Fachin diz que ‘ninguém nem nada vai interferir’ nas eleições
O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Edson Fachin, afirmou nesta quinta-feira que a Justiça Eleitoral está “aberta a ouvir, mas jamais se curvará a quem quer que seja” e disse que “quem trata de eleições são forças desarmadas”. A dura fala do ministro ocorre em um momento de tensão entre a Corte eleitoral e as Forças Armada sobre as urnas eletrônicas.
Após a declaração, Fachin foi cumprimentado pelos demais integrantes da Corte e disse, reservadamente, que subiu o tom, “um pouco”, “mas que era o necessário”. A fala do ministro foi presenciada pelo GLOBO.
“Quem trata de eleições são forças desarmadas, e, portanto, as eleições dizem respeito à população civil, que de maneira livre e consciente escolhe seus representes. Logo, diálogo sim, colaboração, sim, mas na Justiça Eleitoral quem dá a palavra final é a Justiça Eleitoral. E assim será durante a minha presidência. A Justiça Eleitoral está aberta a ouvir, mas jamais estará aberta a se dobrar a quem quer que seja [sic] tomar as rédeas do processo eleitoral” , afirmou o ministro, que falou ao lado dos outros seis ministros que integram o TSE.
Disse ainda o presidente do TSE sobre a realização das eleições:
“Ninguém nem nada interferirá na Justiça Eleitoral. Não admitiremos qualquer circunstância que obste a manifestação da vontade soberana do povo brasileiro” , pontuou.
Ao lado de Alexandre de Moraes, Ricardo Lewandowski, Mauro Campbell Marques, Benedito Gonçalves, Sérgio Banhos e Carlos Horbach, Fachin visitou o local onde está sendo feito o último Teste Público de Segurança do Sistema Eletrônico de Votação, quando investigadores examinam e avaliam as soluções desenvolvidas pela equipe técnica da Corte para sanar as vulnerabilidades identificadas em novembro do ano passado.
Ainda segundo Fachin, “quem vai ganhar as eleições” deste ano “é a democracia”, garantindo que “isso certamente ocorrerá”. Segundo o ministro, o TSE está aberto a contribuições, mas lembrou que a Corte é um tirbunal que opera com racionalidade técnica.
“No Brasil de Hoje, quem duvida do processo eleitoral é porque não confia na democracia” , disse o presidente do TSE, que deixa o posto em agosto, quando passará a condução das eleições para Alexandre de Moraes.
Nesta quarta-feira, o presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a colocar em dúvida o sistema eleitoral, disse que “sabe o que está em jogo” e afirmou que o seu governo não aceita provocações.
“Nós sabemos o que está em jogo. Todos sabem o que o governo federal defende: defende a paz, a democracia e a liberdade. Um governo que não aceita provocações, um governo que sabe da sua responsabilidade para com o seu povo “, disse o presidente durante uma viagem ao Paraná.
Na quinta-feira da semana passada, Bolsonaro afirmou que o PL iria contratar uma empresa para fazer a auditoria nas eleições desse ano. Ele, porém, não especificou qual tipo de auditoria seria feita. Em ocasiões anteriores, o presidente já pediu a contagem pública dos votos, ou que eles possam ser impressos para serem recontados.
www.reporteriedoferreira.com.br
Foi preso pela Polícia Civil do Rio Grande do Norte, nesta quinta-feira (12), o terceiro acusado pela morte do ex-prefeito de Bayeux, Expedito Pereira.
O governador João Azevedo (PSB) está se mostrando um pouco irritado com as cobranças para definição da sua chapa majoritária.
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), impôs nova multa ao deputado federal Daniel Silveira (PTB-RJ) por descumprimento de medidas cautelares. Nesta quarta-feira, o ministro alegou que, enquanto a validade do decreto presidencial perdoando as penas não for julgada, as sanções seguem valendo. E determinou: “Verificada a não observância das medidas cautelares impostas em nove ocasiões distintas e considerando a multa diária fixada e referendada pelo Plenário desta Suprema Corte, é exigível nova sanção pecuniária, cumulativa à anteriormente fixada, no valor total de R$ 135 mil em desfavor do réu Daniel Lúcio da Silveira”.
O concurso 2480 da Mega-Senanão teve vencedores na faixa de seis acertos, mas alguns paraibanos acertaram quatro e cinco números e dividiram valores distintos do prêmio. O sorteio foi realizado na noite desta quarta-feira (11).
De acordo com o último boletim médico divulgado pelo Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, é considerado grave o estado de saúde da criança de apenas três anos atacada por um cão da raça pitbull. O caso foi registrado no fim da noite desta quarta-feira (11), no bairro de Mangabeira, Zona Sul da cidade.