Economista Adriano Pires é confirmado na Petrobras

O Ministério de Minas e Energia acaba de confirmar, em nota, o nome do economista Adriano Pires como presidente da Petrobras.

Professor da UFRJ e sócio-fundador do CBIE (Centro Brasileiro de Infraestrutura), Pires é especialista em energia e atende aos interesses do Planalto de colocar uma pessoa do setor privado no comando da estatal.

Meses atrás, o consultor defendeu publicamente a necessidade de não repassar a volatilidade dos preços do petróleo para o consumidor.

A nova composição do colegiado será formalizada em Assembleia Geral Ordinária marcada para 13 de abril.

copy_of_Semttulo

www.reporteriedoferreira.com.br o antagonista




Milton Ribeiro pede demissão do Ministério da Educação após escândalo dos pastores

O ministro da Educação, Milton Ribeiro, entregou pedido de exoneração ao presidente Jair Bolsonaro (PL) nesta segunda-feira (28). Ele pede para deixar o cargo depois de vir à tona um suposto favorecimento de pastores na distribuição de verbas do ministério. Ribeiro negou as acusações.

A existência de um “gabinete paralelo” integrado por pastores que controlariam verbas e agenda do Ministério da Educação foi revelado pelo jornal “O Estado de S. Paulo”. Depois, a “Folha de S.Paulo” divulgou o áudio de uma reunião em que o ministro disse que, a pedido do presidente Bolsonaro, o repasse de verbas seguiria as indicações de dois pastores.

Os pastores a que o ministro se refere no áudio são Gilmar Santos e Arilton Moura. Eles não têm cargo no governo, mas participaram de diversas reuniões com autoridades nos últimos anos.

Interinamente, ficará no posto como ministro o atual secretário-executivo Victor Godoy Veiga.

Na carta em que pediu exoneração do cargo, Ribeiro se defende, afirmando que “jamais realizou um único ato de gestão na pasta que não fosse pautado pela correção, pela probidade e pelo compromisso com o erário” e que pediu para deixar o cargo para que “não paire nenhuma incerteza sobre a minha conduta e a do Governo Federal”.

Leia íntegra da carta:

 

Desde o dia 21 de março minha vida sofreu uma grande transformação. A partir de notícias veiculadas na mídia foram levantadas suspeitas acerca da conduta de pessoas que possuíam proximidade com o Ministro da Educação.

Tenho plena convicção que jamais realizei um único ato de gestão na minha pasta que não fosse pautado pela correção, pela probidade e pelo compromisso com o erário. As suspeitas de que uma pessoa, próxima a mim, poderia estar cometendo atos irregulares devem ser investigadas com profundidade.

Eu mesmo, quando tive conhecimento de denúncia acerca desta pessoa, em agosto de 2021, encaminhei expediente a CGU para que a Controladoria pudesse apurar a situação narrada em duas denúncias recebidas em meu gabinete. Mais recentemente, em _, solicitei a CGU que audite as liberações de recursos de obras do FNDE, para que não haja duvida sobre a lisura dos processos conduzidos bem como da ausência de poder decisório do ministro neste tipo de atividade.

Tenho três pilares que me guiam: Minha honra, minha família e meu país. Além disso tenho todo respeito e gratidão ao Presidente Bolsonaro, que me deu a oportunidade de ser Ministro da Educação do Brasil.

Assim sendo, e levando-se em consideração os aspectos já citados, decidi solicitar ao Presidente Bolsonaro a minha exoneração do cargo, com a finalidade de que não paire nenhuma incerteza sobre a minha conduta e a do Governo Federal, que vem transformando este país por meio do compromisso firme da luta contra a corrupção.

Não quero deixar uma objeção sequer quanto ao meu comportamento, que sempre se baseou em pilares inquebrantáveis de honra, família e pátria. Meu afastamento do cargo de Ministro, a partir da minha exoneração, visa também deixar claro que quero, mais que ninguém, uma investigação completa e longe de qualquer dúvida acerca de tentativas deste Ministro de Estado de interferir nas investigações.

