MPPB recomenda que comando da PM forneça EPIs e que militares não paralisem atividades

O Núcleo de Controle Externo da Atividade Policial do Ministério Público da Paraíba (Ncap/MPPB) recomendou ao comando-geral da Polícia Militar do Estado a adoção de providências para garantir o fornecimento de equipamentos de proteção individual (EPIs) essenciais aos policiais, para que eles possam trabalhar com segurança. Também recomendou a todos os PMs que não paralisem suas atividades, nem façam greve e que os casos de militares que se negarem a prestar as atividades de segurança pública, por qualquer motivo, sejam apurados pela corregedoria-geral da corporação e remetidos ao MPPB para a adoção das medidas cabíveis.

A recomendação foi expedida pelos promotores de Justiça José Guilherme Soares Lemos, Cláudio Antônio Cavalcanti e Túlio César Fernandes Neves, uma vez que militares vêm se negando a desenvolver suas atividades, sob a alegação de omissão, por parte do comando-geral da PM, em fornecer EPIs essenciais para o exercício da função, em descumprimento do Regulamento de Uniformes da Polícia Militar da Paraíba (Decreto 31.886/2010), colocando em risco a segurança pessoal dos profissionais e a população.

Medidas recomendadas

Ao comandante-geral da PM foi recomendado que provoque o comando de cada unidade militar sobre as necessidades de EPIs de suas tropas e que garanta, dentro de sua alçada e atribuição, a segurança interna, a ordem pública e a paz social no Estado, fazendo com que a Polícia Militar desenvolva a sua atividade essencial sem qualquer possibilidade de paralisação. Já os militares foram orientados a não aderirem a paralisações ou greves.

Os promotores de Justiça destacaram que a atividade policial é imprescindível à manutenção da normalidade democrática, sendo impossível sua complementação ou substituição pela atividade privada e que a greve, como direito social previsto na Constituição Federal, é proibida a todos os servidores públicos que atuem diretamente na área de segurança pública, já que deve prevalecer o interesse público e social na manutenção da segurança interna, da ordem pública e da paz social sobre o interesse individual que se tem alegado como violado (o fornecimento de EPIs essenciais para os militares estaduais).

Para ler a recomendação na íntegra, clique AQUI.




Anvisa libera CoronaVac para crianças e adolescentes entre 6 e 17 anos

São Paulo – Vacinação contra covid-19 aos profissionais da saúde do Hospital das Clínicas, no Centro de Convenções Rebouças.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta quinta-feira (20), a aplicação do imunizante CoronaVac em crianças e adolescentes com idade entre 6 e 17 anos – exceto em casos de menores imunossuprimidos (com baixa imunidade). A decisão foi tomada durante reunião extraordinária da diretoria colegiada.

Crianças e adolescentes com comorbidades também poderão receber a vacina, que será aplicada em duas doses, com intervalo de 28 dias. A vacina é a mesma utilizada atualmente na imunização de adultos, sem nenhum tipo de adaptação para uma versão pediátrica.

A decisão foi unânime. Ao todo, cinco diretores votaram a favor da liberação: Meiruze Sousa Freitas, Alex Machado Campos, Rômison Rodrigues Mota, Cristiane Rose Jourdan e o próprio diretor-presidente da Anvisa, Antônio Barra Torres.

Por meio das redes sociais, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, comentou a aprovação do uso emergencial da CoronaVac para a faixa etária de 6 a 17 anos. “Todas as vacinas autorizadas pela Anvisa são consideradas para a PNO [Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra Covid-19]. Aguardamos o inteiro da decisão e sua publicação no DOU”, disse, em sua conta no Twitter.

Butantan

Por meio de nota, o Instituto Butantan, fabricante da CoronaVac em parceria com a biofarmacêutica chinesa Sinovac, informou que a autorização ocorreu após avaliação de pedido enviado à Anvisa no dia 15 de dezembro, embasado em estudos de segurança e resposta imunológica vindos de países como Chile, China, África do Sul, Tailândia e também do Brasil.

