Secretária de Saúde confirma alta procura de pessoas com sintomas gripais nas UPAs de JP
WhatsAppMessengerFacebookTwitter
“Chegaram pacientes em grande quantidade nas unidades de saúde no final de semana, especialmente nas UPAs. Na sexta-feira (24), a unidade dos bancários teve um atendimento de 600 pessoas. Reitero a importância do uso de máscara, lavagem de mãos e distanciamento social”, disse.
A secretária destacou que a reunião irá tratar também da distribuição do antiviral utilizado para o tratamento da influenza Oseltamivir (Tamiflu). “É um surto provável de H3N2, a nova variante da doença, vamos conversar para saber se há possibilidade de antecipar uma nova vacina e adquirir o medicamento que o Ministério da Saúde disponibiliza”, completou.
Apesar da lotação, a secretária garantiu que todos estão sendo atendidos e que as pessoas que apresentam sintomas mais graves serão atendidos nas UPAs. Margareth destacou que o prefeito, Cícero Lucena, a contatou desde cedo, bem como representantes da diretoria de atenção de saúde e vigilância sanitária para que possa fazer um levantamento e adotar providências.
No fim de semana o diretor do Hospital Clementino Fraga, Fernando Chagas – referência de covid-19 na Paraíba – afirmou que estamos vivendo uma epidemia de influenza A (H2N3) dentro da pandemia de covid-19.
Na UPA de Cruz das Armas, apenas no período noturno neste domingo (26), foram 150 atendimentos de pessoas com sintomas gripais.
Ainda no domingo (26) o secretário Executivo da Saúde, Luís Ferreira de Sousa Filho, já havia adiantado que mais dois médicos seriam incorporados às esquipes das UPAs para dar celeridade à assistência. “UPAs com volume importante de atendimento. Algumas unidades com mais de 500 consultas em 24h! Acabamos de determinar o aumento da equipe médica com a adição de mais dois médicos. Agora teremos 4 médicos na porta de entrada para tentar dar celeridade à assistência”, escreveu nas redes sociais.