Cícero participa de evento ao lado de João e descarta tese de afastamento político
Nessa sexta-feira (25), o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (Progressistas) participou de evento ao lado do governador João Azevêdo e em entrevista à imprensa, rebateu qualquer especulação a cerca de um possível afastamento entre ele o gestor estadual.
Cícero confirmou que ontem, não pôde comparecer ao evento de filiação de João ao PSB porque tinha um compromisso que já estava agendado previamente, mas o fato de hoje estar acompanhando o governador em agenda do estado demonstra que não há estremecimento na relação dos dois.
“Eu realmente tinha um compromisso antes assumido e não me fiz presente, mas é tanto que hoje estou aqui” frisou.
O prefeito respondeu ainda questionamentos sobre uma possível postulação de Daniella Ribeiro ao governo e disse que não trabalha com especulações. Ele ainda frisou que ao seu ver, o grupo marchará unido em torno do projeto de reeleição de João com Aguinaldo, ainda segundo ele, na majoritária, concorrendo ao Senado.
“Essa é mais uma especulação e eu não posso trabalhar com especulação. Eu estou aqui e é a prova disso. A política se faz com diálogo e tenho certeza que vamos estar juntos com a candidatura de Aguinaldo para o Senado” concluiu.
www.reporteriedoferreira.com.br /PB Agora
Carnaval; o que abre e o que fecha na Paraíba repartições públicas atendem normalmente
As repartições do Governo do Estado terão expediente normal hoje, amanhã e quarta-feira, com a dispensa do ponto facultativo.
O feriadão de Carnaval tem serviços fechados e outros com funcionamento normal ou com horário especial neste período na Paraíba. As repartições do Governo do Estado terão expediente normal hoje, amanhã e quarta-feira, com a dispensa do ponto facultativo. Os shoppings, em sua maioria, e a Bica (Parque Arruda Câmara) abrem e são opção de lazer para o público.
O ClickPB mostra o que abre e o que fecha na Paraíba no feriadão de Carnaval. Confira abaixo:
Bica
Vai funcionar na segunda e terça-feira de Carnaval das 8h às 12h e 13h às 17h, com bilheteria fechada ao meio-dia até 13h e após as 16h.
Praias
Estarão liberadas para o público, desde que mantenham distanciamento social.
Governo da Paraíba
Suspendeu o ponto facultativo nas repartições estaduais e terá expediente normal na segunda, terça e quarta.
Prefeituras de João Pessoa e de Campina Grande
Vão manter o ponto facultativo nas repartições públicas municipais, devendo operar apenas os serviços essenciais no feriadão de Carnaval.
Comércio
O comércio pode abrir normalmente, considerando que o ponto facultativo ordena apenas o funcionamento das repartições públicas.
Bancos e Correios
Fecham na segunda-feira (28) e na terça-feira (1º). A reabertura acontece na quarta-feira (2) de Cinzas, a partir de meio-dia, sendo antes das 12h o início do atendimento nos locais onde as agências fecham antes das 15h, para que se garantam três horas de funcionamento. Correios também só retomam atendimento ao meio-dia da quarta-feira.
Justiça
O Ministério Público da Paraíba (MPPB), o Ministério Público Federal (MPF) e o Tribunal de Justiça da Paraíba (TJPB) funcionarão em regime de plantão entre segunda (28) e quarta-feira (2).
Ferreira Costa Home Center
O Home Center Ferreira Costa em João Pessoa vai abrir no sábado (26), das 08h às 21h. Já no domingo (27) irá funcionar das 09h às 18h. E nos dias 28 de feveiro e 1º e 2 de março irá funcionar das 08h às 21h.
Shoppings
Manaíra Shopping e Mangabeira Shopping
Vão funcionar normalmente no Carnaval, das 10h às 22h.
Tambiá Shopping
Estará em funcionamento das 12h às 20h, no Carnaval.
Mag Shopping
Vai funcionar das 10h às 22h, na segunda, terça e quarta-feira.
Shopping Sul
Fechará na terça-feira de Carnaval. Abrirá na segunda-feira e na Quarta-feira de Cinzas.
Liv Mall
Estará aberto das 12h às 21h neste feriadão.
Shopping Pátio Altiplano
Vai funcionar das 10h às 21h, no Carnaval.o
Shopping Sebrae
Estará aberto das 10h às 20h, somente fechado no domingo (27).
Partage Shopping (Campina Grande)
Vai funcionar das 10h às 22h, com exceção do domingo, quando as lojas e quiosques estarão abertos das 14h às 20h. Praça de alimentação abre às 11h. Big Bompreço abre às 9h.
