Doutora Paula parabeniza Monte Horebe pelos 60 anos de emancipação política

Por meio de suas redes sociais, a deputada Doutora Paula (Progressista) expressou, nas primeiras horas deste domingo (5), votos de felicitações aos filhos e moradores da cidade de Monte Horebe pelo transcurso dos 60 anos de Emancipação Política. O município está localizado no Alto Sertão paraibano.

A data festiva está registrada nos anais da Assembleia Legislativa da Paraíba, por meio de requerimento de autoria da parlamentar aprovado na Casa Epitácio Pessoa

Nas redes sociais, Doutora Pula publicou cards em seu instagram, com imagens e mensagens alusivas à data comemorativa.

Já no requerimento, Doutora Paula apresenta “Votos de Congratulações” ao povo sertanejo do município de Monte pela data comemorativa.

O voto é extensivo ao prefeito da cidade, Marcos Eron Nogueira, à vice-prefeita, Francisca Ferreira Morais, e ao vereador Marcio José Nogueira, presidente da Câmara Municipal.

Justificativa

Doutora Paula reafirma, por meio do seu mandato, e ao lado do prefeito de Cajazeiras, José Aldemir (esposo da deputada), o compromisso de continuar lutando pelos interesses do Município.

“De forma aberta e com muita propriedade renovamos nosso compromisso de continuar direcionados à luta por melhores dias da sua população, sempre focando o bem coletivo e, de forma mais centrada, os mais humildes”, declara.

www.reporteriedoferreira.com.br

 




NOTÍCIA DE LANÇAMENTO DE LIVRO Eitel Santiago de Brito Pereira

‘JOSÉ LINS DO REGO – DOIS ESTUDOS’ é o título do meu novo livro. Será lançado amanhã, dia 06 de dezembro de 2021, em João Pessoa e Pilar.

O primeiro lançamento dar-se-á em João Pessoa, no ‘Restaurante Tasquinha do Tio’, no Mag Shopping, na Av. João Maurício, em Manaíra, a partir das 12:00 horas, durante o almoço de confraternização dos membros da Academia Paraibana de Letras Jurídicas.

O segundo lançamento ocorrerá em Pilar, terra natal do grande escritor José Lins do Rego Cavalcanti, na Câmara de Vereadores, pois o Legislativo do Município, acolhendo proposta do Vereador Landoaldo César, realizará, a partir das 19:30 horas, Sessão Temática de homenagem ao grande romancista. Na oportunidade, farei uma conferência sobre “JOSÉ LINS E O ROMANCE DO DECLÍNIO DOS ENGENHOS” e lançarei, num final, o livro durante um rápido coquetel.

Informo aos interessados que o referido livro, assim como outras obras jurídicas e literárias de minha autoria, pode ser encontrado na LIVRARIA DO LUIZ (telefones: xxx. 83.99317.6944 e xxx.83.98686.5289 – ver também @livrariadoluiz e f /livrariadoluiz), situada na Galeria Poeta Augusto dos Anjos, Praça 1817, 88, Sala F, Centro, em João Pessoa/PB (CEP 58.013 – 030).

José Lins do Rego Cavalcanti nasceu em Pilar, em 03 de junto de 1901. Faleceu no Rio de Janeiro, em 12 de setembro de 1957. É considerado pela crítica especializada como um dos mais talentosos prosadores da língua portuguesa. No corrente ano, festejam-se os 120 anos do seu advento.

Trago a notícia do lançamento do meu livro, desejando aos amigos e às amigas muita paz e felicidade, durante as festividades comemorativas do advento de Jesus Cristo, nosso Salvador, e da passagem do ano.

www.reporteriedoferreira.com.br




Após novo decreto, governador da PB conclama que população conclua vacinação

 

AddThis Sharing Buttons

Share to Facebook

FacebookShare to TwitterTwitterShare to WhatsAppWhatsAppShare to Telegram

Telegram

Na Paraíba, cerca de 491 mil pessoas ainda não concluíram o esquema vacinal contra a Covid-19. No mesmo dia em que foi divulgado um novo decreto com medidas restritivas para conter a doença, o governador João Azevêdo (Cidadania) usou seu perfil nas redes sociais para apelar à população para que compareça aos postos de vacinação e complete a imunização contra o novo coronavírus.

O decreto publicado nesta quarta-feira, 1º, também torna obrigatória a exigência do passaporte da vacina (comprovante de vacinação) para acesso em todos os estabelecimentos privados e reparticões públicas do Estado.

