MPs reúnem Estado e PMJP para decidir liberação de máscaras na Capital; prefeito deve recuar de decisão

O Ministério Público da Paraíba (MPPB) e Ministério Público Federal (MPF) promoveram uma reunião com representantes da prefeitura de João Pessoa e do governo do estado, na tarde desta terça (15), para discutir a desobrigação do uso de máscaras em ambientes abertos da capital.

Apesar de o Decreto Estadual 42.306/2022, que tem validade até 7 de abril, determinar o uso obrigatório da proteção facial, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) já sinalizou que o próximo decreto municipal desta sexta (18) poderia trazer a flexibilização.

Segundo o secretário de Saúde do município, médico Luís Ferreira Filho, ainda não está decidido se haverá ou não flexibilização. O assunto será fechado com Cícero Lucena até o fim desta semana, que deve recuar da decisão após decisões do TJPB favoráveis à permanência do equipamento de proteção em cidades como Campina Grande, por exemplo.

Durante a reunião, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) destacou seu posicionamento contrário à flexibilização do uso de máscaras em João Pessoa e nos demais municípios do estado, justificando, inclusive, a descoberta de uma nova variante do coronavírus em países da Europa.

A secretaria segue o entendimento da Fiocruz de que desobrigar o uso da proteção facial, no momento, é precipitado e preocupante.

www.reporteriedoferreira.com.br




Leo Bezerra participa de abertura do Festival de Verão Cidades Criativas e destaca apoio da PMJP à cultura

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, participou, na noite desta terça-feira (15), da abertura o Festival de Verão Cidades Criativas, realizada no largo da Catedral Basílica de Nossa Senhora das Neves, com a apresentação da Orquestra Sinfônica de João Pessoa da Companhia Municipal de Dança. O evento acontece em diversos pontos da cidade até o próximo dia 19 e reúne na Capital representantes das 12 cidades criativas da Unesco no Brasil.

“A Prefeitura de João Pessoa tem investido em todas as áreas com um infinidade de ações no setor cultural. Estamos trazendo representações artísticas e culturais das diversas cidades brasileiras e integrando aos nossos artistas. Nos próximos dias, João Pessoa deve respirar arte”, afirmou o vice-prefeito.

O espetáculo apresentado foi o ‘Poesia do Som’, elaborado como forma de homenagear o paraibano Sivuca, referência nacional na música. No palco, instrumentistas e bailarinos deram vida a composições do artista, incluindo Feira de Mangaio, bem como a outras canções. O espetáculo também contou com a participação de Mô Lima, Ramom Schnayder, Max Serrano, Naldinho Repick, Patrício Fernando, Adriano Ismael, Rucker Bezerra e Jack Keysy.

A programação completa, que conta com apresentações nas áreas de música, teatro, dança, festejos populares, literatura, cinema e artes visuais, pode ser acessada no link https://www.joaopessoa.pb.gov.br/wp-content/uploads/2022/03/PROGRAMACAO-FINALIZADA-09.03.22.pdf. As performances acontecem no Centro Histórico, Lagoa, praia e no Centro Cultural de Mangabeira, incluindo também oficinas, seminários e intervenções urbanas.

www.reporteriedoferreira.com.br




Deputado Republicano busca modelo de projeto para Estado em Prefeitura Pernambucana do PSB

O Deputado Estadual Raniery Paulino (ex-MDB, atualmente filiado aos Republicanos-PB), visitou nesta terca-feira (dia 15), a convite do ativista cultural @will__albuquerque do Portocultural, o Centro Comunitário da Paz – Compaz, que foi concebido com foco na prevenção à violência, inclusão social e fortalecimento comunitário, na Capital do vizinho Estado de Pernambuco.

  • Baseado na experiência colombiana das Bibliotecas Parques e também de outras fontes de espaços de cidadania, o Compaz possui duas unidades no Recife-PE.
  • Conhecidos como “Fábricas de Cidadania”, os equipamentos se destacam tanto pela estrutura, quanto pela quantidade dos serviços e atendimentos oferecidos, a exemplo de cursos de capacitação.
  • Os Compaz fazem parte da Secretaria de Segurança Urbana da Prefeitura da Cidade do Recife (PCR).

“Meus cumprimentos a @murilocavalcanti.compaz, com quem convivi durante certo tempo na condição dele de integrante titular do Conselho Fiscal da Fundação Ulysses Guimarães, em nível nacional, no período 2020/2022, responsável pela implantação do programa na gestão de @geraldojulio40, prefeito do Recife entre 2013 e 2020″, destacou Raniery.

www.reporteriedoferreira.com.br Giovanni Meirelles