Polícia é acionada para conter suposto atirador na UEPB

A mensagem começou a circular nos grupos paralelos de WhatsApp dos alunos da Escola Escola Agrotécnica do Cajueiro (EAC), do Campus IV da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), em Catolé do Rocha. O texto alertava sobre a realização de um “massacre” no local nesta segunda-feira (11), por isso, a direção da acionou a Polícia Militar.

Foi registrado um boletim de ocorrência pela instituição e a polícia encaminhou equipe até o local, além da segurança interna ter sido reforçada. Todas as atividades administrativas foram mantidas e até o momento nenhuma ameaça real foi detectada, o que leva a crer que a ameaça tenha sido uma brincadeira de mau gosto.

www.reporteriedoferreira.com.br




TRE marca eleição para novos vereadores de Monte Horebe. Os 9 atuais foram cassados por fraude eleitoral

Dizem que alguns fatos da política paraibana são de deixar o cabelo em pé. Pois bem. Vai aqui mais um exemplo: o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) bateu o martelo e as eleições suplementares proporcionais para a escolha de nove novos vereadores em Monte Horebe vai acontecer no dia 11 de dezembro. O caso é inusitado. Todos os parlamentares da cidade foram cassados, no dia 20 de junho, por suposta fraude eleitoral na cota de gênero. Como todos os votos recebidos por eles foram anulados, isso representou mais de 50% dos votos válidos e tornou prejudicado o pleito de 2020.

A decisão de realizar nova eleição foi proferida nesta segunda-feira (4), por unanimidade. Será utilizado o sistema eletrônico de votação e apuração. A Resolução TRE-PB nº 20/2022 instrui a realização da nova eleição para os cargos de vereador do município de Monte Horebe/PB e fixa o Calendário Eleitoral próprio. O município de Monte Horebe/PB, pertence à 40ª Zona Eleitoral (São José de Piranhas/PB). Poderá participar da eleição, o partido que, até seis meses antes do pleito, tenha registrado seu estatuto no Tribunal Superior Eleitoral e possua, até a data da convenção, órgão de direção constituído no município.

As convenções, para a escolha de candidatos, serão realizadas no período de 28 de setembro a 14 de outubro de 2022. Os partidos políticos solicitarão ao Juiz Eleitoral o registro de seus candidatos até as 19 (dezenove) horas do dia 24 de outubro de 2022. A propaganda eleitoral somente é permitida a partir do dia 25 de outubro de 2022.

Os nove vereadores e três suplentes foram acusados de fraude pelo lançamento de candidaturas laranjas de mulheres no pleito. Os magistrados, ao analisarem o caso, entenderam que houve fraude à cota mínima de 30% do gênero prevista na legislação eleitoral. Os vereadores acusados são Edigley Cardoso Ferreira, Júlio Cézar Ferreira Braga, Márcio José Nogueira, Iranaldo Pereira de Sousa, Joaquim Leite De Brito, José Nilton Pereira Dantas, Agamoneo Dias Guarita Júnior, Valtiere Silva Barreiro, José Soares De Sousa, além das suplentes Iracy De Sousa Cavalcanti Ferreira, Maria Marinalva Cardoso Dias e Josefa Alice da Costa.

O juiz Ferreira Ramos Júnior, relator da matéria, explicou ao blog que a necessidade de novas eleições decorre do fato de mais de 50% dos votos terem sido anulados. Não há paralelo na história das eleições no Brasil. Com isso, deve haver eleição para a substituição dos parlamentares atualmente no mandato.




IFPB abre inquérito interno sobre professor acusado de assediar alunas

Uma nota da Reitoria do Instituto Federal da Paraíba foi divulgada sobre a notícia de assédio no Campus Itabaiana. A Reitoria informou que ao tomar ciência de elemento factual indiciário, instaurou procedimento apuratório disciplinar que determinou o imediato afastamento das atividades funcionais do servidor citado.

O inquérito administrativo está sendo executado em paralelo com inquérito criminal, no âmbito da Polícia Federal/ Ministério Público Federal.

De acordo com a nota, desde que surgiram rumores nas redes sociais de que estaria ocorrendo assédio, a Instituição adotou um conjunto de medidas para esclarecer o caso.