“A CoronaVac é cientificamente comprovada como a vacina mais segura e com menos efeitos adversos, além de ser a vacina mais utilizada em todo o mundo, com mais de 211 milhões de doses administradas no público infantil e juvenil (de 3 a 17 anos) somente na China”, destacou o comunicado. “O Instituto Butantan, que há 120 anos trabalha a serviço da vida, está preparado para fazer parte de mais esta batalha para derrotar o vírus da covid-19 no país”, concluiu a nota.

Fonte: Agência Brasil




Aliados de Romero Rodrigues anunciam apoio a João Azevêdo

O governador João Azevêdo (Cidadania) se reuniu no fim da tarde dessa quarta-feira (19) com aliados do ex-prefeito Romero Rodrigues, em João Pessoa.

Participaram da reunião, a secretária Eva Gouveia, o ex-secretário de Saúde de Campina, Felipe Reul, e vereadores aliados de Romero, como Pimentel Filho (PSD), Teles Albuquerque (PSD) e Dra. Carla (PSD). Todos anunciaram apoio à reeleição de João.

O encontro aconteceu logo após ser tornada pública a decisão da Ana Cláudia Vital do Rêgo, esposa do senador Veneziano Vital do Rêgo, entregar o cargo.

 




Vendedor de CDs é morto com vários tiros no Varadouro em JP

 Vendedor de CDs é assassinado a tiros por grupo em carro, na Paraíba

Um homem de 29 anos foi morto a tiros na noite dessa quarta-feira (19), no Distrito Mecânico, em João Pessoa.

De acordo com  Polícia Militar, testemunhas informaram que um carro com três ocupantes se aproximou da vítima e um dos homens atirou várias vezes.

Adémis de Araújo Santos, foi atingido com um tiro nas costas, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Ainda de acordo com a polícia, a vítima era vendedor de CDs,  morava em Campina Grande, mas há alguns meses estava residindo no bairro Cristo Redentor, na capital, conforme apurou o Notícia Paraíba.

A PM informou ainda que não tinha passagem pela polícia.

A motivação e autoria do crime ainda não foram descobertas e o caso está sendo investigado.




Operação investiga lavagem de dinheiro e fraudes na prefeitura de Dona Inês

Ao todo, são cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nos municípios de Dona Inês, Solânea e Guarabira

O Ministério Público da Paraíba e a Polícia Civil deflagraram, na manhã desta quinta-feira (20), a Operação Passando a Limpo, que cumpre 14 mandados de busca e apreensão nos municípios de Dona Inês, Solânea e Guarabira.

As investigações miram em desvio de recursos públicos, fraudes em procedimentos licitatórios e lavagem de dinheiro cometidos por um grupo ligado à Prefeitura Municipal de Dona Inês, entre 2017 e 2020.

Os crimes teriam sido praticados através do fornecimento de combustível por uma empresa à gestão municipal. De acordo com as investigações, documentos atestam que a administração da referida empresa era realizada pelo então prefeito da cidade, João Idalino.

A empresa é um posto de combustível cuja propriedade seria, em tese, da irmã do gestor apontado como líder do grupo criminoso. Segundo as investigações, ela possivelmente estaria na condição de “laranja”. Procurações nos autos registram a outorga de poderes da administração da empresa em favor do seu irmão (prefeito à época).




Jovem de 25 anos é vítima de tentativa der assassinato  no município de Brejo do Cruz

 

Uma tentativa de homicídio foi registrada no início da noite desta quarta-feira (19 de janeiro), no município de Brejo do Cruz, Sertão da Paraíba.

O COPOM da 2ª Cia foi informado pela recepção do hospital que a vítima identificada por Romário Pereira dos Santos, 25 anos, deu entrada na unidade hospitalar vítima de disparo de arma de fogo.

Uma guarnição da Polícia Militar foi até o local e constatou o fato. A vítima relatou aos policiais, que vinha trafegando em sua motocicleta quando um veículo prata cruzou por ele, momento em que os ocupantes efetuaram disparos de arma de fogo contra o mesmo, sendo ferido no braço e encaminhado até o hospital local.

Diligências foram efetuadas na tentativa de localizar os acusados, mas até o momento ninguém foi preso.