei 1153/19.

De acordo com o deputado, os futebolistas não entenderam o conteúdo da proposta e estão, em sua visão, sendo influenciados por “advogados milionários”.

“Acho que eles não estão tendo a informação devida. Muitos estão copiando e colando mensagens sem ter a profundidade do texto”, afirmou Carreras em entrevista ao Estadão.

Felipe Carreras avalia que a postura dos atletas é resultado de manipulação de um grupo de advogados. “Quem está mandando o insumo das mensagens é um grupo pequeno de advogados que ganham muito dinheiro. Isso vira verdade e eles transformam em material de guerra na internet. Os jogadores não têm noção do conteúdo. Eles não pararam para ler o texto”, destaca o parlamentar na entrevista ao Estadão.

O deputado assegura que a nova lei não reduz direitos dos atletas, inclusive dos que ganham um salário-mínimo, que corresponde a 82% da categoria no Brasil. Segundo relatório da CBF, pouco mais de 23 mil atletas ganham até um salário mínimo e 13,68% ou 3.859 jogadores recebem até R$ 5.000,00.

“Estão falando sem saber que o contrato de um ano com a multa de 100% veio justamente para proteger os jogadores que recebem salário mínimo, que ganham pouco”, argumenta.

Ao rebater a informação de que os futebolistas não foram consultados sobre o assunto, Carreras diz ter se encontrado com diferentes entidades e associações para debater sobre os detalhes do projeto de lei. Ele informa ter se reunido com membros da Federação das Associações de Atletas Profissionais (Faap) e também presidentes de alguns clubes das Séries A e B.

Felipe Carreras diz, ainda, ter realizado uma audiência pública no ano passado.

Atletas

Bem-informados ou não, o fato é que os atletas estão descontentes com alguns pontos da proposição. A categoria entende que a lei aprovada na Câmara na semana passada vai reduzir direitos trabalhistas da classe. Por essa razão, os profissionais deflagraram campanha contra o projeto e fizeram protestos durante jogos da última rodada do Brasileirão, ficando imóveis com a mão na boca durante alguns segundos antes das partidas.

A campanha com condenação do texto corre pais afora, a partir de publicações nas redes sociais dos atletas.

Romário

Os jogadores querem que Romário (PL-RJ) seja o relator do projeto no Senado, onde o texto voltará a ser apreciado porque sofreu modificações. De acordo com o Estadão, Romário ouviu as reivindicações dos atletas em recente reunião e prometeu ajudá-los.

Ocorre que no Senado pouco pode ser feito no sentido de modificar o projeto, já que na Casa não pode propor novas regras, apenas desfazer modificações que ocorreram na Câmara.

Clubes

Depois de jogadores de futebol terem ido ao Senado Federal reclamar das mudanças propostas na Lei Geral do Esporte, os clubes rebateram e convocaram suas torcidas para defender as alterações da nova legislação.

Nesta sexta-feira (15), times das séries A, B, C e D usaram seus perfis em redes sociais para pedir que o texto, responsável por consolidar toda a legislação esportiva, seja aprovado pelo Senado.

“O que estamos procurando é um equilíbrio maior da relação entre clube e atleta no que toca os contratos de trabalho”, disse o presidente do Atlético Mineiro, Sérgio Coelho, em entrevista à imprensa.




Governo da Paraíba lança edital com 400 vagas para intercâmbio internacional

O Governo da Paraíba lançou editais do ‘Projeto Conexão Mundo – Estudantes’, referentes a intercâmbios internacionais que serão realizados a partir de setembro de 2022. São 400 vagas para experiências em países como Inglaterra, Escócia, País de Gales, Canadá, Espanha e Chile, nas áreas de intercâmbio linguístico, educacional e formação profissional.

“Como professor, esse é um programa que me deixa muito feliz por saber que nossos estudantes terão oportunidades únicas de muito conhecimento, cultura e educação. Uma verdadeira e rica experiência de vida”, disse o governador João Azevêdo.

Os editais apresentam quatro modalidades para inscrição: Ensino Médio no Exterior (High School); Curso de Idiomas no Exterior; Educação Profissional e Primeira Chance Internacional e podem se inscrever estudantes classificados para terceira etapa do projeto.