Tomo esta iniciativa com o coração partido, de um inocente que quer mostrar a todo o custo a verdade das coisas, porém que sabe que a verdade requer tempo. Sei de minha responsabilidade política, que muito se difere da jurídica. Meu afastamento é única e exclusivamente decorrente de minha responsabilidade política, que exige de mim um senso de país maior que quaisquer sentimentos pessoais.

Assim sendo, não me despedirei, direi um até breve, pois depois de demonstrada minha inocência estarei de volta, para ajudar meu país e o Presidente Bolsonaro na sua difícil mas vitoriosa caminhada.

Brasil acima de tudo!!! Deus acima de todos!!!

www.reporteriedoferreira.com.br




Campinense contrata zagueiro e confirma a dispensa três jogadores

O Campinense segue movimentando seus bastidores após o início de ano com rendimento abaixo do esperado na Copa do Nordeste e, depois de anunciar o acerto com o atacante Erick Pulga, confirmou mais uma contratação, agora para o sistema defensivo.

O novo reforço é o zagueiro Pedro Vitor, de 24 anos. Ele estava no Joinville-SC, emprestado pelo Santo André. Ele também já passou por São Bernardo, Pouso Alegre-MG e Paranavaí-PR. Ele chega para disputar posição com Michel Bennech, Cleiton, Vinícius Araújo e Christian.

Outro jogador da posição que estava no elenco abre a lista de dispensas que também foi confirmada pelo clube no início da tarde desta segunda-feira (28).

Moisés participo apenas de uma partida pelo rubro-negro e já teve sua rescisão contratual definida, assim como dos atacantes Juninho Potiguar e Matheus Régis. Os dois últimos chegaram a ser titulares no início da temporada, mas com o rendimento muito abaixo da expectativa, perderam espaço e deixam o clube. Matheus Régis estava em sua terceira temporada na Raposa, e ao todo fez 44 jogos e marcou 7 gols.

Outros nomes ainda devem deixar o time da Bela Vista, isto porque nos próximos dias devem ser confirmados o atacante Douglas Lima, ex-Treze, e o meia João Paulo. O segundo aguarda a eliminação da Portuguesa-RJ, sua atual equipe, da Copa do Brasil, para chegar ao Renatão.

Na próxima quarta-feira (30), o Campinense enfrenta o CSP pela nona rodada do Grupo B do estadual. Se empatar, garante matematicamente a liderança antecipada da chave e, consequentemente, a vaga direta na semifinal.

www.reporteriedoferreira.com.br




Botafogo-PB vence o Sousa e encosta na ponta da tabela

Na tarde de domingo (27), no estádio Almeidão, em João Pessoa, Botafogo-PB e Sousa se enfrentaram em partida válida pela oitava rodada do Grupo A do Campeonato Paraibano buscando a liderança da chave. Com gol do zagueiro Gabriel Yanno, o Belo conseguiu a vitória, mesmo ainda desperdiçando uma penalidade com Gustavo Coutinho. Agora, o clube da estrela vermelha divide a primeira posição com o Dino.

Pelo lado do time da casa, o técnico Gerson Gusmão teve o retorno de Pablo, manteve Alessandro no meio-campo em detrimento de Esquerdinha, que foi opção, e pela primeira vez foi relacionado o atacante Rafael Barros, que se machucou na semana que chegou ao clube e ainda não havia sequer ficado no banco de reservas. Por sua vez, o Dino do treinador Tardelly Abrantes promoveu o atacante Otacílio Marcos à equipe titular, enquanto o restante do time tem sido o mesmo que vem entrando em campo nos outros jogos.

Quem abriu os trabalhos do confronto foi o Belo, e com algo que vem sendo comum na equipe. Aos 5 minutos, Leilson cobrou escanteio da esquerda e tentou o gol olímpico. O goleiro teve dificuldades, mas espalmou a bola.