O Conselho Disciplinar do Campus, composto por equipe multidisciplinar, investigou a informação, mas não conseguiu atestar a existência nem de assediados nem de assediadores diante dos fatos registrados até aquele momento.

Ainda segundo a nota, a Instituição considera o assédio “um repugnante e inadmissível atentado à dignidade da pessoa humana e sempre procede com rigor no combate a atos dessa natureza, quando registrados em seu universo institucional”.

Se confirmados, as punições podem ir de suspensões e até demissão do serviço público, resultantes de procedimentos administrativos disciplinares, resguardada a garantia ao pleno direito à ampla defesa e ao contraditório.

www.reporteriedoferreira.com.br




Eleições 2022: Semana começa com especulações diversas

Após dez dias de arrefecimento, até por conta dos festejos juninos, a pré-campanha na Paraíba volta nesta semana com especulações pra todos os gostos. Até 5 de agosto, dia de Nossa Senhora das Neves, muita água ainda vai rolar por debaixo da ponte política.
Primeiro, a segunda-feira (11) começa com notícia dando conta de que estaria  em curso a formação de um “chapão” da oposição encabeçado por Romero Rodrigues. Tudo isso, claro, com desistência de Pedro (PSDB) e Nilvan Ferreira (PL) – até hoje pré-candidatos ao Palácio da Redenção.

Os articulistas Walter Santos e Rui Galdino foram os primeiros a publicar os assuntos, com base em informações extraoficiais.

Walter já se antecipou, ao postar matéria agora há pouco com Nilvan Ferreira negando a possibilidade de união das oposições, ao tempo de refirmar a sua condição de pré-candidato ao governo do Estado nas eleições deste ano.

– Trata-se de Fake News, pois nem o PL nem o presidente Bolsonaro estão aí, não, com isso – afirmou Nilvan ao portal WSCOM. Em seguida, o pré-candidato arrematou: “Zero de chance disso acontecer, até porque o PL tem candidatura definida e inegociável”.

Caro leitor, especulações à parte, não se engane! Tudo vai ser decidido na undécima hora, até o entardecer do dia 5 de agosto, prazo final das convenções partidárias.

Até as convenções, é possível que acordos sejam firmados e revelados publicamente. Porém, tudo pode ser desmanchado e remontado nos acréscimos, como acontece no campo do futebol.

Latest News

Nos bastidores, há ainda informação de que o grupo do governador João Azevêdo teria prometido vaga de Conselheiro para Pedro. Em troca, evidente, receberia o apoio do grupo Cunha Lima.  E, de quebra, contaria com a volta de Efraim Filho ao ninho governista.

Como diz a música ‘A Natureza das Coisas’: amanhã pode acontecer tudo, inclusive nada!

www.reporteriedoferreira.com.br




Madrugada sangrenta na PB com três assassinatos

Homem é morto com tiros na cabeça durante  briga

Um homem de 28 anos foi morto com vários tiros na madrugada desta segunda-feira (11) na cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa.

Segundo a Polícia Militar, um morador da localidade teria ligado para o Ciop informando que estava havendo uma discussão em um ginásio e polícia foi até o local.

Ao chegar no local, os policiais encontraram Jonatas Nascimento dos Santos baleado na cabeça. A vítima foi atingida com três tiros, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas e a Polícia Civil está investigando o caso.

Homem é assassinado a tiros no bairro do Rangel

Um homem foi morto a tiros na noite desse domingo (10) enquanto assistia uma partida de futebol com amigos no bairro do Rangel, em João Pessoa.

Segundo a Polícia Militar, Felipe Pereira, conhecido popularmente como ‘Bodão’, teria saído para atender uma ligação quando foi surpreendida pelos suspeitos.

O homem foi atingido com vários tiros e chegou a ser socorrido pelos amigos para um hospital, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos e morreu antes de dar entrada na unidade.

Conforme a PM informou ao Notícia Paraíba, Felipe tinha passagem pela polícia.

A autoria e motivação do crime ainda não foram descobertas e a Polícia Civil já está investigando o caso.

