Presidente da ALEPB ainda trata como especulação postulação de Aguinaldo ao Senado

Para o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino (republicanos), a pré-candidatura do deputado federal Aguinaldo Ribeiro (PP) não existe e nunca existiu. De acordo com o chefe do Legislativo paraibano, atualmente, a Paraíba possui apenas três nomes colocados para disputar a vaga no Senado e o de Aguinaldo não está entre eles.

Em entrevista concedida nesta quinta-feira (31), Galdino sinalizou que desconhecia a pré-candidatura do progressista.

– Só existe candidatura ao Senado, do meu conhecimento do deputado Efraim (União Brasil), de Ricardo Coutinho (PT) e de Bruno Roberto (PL). Para mim só existem essas três candidaturas postas, as demais são especulações e são narrativas de candidaturas que ainda não foram postas e que não existem, pelo menos no imaginário politico do povo paraibano”, disse o parlamentar.

O anúncio da pré-candidatura de Aguinaldo Ribeiro ao Senado, segundo o governador João Azevêdo (PSB), deverá acontecer nos próximos. Caso seja candidato, existe a possibilidade do Progressista estar na majoritária de João nas eleições deste ano.

 

www.repoteriedoferreira.com.br  /PB Agora




O Diário Oficial do Estado circula com os atos de exoneração de secretários

João Azevêdo exonera Efraim, Eva, Murilo e Zé Marco

 

AddThis Sharing Buttons

Share to WhatsAppWhatsAppShare to Telegram

O Diário Oficial do Estado da Paraíba circula hoje com os atos de exoneração, a pedido, de três secretários do governador João Azevêdo (PSB). Foram desligados o secretário de Agricultura, Efraim Morais – que pediu para deixar o cargo na última sexta-feira, 25, já que o filho (Efraim Filho) deve ser candidato ao Senado na chapa de Pedro Cunha Lima (PSDB), adversário do governador – além do titular da Articulação Política, Murilo Galdino e a executiva, Eva Gouveia; bem como o secretário executivo de Esporte e Lazer, José Marco Nóbrega. Os três devem disputar as eleições deste ano e, por isso, precisaram deixar o Governo.

Para substituir Eva, que volta à Câmara de Campina Grande, foi nomeado João Paulo Spencer, principal assessor da vereadora. Ele vai chefiar o escritório de representação do Governo na Rainha da Borborema. Já o filho de Eva, Robson Ramos Gouveia, foi nomeado como assistente de gabinete do governador.

Outra nomeação feita pelo governador foi de Laio Almeida Pimentel, filho do vereador Antônio Pimentel. Ele vai ocupar o cargo de supervisor da 3º Gerência Regional de Saúde.

Na mesma edição do DOE consta ainda a exoneração de Elília Maria Pombo, indicação do senador Veneziano Vital (MDB), da diretoria geral do Hemocentro de Campina Grande. No lugar dela foi nomeado Ilmar Facundo da Silva.

 




Bolsonaro faz nova ameaça ao Judiciário sobre eleições e diz que o bem vencerá

Share to WhatsAppWhatsAppShare to Telegram

O presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou a ameaçar o Judiciário sobre o resultado das eleições de 2022, desta vez em discurso nesta quarta-feira (30) no Rio Grande do Norte.

Ele disse que os votos das eleições serão contados, sem explicar como, já que o voto impresso foi derrubado pelo Congresso em meio a discursos golpistas do presidente da República.

Nesta quarta, Bolsonaro fez críticas indiretas a ministros do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

“O povo armado jamais será escravizado. E podem ter certeza que, por ocasião das eleições de 2022, os votos serão contados no Brasil. Não serão dois ou três que decidirão como serão contados esses votos”, disse, em referência a Luís Roberto Barroso, ex-presidente do TSE; Edson Fachin, o atual; e Alexandre de Moraes, que será presidente nas eleições.

“Defendemos a democracia, a liberdade e tudo faremos até com sacrifício da nossa vida para que esses direitos sejam relevantes e cumpridos pelo nosso país”, afirmou Bolsonaro, que aparece em segundo lugar nas pesquisas de intenção de voto, bem atrás do ex-presidente Lula (PT).

