Secretaria de Saúde do Estado e Prefeitura de Lucena retomam vacinação nesta segunda,24

 

Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba – SES e Prefeitura Municipal de Lucena

Será retomado nesta segunda-feira ( 24 ),  a vacinação em todo o Município de  Lucena, graças a um acordo firmado pelo Prefeito Leo Bandeira e a Secretaria de Saúde do Estado.

O processo será iniciado com trabalho conjunto entre as equipes da SES e do município e, neste primeiro momento, estão sendo convocados os maiores de 12 anos que receberam vacina da Pfizer em qualquer momento.

No dia 26, será iniciada a vacinação das crianças de 5 a 11 anos com o imunizante pediátrico.

Para as crianças com comorbidades ou deficiência, no momento da vacinação, será necessário apresentar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS, comprovante de residência em Lucena e laudo médico comprovando comorbidade ou deficiência.

Prefeito de Lucena diz que questão da vacina está sendo politizada

O prefeito de Lucena, Leo Bandeira, reafirmou nesta terça-feira (18) que a Prefeitura Municipal, por sua determinação, abriu todas as portas da Edilidade para os órgãos competentes poderem investigar o que ocorreu de fato em torno da polêmica da aplicação indevida de vacina contra a Covid-19 em crianças. Ao mesmo tempo, o gestor lamentou o fato de setores estarem politizando a questão.

Leo Bandeira adiantou que, tão logo o fato veio à tona, tomou todas as providências para apurar o ocorrido. Ele, inclusive, demitiu o secretário municipal da Saúde, Antônio Paulo, nessa segunda-feira, dia 17 de janeiro.

Ainda por determinação do gestor, foram afastados dos cargos a coordenadora de Vigilância em Saúde, uma enfermeira e uma técnica em enfermagem envolvida na polêmica em que 60 crianças receberam indevidamente doses para adultos de vacina contra a Covid-19.

O gestor ressalta que recebeu o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, ocasião em que informou estar à frente da colaboração das investigação aberta pelo Ministério Público Federal. Garantiu que ele (Leo) quer, mais que qualquer outra pessoa, saber o mais rápido possível desfecho do processo.

Politização
De acordo Bandeira, há um movimento orquestrado para impor culpa à sua gestão, como forma de desestabilizar a atual administração.

Para amigos e correligionários do prefeito, essa realidade maldosa ocorre devido ao fato de Leo Bandeira estar despontando como grande líder político não só do Município, mas de toda a região litorânea polarizada pela cidade de Lucena.

www.reporteriedoferreira.com.br




João Pessoa inicia vacinação contra Covid-19 de crianças de 10 anos sem comorbidade nesta segunda-feira,24

PMJP disponibilizará quatro postos exclusivos: no Mangabeira Shopping, das 8h às 17h; no Santuário Mãe Rainha, no ginásio do Unipê e no IFPB será das 8h às 12h.

 

As crianças com 11 anos também devem ser imunizadas nesses locais, mas, para eles, não é necessário agendamento. (Foto: Secom-JP/Arquivo)

A Prefeitura de João Pessoa vai iniciar, nesta segunda-feira (24), a vacinação contra Covid-19 para crianças com 10 anos de idade sem comorbidade ou deficiência. Para isso, a PMJP disponibilizará quatro postos exclusivos: no Mangabeira Shopping, das 8h às 17h; no Santuário Mãe Rainha, no ginásio do Unipê e no IFPB será das 8h às 12h. As crianças com 11 anos também devem ser imunizadas nesses locais, mas, para eles, não é necessário agendamento.

Para receber a primeira dose da vacina a partir dos 10 anos, é necessário apresentar documento oficial com foto, Cartão SUS ou CPF, e comprovante de residência em João Pessoa.

Nesses quatro postos citados, crianças de 5 a 11 anos que residem com pessoas que tenham comorbidades também podem se vacinar. É necessário apresentar laudo ou declaração médica que comprovem a doença.

Já na Funad, no bairro Pedro Gondim, seguem disponíveis a primeira dose para a faixa etária de 5 a 11 anos, com comorbidades ou deficiência. Por lá, a vacinação acontece das 8h às 12h, sem agendamento.

Estão disponíveis também nesta segunda (24) as primeiras doses para pessoas a partir de 12 anos e as segundas doses da Coronavac (28 dias após a primeira dose) e Pfizer (60 dias).

