Governador João Azevêdo recebe apoio de prefeitos do PSD

O anúncio ocorreu após reunião com o chefe do Executivo estadual que contou com as presenças da vereadora de Campina Grande e secretária Executiva de Articulação Política do Governo, Eva Gouveia, e do presidente estadual do Cidadania, Ronaldo Guerra.

O gestor esteve acompanhado da vice-prefeita, Maria Lenira, e dos vereadores Carlindo Cabral, Vando de Bá, Nuel Neves, Flaviano, Mário Romero, Da Paz e Marleide Quintino. (Foto: Reprodução)

 

Os prefeitos de Salgado de São Félix e de Alcantil, Dr. Joni e Cícero do Carmo, respectivamente, declararam, nesta quarta-feira (26), apoio ao governador João Azevêdo (Cidadania). O anúncio ocorreu após reunião com o chefe do Executivo estadual que contou com as presenças da vereadora de Campina Grande e secretária Executiva de Articulação Política do Governo, Eva Gouveia, e do presidente estadual do Cidadania, Ronaldo Guerra.

Na oportunidade, o prefeito Dr. Joni evidenciou sua decisão política. “Nós estamos nos somando a essa conjuntura, já era uma pretensão particular nossa, a administração do governador João Azevêdo é muito boa e mostramos a nossa força política dentro do município”, disse.

Ele também destacou os pleitos que levou ao governador em diversas áreas, como infraestrutura e mobilidade urbana. “Nós apresentamos o asfaltamento da estrada que liga Salgado a Mogeiro; a PB-082 a Timbaúba, muito importante do ponto de vista econômico; a estadualização de uma rodovia municipal; melhorias no abastecimento de água; e construção de escola”, citou.

O gestor esteve acompanhado da vice-prefeita, Maria Lenira, e dos vereadores Carlindo Cabral, Vando de Bá, Nuel Neves, Flaviano, Mário Romero, Da Paz e Marleide Quintino.

Por sua vez, o prefeito Cícero do Carmo afirmou sua disposição de apoiar a reeleição do governador João Azevêdo. “Nós vamos trabalhar juntos para que tenhamos sucesso”, disse ao agradecer ao chefe do Executivo estadual pelas demandas atendidas para a construção de travessia urbana e de obras de abastecimento de água. Ele esteve acompanhado do vice-prefeito Noval Alves.




Pais podem perder guarda dos filhos caso recusem vacinação das crianças contra Covid-19

“É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”, cita o parágrafo 1º do Art. 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

 

A advogada Anna Carla Lopes declarou que os pais precisam “entender que existe uma lei que resguarda os direitos das crianças” e que eles podem, “sim, perder a guarda dessas crianças.” (Foto: Pixabay/Imagem ilustrativa)

Os pais podem perder a guarda dos filhos caso recusem a vacinação das crianças contra Covid-19. A advogada Anna Carla Lopes conversou com o ClickPB sobre o assunto e lembrou o que diz o Art. 14 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “É obrigatória a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias”, cita o parágrafo 1º do Art. 14 do ECA.

A advogada Anna Carla Lopes declarou que os pais precisam “entender que existe uma lei que resguarda os direitos das crianças” e que eles podem, “sim, perder a guarda dessas crianças.”

A punição da perda do poder familiar pode acontecer na área cível e os pais também podem ser enquadrados no âmbito criminal.

A advogada relatou  que os municípios controlam as vacinações e podem cruzar dados e identificar aquelas que os pais não tenham conduzido à imunização contra Covid-19 e contra outras doenças. Sendo assim, podem abrir um processo imediato contra esses pais que recusarem vacinação aos filhos, considerando também “averiguar o motivo, para dar o direito ao contraditório e à ampla defesa”.