Veja o vídeo:

Popular é morto a facadas no sertão

Popular é encontrado morto com marcas de perfurações de faca na região de Sousa
O corpo da vítima foi encaminhado ao NUMOL para realizar o exame cadavérico
Sertão Informado10 de julho de 2022

Por volta das 17h deste domingo (10), a Polícia Militar foi acionada para averiguar um encontro de cadáver em uma residência no Sítio Ramada, zona rural de São Francisco, na região de Sousa.
Uma guarnição deslocou-se ao local e constatou a veracidade da ocorrência, encontrando o corpo de um popular de prenome Tiago, apresentando perfurações de arma branca (faca).
A área foi isolado até a chegada da Polícia Civil para ser feita a perícia. Em seguida, o corpo da vítima foi encaminhado ao NUMOL para realização do exame cadavérico.

Acredita-se que Tiago tenha sido vítima de um crime de homicídio, entretanto suspeita-se também que ele tenha cometido suicídio. O caso está sendo investigado pela polícia.

Homem é assassinado a tiros em João Pessoa

Homem é assassinado a tiros enquanto portava substância semelhante a cocaína

Um homem foi assassinado a tiros de arma de fogo enquanto portava uma substância semelhante a cocaína, na trade desse sábado (9), no bairro José Américo, em João Pessoa.

O crime aconteceu por volta das 15h30, quando o homem, que estava em uma motocicleta foi surpreendido por um carro ocupado por três homens, dos quais um deles teria saído do veículo e atirado.

A vítima, identificada como Jorge Flávio Patrício, de 45 anos de idade, caiu ao lado da moto ainda ligada e morreu no local.

Segundo a Polícia Militar informou ao Notícia Paraíba, testemunhas não souberam informar se ele era uma morador da comunidade.

O corpo foi encaminhado para perícia no Instituto de Polícia Científica (IPC), assim como a substância apreendida.

A motivação e autoria do crime seguem sendo investigadas pela Polícia Civil.




Diário Oficial divulga 2ª lista de convocação de candidatos aprovados em processo seletivo da PB Saúde

A Fundação Paraibana de Gestão em Saúde (PB Saúde) divulgou, na edição desta quinta-feira (7) do Diário Oficial do Estado da Paraíba, a 2ª Convocação de candidatos aprovados em processo seletivo.

Os candidatos devem apresentar os documentos necessários para contratação a partir desta sexta-feira (8) até o dia 12 deste mês, de forma eletrônica, por meio do link https://tinyurl.com/ProcessoSeletivo-PBSAUDE.. A lista contempla 53 profissionais em cargos de níveis médio e superior, para atuar na primeira unidade gerenciada pela Fundação, o Hospital Metropolitano Dom José Maria Pires, em Santa Rita.

Além do cargo de Auxiliar de Farmácia, que convocou novos candidatos, também foram convocados os primeiros aprovados nos cargos de Estoquista, Médico – Cirurgia Cardiovascular, Médico – Radiologia Intervencionista Endovascular, Médico – Neurorradiologia, Médico – Cardiologia Ecocardiografista, Médico – Cardiologia Intervencionista (Hemodinâmica), Instrumentação em Cirurgia Neurológica e Técnico de Equipamento Médico Hospitalar.

O processo seletivo tem a validade de 12 (doze) meses, a contar da data de publicação da homologação, e pode ser prorrogado por igual período, a critério da Fundação.




Prefeitura de João Pessoa convoca 51 aprovados em concurso público

Centro Administrativo de João Pessoa – Foto: Cornélio Felipe/Secom-JP

A Prefeitura de João Pessoa convocou, através da Secretaria de Administração (Sead), 51 novos servidores aprovados em concursos públicos para se integrarem aos quadros da administração pública municipal. Foram nomeados 33 profissionais da Saúde, 9 assistentes administrativos, 4 agentes de controle urbano, 4 engenheiros e um arquiteto. Com esta convocação, a atual gestão chega a 876 novos servidores de carreira ingressando no serviço público na Capital através de concurso público desde janeiro do ano passado.

“Estas nomeações representam uma melhoria na prestação dos nossos serviços públicos oferecidos à população, pois damos posse a profissionais qualificados e preparados para o desempenho de suas funções. Realizamos concurso público no ano passado e aproveitamos outros concursos anteriores para garantir este ganho em qualidade na Prefeitura com estes profissionais”, afirmou o secretário de Administração de João Pessoa, Valdo Alves.