O arqueiro do Dino fez outra defesaça aos 13 minutos. Alessandro cruzou da esquerda e Gustavo Coutinho desviou de cabeça no canto esquerdo, mas o camisa 1 se esticou todo e desviou a bola pela linha de fundo.

Depois de sofrer uma pressão inicial, o Sousa passou a ocupar mais o campo de ataque, mas sem conseguir finalizar. Para completar, aos 31 minutos, Otacílio Marcos precisou ser substituído por lesão e Jó Boy entrou em seu lugar.

www.reporteriedoferreira.com.br




ENSINO REGULAR: Governo dobra o valor da gratificação para diretores de escolas na Paraíba

O governador João Azevêdo anunciou, nesta segunda-feira (28), aumento do valor da gratificação paga aos gestores das escolas da rede pública de ensino. Com o reajuste, a categoria vai passar a ganhar R$ 2.442,00. A bonificação para esse tipo de função era de R$ 1230,00.

De acordo com o governador, inicialmente, serão contemplados apenas os diretores das unidades do ensino regular e a partir de abril serão incluídos os diretores das unidades de ensino integral. Atualmente, o estado conta 311 gestores no ensino regular.

“Reconhecendo o esforço e dedicação de cada um, estamos trabalhando para que continue os grandes avanços que estamos tendo na educação”, afirmou, em entrevista ao Programa Conversa com Governador, na tarde desta segunda-feira.

Os pagamentos para a categoria obedecerão o calendário regular dos servidores do governo do estado: na próxima quinta-feira, dia 30, recebem os servidores aposentados, pensionistas e reformados e na próxima sexta-feira, dia 31, recebem os servidores da ativa.

www.reporteriedoferreira.com.br




Final de semana violento na grande JP; Polícia registra 3 assassinatos e 1 tentativa de homicídio

Homens são assassinados em Santa Rita e Cruz do Espirito Santo nesta segunda-feira (28)

Dois homens foram assassinados entre a madrugada e manhã desta segunda-feira (28), nas cidades de Cruz do Espírito Santo e Santa Rita, entre a Mata Paraibana e a Grande João Pessoa. Os casos foram registrados com um intervalo inferior a duas horas.

Na primeira ocorrência confirmada, em Cruz do Espírito Santoum jovem de 22 anos teria sido retirado de dentro da casa onde morava para ser assassinado. Homens invadiram o imóvel por volta das 4h, segundo familiares de Fernando Braz do Nascimento. A vítima foi levada para uma região de mata, onde foi executada com vários disparos.

Palhaço é baleado em Santa Rita, na Grande JP

Um homem foi baleado na tarde deste domingo (27) em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. A vítima atua como palhaço e é dono de um Trenzinho da Alegria no município.

De acordo com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), os tiros atingiram o braço e a axila esquerda do homem. Ele foi socorrido com estado de saúde estável para o Hospital de Emergência e Trauma da Capital paraibana.

A informação repassada pela vítima, segundo o Samu, é de que os criminosos atiraram quando ela estava de costas. Ainda conforme o palhaço ‘Arrepiado’, tudo aconteceu quando ele teria ido pagar uma conta.

Homem é assassinado com cinco tiros em condomínio residencial

Um homem foi assassinado com pelo menos cinco tiros na noite deste sábado (26), em um condomínio residencial no bairro do Colinas do Sul, em João Pessoa.A vítima, que não havia sido identificada até a publicação desta matéria, teria sido alvo dos disparos em um local distinto de onde o corpo foiencontrado.

Apesar de muita gente estar pelo local, ninguém soube informar o que aconteceu, nem com relação as possíveis motivações do caso.

A Polícia Militar (PM) foi acionada e a área isolada. Equipes da Polícia Civil realizaram uma perícia, que poderá esclarecer o fato. O caso seguirá sob investigação. O corpo foi encaminhado ao Instituto de Medicina Legal (IML).

www.reporteriedoferreira.com.br