Pode tomar a terceira dose a população com idade a partir de 18 anos (120 dias após a segunda dose), imunossuprimidos (28 dias) e os trabalhadores de saúde (120 dias).

Todos os públicos a partir dos 12 anos devem realizar o agendamento, que está disponível a partir das 19h deste domingo (23), pelo aplicativo Vacina João Pessoa ou site vacina.joaopessoa.pb.gov.br.

Janssen

Quem vai tomar a dose de reforço da Janssen deve agendar a imunização para os postos instalados nos ginásios das escolas Papa Paulo VI (Cruz das Armas) e Durmeval Trigueiro (Rangel). O atendimento por lá acontece das 8h às 12h.

Dúvidas

A Prefeitura disponibiliza dois números de contato para auxiliar os cidadãos que estão com dificuldades para realizar cadastro, agendar vacinação ou outras dúvidas relacionadas ao aplicativo Vacina JP. Nesses casos, a população pode ligar ou enviar mensagens via WhatsApp para os números: (83) 98600-4815 ou (83) 98699-2917. O horário de atendimento desse serviço é de segunda a sábado, das 8h às 19h. Outra forma de contato é através do endereço de e-mail: vacinajp@gmail.com.

Passaporte da vacina

Em consonância com a lei estadual 12.083/21, é obrigatório apresentar o cartão de vacinação para entrada em estabelecimentos comerciais e outros ambientes. Por isso, a Prefeitura de João Pessoa reforça a importância da imunização contra Covid-19.

Documentação exigida

Para quem vai tomar a D2 e D3, é necessário o cartão de vacinação e um documento pessoal com foto, além de comprovação documental para trabalhadores de saúde e imunossuprimidos.

No caso da terceira dose para os trabalhadores da saúde, eles devem apresentar um documento de identificação original com foto e documentação comprobatória de vínculo em estabelecimento de saúde de João Pessoa, que pode ser carteira de trabalho, contracheque ou declaração do estabelecimento de saúde. Os profissionais também deverão apresentar a carteira do respectivo conselho. Vale destacar que a cópia da documentação comprobatória deverá ficar retida no ponto de vacinação para fins de controle dos órgãos fiscalizadores.

A Secretaria Municipal de Saúde orienta os imunossuprimidos sobre a necessidade de apresentação de laudo médico, que ficará retido no local a fins de comprovação.

Para as crianças com comorbidades ou deficiência, no momento da vacinação, será necessário apresentar um documento oficial com foto ou certidão de nascimento da criança, cartão SUS, comprovante de residência em João Pessoa e laudo médico comprovando comorbidade ou deficiência.

Solidariedade

Os postos de vacinação também estão abertos para receber as doações de alimentos não perecíveis. Após a arrecadação, eles serão distribuídos com instituições de caridade e famílias atingidas pelos efeitos da pandemia. A arrecadação e a distribuição integram uma iniciativa conjunta da Prefeitura de João Pessoa e do Governo do Estado.

Confira a relação dos postos de vacinação nesta segunda-feira (24)

1ª dose: 10 e 11 anos – crianças sem comorbidades (sem agendamento)

8h às 12h

Santuário Mãe Rainha (Aeroclube)

Ginásio do Unipê (Água Fria)

IFPB (Jaguaribe)

8h às 17h

Mangabeira Shopping (pedestres)

1ª dose: 5 a 11 anos – crianças com deficiência ou comorbidades – 8h às 12h (sem agendamento)

Funad – (Pedro Gondim)

2ª dose: Janssen- 8h às 12h (com agendamento)

Escola Papa Paulo VI (Cruz das Armas)

Escola Durmeval Trigueiro (Rangel)

Unidades de Saúde da Família – 8h às 11h (com agendamento)

1ª dose: 12+

2ª dose: Coronavac (28 dias) e Pfizer (60 dias)

3ª dose: 18+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)