De acordo com o secretário, a gestão do prefeito Cícero Lucena já chamou mais servidores do que aqueles previstos nos editais dos concursos públicos com o intuito de modernizar a gestão municipal. Dentre os novos nomeados, alguns chegam também para substituir servidores nomeados e empossados recentemente mas que também foram aprovados em outros concursos e optaram por pedir a exoneração, abrindo vaga para novos profissionais.

A partir da publicação do Edital de nomeação no Diário Oficial do Município, os novos nomeados têm 30 dias para se dirigirem à Divisão de Posse (Dipoc) da Secretaria de Administração, para assumirem suas respectivas funções na administração pública municipal. Antes disso, no entanto, eles devem se apresentar na Junta Médica para a realização do exame pré-admissional, realizando agendamento prévio, de 8h às 12h, através do telefone (83) 3222-6627.

A Junta Médica fica localizada na Rua Francisca Moura, 695, no Centro. Lá, o nomeado deve apresentar os resultados dos exames relacionados no Edital de Convocação, tais como hemograma, glicemia e avaliação cardiológica, entre outros. Em seguida, de posse do exame médico pré-admissional fornecido pela Junta Médica, ele deve comparecer à Sead, no Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, nos horários de 8h às 12h e de 13h às 17h, devendo apresentar também cópia dos documentos listados no Edital de Convocação, como RG, CPF, Título de Eleitor com comprovante da última eleição, entre outros.

Veja o Diário Oficial com lista de nomeados da Saúde clicando aqui.

Veja o Diário Oficial com lista de nomeados da Administração, Planejamento e Desenvolvimento Urbano clicando aqui.

www.reporteriedoferreira.com.br



Novas regras do INSS entram em vigor; saiba o que muda

Trabalhadores, aposentados e pensionistas que forem às agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) terão novas regras de atendimento a partir desta segunda-feira (4). As mudanças abrangem horários de abertura ao público, tipo de agendamento, o direito a acompanhante, a entrega de documentos e a validade de carteiras de identidade antigas.

As agências deverão funcionar por 12 horas diárias, com o horário de abertura fixado entre as 6h30 e as 10h. No entanto, o horário de atendimento ao público em geral deverá começar entre as 7h e as 8h, funcionando por seis horas diárias ininterruptas. O horário da tarde será dedicado a perícias médicas agendadas e a outros atendimentos internos.

Identificação

A portaria regulamentou a identificação para o público externo entrar na agência. O segurado deve apresentar documento oficial com foto. Doentes e pessoas a partir de 60 anos podem apresentar a carteira de identidade, que deve ser aceita pelo servidor mesmo com rasuras.

A nova norma pretende diminuir o número de acompanhantes nos postos de atendimento. Apenas segurados com deficiência auditiva terão direito de entrar com acompanhante. Nas demais situações, caberá ao servidor responsável pelo atendimento decidir sobre a presença de mais uma pessoa no recinto.

Entrega de documentos

O Artigo 24 da portaria dispensa a exigência de procuração nas entregas simples de documentos nas agências do INSS. No entanto, a procuração (ou algum documento legal que comprove a representação) será pedida caso o representante tiver de se manifestar sobre o cumprimento de alguma exigência.

Nos processos de justificações administrativas, quando o segurado apresenta testemunhas com valor de prova, a agência deverá fornecer um servidor exclusivo para o atendimento. Ao marcar os depoimentos, o funcionário deverá informar se a testemunha depõe por determinação administrativa ou judicial.

Agendamento

A norma reintroduziu o agendamento prévio em quase todas as situações, para atendimento nas agências. O segurado poderá agendar a visita no aplicativo Meu INSS ou pelo telefone 135, recebendo uma senha ao chegar à agência no dia e na hora marcados. Os casos mais complexos ou que não possam ser resolvidos de forma remota podem ser agendados na Central 135 ou excepcionalmente nas agências, na modalidade “atendimento específico”.