 

www.reporteriedoferreira.com.br

 




 Decreto da Prefeitura da Capital  libera 100% de público em shows e 70% em bares e igrejas

Saiu nesna terça-feira, 30, um novo decreto da prefeitura de João Pessoa com medidas restritivas de combate à propagação do novo coronavírus. Desta vez, vários setores tiveram flexibilizações. É o caso dos shows que poderão ser realizados com 100% de público a partir de 21 de dezembro. A nova norma, de maneira geral, é válida de 1º a 31 de dezembro.

O decreto foi disponibilizado em edição extraordinária do Semanário Oficial de hoje.

As festas privadas que estiverem programadas para acontecer no mês de dezembro deverão ser comunicadas com 72 horas de antecedência à Gerência de Vigilância Sanitária do Município. O prazo se deve à necessidade de expedição dos protocolos de segurança e para haver a programação da fiscalização do evento.

O prefeito Cícero Lucena já havia anunciado ontem que estava suspensa a festa de réveillon de João Pessoa. Hoje, o decreto permite o uso da faixa de areia na noite do dia 31 de dezembro, mas proíbe a instalação de tendas e/ou outros objetos na praia como forma de desestimular a aglomeração de pessoas.

Também está proibida na noite de 31 de dezembro a circulação de comerciantes ambulantes na faixa de areia das praias de João Pessoa.

A coordenadora de Vigilância em Saúde, Aline Grisi, informou que equipes serão formadas em parceria com o governo do estado para fiscalizar os estabelecimentos comerciais e orla da capital na última noite do ano.

Bares

Os bares, restaurantes, lanchonetes e lojas de conveniência poderão funcionar com atendimento nas suas dependências das 6h até meia-noite, com ocupação de 70% da capacidade do local, mantido o distanciamento de 1,0 metro entre as mesas, sendo obrigatória a colocação de álcool em gel em cada uma delas.

Será tolerada a permanência de clientes nos bares, restaurantes e lanchonetes até 01h, para consumo exclusivo dos alimentos adquiridos no local até a meia noite. O estabelecimento fica sujeito à interdição pelo período de 15 dias caso seja flagrado com clientes no local após este horário ou vendendo bebidas alcoólicas após meia-noite.

Fica autorizado nos bares, restaurantes e similares, a realização de apresentação musical com a presença de até 06 músicos no palco, que deverão obedecer aos protocolos específicos do setor.

Estádios

O decreto mantém a presença de público aos estádios de futebol e ginásios esportivos, com limitação de 50% da capacidade do local, distanciamento mínimo de 1 m entre o público presente, uso obrigatório de máscaras faciais, disponibilização de álcool 70%, aferição da temperatura corporal na entrada.

Além disso, será exigida a apresentação de cartão de vacinação com, no mínimo, a comprovação da primeira dose da vacina, há pelo menos 14 dias, distribuído em pelo menos dois setores distintos, destinando-se a cada setor uma entrada exclusiva estando as pessoas devidamente vacinadas e portando seus comprovantes (carteira de vacinação em papel ou digital), nos quais constem a certificação do recebimento de primeiras doses, há pelo menos 14 dias, ou de segundas doses das vacinas para Covid-19.

Eventos

Fica autorizada a realização de eventos sociais ou corporativos, de forma presencial em João Pessoa, como congressos, seminários, encontros científicos, casamentos ou assemelhados, além do funcionamento de circos, cinemas e teatros, com o limite de 50% da capacidade, com distanciamento mínimo de 1 m entre as pessoas, bem como uso obrigatório de máscaras, disponibilização de álcool 70% e aferição da temperatura corporal na entrada, além de outros protocolos emanados da Gerência de Vigilância Sanitária do Município.

Aulas

As escolas da rede pública municipal continuam autorizadas a funcionar, de forma remota ou híbrida (remota e presencial), com distanciamento mínimo de 1 metro entre alunos e também professores e funcionários, bem como uso de máscara por alunos, professores e demais funcionários, disponibilização de álcool 70% e aferição da temperatura corporal, no momento do acesso às unidades educacionais.

A Secretaria de Educação e Cultura do Município divulgará o cronograma de retomada gradual das aulas presenciais na rede municipal de acordo com os níveis e modalidades de ensino.

As instituições privadas de ensino infantil, fundamental, médio, superior e cursos livres estarão autorizadas a funcionar, de forma remota, híbrida (remota e presencial) ou presencial, com distanciamento de 1,0 m entre as pessoas.

