CMJP aprova reajuste de 10% para servidores da Casa

A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou, na sessão ordinária híbrida desta terça-feira (26), a revisão dos vencimentos dos servidores da Casa. O Plenário aprovou ao todo quatro matérias, das quais, três Projetos de Lei Ordinárias (PLO) e um Projeto de Decreto Legislativo (PDL).

O PLO 990/2022, de autoria da Mesa Diretora da Casa, dispõe sobre a revisão geral anual dos vencimentos dos servidores efetivos do Poder Legislativo que o integram, bem como dos proventos e pensões correspondentes, passando os vencimentos dos referidos servidores, ativos e inativos, a serem reajustados com base no termo de acordo firmado entre a CMJP e a Associação dos Servidores Públicos Municipais do Poder Legislativo Municipal, no percentual de 10% a ser concedido em duas parcelas, sendo a primeira de 9%, com efeito retroativo a 1º de Março de 2022, e a segunda, de 1%, a partir de 1º de Dezembro de 2022, tendo como base de cálculo o mês de março, de forma cumulativa, mas não retroativa.

O presidente da Casa, vereador Dinho (Avante) destacou que houve uma extensa negociação que resultou nesse reajuste. “Estamos concedendo um reajuste de 9% aos servidores efetivos desta Casa, com 1% em dezembro, atingindo os 10% solicitados pelos servidores. O 1% será proporcional ao mês de dezembro e os 9% será de imediato com o retroativo ao mês passado, já vindo no mês de abril. Foi muito diálogo com os servidores e com o presidente da Associação, mas chegamos a um denominador comum. A Casa tem que reconhecer que esses servidores trabalham muito por essa instituição. Essa Casa trabalha toda semana, dia a dia e sem esses servidores nos auxiliando, seriam muito difíceis a manutenção e os despachos diários desta Casa. É uma conquista importante e um impacto muito grande na folha, só possível devido a aumento de nossa receita”, explicou.

Também aprovado foi o PLO 983/2022, do Executivo Municipal, que autoriza o Poder Executivo a promover a concessão do direito real de uso de espaços físicos e infraestrutura urbana em favor da instalação de redes de telecomunicações, com o objetivo de legitimar, sob a perspectiva jurídica, que o Município de João Pessoa autorize, por meio de concessão pública de direito real de uso, a utilização de espaços físicos e infraestrutura urbana para passagem de cabos de fibra ótica e instalação de outros equipamentos, para que seja tecnicamente viável a exploração da tecnologia do 5G.

Por sua vez, o PLO 967/2022, de Junio Leandro (PDT), altera o Artigo 2° da lei ordinária 14.476/2022, que regulamenta o repasse aos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e aos Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Incentivo Financeiro Adicional, aumentando de 30 para 90 dias o prazo para os afastamentos e licenças que impeçam o recebimento do repasse por parte dos agentes.

Os vereadores ainda aprovaram o PDL 49/2022, de autoria da vereadora Eliza Virgínia (PP), com a outorga do Título de Cidadão Pessoense ao pastor Raul Antônio Marques de Oliveira.

www.reporteriedoferreira.com.br




Mais de 700 caixas de cigarros contrabandeados são apreendidas em Lucena, PB

Uma operação da Polícia Militar apreendeu nesta terça-feira (26), mais de 700 caixas de cigarros contrabandeados, na cidade de Lucena, Litoral Norte da Paraíba. Durante a operação quatro pessoas foram presas e dois caminhões e duas vans também foram apreendidas.

A Polícia Militar informou que a carga era levada para o município de Lucena de barco, e era descarregada em caminhões e vans em uma casa em Costinha e, em seguida, era transportada para cidades da Paraíba e outros estados.

Os materiais apreendidos serão conduzidos para a sede da Polícia Federal.

www.reporteriedoferreira.com.br




Capitão do Exército é preso após efetuar disparos com pistola em via pública

Um capitão da reserva do Exército foi preso na madrugada desta terça-feira (26), em João Pessoa, após efetuar disparos para cima com uma pistola nas imediações do Hotel Tambaú.

O caso aconteceu por volta das 2h30, quando a polícia foi acionada sob denúncia de disparos em via pública.

O homem de 57 anos foi encaminhado para a Central de Polícia Civil, no bairro do Geisel. No local, ele teria desrespeitado policiais e chegou a dar uma cotovelada em uma vidraça, que foi quebrada. O suspeito ficou na Central até ser recolhido para o batalhão do Exército localizado no bairro de Cruz das Armas.

www.reporteriedoferreira.com.br




CONCURSO PC-PB: Divulgado resultado final das provas discursivas do certame

O Diário Oficial (DOE) desta terça-feira (26) traz o resultado final das provas discursivas do concurso público da Polícia Civil da Paraíba. Também foi publicada a convocação para os exames laboratoriais e médicos, bem como da avaliação biopsicossocial para aqueles que se declararam com deficiência.

Ao todo, foram oferecidas 1.400 vagas, distribuídas em cargos de níveis médio e superior, em cargos como delegado, escrivão, agente de investigação, perito oficial criminal, perito oficial médico-legal, perito oficial odonto-legal, perito oficial químico-legal, técnico em perícia, papiloscopista e necrotomista. O cargo mais concorrido é o de perito oficial odonto-legal, de área geral, com mais de 201 inscritos para uma vaga.

Veja o resultado no DOE, a partir da página 16

www.reporteriedoferreira.com.br