Governador João Azevêdo recebe apoio do prefeito de Camalaú

O prefeito de Camalaú, Bira Mariano (PROS) anunciou que apoiará a reeleição de João Azevêdo (PSB). O apoio foi divulgado durante agenda do chefe do Executivo estadual em Monteiro para inauguração do Restaurante Popular e o lançamento do projeto Nascente Viva na nascente do Rio Paraíba

“Sou ciente e reconheço o tanto que o Governo do Estado vem fazendo por nossa Camalaú, por isso minha decisão não poderia ser outra” disse o prefeito.

Até o momento, o projeto de reeleição de João Azevêdo conta com o apoio de 17 prefeitos da região do Cariri paraibano.

www.reporteriedoferreira.com.br  /PB Agora




Leo Bezerra afirma que chapa de João Azevêdo ; Temos uma vaga de vice e uma de senador

“

“Acho que tem espaço para todo mundo. Eu sempre preguei isso. Por que não? Nós temos duas vagas abertas: uma vaga de vice e uma vaga de senador”, argumentou o vice-prefeito.

 

Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta sexta-feira (4), Leo sugeriu que Efraim Filho e Aguinaldo Ribeiro podem integrar, ao mesmo tempo, a chapa majoritária do governador. (Foto: Secom-JP/Arquivo)

O vice-prefeito de João Pessoa, Leo Bezerra, afirma que a chapa de João Azevêdo tem espaço para “todo mundo”. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta sexta-feira (4), Leo sugeriu que Efraim Filho e Aguinaldo Ribeiro podem integrar, ao mesmo tempo, a chapa majoritária do governador.

“Acho que tem espaço para todo mundo. Eu sempre preguei isso. Por que não? Nós temos duas vagas abertas: uma vaga de vice e uma vaga de senador”, argumentou o vice-prefeito de João Pessoa ao Arapuan Verdade.

Leo Bezerra disse que quer “sentar numa mesa redonda e conversar com o deputado Efraim, com o deputado Aguinaldo, com o governador João Azevêdo e chegarmos a um denominador comum. Temos espaço para todos. Temos grandes nomes, temos representação. Não estamos vivendo o que a oposição está, querendo esperar um problema para puxar dali e para trazer para cá e ganhar a eleição por ganhar e depois a gente sabe. Acho que o critério é sentar e conversar. Pensar o que o deputado Aguinaldo pensa, o que o deputado Efraim pensa.”




Inmet emite alertas de chuvas intensas na Paraíba

Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prorrogou, até amanhã (07), os alertas de chuvas intensas em toda a Paraíba. O Estado tem três alertas de chuvas: um amarelo – de perigo potencial de chuvas válido para cinco municípios e dois laranjas destinados aos demais 218 municípios paraibanos. Todos os alertas estão programados para até as 11h desta segunda-feira (07).

O alerta amarelo de chuvas intensas começou a valer às 9h49 de hoje segue até amanhã (07), às 11h. E é destinado aos municípios de Alhandra, Caaporã, Conde, Pedras de Fogo e Pitimbu. Conforme o alerta, que o ClickPB teve acesso, as chuvas irão variar de 20 a 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia. Além disso, os ventos intensos podem chegar a 60 km/h. No entanto, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Já os alertas laranjas, de perigo de chuvas intensas, tem volume de chuvas variando de 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 mil[imetros por dia. Enquanto a intensidade dos ventos, de acordo com o obtido pelo ClickPB, varia de 60 a 100 km/h. Nesse caso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Orientações do Inmet

  • Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia;
    Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Chuvas em joão Pessoa provocam alagamentos e lentidão no trânsito

Alagamento na principal dos Bancários. (Foto: Semob)

As fortes chuvas que caem na manhã deste sábado (5) deixaram as ruas alagadas e o trânsito bastante lento em João Pessoa. De acordo com as câmeras de monitoramento da Semob, a principal dos Bancários, em frente ao Equilíbrio do Ser, apresenta acúmulo de água, além do trânsito lento nos dois sentidos.

Também há registros de outros pontos de alagamentos pela cidade. No Centro, na avenida Sanhauá, em frente à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), há bastante acúmulo de água. Já no bairro de Mangabeira, situação semelhante se encontra no cruzamento da rua Benevenuto Gonçalves com a rua Diógenes Gomes da Silva.