Distrito Sanitário I

USF Integrada Cruz das Armas I

USF Integrada Cruz das Armas II

USF Integrada Verde e Vida

USF Integrada Saúde para Todos

USF Integrada Jardim Saúde

USF Integrada Costa e Silva

USF Integrada Nova Conquista

USF Integrada Vieira Diniz

USF Integrada Funcionários

USF Integrada Jardim Planalto I e II

Distrito Sanitário II

USF Integrada Espaço Saúde

USF Integrada Estação Saúde

USF Integrada do Grotão

USF Integrada Unindo Vidas

USF Integrada Vila Saúde

USF Integrada Cuiá

USF Integrada Geisel III

USF Integrada Funcionários II 2ª etapa

USF Integrada Colinas

USF Integrando Vidas

Distrito Sanitário III

USF Integrada José Américo

USF Integrada Cidade Verde

USF Integrada Nova Aliança

USF Integrada Nova Esperança

USF Integrada Quatro Estações

USF Integrada Valentina

USF Integrada Ipiranga

USF Integrada Mangabeira

USF Integrada Colibris II

USF Integrada José Américo I

Distrito Sanitário IV

USF Integrada Alto do Céu

USF Integrada Matinha II e Paulo Afonso

USF Integrada Roger

USF Integrada Viver Bem

USF Integrada Ilha do Bispo

USF Integrada Cordão Encarnado I

USF Integrada Mandacaru VII

USF Integrada Mandacaru IX

USF Integrada Tambiá

Distrito Sanitário V

USF Timbó I

USF Integrada Bessa

USF Integrada Santa Clara

USF Integrada São José

USF Integrada Altiplano

USF Integrada Cidade Recreio

USF Integrada Torre

USF Jardim Miramar

USF Eucaliptos

USF Padre Hildon Bandeira

Centro de Imunizações – 8h às 16h (com agendamento)

1ª dose: 12+

2ª dose: Coronavac (28 dias), Astrazeneca (90 dias) e Pfizer (60 dias)

3ª dose: 18+ (após 120 dias da 2ª dose); imunossuprimidos (após 28 dias da 2ª dose); e trabalhadores de saúde (após 120 dias da 2ª dose)

Centro Municipal de Imunizações (Torre)

Policlínicas – 8h às 12h (com agendamento)

4ª dose: imunossuprimidos (após 120 dias da 3ª dose)

Policlínica do Cristo

Policlínica de Mangabeira

Policlínica das Praias




Tiros e correria são registrados na Praça da Paz, nos Bancários

 

Verdadeiro tiroteio  foi registrado na Praça da Paz, no bairro dos Bancários, em João Pessoa. O fato aconteceu na madrugada deste domingo (23).

Pessoas saíram correndo da Praça da Paz e atravessando a avenida principal dos Bancários correndo.

Polícia recebeu denuncia e começou a investigar o fato criminoso. Não se sabe  o motivo dos tiros. Curiosos chegaram a dizer que duas pessoas foram atingidas de raspão pelos disparos

 

Tocador de vídeo

00:00
00:43

 




Mulher é suspeita de jogar o próprio filho contra carro em movimento em JP

 

Suposta agressora e vítima foram encaminhadas à Central de Polícia

Uma mulher foi detida suspeita de maus tratos conta o próprio filho, de apenas quatro anos. A ocorrência foi registrada na madrugada deste domingo (23), em João Pessoa. De acordo com a denúncia realizada à Guarda Civil, a suspeita teria jogado a criança na frente de um carro em movimento.

“Recebemos a chamada via Ciope. Lá, já havia um tumulto em volta dela e ela teria se afastado ao ver a viatura. Ela não quis ficar no local. Quem estava lá nos relatou que ela estava agredindo ele [o filho] e teria jogado o mesmo na frente de um carro. Eles ainda disseram que eta de praste ela agredir ele e que vive sob os efeitos de drogas”, afirmou Ilma Rocha, guarda municipal.

A mulher foi encaminhada à Central de Polícia, no bairro do Geisel. A guarda Civil também afirma que acionou o Conselho Tutelar. Contudo, até a publicação desta matéria não haviam confirmaçõos com relação aos procedimentos adotados.




Publicada Medida Provisória que define reajuste de servidores públicos do estado da Paraíba

O valor, de acordo com o documento, fica reajustado a partir de 1º de janeiro de 2022.

DOE destee sábado (22) traz Medida Provisória que define reajuste de servidores estaduais. (Foto arquivo)

Foi publicada na edição deste sábado (22) do Diário Oficial do Estado (DOE), a Medida Provisória (MP) de nº 303 que define o reajuste para o servidor público estadual do Poder Executivo. O valor fica reajustado a partir de 1º de janeiro de 2022. O governador da Paraíba, João Azevêdo (Cidadania), já havia anunciado ontem (21) que estenderia o reajuste que concedeu aos policiais

De acordo com o documento,  fica concedido reajuste salarial de 10% no vencimento para diversas categorias (Diário Oficial abaixo) e se estende para efetivos, inativos e pensionistas da Administração Direta e Indireta.