Guedes Shopping (Patos)
As lojas estarão fechadas na segunda e terça-feira. A praça de alimentação abre na terça-feira, das 11h às 22h e a Play House terá funcionamento das 12h às 22h, na terça. Cinema funciona somente na terça-feira, conforme a programação. O 2Meals fecha na segunda e abre na terça a partir das 16h.
Ônibus
O transporte coletivo em João Pessoa vai operar com horário de sábado, com 70 linhas 230 veículos e 1.557 viagens por dia, acrescentando as linhas 108 – Alto do Mateus/Cruz das Armas, 523 – Colinas do Sul/Epitácio Pessoa, 003 – Jaguaribe e I001 – Integração/Estação Ciência.
Trens e VLT’s
Os trens e VLT’s vão operar na segunda, terça e quarta-feira. A Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) divulgou os seguintes horários de viagens:
Rússia e Ucrânia não entram em acordo; negociação parte para 2ª rodada
Representantes dos dois países se encontraram em Gomel, em Belarus
A reunião que poderia dar fim a investida russa contra a Ucrânia terminou sem avanços. Segundo a agência estatal russa RIA, representantes dos dois países ouviram as propostas um do outro, e concordaram em voltar aos seus países para levar as informações da conversa e marcar uma segunda rodada de reuniões.
Pela manhã, já a tarde no horário local, a delegação da Ucrânia, composta pelo ministro da Defesa, Oleksiy Reznikov, do conselheiro chefe do gabinete do presidente da Ucrânia, Mykhailo Podoliak, e do vice-ministro dos Negócios Estrangeiros da Ucrânia, Mykola Tochytskyi, foi até o país vizinho para tentar negociar o cessar-fogo.
Continua após a publicidade
A principal demanda do Kremelin é que a Ucrânia não entre na Otan, aliança militar ocidental, nem mesmo na União Europeia.
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenski, foi inicialmente contra que a reunião acontecesse em Belarus, país historicamente aliado da Rússia. O presidente de Belarus, Aleksandr Lukashenko, está ao lado de Putin e permanece no poder desde 1994. Ontem, Zelenski acusou Minsk de estar participando dos ataques – fato negado por Lukashenko.
O temor de Zelenski era de que o aceite do encontro poderia parecer uma rendição, posição exatamente contrária da pregada desde o primeiro dia da rendição. Ontem, no entanto, o encontro foi acordado.
www.reporteriedoferreira.com.br / Ig
Copa do Nordeste; Botafogo-Pb e Campinense tem jogo adiado para o próximo domingo
Clássico que aconteceria no sábado foi alterado a pedido de uma das detentoras do direito de transmissão.
O Clássico Emoção, entre Botafogo-PB e Campinense, foi remanejado pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para o próximo domingo (6). Originalmente, o jogo estava marcado para um dia antes, no sábado (5), mas a data foi alterada a pedido de uma das detentoras do direito de transmissão.
O horário e o local permanecem o mesmo: às 16h, no Estádio Almeidão, em João Pessoa.
Com seis jogos disputados, o Campinense é o atual quinto colocado do Grupo A, com cinco pontos. Já o Botafogo-PB está em quinto lugar do Grupo B com oito pontos em cinco partidas.
Antes de encarar o Campinense, o Belo joga na quarta-feira (2), diante do Sergipe, em jogo atrasado, válido pela primeira rodada do torneio. O duelo será no Estádio Almeidão, às 19h30.
Bolsonaro curte Carnaval na praia em meio a críticas e à guerra na Ucrânia
No Facebook, o presidente publicou vídeo ao vivo cumprimentando apoiadores e causando aglomeração em uma praia do Guarujá, litoral de São Paulo.
BRASÍLIA, DF (UOL-FOLHAPRESS) – O presidente Jair Bolsonaro (PL) optou por curtir o feriado de Carnaval na praia em meio à guerra entre a Rússia e a Ucrânia. Centenas de brasileiros na Ucrânia relatam dificuldades para conseguir sair do país por causa da invasão russa e o governo federal tem sido criticado por parlamentares sobre a falta de um apoio maior do Itamaraty.
O perfil de Bolsonaro no Facebook publicou na manhã deste domingo (27) vídeo ao vivo do presidente cumprimentando apoiadores e causando aglomeração em uma praia do Guarujá, litoral de São Paulo, onde pretende passar o feriado prolongado de Carnaval. No vídeo, a maioria das pessoas presentes estava sem máscara de proteção facial, apesar de a pandemia da covid-19 ainda estar em curso.