A fala do presidente ocorreu durante discurso em evento na cidade de Parnamirim, na região metropolitana de Natal. A viagem do presidente ao Rio Grande do Norte teve ‘comício’, oração, motociata e cavalgada.

Mais tarde, ao participar de um outro evento na cidade de Baixa Grande do Ribeiro, no Piauí, Bolsonaro voltou a fazer referência à contagem dos votos.

“Teremos sim eleições limpas por ocasião do mês de outubro do corrente ano. Não podemos admitir que três ou quatro pessoas definam ou decidam como venha ser essas eleições. A alma da democracia é o voto e a contagem dele faz parte dessa alma”, afirmou.

Ainda no Rio Grande do Norte, Bolsonaro voltou a adotar o tom de que a disputa eleitoral de 2022 será um pleito “do bem contra o mal”.

“Cada vez mais a população entende quem está do lado do bem e quem está do lado do mal. Não é de esquerda contra direita, é de bem contra o mal. E o bem sempre venceu. E o bem vencerá. O bem está ao lado da maioria da população brasileira.”

No discurso, Bolsonaro ainda afirmou que “pouquíssimas pessoas podem muito em Brasília, mas nenhuma delas pode tudo”.

Na véspera do dia 31 de março, em que serão completados 58 anos do golpe militar de 1964, o presidente fez aceno aos militares. “Nós, militares, lá atrás juramos dar a nossa vida pela pátria e todos nós agora daremos a nossa vida pela nossa liberdade”.

Os ataques de Bolsonaro ao sistema eleitoral são uma rotina em seu governo. No passado, por exemplo, afirmou diversas vezes sem apresentar provas que havia vencido as eleições de 2018 no primeiro turno.

A crise institucional de 2021, patrocinada por Bolsonaro, teve início quando o presidente disse que as eleições de 2022 somente seriam realizadas com a implementação do sistema do voto impresso —apesar de essa proposta já ter sido derrubada pela Câmara.

No ano passado, ele também fez uma transmissão ao vivo para apresentar supostas provas que tinha contra a confiabilidade das urnas e que o pleito havia sido fraudado. No entanto, apenas levou teorias que circulam há anos na internet, sem comprovação.

 

Folha Online




CONCURSO: João anuncia convocação de mais 63 suplentes de Curso de Formação de Oficiais

O governador João Azevêdo anunciou na tarde desta quarta-feira (30) a convocação de 63 candidatos aprovados no cadastro de reserva do concurso da Polícia Militar de 2018 para o curso de formação de oficiais. A medida deve ser publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) da próxima quinta-feira (31).

A convocação já tinha sido prometida por João após reuniões com representantes da categoria. Ainda neste mês, o governador se encontrou presencialmente com aprovados no cadastro de reserva durante agenda em Campina Grande e firmou o compromisso da convocação.

www.reporteriedoferreira.com.br




Victor Godoy é o novo ministro da Educação

Secretário executivo do ministério da Educação, Victor Godoy, participa do programa A Voz do Brasil

O Ministério da Educação tem, a partir de hoje (30), um novo ministro. Quem assume a pasta é o engenheiro de redes de comunicação formado pela Universidade de Brasília (UnB) Victor Godoy que, durante a gestão de Milton Ribeiro, ocupava o cargo de secretário-executivo da pasta.

A mudança ocorre após a abertura de uma investigação contra Ribeiro, suspeito de favorecer prefeituras na liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), tendo dois pastores como intermediários. O caso levou Ribeiro a pedir exoneração do cargo, no último dia 28.

A nomeação do novo ministro foi publicada no Diário Oficial da União de hoje.

Currículo

O currículo de Victor Godoy publicado no site do MEC informa que ele é servidor público da carreira de Auditor Federal de Finanças e Controle da Controladoria-Geral da União (CGU), onde trabalhou desde 2004 até ser convidado ao cargo de secretário-executivo do MEC, em julho de 2020.

Na CGU, Godoy atuou como auditor federal de Finanças e Controle, coordenador-geral; e diretor de Auditoria da Área Social e de Acordos de Leniência.