A primeira fase do projeto foi realizada entre os meses de janeiro e março deste ano, com a participação de 3.744 estudantes que aprenderam a Língua Inglesa e Espanhola para se classificar para segunda fase, realizada em abril e maio de 2022 com estudo dirigido e aplicação de prova de conhecimentos, em junho. Dos 1.714 estudantes aptos para segunda fase, 400 serão aprovados para a terceira e última etapa para vivenciar a experiência do intercâmbio internacional.

Conexão Mundo

É um projeto educacional da Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba que dispõe sobre a promoção da cooperação internacional, da formação qualificada e estratégica e o desenvolvimento científico e tecnológico no Estado da Paraíba por meio do intercâmbio educacional, formação profissional internacional e demais ações.

Segundo o secretário de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia da Paraíba, Cláudio Furtado, os editais estão voltados ao intercâmbio de estudantes dos cursos de inglês e espanhol, além da nova modalidade que contempla uma etapa do Programa Primeira Chance, voltado ao mundo do trabalho. “São novas oportunidades para os nossos estudantes que poderão desenvolver, cada vez mais, suas atividades em uma nova língua. Essa experiência de vivência no exterior é muito importante para os filhos da Paraíba, além da valorização do protagonismo desses nossos estudantes”, disse.

O projeto contempla estudantes e professores da Rede Estadual de Ensino por meio da oferta de cursos de idiomas e formação continuada a partir de parcerias com instituições internacionais. A estudante Glaura Ferreira, da escola EEEF Professora Argentina Pereira Gomes, de João Pessoa, participa do projeto Conexão Mundo e foi classificada para a terceira etapa. Segundo ela, a ansiedade deu lugar à euforia ao chegar tão perto da tão sonhada viagem internacional. “Depois de todo trabalho e dedicação, estamos com aquele gostinho de ansiedade porque podemos ter a oportunidade de conhecer outros países e praticar o que já estudamos”, contou a estudante que optou pela Língua Inglesa e sonha em ser professora.




ACEPB convoca associados para Assembleia neste sábado ,23

A Associação dos Cronistas Esportivos da Paraíba (ACEPB) realiza, neste sábado (23), uma Assembleia Geral Extraordinária para deliberar assuntos diversos, conforme previsto no Edital publicado no dia 24 de junho próximo passado. Por essa razão, o presidente da entidade classista, desportista Ailton Cavalcanti, convida os associados para participar do evento.

O evento será realizado na sede da ACEPB, na Rua da República, nº 880, Centro, em João Pessoa, a partir das 10h.

No dia 21 de julho de 1954, foi realizada a primeira Assembleia Geral da Entidade, após sua fundação registrada dias antes – 13 de junho do mesmo ano. Porém a ACEPB só foi registrada oficialmente (Cartório de Registro) no dia 19 de setembro de 1957. Essas três datas, emblemáticas, constam no documento de registro da entidade.

De acordo com o presidente Ailton Cavalcanti, a Assembleia deste sábado será momento oportuno para a categoria definir o dia, afinal, comemorativo à fundação da ACEPB, vez que existem três datas importantes de sua história. “Como temos mais de uma data importante em nossos registros, é oportuno escolher uma para, doravante, ser o dia oficial de fundação da ACEPB”, argumentou.

História

O primeiro presidente da ACEPB foi o radialista Giácomo Zaccara, seguido pelos também radialistas Otinaldo Lourenço de Arruda Melo, João Carlos Franca, Hudson Azevedo, Jarbas Hermano Barbosa Gomes e João Elias Bernardes. Estes foram também os fundadores da entidade.

Presidentes

Grandes nomes da crônica esportiva paraibano também dirigiram a ACEPB, tais como Ivan Bezerra de Albuquerque, Benedito Souto, Ivan Thomaz, Laercio de Almeida, João de Sousa Sobrinho, Fernando Heleno Duarte, Marciano Soares da Costa e Hermes Taurino da Silva (falecidos). A lista de ex-presidentes da entidade conta também com os nomes de Marcos Aurélio Toscano, Carlos Pereira de Carvalho, Eudes Moacir Toscano, João Tomé Camurça e Ronaldo Ferreira Belarmino (vivos)