Após sanções, Coreia do Norte dispara mais 2 projéteis
Exercício militar foi denunciado mais uma vez pela Coreia do Sul
A Coreia do Norte disparou dois projéteis não identificados na manhã desta sexta-feira (14), de acordo com informações divulgadas pela Coreia do Sul.
Esse seria o terceiro exercício militar de Pyongyang apenas neste mês. Em 5 e 11 de janeiro, o regime de Kim Jong-un já havia lançado dois mísseis supostamente hipersônicos em direção ao mar, o que motivou sanções dos Estados Unidos contra cinco cidadãos norte-coreanos.
De acordo com o Estado-Maior da Coreia do Sul, os projéteis desta sexta eram de “curto alcance” e foram disparados de uma base na província de Pyongan do Norte, na fronteira com a China.
“Estamos monitorando as movimentações norte-coreanas e mantendo uma postura de pronta reação”, diz uma nota do comando militar de Seul.
Também nesta manhã, Pyongyang já havia ameaçado dar uma resposta “mais forte e decidida” às novas sanções impostas pelos EUA, que miram cidadãos norte-coreanos envolvidos na compra de equipamentos para o programa armamentista do regime.
“Isso demonstra que, embora o atual governo dos EUA esteja alardeando a diplomacia e o diálogo, ainda está absorvido por sua política de isolar e sufocar a Coreia do Norte”, afirmou um porta-voz do Ministério das Relações Exteriores do país comunista, segundo a agência oficial KCNA.
Os últimos testes indicam que o Norte está em busca de novas armas avançadas enquanto as negociações para a desnuclearização da península seguem travadas desde fevereiro de 2019, quando o então presidente dos EUA, Donald Trump, abandonou de forma abrupta uma cúpula com Kim no Vietnã.
Por