Cícero vê em apoio dos Republicanos a Efraim “desrespeito” à liderança de João Azevêdo

O evento realizado pelos Republicanos na manhã de hoje para anunciar apoio a Efraim Filho na busca de uma vaga ao Senado na chapa do governador João Azevêdo (Cidadania) foi criticado pelo prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP). O gestor entende que cabe ao governador escolher seus companheiros de chapa.

“E acho que está havendo um movimento de desrespeito à liderança do governador, e obviamente que ele tem a consciência de qual é seu papel. Nós sugerimos o nome de Aguinaldo Ribeiro e estamos aguardando qual será a montagem da chapa. Acredito que o governador João Azevêdo, preocupado com os problemas do Estado, a partir de agora reserve parte de seu tempo para tomar as decisões do líder que ele é”, comentou Cícero, que defende Aguinaldo Ribeiro para a vaga ao Senado.

Efraim Filho comentou a crítica de Cícero e disse que a postura é natural: “Cícero tem meu respeito. Ele defende o PP, o partido dele, que é natural, e nós defendemos o nosso grupo e demonstramos nossa capacidade de aglutinar. Estamos na base e estivemos desde a colocação dos primeiros tijolinhos para ajudar a conduzir João Azevêdo ao Governo e nosso movimento quer a preservação da base”.




João Azevêdo diz em entrevista à CNN que Paraíba não é problema para federação entre PT e PSB

“Estamos tranquilos. Não acredito que a Paraíba seja problema para discutir a federação [entre os partidos de esquerda]”, declarou João Azevêdo à CNN Brasil.

João Azevêdo deixou Cidadania após partido aprovar união com PSDB. (Foto: Secom-PB/Arquivo)

 

De volta ao PSB, pelo qual se elegeu governador da Paraíba em 2018, João Azevêdo disse à CNN nesta segunda-feira (21) que o cenário eleitoral em seu estado não é impeditivo para uma eventual federação entre PT, PSB, PC do B e PV.

O político deixou o Cidadania neste sábado, justamente após o partido aprovar esse tipo de união com o PSDB, partido que faz oposição à atual gestão no estado.

“Estamos tranquilos. Não acredito que a Paraíba seja problema para discutir a federação [entre os partidos de esquerda]”, afirmou Azevêdo.

“Dos quatro, PV já apoia nosso governo, PC do B também e 75% do PT está conosco.” A resistência dentro do PT é comandada pelo ex-governador Ricardo Coutinho.

Além das questões locais, como a provável candidatura do deputado tucano Pedro Cunha Lima a governador, Azevêdo trocou de partido porque apoia o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na disputa nacional.

O PSDB tem o governador de São Paulo, João Doria, como pré-candidato ao Planalto.

O petista deve contar com outro palanque no estado: o pré-candidato do MDB, senador Veneziano Vital do Rêgo, também quer dar apoio a Lula. O presidente Jair Bolsonaro (PL) ainda não tem um candidato ao governo da Paraíba definido.

www.reporteriedoferreira.com.br

Por Iuri Pittada/CNN Brasil




Cícero Lucena nega rumores do lançamento de Daniella ao Governo da Pb e diz: “a prioridade é Aguinaldo”

O prefeito Cícero Lucena (PP), de João Pessoa, Capital da Paraíba, negou o conteúdo de rumores acerca da possibilidade do lançamento do nome da senadora paraibana Daniella Ribeiro (PP) ao Governo do Estado nas Eleições 2022.

O comentário circulou pelos bastidores da política paraibana neste final de semana após as movimentações realizadas durante na última semana pelo Republicanos para que o governador João Azevêdo (Cidadania) declarasse apoio ao projeto do deputado federal Efraim Moraes (União Brasil) para ser o candidato da chapa ao Senado da República,

Ainda de acordo com os comentários que circularam pelos corredores da política, a cúpula do PP teria se reunido neste final de semana para discutir a possibilidade do lançamento do nome da senadora paraibana como candidata ao Governo, caso Azevêdo decidisse não apoiar o nome de Aguinaldo rumo ao Senado.

Cícero Lucena confirmou, porém, que a prioridade do partido no momento é, realmente, o projeto de manter o deputado federal paraibano Aguinaldo Ribeiro (PP), que é líder da Maioria no Congresso, em Brasília, como candidato oficial da legenda à vaga no Senado, pela Paraíba, no pleito deste ano, com o apoio de todos os que integram o PP paraibano.

