Inmet emite alertas de chuvas intensas na Paraíba

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou, até amanhã (07), os alertas de chuvas intensas em toda a Paraíba. O Estado tem três alertas de chuvas: um amarelo – de perigo potencial de chuvas válido para cinco municípios e dois laranjas destinados aos demais 218 municípios paraibanos. Todos os alertas estão programados para até as 11h desta segunda-feira (07).

O alerta amarelo de chuvas intensas começou a valer às 9h49 de hoje segue até amanhã (07), às 11h. E é destinado aos municípios de Alhandra, Caaporã, Conde, Pedras de Fogo e Pitimbu. Conforme o alerta, que o ClickPB teve acesso, as chuvas irão variar de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Além disso, os ventos intensos podem chegar a 60 km/h. No entanto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já os alertas laranjas, de perigo de chuvas intensas, tem volume de chuvas variando de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 mil[imetros por dia. Enquanto a intensidade dos ventos, de acordo com o obtido pelo ClickPB, varia de 60 a 100 km/h. Nesse caso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Orientações do Inmet

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
    Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Chuvas em joão Pessoa provocam alagamentos e lentidão no trânsito

Alagamento na principal dos Bancários. (Foto: Semob)

As fortes chuvas que caem na manhã deste sábado (5) deixaram as ruas alagadas e o trânsito bastante lento em João Pessoa. De acordo com as câmeras de monitoramento da Semob, a principal dos Bancários, em frente ao Equilíbrio do Ser, apresenta acúmulo de água, além do trânsito lento nos dois sentidos.

Também há registros de outros pontos de alagamentos pela cidade. No Centro, na avenida Sanhauá, em frente à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), há bastante acúmulo de água. Já no bairro de Mangabeira, situação semelhante se encontra no cruzamento da rua Benevenuto Gonçalves com a rua Diógenes Gomes da Silva.

Volume de chuva

Em contato com o ClickPB, a Defesa Civil de João Pessoa informou que o Centro registrou acúmulo de 116,8mm de chuva nas últimas 12 horas, sendo a localidade de maior incidência de precipitação na capital.

Em seguida estão os bairros de Tambauzinho (114,8mm), Manaíra (107,8mm), Cristo (51,8mm), Grotão (50,6mm), Altiplano (46,2mm) e Cuiá (39,6mm). Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

As equipes da Defesa Civil estão de prontidão para qualquer emergência. O sistema funciona 24 horas e em caso de ocorrência a população deve ligar para os números 0800-285-9020 e 9.8831-6885.