Inquéritos contra ex-ministro

Na semana passada, a Polícia Federal (PF) abriu um inquérito para investigar o ex-ministro Milton Ribeiro. A medida foi autorizada pela ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia, após a divulgação de um áudio, pelo jornal Folha de S.Paulo, no qual Ribeiro diz favorecer, a pedido do presidente Jair Bolsonaro, prefeituras de municípios ligados aos dois pastores.

O ex-ministro já era alvo de um outro inquérito da PF, que tem por base suspeitas levantadas pela CGU relativas à irregularidades que estariam ocorrendo em eventos realizados pelo MEC e, também, sobre o oferecimento de vantagem indevida, por parte de terceiros, para a liberação de verbas do mesmo fundo.

A apuração ocorreu entre setembro de 2021 e março de 2022. O órgão, então, concluiu que agentes públicos não estavam envolvidos nas supostas irregularidades e enviou o caso para a PF, que abriu um inquérito criminal.

O caso está também na esfera cível, pela Procuradoria da República no Distrito Federal. É também alvo de uma fiscalização extraordinária que está a cargo do Tribunal de Contas de União (TCU).

Após a divulgação do caso, o então ministro Milton Ribeiro divulgou uma nota à imprensa, na qual disse não haver nenhum tipo de favorecimento na distribuição de verbas da pasta. Segundo ele, a alocação de recursos federais segue a legislação orçamentária.

www.reporteriedoferreira.com.br




Professor de escola estadual da PB vai dar aula embriagado

Um vídeo que circula nas redes sociais nesta terça-feira, (29), mostra um professor da escola estadual Aníbal Limeira, localizada em Tibiri, Santa Rita, totalmente embriagado na sala de aula.

A filmagem foi realizada por um aluno. O professor ainda não foi identificado e a escola não se pronunciou sobre a filmagem.

www.reporteriedoferreira.com.br




Veja como foi a posse do Coronel Coutinho da PM/BA, eleito para presidir o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais do Brasil, substituindo o Coronel Euller

O comandante-geral da Polícia Militar da Bahia (PM/BA), Paulo Coutinho, foi eleito nesta terça-feira (dia 29) para presidir o Conselho Nacional de Comandantes-Gerais. Ele vai substituir o Coronel Euller Chaves, CMTE da PM/PB, que entregou o cargo para o qual tinha sido eleito até abril de 2022.

Através de uma decisão unânime, o coronel Coutinho se tornou o primeiro comandante geral da PM/BA a assumir a liderança do colegiado que reúne comandantes de todo Brasil. O Coronel Euller foi o primeiro Presidente nordestino do CNCG. Ele continua sendo o Decano da instituição nacional.

O Conselho Nacional de Comandantes-Gerais (CNCG) é um colegiado composto por todos os Comandantes-Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares dos Estados e do Distrito Federal. O órgão existe desde 12 de fevereiro de 1993 e é sediado em Brasília.

www.reporteriedoferreira.com.br Giovanni Meirelles




ALPB abre inscrições de campanha que premiará histórias de superação de mulheres paraibanas

Todos os dias as mulheres precisam se desdobrar para dar conta de tantas tarefas e missões que o mundo impõe ao público feminino, não é verdade? Agora, através de campanha de Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), essa luta pode ser vista por toda a Paraíba e ainda pode lhe render prêmio.

Para tanto, basta as mulheres contarem a sua história em um vídeo de, até, 1 minuto, e cadastrar no site da campanha “Paraíba, Mulheres de Força”, lançada pela ALPB, no dia 8 deste mês. As histórias mais votadas e analisadas por uma curadoria, que será formada pela ALPB, serão premiadas.

O vídeo deve ser feito pelo celular, na horizontal, e anexado na página mulheresdeforcapb.com.br. Na página, também é preciso informar os dados da pessoa que está relatando a história inspiradora: nome, idade, profissão, cidade e telefone de contato.

Lançada durante a sessão especial em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a campanha “Paraíba, Mulheres de Força” tem como pretensão destacar a força da mulher paraibana através de histórias de personagens reais, mulheres da terra, de força, que lutam por uma vida melhor para elas e pelo coletivo.

“Nossa iniciativa tem o objetivo de potencializar a história de paraibanas conhecidas ou não, mas que fazem a diferença com atitudes que só colaboram para um mundo melhor”, ressaltou o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino.

