Saiba quais são os 10 maiores colégios eleitorais da Paraíba nas eleições desse ano

A Paraíba tem 3.091.684 milhões de eleitores aptos a votar nas Eleições 2022, segundo dados divulgados pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última sexta-feira (15). As mulheres representam 52,86% do público votante, enquanto os homens somam 47,14%. Os números representam um crescimento de 7,81% em relação ao pleito eleitoral de 2018.

De acordo com o TSE, João Pessoa e Campina Grande são os dois maiores colégios eleitorais com 559.205 e 296.494 eleitores, respectivamente.

Na Grande João Pessoa, Santa Rita tem 98.394 mil eleitores, Bayeux tem 73.291 mil e Cabedelo soma 51.041 mil. Ao todo, são 222.726 mil pessoas aptas a votar.

O levantamento feito pelo TSE também revela que 21,08% do eleitorado paraibano é formado por analfabetos ou pessoas que apenas leem e escrevem. Apenas 35,34% dos eleitores conseguiram completar o ensino médio.

Por outro lado, 13,52% alcançaram o ensino superior. Desses, 260.054 mil concluíram o 3º grau e 157.892 mil ainda estão cursando.

 

Redação com G1/PB




Série C ; Botafogo-PB vence o Ypiranga e Campinense bate o Ferroviário

O Botafogo–PB conquistou um grande resultado na noite deste sábado (16), ao vencer de virada o Ypiranga-RS por 2 a 1, em partida válida pela 15ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série C. O jogo aconteceu na cidade de Erechim (RS). Já o Campinense, na luta contra o rebaixamento, derrotou o Ferroviário por 2 a 0 no Amigão.

No Rio Grande do Sul, os gols da vitória do Belo foram marcados por Gustavo Coutinho, destaque do jogo, ambos no segundo tempo. João Pedro marcou o único gol do Canário de Erechim, no primeiro tempo. 

Com o resultado, o Botafogo segue bem no campeonato, na terceira colocação com 25 pontos e sete vitórias, atrás somente de Mirassol com 19 e Paysandu com 26 pontos. O Ypiranga é o décimo primeiro colocado com 19 pontos e quatro vitórias.

Campinense

Jogando em casa, o Campinense precisava buscar a vitória a qualquer custo. Na vice-lanterna da competição e diante de um adversário direto, a Raposa precisava dos três pontos para não se complicar no torneio. Partindo para cima e criando boas chances desde o início, os paraibanos foram felizes e chegaram aos três pontos.

Aos 33 minutos do primeiro tempo, Willian Anicete mandou para a rede e abriu o placar, após receber bom passe de Emerson. Nos minutos finais, nenhum dos times mexeu no marcador. Na etapa final, aos 31 minutos, Carlos Maia fez boa jogada e marcou o segundo para selar o placar.




Mais de 300 professores aprovados em concurso são convocados pelo Governo da PB

A lista completa dos convocados pode ser consultada no DOE, onde também constam as informações sobre documentos e exames de saúde necessários à admissão no quadro de servidores estaduais.

O Governo da Paraíba publicou neste sábado (16) uma convocação de mais de 300 professores para atuar na educação básica aprovados em concurso para o quadro da Secretaria de Estado da Educação, da Cultura e da Ciência e Tecnologia.

A relação dos nomeados está disponível na edição do Diário Oficial do Estado (DOE) publicada neste sábado (16).

A convocação está divida em três anexos no DOE, totalizando mais de 300 servidores efetivos, somando convocados para as vagas remanescentes em virtude da desistencia ou nao cumrpiemntos dos requisitos para a posse e convocados para vagas oriundas da exclusiva necessidade, interesse e conveniência da administração pública.

Os profissionais serão distribuídos conforme demanda para as 14 gerências regionais de ensino, distribuídas entre João Pessoa, Guarabira, Campina Grande, Cuité, Monteiro, Patos, Itaporanga, Catolé do Rocha, Cajazeiras, Sousa, Princesa Isabel, Itabaiana, Pombal e Mamanguape. Eles vão atuar no ensino básico 3.

Nomeação

A lista completa dos convocados pode ser consultada no DOE, onde também constam as informações sobre documentos e exames de saúde necessários à admissão no quadro de servidores estaduais.




Paraíba tem cinco pré-candidatos a governador que ainda fecharão chapas para as Eleições 2022

Momento é de definir coligações entre partidos e assim, escolherem os candidatos para os cargos eletivos.