A advogada Anna Carla Lopes também pontuou  que existem “estudos avançados de que não há risco algum da vacinação contra Covid-19”.

www.reporteriedoferreira.com.br  / Clickpb




Governadores congelam ICMS de combustíveis por 60 dias

Estados recuaram do descongelamento do imposto após aumento nos combustiveis

Frentista abastecendo automóvel
Reprodução/ Proteste.org

Frentista abastecendo automóvel

Governadores de 19 estados e do Distrito Federal decidiram congelar o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) de combustíveis por mais 60 dias. A decisão foi anunciada no começo da tarde desta quarta-feira (26).

Em comunicado, os governadores afirmaram que a medida valerá até “decisões para a estabilização dos combustíveis sejam tomadas”. A decisão ocorre duas semanas após o Comitê Nacional de Secretários da Fazenda (Comsefaz) descongelar o imposto a partir do dia 1° de

Assinam o documento os governadores João Doria (PSDB-SP), Cláudio Castro (PSC-RJ), Romeu Zema (Novo-MG), além de signatários do Nordeste e Centro-Oeste do país.

Os governantes estaduais ainda cobram um posicionamento do presidente Jair Bolsonaro (PL) para reduzir os preços dos combustíveis. Eles querem que o Palácio do Planalto interfira na Política de Preços da Petrobras e deixe de contabilizar os reajustes no mercado internacional.

Bolsonaro diminuiu os aumentos praticados pela Petrobras e culpa governadores pelo aumento no preço dos combustíveis. Segundo o presidente, o valor praticado pelo ICMS estaduais são abusivos e considera como o maior motivo da volatilidade no valor das bombas.

Confira a íntegra da nota

“Os Governadores dos Entes Federados brasileiros signatários vêm a público defender a manutenção do entendimento provisório quanto à tributação do ICMS sobre os combustíveis, que estabeleceu o congelamento do Preço Médio Ponderado ao Consumidor Final – PMPF pelo período de 90 dias, entre 1º de novembro de 2021 e 31 de janeiro de 2022.

Nesse sentido, diante do novo cenário que se descortina, com o fim da observação do consenso e a concomitante atualização da base de cálculo dos preços dos combustíveis, atualmente lastreada no valor internacional do barril de petróleo, consideram imprescindível a prorrogação do referido congelamento pelos próximos 60 dias, até que soluções estruturais para a estabilização dos preços desses insumos sejam estabelecidas, considerando-se também os termos do Projeto de Lei n° 1472, de 2021.

Por fim, ao ressaltar que esta proposta traduz mais um esforço com o intuito de atenuar as pressões inflacionárias que tanto prejudicam os consumidores, sobretudo no tocante às camadas mais pobres e desassistidas da população brasileira, enfatizam a urgente necessidade de revisão da política de paridade internacional de preços dos combustíveis, que tem levado a frequentes reajustes, muito acima da inflação e do poder de compra da sociedade” .

www.reporteriedoferreira.com.br  Por Ig




Vereadores de Lucena recuam e retiram assinaturas que pediam afastamento do prefeito

Uma reviravolta incrível aconteceu em Lucena. Os vereadores que ameaçavam pedir o afastamento do prefeito Léo Bandeira por causa do escândalo na vacinação de crianças contra a Covid-19 com doses de adultos, decidiram recuar. Eles alegaram que foram convencidos do trabalho que vem sendo executado para sanar os danos que houve com a vacinação errada e decidiram anular o pedido de afastamento do prefeito.

Os parlamentares retiraram as assinaturas do processo legislativo e, com isso, o pedido de sessão extraordinária, marcada para esta quarta, foi arquivado com o processo legislativo.

Em reunião, nesta terça, representantes da Saúde de Lucena apresentaram o trabalho que vem executando desde que tomaram conhecimento da falha vacinal.

No início dos trabalhos legislativos, a Prefeitura deve apresentar no Legislativo o relatório do trabalho que vem sendo feito, com a presença do secretário de Saúde e de médicos para que os parlamentares sigam a fiscalização que estão fazendo.

O requerimento pedindo o afastamento de Léo Bandeira foi apresentado nesta segunda-feira (25) pelo vereador Jair das Chagas Silva (Democratas). O objetivo do afastamento  era impedir o gestor de interferir nas investigações.