As aulas práticas para os alunos dos cursos superiores poderão ser realizadas presencialmente, observando todas as normas de distanciamento social, o uso de máscaras e a higienização das mãos. As escolas e instituições privadas dos ensinos infantil, fundamental, médio e cursos livres poderão realizar atividades presenciais para os alunos com transtorno do espectro autista (TEA) e pessoas com deficiência.

Missas e cultos

As missas, cultos e quaisquer cerimônias religiosas presenciais poderão ocorrer com ocupação de 70% da capacidade do local, com distanciamento mínimo de 1,0 m entre os fiéis, ficando asseguradas as atividades de preparação, gravação e transmissão, além das ações de assistência social e espiritual.

Comércio e serviços

Os estabelecimentos do setor de serviços e o comércio poderão funcionar sem limite de horário, sem aglomeração de pessoas nas suas dependências e observando todas as normas de distanciamento social e os protocolos específicos do setor.

www.reporteriedoferreira.com.br




João Azevêdo e Cícero Lucena abrem programação oficial do Natal dos Sentimentos

 

WhatsAppMessengerFacebookTwitter

Copy LinkOUTROS

O governador da Paraíba, João Azevêdo, e o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena, abrem, na noite desta sexta-feira (3), o projeto Natal dos Sentimentos. O evento começa às 19h, no ‘Polo do Amor’, localizado no Largo de Tambaú, com a saída da Caravana de Natal.

Segundo a assessoria de Cicero Lucena, as autoridades visitam ainda o ‘Polo da Esperança’, na Praça da Independência, onde haverá uma projeção temática mapeada nas paredes do Colégio Pio X. Em seguida, seguem até o ‘Polo da Alegria’, no Parque Solon de Lucena.

Sobre o Natal dos Sentimentos

O evento vai até o dia 25 deste mês e conta com apresentações culturais. A abertura será no polo da Lagoa do Parque Solon de Lucena, com apresentação do Coral de Vozes Infantis da Secretaria de Educação e Cultura (Sedec), às 18h.

De acordo com a Prefeitura de João Pessoa, as apresentações também acontecem na Praça da Independência e nas igrejas do Centro Histórico, com apresentações de quintetos da Orquestra Sinfônica Municipal.




Comitê Científico do Consórcio Nordeste recomenda proibição de festas de Réveillon e Carnaval na Paraíba

O Comitê Científico do Consórcio Nordeste divulgou um boletim, nesta sexta-feira (3), recomendando a proibição de festas de réveillon e do Carnaval na Paraíba e nos outros 8 estados da região por conta da nova variante da Covid, a ômicron.

O documento demonstra uma preocupação com surgimento de novas variantes. A partir dos índices de vacinação completa da população do Brasil, o boletim aponta recomendações aos governadores e gestores municipais da região diante dos cenário nacional e global.

No caso da Paraíba, o documento diz que as previsões para novos casos e novas mortes continuam, apontando uma evidência de estabilidade para os próximos 30 dias, mas que apesar dos dados animadores acerca da redução de casos e da vacinação, ainda não há segurança sanitária para realização de eventos com grande quantidade de público devido aos riscos de disseminação da Covid e a possibilidade do surgimento de novas cepas da doença.

O documento aponta que o risco epidêmico permanece alto e a interiorização de casos no Sertão, e por esta razão o risco de uma nova onda de casos ocorrer no Estado não deve ser descartado.

Indicações do Comitê

Entre as indicações, estão o cancelamento das festividades de final do ano e do Carnaval, que possam gerar aglomerações. Para a entidade, essas festas intensificariam a transmissão do coronavírus e resultariam em nova onda da pandemia.

Além disso, o Comitê Científico do Consórcio Nordeste pede que os governantes da região intensifiquem a vacinação para alcançar, o mais rápido possível, uma maior parcela da população com vacinação completa.

O comitê ainda recomenda uma busca ativa das pessoas que ainda não receberam a segunda dose. Para isso, o comitê faz sugestões como o uso dos agentes comunitários e ampliação dos locais de vacinação nas cidades em locais de grande circulação de pessoas.

Vacinação nas escolas

O comitê ainda recomenda a aplicação da vacina nas escolas, para atingir a maior cobertura de vacinação com a primeira e a segunda dose nos adolescentes. E sugere ainda o uso de viaturas como o carro da vacina, em analogia com o “carro do ovo” nas cidades, em que se utiliza serviço de som, como já é feito em alguns locais do país.