De acordo com a MP, “os proventos e pensões dos servidores públicos inativos que não gozam de paridade ficam reajustados no percentual de 10%”. Conforme o documento acessado  o menor vencimento e menor remuneração atribuídos aos servidores públicos estaduais será de R$ 1.212,00. Já para os servidores do magistério, o reajuste é de 31,3%, valendo também a partir de 1º de janeiro.

Além disso, consta ainda as remunerações das Polícias Militar e do Corpo de Bombeiros Militar, Civil e Penal. Elas estão nos anexos I, II e III desta Medida Provisória. De acordo com o documento, a Medida Provisória entra em vigor após sua publicação.

Com esse aumento implantado já nos contracheques do mês de janeiro, o impacto anual na folha de pagamento do estado será de R$ 840 milhões, sendo R$ 253 milhões só com as forças de segurança.

Confira abaixo o Diário Oficial do Estado deste sábado (22)




João Pessoa tem quase 40% de testes positivos para Covid-19 em postos itinerantes na Capital

João Pessoa realiza testagem para Covid-19 em dois pontos itinerantes nesta sexta-feira (21) — Foto: Indranil Mukherjee/AFP

Nesta quinta-feira (20), o índice de testes positivados para a Covid-19 foi de 39,8% nos postos itinerantes de João Pessoa. Foram aplicados 2.236 exames e, desses, 892 tiveram resultados positivos para Covid-19. Do total de testes realizados, 1.271 foram no Mangabeira Shopping, com 542 positivos; 485 no Uniesp, com 170 positivos; e 480 no Busto de Tamandaré, com 180 positivos.

O mutirão de testagem para Covid-19 segue nesta sexta-feira (21). São dois pontos destinados à ação, no Mangabeira Shopping e na Uniesp (BR-230). Para ser testado, basta comparecer ao local com um documento de identidade. O resultado sai em até 20 minutos e são utilizados os testes Rt PCR Antígeno.

Os postos serão abertos a partir das 17h30 e a realização dos exames ocorre até 22h. Serão 1000 fichas distribuídas no Mangabeira Shopping e 600 fichas distribuídas na Uniesp. As fichas começam a ser distribuídas às 16h.

No dois locais também existe a modalidade de testagem drive-thru.

Para ser testado, basta comparecer ao local com um documento oficial com foto. O resultado sai em até 20 minutos e são utilizados os testes Rt PCR Antígeno.

Para os casos positivos, também são realizados os testes Rt PCR para fazer o sequenciamento viral. As pessoas que testam positivo recebem orientações médicas, inclusive sobre isolamento social, e encaminhamento para serviços de saúde.

Postos fixos de testagem

Os testes também estão disponíveis nos postos fixos instalados na Federação das Indústrias da Paraíba (Fiep) e nas Unidades de Saúde da Família (USFs).

No entanto, o teste realizado nas USFs não é o mesmo dos mutirões, o Rt PCR Antígeno, que tem o resultado divulgado em até 15 minutos.

Nas Unidades de Saúde, é utilizado o Rt PCR, que é enviado ao laboratório e o resultado é divulgado em até 48h.

Na Fiep, o atendimento ao público é de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h.

Nas USFs, das 7h às 11h e das 12h às 16h, sendo realizados testes do tipo RT PCR nas segundas, quartas e sextas.




Ronaldo Guerra se destaca na articulação política e atrai mais uma adesão à reeleição de João Azevêdo

 

Presidente estadual do Partido Cidadania, o secretário de Governo Ronaldo Guerra tem se destacado como principal articulador político do projeto de reeleição do governador João Azevêdo, com importante atuação na busca de adesões de lideranças políticas ao grupo de aliados do governador.

Na tarde desta terça-feira (18), mais uma adesão à reeleição do governador foi selda com a interveniência de Ronaldo Guerra. O prefeito de Pilõezinhos, Marcelo do Sindicato (PSDB), anunciou apoio à base aliada do governador João Azevêdo (Cidadania).

O anúncio ocorreu após reunião com o chefe do Executivo estadual, que contou com as presenças do presidente do Cidadania na Paraíba, Ronaldo Guerra, e do presidente do Cidadania de Guarabira, Célio Alves.