Copa do Nordeste; Jogo entre Botafogo-PB e Sergipe é adiado devido a surto de covid-19

A partida entre Botafogo-PB e Sergipe, válida pela 1ª rodada da Copa do Nordeste foi adiada pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O motivo do adiamento foi um surto de covid-19 no Sergipe que acometeu pelo menos 16 jogadores e cinco membros da comissão técnica.

O jogo estava programado para esta quarta-feira (26), no Estádio Almeidão, em João Pessoa e foi adiada para 2 de março no mesmo horário (19h30) e local.

De acordo com a CBF, jogo não poderia ser realizado, pois o Sergipe não teria o limite de 13 atletas aptos a disputar a partida em questão, segundo a Diretriz Técnica Operacional – Competições CBF 2022.

Os atletas estão assintomáticos e foram isolados dos demais, segundo a diretoria do Sergipe, porém os nomes não foram divulgados.




EUA colocam 8.500 soldados em alerta por crise na Ucrânia

Presidente Joe Biden colocou militares em alerta por crise na Ucrânia. Foto: Divulgação/US Air Force/Master Sgt. Cecilio Ricardo

O Pentágono determinou que 8.500 militares dos Estados Unidos fiquem de prontidão para eventual envio ao Leste Europeu, em meio a tensões por causa da presença da Rússia perto da fronteira da Ucrânia. O fato representa uma escalada na direção do envolvimento militar americano, segundo funcionários dos EUA. As fontes disseram que as “ordens de se preparar para envio” foram emitidas para tropas sediadas em várias bases dos EUA.

– O número de efetivos que o ministro (da Defesa) pôs em alerta elevado chega a 8.500 homens – disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby.

Ele destacou ainda que “não foi tomada nenhuma decisão sobre um deslocamento de forças fora dos Estados Unidos no momento”. Mas, “está muito claro” que os russos “não têm a intenção atualmente de reduzir a escalada”, complementou.

O Pentágono não informou em quais circunstâncias pode enviar tropas, mas funcionários afirmaram que isso poderia enviar um sinal à Rússia de que os EUA reforçariam rapidamente as defesas dos aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), caso ocorra uma incursão russa na Ucrânia.

As tropas poderiam também ficar a postos caso os EUA decidam retirar dezenas de milhares de americanos que atualmente vivem na Ucrânia, disseram as fontes.

As forças não serão autorizadas a entrar na Ucrânia, disseram os funcionários americanos, mas poderiam ser usadas como apoio para qualquer contingência. Muitas delas precisam estar preparadas para se mobilizar dentro de 18 a 36 horas, segundo eles.

*Com informações da AE




Governador recebe lideranças de cidades do Cariri e se compromete com realização pleitos

Na tarde dessa terça-feira (25), o governador João Azevêdo (Cidadania) recebeu no Palácio da Redenção, em João Pessoa, a visita de vários prefeitos e lideranças do estado, principalmente da região do Cariri. As lideranças foram acompanhadas do presidente da ALPB, deputado estadual Adriano Galdino.

Ao lado dos secretários de Estado, Murilo Galdino e Ronaldo Guerra, as lideranças na oportunidade reivindicaram importantes ações para seus municípios e receberam do governador sinal verde para a grande maioria de seus pleitos.

Estiveram participando das audiências o prefeito e presidente da AMCAP, Adriano Wolff (São Sebastião do Umbuzeiro), além do prefeito Felício Queiroz (São José dos Cordeiros), Márcio Leite (São João do Tigre), Silvano Dudu (Caraúbas), Souzinha e Dra. Alda Dias (Serra Branca), além do ex-prefeito do Congo, Júnior Quirino, vereadores, vice-prefeitos, e demais lideranças desses municípios.

De acordo com os prefeitos, o encontrou foi muito positivo, pois serviu para encaminharem pleitos dos seus municípios e receber do governador a sinalização de sua execução dentro de curto espaço de tempo.