Para a embaixatriz da campanha, a atriz Mayana Neiva, a iniciativa é uma oportunidade de mostrar diversas mulheres protagonistas de histórias reais e lutas genuínas. “Vamos olhar para essas mulheres, andar pela Paraíba toda e trazer essas narrativas para onde elas têm que estar. Que aqui, na Casa do povo, operando transformações no Estado”, complementou a artista.

www.reporteriedoferreira.com.br




Cícero Lucena envia projeto à Câmara Municipal para retorno do Programa Pão e Leite em João Pessoa

O prefeito Cícero Lucena assinou, na manhã desta quarta-feira (30), a mensagem que será encaminhada à Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) para implantação do Programa Pão e Leite. A iniciativa vai focar na população em estado de extrema pobreza, beneficiando cerca de seis mil famílias. Desde o início da gestão, a Prefeitura distribuiu mais de 6 milhões de refeições, em diversos programas e ações, para pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Este é um programa que tivemos a oportunidade de implantar em nossa última gestão e que agora retomamos para dar segurança alimentar para quem mais precisa. A pandemia trouxe uma crise econômica que reforçou as desigualdades e precisamos fazer todo o possível para que todos tenham acesso à alimentação de qualidade, que é o fator mais elementar para uma vida digna”, afirmou o prefeito.

A proposta que será votada pelos vereadores da Capital prevê o atendimento de seis mil famílias em situação de extrema pobreza. Cada uma delas receberá um cartão que terá crédito mensal de R$ 50 para a compra do pão e do leite. As famílias serão identificadas a partir do banco de dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedes), bem como pelo trabalho das assistentes sociais.

O secretário de Desenvolvimento Social da Capital, Felipe Leitão, destacou que essa é mais uma ação que a Prefeitura realiza de uma série para garantir o alimento. “Tivemos em pouco mais de um ano a ampliação do número de refeições oferecidas nos nossos restaurantes populares e cozinhas comunitárias, bem como nas distribuições realizadas pelo nosso Banco de Alimentos. Agora se torna realidade uma iniciativa que faz a diferença na vida da população carente, que é o Pão e Leite”, afirmou.

www.reporteriedoferreira.com.br




Lideranças do Republicanos se reúnem com João e reafirmam apoio à reeleição do governador

O presidente do Partido Republicanos na Paraíba, o deputado federal Hugo Motta, e diversas lideranças da legenda se reuniram na manhã desta quarta-feira (30) com o governador João Azevêdo (PSB), na Granja Santana, em João Pessoa, para reafirmar o apoio da sigla a reeleição do gestor e colocar os impasses políticos na mesa de negociações para definir a formação da chapa majoritária encabeçada pelo socialista.

Estiveram presentes no encontro com o gestor estadual os deputados federais Wilson Santiago e Hugo Motta e os deputados estaduais Branco Mendes, Adriano Galdino, Wilson Filho, Raniery Paulino e o pré-candidato a deputado federal Murilo Galdino.

Após a reunião para discutir a conjuntura política estadual, os presentes saíram do encontro ao lado do governador e reafirmaram o apoio à reeleição de João Azevêdo no pleito de outubro deste ano.

Em entrevista à imprensa, Hugo Motta declarou que “o diálogo é a base dos nossos posicionamentos na política. Em reunião com o governador João Azevêdo, reafirmamos nosso compromisso com a sua reeleição”.

Já o presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, também reiterou o apoio a João. “Nós que fazemos o Republicanos estivemos com o governador João Azevêdo. Seguiremos juntos e firmas na construção de uma Paraíba melhor e mais justa para todos”, asseverou.

No entanto, apesar da ratificação do apoio à reeleição de João, a cúpula da legenda não confirmou se irá aderir a uma possível pré-candidatura de Aguinaldo Ribeiro (PP) ao Senado Federal na chapa do governador. O partido Republicanos na Paraíba já havia anunciado nas últimas semanas o apoio à pré-candidatura ao Senado do deputado Efraim Filho (UB), que rompeu no início desta semana com João Azevedo.

www.reporteriedoferreira.com.br