Os comentários de Cícero foram registrados durante entrevista na manhã desta segunda-feira (21), em João Pessoa.

www.reporteriedoferreira.com.br /Paraíba Rádio Blog




Incêndio em industria de calçados na cidade de Santa Rita foi controlado

Incêndio em indústria de calçados já dura mais de 10 horas e situação ainda não foi controlada

O incêndio que atingiu uma indústria de calçados que fica localizada na cidade de Santa Rita, na Grande João Pessoa, já dura mais de 10 horas.

O fogo teve início por volta das 4h da manhã desta segunda-feira (21), e as chamas se alastraram rapidamente, já que o material utilizado na fabricação dos produtos é extremamente inflamável.

Segundo o tenente Ataíde contou ao Notícia Paraíba, o fogo teve início em um galpão que fica na parte interna da fábrica e nesse local são produzidos os solados dos calçados, o que teria contribuído para que as chamas se alastrassem com mais facilidade.

O tenente disse que 70% do incêndio já foi controlado e o trabalho de combate do Corpo de Bombeiros deve durar até esta terça-feira (22).

Cerca de 50 bombeiros militares participaram do combate ao fogo, além de 20 viaturas.

As causas do incêndio serão apuradas.




Cícero Lucena entrega Crei nos Bancários e autoriza obras de asfaltamento em bairros da capital

single-image

O retorno das aulas foi de mais conforto e acolhimento para muitas crianças dos Bancários e Timbó. Elas vão estudar no Crei Dom Carlos Coelho, entregue na manhã desta segunda-feira (21) pelo prefeito Cícero Lucena e pelo vice-prefeito Leo Bezerra para garantir vaga a 100 crianças. Na oportunidade, eles ainda assinaram as ordens de serviço para asfaltamento de oito vias em quatro bairros.

“Espaços como este dão a estas crianças a oportunidade de crescer com aprendizado, brincadeiras, cuidado, higiene e alimentação. A creche educa e garante às mães o direito de trabalhar e prover sua família. Este ano vamos construir 21 novas creches para garantir o melhor acolhimento aos pequenos”, afirmou o prefeito.

Clique o link e veja a postagem de Cícero Lucena

O Crei Dom Carlos foi aberto pela Prefeitura para atender a demanda por vagas na região, acolhendo as crianças que não puderam ser incorporadas nas unidades vizinhas. A Secretaria de Educação, nesse caso, buscou um prédio próximo para que pudesse abrir a nova unidade. “Ajeitamos todo espaço para receber mais 100 crianças e não negar vaga a ninguém”, explicou a secretária municipal da Educação, América Castro.

O espaço passou por ampla reforma, recebendo entre outros serviços pintura e reboco interno e externo, reforço estrutural, retelhamento, conserto de caixas de esgoto, instalações elétricas e hidráulicas, revestimento cerâmico, instalações hidrosanitárias e construção de calçada, lavanderia e depósito.

Infraestrutura – Com o ato desta segunda, oito ruas terão pavimentação em asfalto. São a Avenida Alagoas e Rua Professora Eudésia Vieira, no Bairro dos Estados; Rua Bacharel Irenaldo, no Aeroclube; ruas Marluce Malheiros, Professora Mocinha Avelar e Odon de Carcalho, no Bairro dos Ipês; e as ruas João Raposo Filho e Terroso de Sousa, no Brisamar. No total serão investidos R$ 734 mil.

A inauguração da unidade contou com a bênção do padre Paulo Cordeiro Fontes. Estiveram presentes no evento os deputados estaduais Hervázio Bezerra e João Gonçalves e os vereadores Bruno Farias e Guga.




Pagamento de fevereiro dos servidores estaduais será realizado quinta e sexta-feira

O pagamento dos salários dos servidores públicos estaduais, referente ao mês de fevereiro, acontece nestas quinta (24) e sexta-feira (25). No primeiro dia, recebem aposentados, pensionistas e reformados, já no dia seguinte é a vez dos servidores da ativa, da administração direta e indireta.

O anúncio do pagamento foi feito pelo governador João Azevêdo durante o programa semanal Conversa com o Governador, transmitido em cadeia estadual pela Rádio Tabajara nesta segunda-feira (21).

“Esse é um compromisso que estamos honrando de pagar os funcionários públicos dentro do mês trabalhado, o que também representa uma injeção de valores na economia,  gerando uma diferença significativa no comércio e na indústria, mantendo a capacidade de investimento que o estado adquiriu através de uma gestão fiscal eficiente”, destacou o gestor.

