Moraes manda Ministério da Justiça informar sobre andamento da extradição de Allan dos Santos

O ministro Alexandre de Moraes, do STF, mandou o secretário nacional de Justiça, José Vicente Santini, informar, no prazo de cinco dias, sobre o andamento do pedido de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos (foto). A decisão é do dia 11, mas somente hoje foi publicada no sistema da Corte.

“Incluídas informações acerca das medidas adotadas no âmbito do Ministério da Justiça para a sua efetivação junto ao Governo dos Estados Unidos”, disse em trecho do despacho.

Em novembro, o apontado como responsável por tentar retardar o processo de extradição do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, José Vicente Santini estava entre os agraciados com a medalha de grande oficial da Ordem do Mérito da Advocacia-Geral da União.

Em 21 de outubro, Moraes determinou a prisão preventiva e, ao Ministério da Justiça, o início imediato do processo de extradição do blogueiro.

Moraes ordenou ainda que a Polícia Federal incluísse o mandado de prisão na lista da Difusão Vermelha da Interpol, para garantir que Santos fosse capturado e retorne ao Brasil. Também foi acionada a embaixada do Brasil nos Estados Unidos.

Após ter sido alvo de operações, Allan dos Santos deixou o Brasil e entrou nos Estados Unidos em 12 de agosto de 2020, com permissão para permanecer até 11 de fevereiro de 2021.

Como mostramos, em depoimentos prestados à Polícia Federal, funcionários do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Internacional (DRCI) relataram atuações supostamente irregulares da cúpula do Ministério da Justiça durante o processo de extradição do blogueiro.

De acordo com a PF, Santini é suspeito de ter feito um ofício pedindo para alterar o fluxo do procedimento de extradição para ter acesso as informações. Santini negou ter tentado interferir no processo.

www.reporteriedoferreira.com.br o antagonista