Na tarde deste sábado (26), o presidente Bolsonaro disse que o governo levou 50 brasileiros que estão na Ucrânia para países vizinhos por causa da guerra com a Rússia, apesar de não especificar como isso foi feito.
Bolsonaro também afirmou que colocou dois aviões à disposição para uma possível missão de retirada de brasileiros do país europeu.
As aeronaves à disposição para uma possível incursão na Ucrânia são os aviões de transporte tático/logístico C-390 Millennium, produzidos pela Embraer. O presidente ainda cogita acionar aviões comerciais e aeronaves da FAB (Força Aérea Brasileira) para a operação.
“Mesmo diante de um cenário difícil, reforçamos: ninguém será deixado para trás. Peço aos brasileiros em territórios conflagrados que mantenham-se firmes, sigam as diretrizes e nos reportem qualquer incidente. Sei das dificuldades, mas não pouparemos esforços para resolvê-las”, escreveu o presidente.
“Até o momento, já conseguimos levar cerca de 50 brasileiros para países vizinhos, incluindo jornalistas, estudantes, empresários e atletas. Também coloquei meus ministros, assessores e a diplomacia brasileira a serviço da evacuação de brasileiros por vias terrestres”, acrescentou.
Já em seu perfil no Facebook, Bolsonaro disse que a Embaixada do Brasil em Kiev, capital ucraniana, coordenou o embarque de cerca de 40 brasileiros para a cidade de Chernivtsi, nas proximidades da fronteira da Ucrânia com a Romênia. Trens com passagens gratuitas têm partido de Kiev para regiões fronteiriças do país.
De acordo com o presidente, o grupo seguirá para a fronteira, onde serão recepcionados por funcionários da Embaixada do Brasil em Bucareste, capital romena.
PEDIDO DE AJUDA
Desde o início dos ataques da Rússia à Ucrânia, o governo brasileiro vem sendo cobrado por uma estratégia para a retirada de brasileiros do país europeu. Com o espaço aéreo ucraniano fechado, quem tem conseguido sair do país por meios próprios está fazendo a viagem por quilômetros por via terrestre.
A esposa do lateral brasileiro Juninho Reis, que atua pelo Zorya (situado em Luhansk, leste da Ucrânia), Vitória Magalhães, relatou o drama para tentar atravessar a fronteira do país rumo à Polônia. Os dois, junto com o filho pequeno, estão em deslocamento a pé desde o início da invasão russa.
Após andarem por cerca de 30 km até as proximidades da divisa entre os dois países, por volta das 16h30 de Brasília, ontem, Vitória implorou por algum tipo de ajuda.
“Infelizmente a ajuda que estava tentando vir da Polônia foi barrada. Eles não conseguem passar a barreira. O café em que estamos vai fechar 22h (locais) e não temos para onde ir ainda. Faltam três horas de caminhada, o frio está intenso e meu filho chora de frio. Não sabemos o que fazer.
Eu imploro por ajuda, a caminhada terá que continuar. Nos ajudem, por favor”, desabafou ela, em seu perfil no Instagram.
www.reporteriedoferreira.com.br / Por UOL / Folhapress
Prefeito do PP e nove vereadores de Piancó declaram apoio à reeleição de João Azevêd
O anúncio aconteceu após reunião com o chefe do Executivo estadual que também contou com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, e o chefe de gabinete do governador, Ronaldo Guerra.
O prefeito de Piancó, Daniel Galdino (PP), a ex-prefeita Flávia Galdino e nove vereadores do município declararam, nesta quinta-feira (24), apoio à reeleição do governador João Azevêdo (PSB). O anúncio aconteceu após reunião com o chefe do Executivo estadual que também contou com as presenças do presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, e o chefe de gabinete do governador, Ronaldo Guerra.
Na ocasião, o prefeito Daniel Galdino garantiu que todo seu grupo político se junta a ele no apoio à pré-candidatura de João Azevêdo a reeleição. “Essa aproximação, que era administrativa, não poderia desembocar para outro campo que não fosse o político. Então, eu, a ex-prefeita Flávia Galdino e toda nossa bancada além de declarar apoio total e irrestrito ao governador, vamos trabalhar não só em Piancó, mas em todo o Vale para que a gente possa fortalecer cada vez mais esse trabalho”, disse.
Ele também fez uma avaliação positiva do encontro com o gestor estadual. “Eu tenho muito orgulho de, enquanto representante do meu povo, ser recebido pelo governador que mais trabalhou pelo nosso estado com os nove vereadores da minha base. O estado já aporta muitos recursos no nosso município e após essa audiência recebemos a garantia de que mais investimentos chegarão em Piancó”, disse.