Calendário de pagamento:

24/02 – aposentados, pensionistas e reformados;

25/02 – servidores da ativa (Administração Direta e Indireta)

www.reporteriedoferreira.com.br




‘Brasil parece estar do outro lado’, dizem EUA sobre viagem de Bolsonaro

Após ser questionada sobre a declaração de solidariedade do presidente Jair Bolsonaro (PL) à Rússia, em meio às tensões envolvendo uma possível invasão de Moscou à Ucrânia, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, afirmou nesta sexta-feira, 18, que o Brasil “parece estar do outro lado de onde está a maioria da comunidade global”.

“Eu diria que a vasta maioria da comunidade global está unida em uma visão compartilhada, de que invadir um outro país, tentar tirar parte do seu território, e aterrorizar a população, certamente não está alinhado com valores globais”, afirmou Psaki em entrevista à imprensa em Washington. “Então, acho que o Brasil parece estar do outro lado de onde está a maioria da comunidade global”.

Em resposta a pergunta de um jornalista sobre se as falas de Bolsonaro poderiam afetar as relações Brasil-EUA, ela ressaltou que não conversou com o presidente americano, Joe Biden, sobre as declarações. Ainda assim, deu uma resposta dura.

A fala da porta-voz segue o encontro do presidente brasileiro com o russo Vladimir Putin na quarta-feira em Moscou, onde Bolsonaro afirmou que “somos solidários à Rússia” e expressou desejo de intensificar as relações bilaterais entre os países.

As preocupações se dão em meio à consolidação de forças russas perto da fronteira com a Ucrânia.  De acordo com os EUA e o Ministério da Defesa ucraniano, há, atualmente, cerca de 150.000 soldados russos posicionados perto dos limites do país. A Rússia cercou o norte do país vizinho, onde a fronteira é mais desguarnecida, posicionando seu Exército como uma ferradura, cercando a região por três lados, em territórios de Belarus, de quem é aliada.

Além disso, a Inteligência americana vem afirmando há semanas que a Rússia poderia buscar um pretexto, como uma operação com agentes infiltrados, para justificar uma eventual invasão. Um dos pretextos poderia ser o recente agravamento de confrontos na região de Donbas.

ricanas. Na quinta-feira, um porta-voz o Departamento de Estado dos EUA disse que o encontro “mina a diplomacia destinada a evitar um desastre estratégico e humanitário”.

“O momento em que o presidente do Brasil se solidarizou com a Rússia, enquanto as forças russas estão se preparando para potencialmente lançar ataques a cidades ucranianas, não poderia ter sido pior”, disse em entrevista televisionada. 

A VEJA antes da viagem do presidente brasileiro, uma autoridade do Departamento de Estado, que falou sob condição de anonimato, expressou que o Brasil deveria usar a oportunidade para reforçar à Rússia “a preocupação dos Estados Unidos e de outras nações sobre o papel desestabilizador que a Rússia está desempenhando e a ameaça atual à soberania e integridade territorial da Ucrânia”.

Segundo o funcionário americano, a posição do governo dos EUA sobre o aumento de presença militar russa na fronteira com a Ucrânia foi comunicada ao governo brasileiro, com quem “mantém diálogos regulares em todos os níveis”.

Em reportagem publicada em VEJA no início do mês, na edição nº 2775, o ex-embaixador Sergio Amaral destacou que Brasil e Rússia têm relação antiga e fazem parte do Brics, grupo que reúne ainda China, Índia e África do Sul. Em outras situações, uma missão oficial seria algo natural, mas não em meio a uma tensão que pode resultar em guerra.

“Nesta circunstância é difícil evitar que essa visita seja interpretada como um gesto de simpatia e até solidariedade com Moscou”, destacou.

www.reporteriedoferreira.com.br




Prefeitura de João Pessoa terá ponto facultativo na próxima segunda e terça-feira

A Prefeitura de João Pessoa não terá expediente nas repartições públicas municipais na segunda-feira (28 de fevereiro) e terça-feira (1° de março), dias de Carnaval. O secretário de Administração, Valdo Alves, já assinou a portaria (n° 085) que determina o expediente facultativo. Os trabalhos na administração pública municipal da Capital retornam às 14h da quarta-feira de Cinzas (2). Nestes dias sem expediente, os serviços essenciais são mantidos.

“Embora ainda estejamos em período de pandemia e não estimulemos as aglomerações e nem os festejos, nós da Prefeitura de João Pessoa resolvemos dar o tão tradicional ponto facultativo aos nossos servidores que tanto se dedicam e se empenham nos serviços públicos municipais. Não teremos expediente na segunda e terça-feira de Carnaval e retornaremos na quarta-feira às 14h”, afirmou o secretário Valdo Alves.