Outras recomendação são a manutenção do uso obrigatório de máscaras faciais e outras medidas de proteção individual e coletiva, como a exigência do passaporte de vacina para entrada em cinemas, teatros, estádios de futebol, e estabelecimentos do gênero, além do capital político de governadores e outros atores políticos para estimular a solidariedade internacional a desenvolver mecanismos que ampliem a vacinação globalmente, em especial nos países africanos;

E por fim, a sexta recomendação é de identificar todas as possíveis barreiras que dificultam a expansão da cobertura vacinal na população com a implementação de mecanismos para superá-las.

Além das recomendações, o documento divulgado nesta sexta detalha a situação da pandemia nos Estados do Nordeste. O detalhamento por estados leva em consideração a situação atual e projeções numéricas avaliadas em 26 de novembro. Confira o detalhamento nos outros estados do Nordeste:

  • ALAGOAS
    De acordo com o comitê, Alagoas apresenta indicadores de risco pandêmico e epidêmico de moderado a baixo. No entanto, o documento destaca que a ocupação de UTIs é de 20% e com estabilização da demanda de quantidade de leitos total e cobertura vacinal em 51,4% com 2a dose (49,5 MS). Diante disso, o comitê diz que ainda não existe segurança sanitária para atividades presenciais sem protocolos de distanciamento, proteção e testagem, principalmente, em grandes aglomerações como as de final de ano e Carnaval.
  • BAHIA
    O documento destaca que o número de novos casos na Bahia está em um patamar elevado, em torno de 500 por dia. E ressalta que o número de óbitos diários (média de 10) supera os números de meados de outubro, quando estava em torno de 6, o que indica que a transmissão comunitária da pandemia ainda está presente. Desta forma, o comitê aponta grande preocupação para o possível impacto da realização das festas de final de ano e, a mais longo prazo, do carnaval.
  • CEARÁ
    O comitê aponta que o Ceará apresenta indicadores de riscos pandêmico e epidêmico altos. E também afirma que não existe segurança sanitária para quaisquer atividades presenciais sem o rígido controle de protocolos de distanciamento, proteção sanitária, o que é muito difícil em situações de aglomerações.
  • MARANHÃO
    Para o Maranhão, o comitê aponta que a situação no estado é de baixo risco epidêmico. Porém aponta que a Secretária de Saúde recomenda a não realização de carnaval em São Luís.
  • PARAÍBA
    No caso da Paraíba, o documento diz que as previsões para novos casos e novas mortes continuam apontando evidência de estabilidade para os próximos 30 dias, mas que apesar dos dados animadores acerca da redução de casos e da vacinação, ainda não há segurança sanitária para realização de eventos com grande quantidade de público devido aos riscos de disseminação da Covid-19 e possibilidade da ocorrência de novas variantes. O documento aponta que o risco epidêmico permanece alto e a interiorização de casos continua, e por esta razão o risco de uma nova onda de casos ocorrer no Estado não deve ser descartado.
  • PERNAMBUCO
    Pernambuco apresenta indicadores de riscos pandêmico e epidêmico de moderado a alto. Com isso, o comitê diz que ainda não existem argumentos com base científica para quaisquer atividades presenciais que gerem aglomerações que invariavelmente violam os protocolos de segurança sanitária.
  • PIAUÍ
    O Piauí apresenta indicadores de riscos pandêmico e epidêmico altos. E segundo o documento divulgado pelo comitê, no momento, não se tem segurança sanitária para liberações de atividades presenciais como festas de final de ano e carnaval. A taxa de infecção do Piauí está em 86/100.000 habitantes.
  • RIO GRANDE DO NORTE
    O Rio Grande no Norte apresenta indicadores de riscos pandêmico e epidêmico altos. E assim como a maioria dos estados da região, ainda não apresenta segurança sanitária para quaisquer atividades presenciais como festas de final de ano e Carnaval possam ocorrer sem o perigo de uma nova onda ou novas variantes do Sars-cov-2.
  • SERGIPE
    De acordo com o comitê, a intensidade da pandemia em Sergipe vem se mantendo em níveis bastante baixos desde meados do mês de outubro, mas apesar disto, o documento aponta que há a preocupação para o possível impacto da realização das festas de final de ano e, a mais longo prazo, do carnaval. A decisão quanto à realização de eventos públicos no ano novo bem como a do carnaval ainda não foi anunciada.