Raniery Paulino revela conversa com Veneziano e vê ‘pacificação’ com João e PT

“Pacifica”. É o que afirma, categoricamente, o deputado estadual Raniery Paulino sobre um retorno da união entre o governador João Azevêdo (Cidadania) e o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), e por consequência apaziguariam o PT paraibano sobre as articulações para as eleições 2022.

“Apesar do MDB nunca ter conversado, do ponto de vista como partido ou apresentar teses, existe uns que torcem pela candidatura própria, o que é legítimo, e outros que querem compor com João. Uma vez pacificando essa situação, e pelo tamanho que o MDB tem, não só de composição, mas de história, pois temos que ter nossas bandeiras, ficará bem”, afirmou Raniery.

Além da pacificação, o parlamentar diz que há “condição de nos fortalecer, tanto quanto partido como para o governo”.

“Não tem nenhuma fala de Veneziano sobre João, e de João sobre Veneziano, que seja afrontosa, porque não houve rompimento oficial. Tem mais convergências, do que divergências”, disse.

Conversa há 15 dias

Raniery revelou que conversou com Veneziano há 15 dias. Na pauta, recebeu carta branca para seguir com seus compromissos.

“Conversa muito boa, muito respeitosa. Sobre candidatura ou não, ele nem me deu resposta definitiva. Me pediu para ficar no MDB, até por tudo que representamos, principalmente pelo tamanho de Roberto Paulino, e para seguir com meus compromissos. E meu compromisso, todos sabem e não escondo, é com João”, detalhou o deputado emedebista.

www.reporteriedoferreira.com.br




RETORNO MARCADO: Aulas presenciais na UFPB a partir de março

O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade Federal da Paraíba (Consepe) realizou a votação nesta quarta-feira (16), decidindo pelo retorno das aulas de forma híbrida a partir desta segunda 21 de fevereiro. Já no dia 21 de março, as aulas remotas deverão se tornar presenciais com a obrigatoriedade do comprovante vacinal contra covid-19.

O Consepe entendeu que por questão de segurança, o retorno das aulas da UFPB de forma presencial, deve acontecer de forma gradativa.

O parecer do professor Élibio, foi aprovado com 71% dos votos, sendo 21% contrário e 3% de abstenções.

O parecer do Consepe/UFPB deve, agora, seguir para aprovação ou reprovação do Consuni (Conselho Universitário), que é o órgão máximo e deve deliberar a respeito dos procedimentos administrativos.

O retorno das atividades presenciais será novamente analisado pelo Consepe, com base nos novos dados da Covid-19 registrados na Paraíba.

Confira o parecer:

Amparado pelos argumentos legais subscritos, sou de parecer favorável a
aprovação DO RETORNO presencial gradual e seguro em 21 de março de 2022,
com a obrigatoriedade de comprovação do passaporte vacinal contra a COVID-
19 e o atendimento de todas as recomendações do Relatório da CBI, para
participação das aulas presenciais e mantido o início do semestre letivo 2021.2
como híbrido em 21 de fevereiro de 2022, e que seja remetido imediatamente
este processo ao Consuni para se pronunciar e deliberar na próxima reunião do
dia 21 de fevereiro, acerca dos procedimentos administrativos quanto a exigência
da obrigatoriedade do passaporte vacinal, salvo melhor juízo deste egrégio
Conselho.

www.reporteriedoferreira.com.br




Governo revela que mais de um milhão de paraibanos ainda não tomaram a dose de reforço contra a Covid-19

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) da Paraíba calcula que 1.003.851 pessoas estão atrasadas para a dose de reforço contra a Covid-19. Isso quer dizer que apenas 40,32% da população apta a tomar a terceira dose da vacina estão com o reforço vacinal em dia. Os dados são do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SI-PNI) e mostram a realidade do estado em relação à imunidade coletiva. O levantamento mostra ainda que outras 439.639 pessoas ainda não compareceram para a segunda dose (D2) do imunizante.

Quinze municípios concentram 558.614 doses em atraso para reforço, o que representa 55,6% das doses destinadas ao reforço que já deveriam ter sido aplicadas no estado. Os municípios com maior número de pessoas com esquema incompleto são João Pessoa, com 200.122; seguido por Campina Grande, com 123.172; Santa Rita, com 41.169; Patos, com 32.550 e Sousa, com 23.949. Bayeux, Cajazeiras, Cabedelo, Guarabira, Mamanguape, Pombal, Sapé, Solânea, Queimadas e São Bento também integram o grupo de municípios com maior número de doses de reforço atrasadas.

O secretário de Saúde, Geraldo Medeiros, destaca que os casos graves decorrentes da variante predominante no Brasil, a Ômicron, só podem ser prevenidos com esquema vacinal completo, incluindo a dose de reforço. “Enquanto não alcançarmos a imunidade coletiva através da vacinação com esquemas completos, estamos favorecendo o desenvolvimento de novas variantes e colocando a vida de todos em risco. Os estudos comprovam que a dose de reforço é fundamental nesse contexto e receber esse complemento é necessário para alcançar a proteção contra a Ômicron”.

Geraldo Medeiros enfatiza que “os dados informados pelos municípios ao SI-PNI nos mostram que 15 localidades concentram mais de 55% das doses de reforço atrasadas. Lembramos que é preciso que a população busque essa dose e que os municípios possam manter a ampla oferta para que todos sejam vacinados”.

Até o início da tarde desta quarta-feira (16), a Paraíba já havia aplicado um total de 7.654.830 doses de vacinas contra covid-19, das quais 1.258.956 são doses de reforço. A vacinação segue acontecendo em todos os 223 municípios para todas as faixas etárias elegíveis para receber os imunizantes.

www.reporteriedoferreira.com.br




NOVO DECRETO: Cícero mantém ponto facultativo no Carnaval em JP

O prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) deve manter o ponto facultativo para servidores municipais durante o feriado de Carnaval na cidade, nos dias 28 de fevereiro e 01 e 02 de março.

A medida vai na contramão do decreto do governo do estado, divulgado na edição do Diário Oficial desta quarta (16), em que o governador João Azevêdo (Cidadania) cancelou o ponto facultativo e orientou que gestores municipais fizessem o mesmo. A decisão tem como objetivo refrear os pontos de aglomeração durante a festividades, em meio ao aumento de casos da Covid-19.

A medida acordada pela prefeitura da capital deve constar em novo decreto municipal, a ser divulgado nos próximos dias.

www.reporteriedoferreira.com.br




AMEAÇAS: Galdino vai prestar queixa nesta quarta e diz que recebeu textos, áudios e vídeos com ameaças até de “tiro na cara”

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, Adriano Galdino, vai prestar queixa nesta quarta-feira (16) após ter sofrido ameaças de morte por causa da votação de projeto de lei para policiais e bombeiros militares na ALPB. Em entrevista ao programa Arapuan Verdade, nesta quarta, o deputado disse que recebeu por WhatsApp textos, áudios e vídeos com ameaças até de “tiro na cara”.

“Começaram a aparecer todo tipo de mensagem, eram vídeos e mais vídeos. Apareceram no WhatsApp até dizendo ‘dar um tiro de 12 na sua cara’”, revelou Adriano Galdino.

Ainda segundo o deputado e presidente da Assembleia Legislativa, ele vai “prestar queixa agora a tarde e mostrar para o delegado para que sejam identificadas essas pessoas”.

www.reporteriedoferreira.com.br