Com a determinação de ponto facultativo, os veículos oficiais deverão ser recolhidos às suas secretarias de origem ou ao Centro Administrativo Municipal (CAM), em Água Fria, no final do expediente da sexta-feira (25) e só poderão ser retirados às 14h da quarta-feira (2). Excetua-se a esta determinação os veículos em trabalho das secretarias que oferecem serviços essenciais à população.

O secretário Valdo Alves explica que a determinação de expediente facultativo é referente à administração pública municipal, cabendo às empresas privadas definirem seus funcionamentos podendo se basear ou não na decisão da Prefeitura.

“Os dias de Carnaval não são dias de feriado no município de João Pessoa”, explicou. Valdo também destaca que os servidores e toda a população devem seguir as determinações do Decreto Municipal e evitar aglomerações no período carnavalesco.

www.reporteriedoferreira.com.br




Vasco entra em acordo com 777 Partners para venda da SAF, com investimento de R$ 700 milhões

O Vasco avança em direção à constituição de empresa para administrar seu futebol e, mais importante, rumo à venda de participação majoritária para uma companhia estrangeira. O presidente do clube, Jorge Salgado, está em Miami e acaba de fechar um acordo com a 777 Partners.

As negociações levaram três meses. Após cinco versões diferentes, a diretoria vascaína chegou à proposta que considera adequada para o clube. O acordo ainda é “não vinculante”, ou seja, o documento não gera obrigações para as partes envolvidas, até que o negócio seja consumado – precisa haver aprovação de sócios e conselheiros vascaínos.

A 777 Partners propõe o investimento de R$ 700 milhões na SAF (Sociedade Anônima do Futebol) do Vasco ao longo dos próximos anos, em troca da aquisição de 70% das ações dessa empresa. Também existe predisposição para investimentos na reforma de São Januário, o que potencialmente fará com que a operação como um todo supere o bilhão de reais.

A estrutura do negócio é semelhante à adotada por Botafogo e Cruzeiro nas vendas para John Textor e Ronaldo. O Vasco constituirá uma empresa e transferirá para ela ativos e direitos relativos ao futebol. Essa empresa, por sua vez, terá seu controle vendido para a 777 Partners, que passará a ser responsável por administrá-la. Valores e condições são diferentes dos casos de Botafogo e Cruzeiro.

Quem é o investidor

 

A 777 Partners foi fundada em 2015. Com sede em Miami, nos Estados Unidos, a companhia investe em diferentes ramos: aviação, serviços financeiros, seguros, mídia e entretenimento.

No futebol, a empresa comprou integralmente o Genoa, da Itália, e adquiriu participação minoritária no Sevilla, da Espanha. Também há interesse em comprar outras equipes, na Europa e fora dela.

A 777 também tem participações sobre uma empresa que atua no futebol brasileiro, a 1190 Sports, responsável por vender direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro.

Ainda no ramo das transmissões do futebol, a companhia investe na Fanatiz, serviço de streaming que exibe, principalmente, campeonatos de futebol para o mercado dos Estados Unidos.

Quanto será investido

 

Na oferta que agradou à direção do Vasco, a 777 Partners se responsabiliza por investir R$ 700 milhões na SAF ao longo dos próximos anos, lidar com o pagamento integral das dívidas do clube – hoje estimadas por dirigentes em R$ 700 milhões –, além de potencialmente investir na reforma de São Januário.

Salgado assinou, em Miami, um “pré-acordo”. A venda dos 70% do clube-empresa, mediante esses valores, ainda não foi sacramentada, pois dependerá da aprovação de associados vascaínos. Há um prazo de 90 dias (três meses) para que todos os trâmites políticos e burocráticos (diligência, redação do contrato, etc) sejam realizados.

Em relação ao investimento, haverá a antecipação de R$ 70 milhões, para que o Vasco lide com despesas e dívidas de curtíssimo prazo. Esse valor será aportado pela 777 no clube imediatamente, na forma de um empréstimo convencional, e passará pelo crivo do Conselho Fiscal.

Caso a venda da participação sobre a SAF ocorra, esses R$ 70 milhões farão parte dos R$ 700 milhões do investimento global. Portanto, a 777 ainda precisará injetar outros R$ 630 milhões na empresa.

Na hipótese de o negócio não ser concretizado nos próximos três meses, esses R$ 70 milhões serão considerados um empréstimo comum, que deverá ser devolvido pelo clube com taxa de juros e prazo determinado.