Eleitores devem ir às urnas em outubro (Foto: Divulgação)

 

Os 35 partidos do Brasil têm até o dia 5 de agosto para realizar suas convenções partidárias. Reunidos com seus filiados, o momento é de definir coligações com outras legendas e escolherem os cargos eletivos. Confira abaixo as chapas formadas e quem já lançou pré-candidatura para o Governo da Paraíba e Senado Federal.

Adajany Simplicio (PSOL)

Primeiro partido da Paraíba a realizar sua conferência, em 25 de junho, Adjany Simplicio saiu como pré-candidata ao Governo da Paraíba e Jardel Lima (UP), como vice.

No Senado, o PSOL aprovou o professor e advogado Alexandre Soares como pré-candidato, Celso Batista, Jornalista e Servidor Público do TJPB, Sizenando Leal, professor, como suplentes.

Na chapa de Deputado Estadual serão 12 candidatos que somarão com os nomes já aprovados pela Rede. Na de Federal quem soma na chapa da Federação é Tárcio Teixeira, que foi candidato ao Governo da Paraíba em 2014 e 2018.

Pré-candidaturas de Deputados Estaduais pelo PSOL:

  • Candidatura Coletiva (JP/Caaporã);
  • Elizabeth Sena (Cajazeiras);
  • Eduarda Brito (Sta Rita);
  • Vera (JP);
  • Olímpio Rocha (CG);
  • Cleyton Ferrer (Sta Rita);
  • Nelson Junior (CG);
  • Ivon da Barra (Alagoa Nova);
  • Gilson Ferreira (Lagoa de Dentro);
  • Zé de Dunco (Damião);
  • Ciço Filho (JP/Catolé);
  • Zé Costa (Guarabira).

João Azevêdo (PSB)

A especulação em torno da chapa do governador é grande e Republicanos e Progressistas disputam uma vaga desde que o deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) anunciou que não disputaria uma vaga no Senado Federal e sim a reeleição.

Na mesma ocasião, Aguinaldo anunciou que o Progressistas indicaria o nome de vice-governador de João, cargo que estava sendo pleiteado pelo Republicanos.

Em reunião com João Azevêdo, o Republicanos indicou Wilson Filho e Raimundo Lira para a vaga na chapa majoritária. Já o Progressistas indicou o nome do vice-prefeito de Campina Grande, Lucas Ribeiro, mas nada ficou definido.

A convenção do PSB está marcada para esta quinta-feira (14) e deve definir os nomes.

Pedro Cunha Lima (PSDB)

O deputado federal Pedro Cunha Lima é pré-candidato ao Governo da Paraíba pelo PSDB, mas o partido ainda não realizou sua convenção. O nome do seu vice ainda está em aberto.

Sobre senador,o deputado federal Efraim Filho (União) confirmou que deve concorrer com o Cunha Lima.

Segundo ele, o anúncio deve ser feito com vários nomes da oposição na Paraíba, incluindo o ex-senador Cássio Cunha Lima e o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD).

Veneziano Vital (MDB)

A Federação PT, PCdoB e PV na Paraíba (PT) assinou e enviou à Brasília, nesta terça-feira (12), a ata sobre apoios com os nomes de João Azevêdo e Veneziano para governador e de Ricardo e Rangel Júnior para Senado.

Apesar disso, os nomes para vice-governadores ainda não foram divulgados.

A Executiva Estadual do PT já tinha indicado possíveis candidatos a vice na chapa de Veneziano.

Foram escolhidos os nomes da professora universitária e militante dos direitos humanos, Maria Luiza Alencar Feitosa; a ex-prefeita do Conde, Márcia Lucena; o ex-prefeito de Patos, Lenildo Morais; e o advogado e presidente do Diretório do PT de João Pessoa, Antônio Barbosa.

Nilvan Ferreira (PL)

O Partido Liberal (PL) na Paraíba emitiu nota no dia 11 de julho,reafirmando a pré-candidatura de Nilvan Ferreira para governador do Estado e de Bruno Roberto ao Senado. Contudo, o partido também ainda não realizou sua convenção.

Nomes de possíveis deputados e vice-governadores também não foram divulgados.

 

Major Fábio (PRTB)

O nome do ex-deputado federal Major Fábio foi pleitado como pré-candidato ao Governo pelo PRTB-PB, mas sem vice confirmado. Já o pastor Sérgio Queiroz colocou seu nome no pleito para o Senado Federal.

Antônio Nascimento (PSTU)

O PSTU lançou as pré-candidaturas de Antônio Nascimento ao governo e Alice Maciel como vice governadora. Nomes de candidatos ainda não foram divulgados.