Lucena desponta como polo atrativo de grandes investimentos; o estaleiro atrairá outas empresas


Com a expansão da economia do Nordeste, cidades da Paraíba estão sendo beneficiadas com a chegada de grandes empresas. As principais cidades polos passam por um processo de transformação e desenvolvimento, chamando a atenção de empresários nacionais e internacionais de variados segmentos.
Entre estas, destaque para o município de Lucena, no litoral Norte do Estado. O município ganhou notoriedade a partir da perspectiva da instalação do estaleiro de reparos de navios, cuja aplicação financeira é de R$ 1,9 bilhão.
A partir da instalação do Estaleiro, que traz benefícios de infraestrutura, a expectativa é que sejam gerados cerca de 6 mil empregos, ampliando o desenvolvimento da região.
Dados da Companhia de Desenvolvimento da Paraíba (Cinep) apontam que a economia paraibana tem capacidade de crescer em várias perspectivas. O interesse em investir decorre do potencial vocacional que o estado possui em diversos setores.
A localização geográfica é outro ponto determinante para investimentos na Paraíba, que faz divisa com três estados do Nordeste, sendo um importante centro logístico para as empresas.
Incentivo
A política de incentivos fiscais praticada pelo Governo do Estado é ponto determinante à atração de empresas ao Estado. As empresas podem pleitear incentivos fiscais, com crédito presumido do ICMS. No caso de alguns setores específicos, há regimes de tributação especiais que consideram as peculiaridades de cada setor.
Ainda nesse aspecto, é possível requerer incentivos locacionais. O investimento em infraestrutura também é uma política importante para atração de novas empresas, conforme informações da Cinep.
www.reporteriedoferreira.com.br

O Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), por meio da Operação Lei Seca, notificou 207 condutores por dirigir sob efeito de álcool, durante o mês de janeiro. O balanço foi divulgado nesta terça-feira (dia 1º) pela Divisão de Policiamento e Fiscalização do órgão.


Clubes amadores filiados a Federação Paraibana de Futebol, que pretendem disputar o Campeonato Paraibano Sub 17 (Juvenil), cuja competição está programada para ser iniciada no próximo dia 19, tem procurado a Redação para denunciar a falta de apoio por parte da presidente da FPF, Michele Ramalho.
Principal articulador político do projeto de reeleição do governador João Azevêdo, o secretário-chefe de Gabinete do Governo, Ronaldo Guerra, trabalha no bastidores para promover o mais rápido possível encontro entre o chefe do executivo estadual e o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues.
Apesar do avançado entendimento para federação com o PSDB, a executiva nacional do Cidadania quer manter o governador João Azevêdo (Cidadania) filiado à sigla. A situação da Paraíba é considerada como um “entrave” na junção das duas legendas. No estado, os partidos militam em campos opostos. O PSDB é oposição a João e lançou a pré-candidatura do deputado federal Pedro Cunha Lima.