O presidente da Assembleia Legislativa, Adriano Galdino, comemorou mais uma adesão ao governador João Azevêdo. “Com muita alegria e satisfação, estamos trazendo aqui o prefeito Daniel, Flávia e todo seu grupo político para somar aos que já militam em Piancó e o governador soma mais, agrega mais, não só no município, mas em todo o Vale, o que mostra claramente que o povo do Sertão já fez sua decisão política de continuar com o governador João Azevêdo para que cada vez tenhamos uma Paraíba melhor e mais justa”, falou.
“Fomos muito bem recepcionados por João Azevêdo, hoje concretizamos o nosso apoio e estaremos irmanados nessa luta pelo crescimento da Paraíba e de nossa município e região junto com o governador”, garantiu o presidente da Câmara Municipal de Piancó, Wallace Militão (PP).
www.reporteriedoferreira.com.br / clickpb
Maçonaria realiza INICIAÇÃO e EXALTAÇÃO de irmãos
INICIAÇÃO NA ROCHA NEGRA
A Loja Rocha Negra realizou nesta terça-feira a iniciação de Lincoln Moraes, oriundo das fileiras da Ordem DeMolay.
Presentes 48 Irmãos, a maioria pertencente aos quadros de 16 lojas visitantes. Dentre estes os Veneráveis Mestres das Lojas Schalon e Os Últimos Templários, respectivamente Valter Santos e Clidenor Júnior.
Da Grande Loja presentes o Sereníssimo Grão-Mestre Ailton Elisiário, o Eminente Grão-Mestre Adjunto Benedito Santana, o Grande Primeiro Vigilante José Laércio, o Grande Secretário do Interior Gerailton Bezerra e o Delegado Distrital José María.
Momentos de emoção para todos, especialmente para o candidato e seus familiares. O Venerável Mestre Marilson Maia agradeceu a todos e a sessão foi coroada com jantar no Salão de Banquetes da Grande Loja.
EXALTAÇÃO NA RAIMILSON FELINTO
A Loja Raimilson Felinto, no Oriente de Pombal, realizou nesta quinta-feira a exaltação de 6 Irmãos Companheiros.
Presentes 30 Irmãos, com a presença de visitantes, dentre estes os Veneráveis Mestres das Lojas Os Últimos Templários e Cavaleiros de Aço, respectivamente Irmãos Clidenor Júnior e Eutrópio Maia.
Da Grande Loja presentes o Sereníssimo Grão-Mestre Ailton Elisiário, o Grande Secretário do Interior Gerailton Bezerra, o Grande Orador Ednor Varela e o Delegado Distrital Porfírio Pereira.
Momentos de emoção para todos, especialmente para os novos Mestres. O Grão-Mestre homenageou o Venerável Mestre de Honra, Francivaldo Moura, com o título de Honra ao Mérito Maçônico, por seus serviços prestados.
O Venerável Mestre Daniel Casimiro agradeceu a todos e a sessão foi coroada com jantar no Salão de Banquetes da Loja.
Grande Secretaria de Imprensa e Comunicação, em 26.02.2022.
www.reporteriedoferreira.com.br /Grande Secretaria de Imprensa e Comunicação, em 02.02.2022.
Confira as dicas de como curtir o Carnaval 2022 sem aglomeração
As grandes festas de carnaval seguem suspensas no Brasil devido a pandemia da covid-19, mas o feriado continua e o tempo de descanso pode ser utilizado para outras atividades de lazer que não envolvam aglomerações e multidões. A psicóloga do Sistema Hapvida, Ivana Teles, dá dicas de como curtir a data sem deixar a responsabilidade de lado.
A psicóloga explica que, mesmo sem grandes eventos, é importante sair da rotina de trabalho e descansar. “A vida não é só responsabilidade, precisamos de pausa também. Esses momentos de relaxamento e bem-estar são fundamentais”, destaca.
Ela ressalta que, mesmo sem multidões, o carnaval pode ser um momento de confraternização. “Pode reunir amigos e familiares, em pequenos grupos, sem aglomeração, decorar a casa, deixar bem festiva, escolher uma brincadeira divertida, quem sabe um karaokê”, sugere. Quem preferir uma atividade mais tranquila, Ivana indica um dia de ‘cine pipoca’, com filmes e aperitivos
Neste ano, o feriado do Carnaval será entre 28 de fevereiro e 1º de março, segunda e terça-feira, que podem ser ‘emendadas’ com o final de semana que antecede os dias. Além de uma pequena comemoração em casa e a noite de cinema, os quatro dias podem render ainda um resgate de velhos hábitos.