O atendimento específico será autorizado nas seguintes situações:

• Impossibilidade de informação ou de conclusão do pedido pelos canais remotos;
• Quando a Central 135 não puder atender à demanda e houver orientação para que o operador mande o interessado a uma agência;
• Recursos pedidos por empresas
• Pedido de contestação de Nexos Técnicos Previdenciários (NTEP);
• Ciência do cidadão referente à necessidade de inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico);
• Reativação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), após atualização do CadÚnico;

Com informações da Agência Brasil

www.reporteriedoferreira.com.br

 




Prefeito Cícero Lucena anuncia reajuste de 33% no salário-base para servidores da Saúde

 

A saúde do município de João Pessoa vai receber o maior pacote de investimentos de sua história. Foi o que divulgou o prefeito Cícero Lucena durante coletiva de imprensa, realizada na manhã dessa quinta-feira (7). O gestor anunciou a reforma de 100% da Rede de Atenção Básica e a construção de novas Unidades de Saúde e novas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs). Além disso, destacou a ação que vai realizar seis mil procedimentos (entre exames, consultas e cirurgias) e um aumento salarial que vai beneficiar todos os níveis de profissionais assistenciais.

“Este é um momento histórico. Em um ano e seis meses, apesar da pandemia, pudemos nos planejar para resolver os problemas na saúde do nosso município. Estamos nos preocupando desde a estrutura física, a completa cobertura da cidade, tecnologia, procedimentos médicos e a valorização dos nossos profissionais, que é essencial para um atendimento adequado e digno à população”, afirmou Cícero.

Estrutura – O prefeito ainda anunciou uma intervenção estrutural que vai modernizar e ampliar a Rede Municipal de Saúde. A gestão vai reformar todas as Unidades Básicas e construir outras 12. O serviço de urgência também será reforçado com a construção de duas novas UPAs. No total serão investidos mais de R$ 50 milhões, garantindo a cobertura de toda a Capital.

Para o secretário municipal da Saúde, Luís Ferreira, a reforma e modernização da rede já existente é um dos atos mais urgentes. “A estrutura de nossa atenção básica é um dos nossos maiores problemas. Temos unidades sucateadas, que são interditadas recorrentemente por órgãos de classe por falta de condições de trabalho, uma herança que recebemos de gestões anteriores. Reformamos 12 prédios e até o final da gestão todas as unidades receberão os serviços”, afirmou.

No local, o prefeito já assinou a ordem de serviço para a reforma de cinco UBSs: Colinas do Sul, Viver Bem (13 de Maio), Mangabeira Integrada, Nova Conquista (Alto do Mateus) e Ilha do Bispo, além do CAPS AD do Rangel, do CEO Mangabeira e da coberta da enfermaria Filomena do Hospital Santa Isabel.

Aumento salarial – Um dos principais itens da pauta anunciada pelo prefeito Cícero Lucena foi a valorização dos servidores por meio da melhoria salarial. O gestor está concedendo o maior aumento da história para os trabalhadores da saúde, beneficiando diversos níveis e buscando resolver um dos grandes problemas da saúde: a falta de médicos pela ausência de interesse de profissionais em trabalhar na Rede. “Agora se encerra o ciclo onde não se pagava bem e onde não se trabalhava bem. Estamos oferecendo as condições e todos os profissionais serão cobrados para oferecer o melhor atendimento”, assegurou Cícero.

Para acabar com a falta de médicos na Atenção Básica, o prefeito lançou um programa de estímulo que inclui aumento de 33% sobre o salário base, o direito do médico de PSF dar dois plantões semanais de 12h nas UPAs, recebendo R$ 1.185 por plantão, e a implantação de gratificação por zonas de vulnerabilidade e dificuldade de contratação (grupo 1 – R$ 1 mil; grupo 2 – R$ 2 mil; grupo 3 – R$ 3 mil). Profissionais de nível superior médico assistencial recebem aumento de 33% sobre o salário base e aumento de 58% sobre o plantão extra (concursados/prestadores de serviço), cujo valor vai de R$ 750,00 para R$ 1.185.

No caso do nível superior assistencial (enfermeiro, fonoaudiólogo, assistente social, nutricionista, dentista, psicólogo, fisioterapeuta, bioquímico, biomédico e farmacêutico) foi anunciado um aumento de 33% sobre o salário base e aumento de 58% sobre o plantão (acima da carga horária). O valor do plantão extra para superior (concursados/prestadores de serviço): vai de R$ 154 para R$ 243.