O investimento da 777 Partners servirá para acelerar a recuperação do futebol vascaíno, por meio de infraestrutura e reforços para o futebol. A construção de centros de treinamento estará garantida por contrato, dentro desse valor que os americanos se dispõem a aportar. Jogadores serão contratados para tornar o time novamente competitivo.

Como funciona a sociedade

 

Caso a venda para a 777 Partners ocorra, a empresa que administrará o futebol do Vasco se dividirá, inicialmente, em 70% para os investidores e 30% para a associação civil sem fins lucrativos. Em outras palavras, haverá sociedade entre as partes na gestão do futebol a partir de 2022.

A participação majoritária dá aos americanos o poder de decisão em tudo o que tiver relação com a prática da modalidade, desde questões administrativas e financeiras até a condução do futebol em seu cotidiano. Mas o modelo estabelece limitações ao que os novos donos podem fazer.

Questões ligadas à identidade da instituição estão resguardadas. Mesmo que o novo dono queira fazer mudanças em nomes, símbolos, cores, hinos e cidade-sede, para citar alguns exemplos, a associação Club de Regatas Vasco da Gama (CRVG) terá poder de veto.

Também haverá regras antidiluição, para que o CRVG não tenha nunca menos de 10% sobre o total das ações. Isso pode acontecer, no futuro, caso os sócios tomem a decisão de emitir novas ações para captar novas rodadas de investimento. A regra impede que a associação seja prejudicada, com a diluição, nessa hipótese.

Na prática, a SAF terá uma estrutura profissional, com a existência de executivos para as principais posições: CEO (diretor-geral), diretor financeiro, diretor jurídico, etc. Essa estrutura responderá a um Conselho de Administração e um Conselho Fiscal, compostos por membros indicados pelos dois sócios: 777 Partners e CRVG. E esses órgãos organizarão e executarão o que os acionistas entendem como adequado para a condução do negócio.

Para estimular a competitividade do Vasco em campo, a diretoria negociou mínimos garantidos em relação a despesas – de maneira similar ao que foi feito pelo Botafogo, porém com valores e prazos diferentes. A preocupação é de garantir que o clube não se torne um satélite de um estrangeiro, quando fizer parte de uma multinacional do futebol.

Quem fica com o estádio

No acordo que acaba de ser assinado entre Vasco e 777 Partners, fica estabelecido que o estádio São Januário continuará a ser propriedade da associação civil. O clube-empresa, controlado pelos novos proprietários, assumirá a gestão do equipamento por meio de um contrato de aluguel, que terá 50 anos de duração, prorrogáveis por mais 50.

O valor desse aluguel ainda está sendo definido pela diretoria, e a quantia que será repassada para a associação civil, CRVG, financiará suas atividades sociais e as demais modalidades esportivas.

Além disso, os custos do complexo esportivo passarão a ser de responsabilidade da SAF. Isso fará com que a associação reduza drasticamente seus gastos no cotidiano, pois a manutenção de São Januário representa grande parte deles.

www.reporteriedoferreira.com.br Globo esporte




Atlético-MG vence o Flamengo em longa disputa de pênaltis e conquista a Supercopa do Brasil

Em jogo eletrizante, equilibrado, com direito a virada, muita emoção e longa disputa de pênaltis, o Atlético-MG venceu o Flamengo nas penalidades por 8 a 7 neste domingo, após empate por 2 a 2 no tempo normal, na Arena Pantanal, em Cuiabá, e conquistou o título inédito da Supercopa do Brasil 2022.

Atual campeão brasileiro e da Copa do Brasil, o Galo levou a melhor após 12 cobranças para cada lado, com Everson defendendo a segunda cobrança de Vitinho. Nacho Fernández abriu o placar do confronto na primeira etapa. Gabriel e Bruno Henrique foram os responsáveis pela virada rubro-negra na segunda etapa. Hulk fez o gol que colocou a equipe atleticana nas disputas alternadas.

O Atlético-MG levou R$ 5 milhões pela conquista da Supercopa. O Flamengo recebe R$ 2 milhões. Os valores são os mesmo de 2021 e em 2020, quando o Rubro-Negro venceu o Palmeiras e Athletico-PR, respectivamente.

Na próxima quarta-feira, o Flamengo terá pela frente o clássico contra o Botafogo, às 20h, no Estádio Nilton Santos, pela oitava rodada do Campeonato Carioca. No sábado, o Atlético-MG enfrenta o Pouso Alegre às 16h30, no Manduzão, pela oitava rodada do Campeonato Mineiro.

www.reporteriedoferreira.com.br