Estado criará comissão para discutir PCCR para Polícia Civil, diz Adepdel

O Governo da Paraíba vai criar uma comissão para avaliar a criação de um Plano de Cargos Carreira e Remuneração (PCCR) para a Polícia Civil do estado. A informação foi dada pelo presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba, Steferson Nogueira, em entrevista aoPrograma Hora H, da Rede Mais Rádio, nesta terça-feira (11).

Mais cedo, as entidades que representam delegados e agentes da Polícia Civil participaram de uma nova rodada de negociações com o governo. De acordo com Steferson, foi proposto para os policiais a incorporação de 100% da bolsa desempenho, reajuste de 10% sobre as verbas tributáveis, além do aumento de 24% do auxílio alimentação.

“A partir do fechamento dessas negociações, se as categorias aceitarem, vai se discutir e elaborar um PCCR para a Polícia Civil. Essa foi nossa principal reivindicação. O governador autorizou essa comissão, que vai ser formada por membros do governo, e a gente acredita e confia que vai sair realmente algo que o ativo está precisando”, disse o presidente da Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba.

Uma nova rodada de negociações entre o estado e a Polícia Civil está marcada para a próxima quinta-feira (13). No encontro, há a expectativa de aceno positivo da categoria para as propostas lançadas pelo governo.

www.reporteriedoferreira.com.br




Colégio da PM de Goiás obriga meninas a usarem saia e proíbe calça

O Comando de Ensino da Polícia Militar de Goiás anunciou que a partir de 2023 alunas só poderão frequentar a escola de saia, e que o uso de calça por meninas será abolido, bem como cabelos coloridos. A informação foi divulgada na página do Instagram do colégio da PM no último sábado (8/1).

Na publicação, a corporação informou que em 2022 o uso de calça por meninas será tolerado apenas devido à pandemia, sem explicar a relação entre uma coisa e outra. Para o ano que vem, os pais deverão, segundo o informe, comprar saias.

Em resposta a um comentário que questionava a decisão do colégio, a corporação respondeu que a medida era promoção de “ordem” e “civismo”.

“O colégio é da Polícia Militar! Nossas regras e padrões são claros. O projeto começou assim e foi se desviando ao longo dos anos. Vamos promover sim o civismo, a cidadania e a ordem”, escreveu o Comando de Ensino da PM de Goiás em resposta a uma seguidora que disse que a medida era “machista”.

www.reporteriedoferreira.com.br




QUATRO NA CORRIDA AO SENADO: Aguinaldo, Efraim, Bruno e Lira estão no páreo pela única vaga em disputa este ano

Com o anúncio do desejo de Raimundo Lira em disputar a senatoria, a preço de hoje, sobe a quatro o número de pré-candidatos ao Senado: Aguinaldo Ribeiro (Progressistas), Bruno Roberto (PL), Efraim Filho (União) e Lira (PSD).

Aguinaldo e Efraim disputam na mesma raia a possibilidade de compor a chapa do governador João Azevedo, candidato à reeleição. No momento, o jogo está indefinido, cabeça a cabeça.

Bruno foi apresentado para compor uma chapa de viés bolsonarista. O agrupamento que apoia Bolsonaro tem, neste momento, dois pré-candidatos a governador: o deputado Cabo Gilberto (PSL) e o radialista Nilvan Ferreira (PTB).

Lira se apresenta para integrar a chapa do deputado Pedro Cunha Lima, lançado pelo PSDB. Nos bastidores, também se especula a possibilidade de Pedro ter o apoio de Efraim, caso João opte pela candidatura de Aguinaldo.

A única vaga ao Senado será criada com o final do mandato de Nilda Gondim, que assumiu a cadeira, com o falecimento de José Maranhão.

www.reporteriedoferreira.com.br blog do Helder Moura




Aledson Moura assume presidência do Solidariedade na Paraíba

A presidência do diretório estadual do Solidariedade foi mudada na Paraíba. A legenda era presidida pelo prefeito da cidade de Pedras de Fogo, Manoel Júnior. Com a saída do gestor, quem assume o comando do partido é o ex-candidato a deputado estadual, Aledson Moura.

