Confira as dicas de como curtir o Carnaval 2022 sem aglomeração

As grandes festas de carnaval seguem suspensas no Brasil devido a pandemia da covid-19, mas o feriado continua e o tempo de descanso pode ser utilizado para outras atividades de lazer que não envolvam aglomerações e multidões. A psicóloga do Sistema Hapvida, Ivana Teles, dá dicas de como curtir a data sem deixar a responsabilidade de lado.

A psicóloga explica que, mesmo sem grandes eventos, é importante sair da rotina de trabalho e descansar. “A vida não é só responsabilidade, precisamos de pausa também. Esses momentos de relaxamento e bem-estar são fundamentais”, destaca.

Ela ressalta que, mesmo sem multidões, o carnaval pode ser um momento de confraternização. “Pode reunir amigos e familiares, em pequenos grupos, sem aglomeração, decorar a casa, deixar bem festiva, escolher uma brincadeira divertida, quem sabe um karaokê”, sugere. Quem preferir uma atividade mais tranquila, Ivana indica um dia de ‘cine pipoca’, com filmes e aperitivos

Neste ano, o feriado do Carnaval será entre 28 de fevereiro e 1º de março, segunda e terça-feira, que podem ser ‘emendadas’ com o final de semana que antecede os dias. Além de uma pequena comemoração em casa e a noite de cinema, os quatro dias podem render ainda um resgate de velhos hábitos.

“Na correria, deixamos muitas coisas de lado, que não temos mais o hábito de fazer. É importante a pessoa analisar o que gostava de fazer, mas deixou de lado e que pode retomar. Quem sabe um hábito de leitura ou outro passatempo”, incentiva.

Autocuidado e tempo fora das redes – Diante das obrigações, é comum deixar de fazer coisas para si, mas a psicóloga incentiva que o tempo livre também seja utilizado em alguma atividade individual, como um banho relaxante e prolongado. O momento de descanso é ainda uma oportunidade de se desligar um pouco das redes sociais e internet, aproveitando as pessoas que estão ao redor. “Eu aconselho desligar os eletrônicos e deixar um pouco de lado essa vida online tão intensa”, finaliza.

www.reporteriedoferreira.com.br  /Assessoria de Imprensa
Múltipla Comunicação




Comunidade católica realiza retiro de carnaval em João Pessoa

Comunidade Católica Shalom vai realizar nos dias 26 e 27 de fevereiro o retiro Renascer.

Para quem prefere aproveitar o período de Carnaval para fazer uma experiência espiritual, uma opção é o tradicional retiro. Em João Pessoa, a Comunidade Católica Shalom vai realizar nos dias 26 e 27 de fevereiro o retiro Renascer. A programação é gratuita.

O evento acontece no Conecta Smart School (antigo colégio Interactivo), que fica na Avenida Monsenhor Walfredo Leal, no bairro Tambiá. O retiro começa às 8h e segue até às 17h. O retiro que já é realizado há quase duas décadas, já uma tradição no calendário da comunidade religiosa, oferece a proposta de vivenciar de maneira espiritualizada os dias carnavalescos.

Com o tema ‘Alegrai- vos! Jesus está vivo!”, a programação une louvor, oração, meditação, aprendizado e partilha. Neste sábado (26), o encontro inicia às 8h . Os participantes assistem às pregações tendo como centro o tema do retiro. Ainda podem participar de cursos de curta duração em temas sobre família e fé, juventude, caminhada espiritual com seus desafios e crescimento. Durante todo o Renascer, padres estarão fazendo confissão em tempo integral, e como Ele é o princípio e fim, a adoração ao Santíssimo Sacramento ocorre ininterruptamente durante os dois dias.

Crianças também podem participar do retiro. Em paralelo a todas as atividades voltadas aos jovens e adultos, os pequenos serão contemplados com uma programação especial, o Renascer Kids.




Transporte coletivos de JP  sofre reajuste e passa a custar R$ 4,40

A população que precisa do transporte coletivo para ir ao trabalho ou ter acesso ao lazer passa, a partir deste sábado (26), a pagar mais caro pela passagem de ônibus em João Pessoa.

(Foto: reprodução)

A população que precisa do transporte coletivo para ir ao trabalho ou ter acesso ao lazer passa, a partir deste sábado (26), a pagar mais caro pela passagem de ônibus em João Pessoa. De acordo com o Sindicato das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Passageiros de João Pessoa (Sintur-JP), a tarifa de ônibus coletivo em João Pessoa será de R$ 4,40.

Mesmo contando com uma redução tributária temporária de 50% no valor do ISS, Isaac Júnior Moreira, diretor institucional do Sintur/JP explicou que não é suficiente para conter “a grave crise econômica e financeira pela qual passam as empresas de ônibus, o benefício é muito importante num momento tão delicado porque passamos todos nós”, afirmou.

Segundo a entidade, as contrapartidas exigidas para o reajuste foram aumento da frota de 364 para 370, ampliação das linhas de 70 para 74, aumento de viagens diárias, integração temporal unificada em tempo único de 60 minutos e renovação da idade média dos veículos de nove para seis anos. Os passageiros que utilizam o Passe Legal continuarão a ter o benefício da integração de qualquer parte da cidade com o uso do cartão.

Ainda segundo o Sintur-JP, as empresas de ônibus estão sendo pressionadas pelos custos da atividade. Com os constantes aumentos do diesel, reajustes salariais dos trabalhadores do setor e ainda arcando com as gratuidades do sistema, as empresas operam no prejuízo agravado pela pandemia.

Em João Pessoa, assim como em todo o país, a oferta de veículos teve que ser ajustada à nova demanda, pois os passageiros não voltaram a utilizar o serviço como antes. O número de transportados era de 5,58 milhões/mês antes de pandemia e agora é de apenas 3,20 milhões/mês, uma queda de 43%.

O cálculo da tarifa é feito com base no resultado da divisão de todos os custos do sistema de transporte coletivo, pelo número de passageiros pagantes. As principais despesas que compõem os custos são: combustível, pneus e peças, manutenção, depreciação e remuneração dos funcionários.