Os benefícios também se estendem para outros profissionais. No caso do nível técnico assistencial (auxiliar de saúde bucal, técnico de enfermagem, técnico de laboratório e técnico de radiologia), vai haver incorporação da complementação sobre o salário base (transformando o salário base no valor cheio do salário-mínimo), aumento de 33% sobre o salário base (após incorporação da complementação) e aumento de 58% sobre o plantão (acima da carga horária). O valor do plantão extra (prestadores de serviço/concursados) passa de R$ 65 para R$ 103. Servidores administrativos receberão 10% de aumento no salário base.

Cirurgias – Quem vai realizar procedimentos também recebeu boas notícias. “Nós estamos unindo o programa Opera João Pessoa ao Opera Paraíba e aumentando assim a nossa capacidade de atendimento. Serão realizados seis mil procedimentos nos próximos três meses, incluindo cirurgias, exames e consultas”, explicou o secretário municipal da Saúde, Luís Ferreira. Estão inclusas cirurgias ortopédicas, de vesícula, de hérnia e de catarata. Eles serão realizados no Hospital Santa Isabel, no Complexo Hospitalar de Mangabeira e no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena.

Já os exames e consultas incluem ultrassonografia, mamografia, radiografia, eletrocardiografia, ecocardiografia, exames laboratoriais e consultas em cardiologia, ortopedia, cirurgia geral, oftalmologia e consultas em circulação vascular. Estes procedimentos serão realizados este mês nos bairros Mangabeira (Ginásio Hermes Taurino, dias 9 e 10), em Cruz das Armas (Escola Professor Oscar de Castro, dias 16 e 17), no Costa e Silva (Escola Duque de Caxias, dias 23 e 24) e em Valentina (Escola Dom Helder Câmara, dias 30 e 31). Todas as ações acontecem das 8h às 17h.

Prontuário – Um dos itens anunciados cumpre uma das políticas centrais da gestão municipal, que é o aumento da eficiência do serviço público e a melhoria do atendimento utilizando a tecnologia como aliada. Já a partir de julho toda criança que nascer em João Pessoa terá o seu prontuário eletrônico criado. Da mesma forma, o benefício vai ser aplicado imediatamente a todos os pacientes do Complexo Hospitalar de Mangabeira. O prontuário eletrônico já é uma realidade em 22 Unidades Básicas de Saúde.

Estiveram presentes na coletiva desta quinta-feira os vereadores Toinho Pé de Aço, Bosquinho e Durval Ferreira, além da secretária executiva da Saúde, Janine Lucena.




14º salário do INSS: Atenção aposentados e pensionistas! Deputado diz que proposta pode ser aprovada; Veja detalhes

Aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) esperam pela liberação do 14º salário. A proposta, que tramita na Câmara dos Deputados desde 2020, ainda está em análise pelas comissões da Câmara. O valor estimado é de dois salários mínimos, hoje em R$ 2.424. Mas há alguma chance de ser aprovado?

Segundo o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), autor do projeto do 14º salário do INSS, a proposta está avançando. Atualmente, o texto ganhou um relator na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), deputado Ricardo Silva (PSD-SP). Continuará o progresso do subsídio extra.

 

O parlamentar ressalta que o projeto já passou por duas comissões, a Previdência Social e a Família e as finanças. Portanto, a aprovação na CCJ será definitiva, tornando desnecessária a necessidade de votação em plenário. Uma vez aprovado, seguirá diretamente para análise no Senado Federal.

 

 

Ajuda para aposentados

Para Mattos, a antecipação do 13º salário do INSS só demonstra a necessidade da liberação do 14º salário. Ele ressalta que o pagamento antecipado do abono natalino deixará o segurado sem recursos até o fim do ano.

Outro argumento do deputado em defesa de seu projeto é que os aposentados do INSS não tiveram acesso a auxílio emergencial durante a pandemia. O grupo ainda teve que usar grande parte do seu benefício para cobrir as despesas das famílias quando houve um período de isolamento social.

Para ele, a liberação do 13º salário no primeiro semestre não representa um dinheiro extra, mas um adiantamento do que já é direito dos aposentados e pensionistas. Se liberado, estima-se que o 14º salário tenha um custo estimado de R$ 40 milhões.

www.reporteriedoferreira.com.br