Na ocasião, o prefeito Marcelo do Sindicato enalteceu a receptividade do governador João Azevêdo aos pleitos do município.

“Apresentamos ações para melhoria de acesso a Pilõezinhos, do abastecimento de água, casas populares, muros de arrimo e tenho certeza de que a nossa população só tem a ganhar”, disse.

Ele também garantiu apoio à reeleição de João Azevêdo no pleito deste ano. “A Paraíba precisa continuar com esse projeto para continuar avançando. Em Pilõezinhos temos várias ações do Governo do Estado e com essa união poderemos trazer dias melhores para o nosso povo”, acrescentou.

O presidente do Cidadania de Guarabira, Célio Alves, destacou a importância do apoio do prefeito Marcelo do Sindicato ao projeto do governador.

“Pilõezinhos tem recebido um olhar atencioso de João Azevêdo que tem canalizado diversos investimentos como creches e travessia urbana e essa decisão do prefeito Marcelo é o desfecho do reconhecimento a essa da forma que o governador trata os municípios, colocando os interesses da população acima da política”, disse.
Marcelo do Sindicato foi eleito prefeito em 2020 com 52,67% dos votos válidos.




João Azevêdo oferece reajuste de 31,3% a professores da rede estadual

O Governo da Paraíba propôs um reajuste de 31,3% para os professores da Rede Estadual de Ensino. De acordo com o secretário de educação do estado, Cláudio Furtado, a proposta foi feita durante reunião na tarde dessa quarta-feira (19), na Granja Santana, em João Pessoa, com representantes da APLP – Associação dos Professores em Licenciatura Plena do Estado.

O secretário informou que se houver uma portaria do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, que leve esse valor para 33,33%, este valor seria pago com o retroativo.

O governador João Azevêdo também anunciou o pagamento do benefício do 1/3 de férias agora em janeiro para todos os professores da rede estadual de ensino.

O presidente da APLPB, Bartolomeu Pontes, informou que haverá uma reunião nesta sexta-feira (21) para confirmar a decisão, mas considera que não haverá mudanças na definição. “O resultado será positivo porque houve receptividade em todo o Estado da Paraíba”, concluiu.




Governador estende reajuste de 10% dos policiais aos servidores do Estado, incluindo os aposentados

Os aposentados e pensionistas, que ficavam de fora em reajustes de anos anteriores, também terão direito ao mesmo índice do pessoal da ativa.

Com esse aumento implantado já nos contracheques do mês de janeiro, o impacto anual na folha de pagamento do estado será de R$ 840 milhões, sendo R$ 253 milhões só com as forças de segurança.

O governador João Azevêdo enviou nesta sexta-feira (21) para a Assembleia Legislativa, Medida Provisória reajustando os salários dos servidores públicos estaduais em 10%, mesmo índice concedido aos policiais militares, civis e penais. As forças de segurança também terão incorporados aos seus salários o valor da Bolsa de Desempenho em 100 %, sendo 20% de imediato e o restante implantados em 48 meses. Os aposentados e pensionistas, que ficavam de fora em reajustes de anos anteriores, também terão direito ao mesmo índice do pessoal da ativa.

Com esse aumento implantado já nos contracheques do mês de janeiro, o impacto anual na folha de pagamento do estado será de R$ 840 milhões, sendo R$ 253 milhões só com as forças de segurança. Os professores terão implantados em seus vencimentos o reajuste previsto do piso nacional do magistério de 31,3 %, com o governador garantindo aos dirigentes das entidades da categoria elevar ainda este índice caso sofra qualquer alteração nacional.

“Este é um esforço enorme que estamos fazendo para valorizar cada vez mais nosso servidor, mesmo com a grave crise financeira que se abate no país. Só para se ter uma ideia, tem estados que não puderam ainda colocar em dia seus salários e o Governo Federal anuncia que vai dar zero de reajuste para os servidores públicos de um modo geral. Além de promovermos mais de 20 concursos e seleções públicas e criando PCCR de algumas categorias em menos de três anos de governo, agora estamos reajustando em 10 por cento os vencimentos dos servidores, incluindo os aposentados que eram sempre esquecidos anteriormente. Também aumentamos plantões e gratificações específicas de categorias que há anos reivindicavam tais benefícios”, anunciou o governador João Azevêdo