Em declaração dada ao Portal F5, ele afirmou que o objetivo no momento é o fortalecimento da legenda, “Vamos lançar 37 nomes para a disputa na Assembleia Legislativa, sendo 25 Homens e 12 Mulheres”. O partido também almeja eleger ao menos 1 Deputado Federal pela sigla. Em relação a sucessão estadual, ele afirmou que o grupo ainda vai se reunir para conversar sobre o assunto.

www.reporteriedoferreira.com.br



Quase 400 mil crianças da Paraíba têm direito à vacina contra a Covid

A vacina contra a Covid-19 deverá ser aplicada em 393.446 crianças de 5 a 11 anos na Paraíba. A estimativa foi apresentada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES).

A expectativa é que o primeiro lote de vacina infantil seja entregue ao Ministério da Saúde antes do fim de semana. Após a chegada das doses ao Brasil, os imunizantes serão encaminhados à Anvisa, onde passarão por liberação e distribuídos aos estados.

Em entrevista ao programa Tambaú da Gente Manhã, desta terça-feira (11), o secretário da Saúde, Geraldo Medeiros, disse que a vacinação de crianças deve começar neste fim de semana no estado.

A confirmação do governo federal sobre a vacinação para crianças, entre 5 e 11 anos, aconteceu na última semana, quase 20 dias depois da autorização da Anvisa, em 16 de dezembro no ano passado.

Casos e mortes

Entre 2020 e 2021, a Secretaria de Saúde contabilizou 457 casos graves hospitalizados de Covid-19 e 31 óbitos entre menores de 14 anos na Paraíba.

www.reporteriedoferreira.com.br




Novo decreto vai reduzir público em eventos de Cabedelo, diz prefeito

A permissão de público nos eventos de verão na cidade de Cabedelo, na região da grande João Pessoa, passará por mudanças. De acordo com o prefeito Vitor Hugo (DEM), um novo decreto será publicado e prevê a redução da capacidade máxima 80% para 60%. O anúncio foi feito pelo gestor na manhã desta terça-feira (11).

“Mesmo os índices de contaminação do vírus e internação hospitalar serem muito baixos, menor que no réveillon, para vocês terem ideia, nós vamos nos preocupar também com as pessoas que vem de fora”, disse o prefeito no vídeo.

O gestor ainda falou sobre um vídeo publicado no final de semana em que aparece no show do cantor Bel Marques. “Aprendi a reconhecer meus erros e me desculpar por eles”, esclareceu.

www.reporteriedoferreira.com.br




Delegados da Paraíba elogiam e afirmam confiar no governador para negociação

A Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (ADEPDEL) emitiu nota ressaltando confiança no governador João Azevêdo para uma solução para as reinvindicações salariais da Polícia Civil. A entidade elogiou a postura do gestor em negociar com os profissionais.

“Resolver o problema de uma década da Bolsa Desempenho, como foi proposto atualmente pelo Governador, é digno de registro e de elogio. O Governo está resgatando não só a dignidade do inativo, mas a segurança que o ativo precisava para continuar defendendo a sociedade”, diz trecho da nota assinada pelo presidente, Steferson Nogueira.

A ADEPDEL acredita que com discernimento e tranquilidade um bom termo será alcançado, com a valorização da carreira de cada policial, dando perspectiva de crescimento profissional.

Veja a nota na íntegra

A Associação de Defesa das Prerrogativas dos Delegados de Polícia da Paraíba (ADEPDEL), por meio de seu Presidente, manifesta confiança no entendimento e na concretização do fechamento das negociações salarias com o Governo do Estado.

É importante destacar que o diálogo sempre esteve aberto, tanto por parte do Governo do Estado, quanto pelas entidades da Polícia Civil.

Resolver o problema de uma década da Bolsa Desempenho, como foi proposto atualmente pelo Governador, é digno de registro e de elogio. O Governo está resgatando não só a dignidade do inativo, mas a segurança que o ativo precisava para continuar defendendo a sociedade.

Com diálogo, discernimento e tranquilidade, chegaremos a um bom termo, com a valorização da carreira de cada policial, dando perspectiva de crescimento profissional e fazendo cada um vestir a camisa da polícia civil com mais orgulho, porque saberá que o Estado valoriza quem protege.

A Associação dos Delegados (ADEPDEL), pelos gestos e ações nas negociações, confia que o Governador da Paraíba fará o melhor pela polícia civil e policiais.

www.reporteriedoferreira.com.br