Volume de chuva

Em contato com o ClickPB, a Defesa Civil de João Pessoa informou que o Centro registrou acúmulo de 116,8mm de chuva nas últimas 12 horas, sendo a localidade de maior incidência de precipitação na capital.

Em seguida estão os bairros de Tambauzinho (114,8mm), Manaíra (107,8mm), Cristo (51,8mm), Grotão (50,6mm), Altiplano (46,2mm) e Cuiá (39,6mm). Os dados são do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden).

As equipes da Defesa Civil estão de prontidão para qualquer emergência. O sistema funciona 24 horas e em caso de ocorrência a população deve ligar para os números 0800-285-9020 e 9.8831-6885.




João Azevêdo lança projeto para recuperar nascentes do Rio Paraíba

 

AddThis Sharing Buttons

Share to Facebook

FacebookShare to TwitterTwitterShare to WhatsAppWhatsAppShare to Telegram

Telegram

O governador João Azevêdo lançou, nesta quinta-feira (3), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, o projeto Nascente Viva, que tem o objetivo de promover uma série de ações para recuperar e revitalizar as nascentes do Rio Paraíba. A iniciativa estima a recuperação de 204 hectares de áreas nascentes e 429,15 hectares de matas ciliares com a utilização de mais de um milhão de mudas, compreendendo um total de 633 hectares e beneficiando 24 municípios.

O projeto prevê também diversas ações de educação ambiental, envolvendo proprietários de terras, lideranças comunitárias, técnicos, agentes ambientais, professores, moradores e estudantes e conta com a parceria da Universidade Federal da Paraíba, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) e de 14 empresas para viabilizar a implantação de políticas sustentáveis visando à expansão da qualidade e da quantidade dos recursos hídricos. O trabalho de conscientização envolverá a sensibilização e orientação a respeito da coleta seletiva, treinamentos e capacitações, além de reuniões com as comunidades locais.

As ações serão iniciadas no Portal das Águas, seguindo até o Açude Poções, no Cariri paraibano, onde serão recuperados 10,32 hectares de áreas e utilizadas 16.512 mudas. Estima-se que cerca de 27% das nascentes do Rio Paraíba precisam de recuperação.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou que o projeto Nascente Viva representa um marco para o meio ambiente da Paraíba e atesta o compromisso da gestão com o desenvolvimento sustentável. “Esse é o maior projeto ambiental dos últimos anos no estado e quando essa área de 633 hectares estiver replantada vamos ter um impacto muito forte, fazendo com que o Nascente Viva se transforme em uma verdadeira fábrica de água com um alcance extraordinário. Dentro de alguns anos teremos a dimensão dessa iniciativa, permitindo que a gente consiga a segurança hídrica da região em conjunto com a adutora do Cariri, uma obra de 358 quilômetros de extensão que pegará água da barragem de Poções, levando para o Cariri e chegando até o Seridó. São cerca de R$ 1 bilhão em investimentos em segurança hídrica para que possamos ter mais tranquilidade futuramente”, frisou.

O secretário de estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, destacou a grandiosidade do projeto que será iniciado nesta sexta-feira (4) em Monteiro. “Não há nenhum projeto ambiental dessa magnitude sendo implantado neste momento na região e que beneficiará a Paraíba como um todo e eu parabenizo todas as pessoas envolvidas e todos os nossos cidadãos que serão contemplados com uma ação tão importante e que mudará não só a paisagem, mas garantirá a melhoria de vida de muitas pessoas”, disse.

O diretor superintendente da Sudema (Superintendência de Administração do Meio Ambiente), Marcelo Cavalcanti, evidenciou a importância do projeto para a população paraibana. “Nós vamos ter mais áreas de vegetação, beneficiando a fauna, contribuindo também com a vazão do Rio Paraíba, além da distribuição da água para as pessoas porque com o canal Acauã-Araçagi e com a adutora Transparaíba, a água chegará ao Cariri, ao Curimataú e Brejo”, explicou.

O deputado estadual Ricardo Barbosa enalteceu a atenção do Governo do Estado com a questão ambiental. “Os nossos filhos e netos irão ver a dimensão dessa iniciativa lançada hoje. A gestão tem esse olhar que inspira confiança e constrói parcerias com o setor privado para fomentar o desenvolvimento, como também preservar as nossas riquezas naturais”, pontuou.

Deputados estaduais, vereadores de João Pessoa e auxiliares da gestão estadual prestigiaram a solenidade.