“Na correria, deixamos muitas coisas de lado, que não temos mais o hábito de fazer. É importante a pessoa analisar o que gostava de fazer, mas deixou de lado e que pode retomar. Quem sabe um hábito de leitura ou outro passatempo”, incentiva.
Autocuidado e tempo fora das redes – Diante das obrigações, é comum deixar de fazer coisas para si, mas a psicóloga incentiva que o tempo livre também seja utilizado em alguma atividade individual, como um banho relaxante e prolongado. O momento de descanso é ainda uma oportunidade de se desligar um pouco das redes sociais e internet, aproveitando as pessoas que estão ao redor. “Eu aconselho desligar os eletrônicos e deixar um pouco de lado essa vida online tão intensa”, finaliza.
www.reporteriedoferreira.com.br /Assessoria de Imprensa
Múltipla Comunicação
Comunidade católica realiza retiro de carnaval em João Pessoa
Comunidade Católica Shalom vai realizar nos dias 26 e 27 de fevereiro o retiro Renascer.
Para quem prefere aproveitar o período de Carnaval para fazer uma experiência espiritual, uma opção é o tradicional retiro. Em João Pessoa, a Comunidade Católica Shalom vai realizar nos dias 26 e 27 de fevereiro o retiro Renascer. A programação é gratuita.
O evento acontece no Conecta Smart School (antigo colégio Interactivo), que fica na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, no bairro Tambiá. O retiro começa às 8h e segue até às 17h. O retiro que já é realizado há quase duas décadas, já uma tradição no calendário da comunidade religiosa, oferece a proposta de vivenciar de maneira espiritualizada os dias carnavalescos.
Com o tema ‘Alegrai- vos! Jesus está vivo!”, a programação une louvor, oração, meditação, aprendizado e partilha. Neste sábado (26), o encontro inicia às 8h . Os participantes assistem às pregações tendo como centro o tema do retiro. Ainda podem participar de cursos de curta duração em temas sobre família e fé, juventude, caminhada espiritual com seus desafios e crescimento. Durante todo o Renascer, padres estarão fazendo confissão em tempo integral, e como Ele é o princípio e fim, a adoração ao Santíssimo Sacramento ocorre ininterruptamente durante os dois dias.
Crianças também podem participar do retiro. Em paralelo a todas as atividades voltadas aos jovens e adultos, os pequenos serão contemplados com uma programação especial, o Renascer Kids.
Transporte coletivos de JP sofre reajuste e passa a custar R$ 4,40
A população que precisa do transporte coletivo para ir ao trabalho ou ter acesso ao lazer passa, a partir deste sábado (26), a pagar mais caro pela passagem de ônibus em João Pessoa.
A população que precisa do transporte coletivo para ir ao trabalho ou ter acesso ao lazer passa, a partir deste sábado (26), a pagar mais caro pela passagem de ônibus em João Pessoa. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), a tarifa de ônibus coletivo em João Pessoa será de R$ 4,40.
Mesmo contando com uma redução tributária temporária de 50% no valor do ISS, Isaac Júnior Moreira, diretor institucional do Sintur/JP explicou que não é suficiente para conter “a grave crise econômica e financeira pela qual passam as empresas de ônibus, o benefício é muito importante num momento tão delicado porque passamos todos nós”, afirmou.
Segundo a entidade, as contrapartidas exigidas para o reajuste foram aumento da frota de 364 para 370, ampliação das linhas de 70 para 74, aumento de viagens diárias, integração temporal unificada em tempo único de 60 minutos e renovação da idade média dos veículos de nove para seis anos. Os passageiros que utilizam o Passe Legal continuarão a ter o benefício da integração de qualquer parte da cidade com o uso do cartão.
Ainda segundo o Sintur-JP, as empresas de ônibus estão sendo pressionadas pelos custos da atividade. Com os constantes aumentos do diesel, reajustes salariais dos trabalhadores do setor e ainda arcando com as gratuidades do sistema, as empresas operam no prejuízo agravado pela pandemia.
Em João Pessoa, assim como em todo o país, a oferta de veículos teve que ser ajustada à nova demanda, pois os passageiros não voltaram a utilizar o serviço como antes. O número de transportados era de 5,58 milhões/mês antes de pandemia e agora é de apenas 3,20 milhões/mês, uma queda de 43%.
O cálculo da tarifa é feito com base no resultado da divisão de todos os custos do sistema de transporte coletivo, pelo número de passageiros pagantes. As principais despesas que compõem os custos são: combustível, pneus e peças, manutenção, depreciação e remuneração dos funcionários.