Governo Bolsonaro não tem votos para aprovar PEC dos Precatórios, diz jornal

Plenário do Senado Federal
Agência Brasil

Plenário do Senado Federal

O governo do presidente Jair Bolsonaro não tem votos suficientes para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos Precatórios sem alterações no Senado. A informação é de um levantamento realizado pelo jornal O Globo.

O jornal procurou todos os 81 senadores em exercício, e ao menos 34 deles disseram que não apoiam o texto atual da PEC, que passou pela Câmara dos Deputados .

Para que uma PEC seja aprovada no Senado, é preciso que ao menos 60% dos senadores a apoiem, ou seja, 49 dos 81. Com os 34 parlamentares contrários, de acordo com o levantamento, sobram, no máximo, 47 favoráveis.

Esse número, porém, pode ser ainda menor. Segundo o levantamento, apenas 13 senadores são favoráveis ao texto da PEC dos Precatórios, 18 estão indecisos e 16 não quiseram opinar.

Alterações no texto

Com a possibilidade da proposta ser rejeitada, o relator da PEC e líder do governo no Senado, Fernando Bezerra (MDB-PE), começou a fazer concessões ao texto aprovado na Câmara, com o objetivo de tornar a tramitação viável.

Um dos pontos de consenso mais fortes entre os senadores é o de que o Auxílio Brasil de R$ 400 seve ser permanente, e não terminar no fim de 2022, como está previsto na PEC. “É inadmissível que o Auxílio Brasil seja temporário e que termine em 2022. Isso não cheira bem. Seja para um número menor, seja para um número maior, essa política deve ser permanente”, disse ao Globo o senador Eduardo Braga (AM), líder do MDB no Senado, maior bancada da Casa.

Outra alteração no texto discutida pelos senadores é a possibilidade de auditar os valores dos precatórios. “Em segundo lugar, nós temos que auditar esses precatórios. Não é possível que essa conta do precatório fique do jeito que está. Precisamos ter um mandamento constitucional para que se faça uma auditoria sobre esses precatórios”, disse Braga.

Mesmo com as mudanças, alguns parlamentares ainda pretendem derrubar a PEC no Senado. “Vamos fazer uma articulação para derrubar a PEC, porque ela não resolve o problema que o governo está propondo”, disse ao Globo o líder do PT, Paulo Rocha (PA).




CMJP; Vereador Carlão é escolhido relator da LOA 2022

 

A Comissão de Finanças, Orçamento, Obras e Administração Pública (CFO) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) escolheu o vereador Carlão Pelo Bem (Patriota), como relator da Lei Orçamentária Anual (LOA) 2022. Essa é a segunda vez que Carlão é escolhido como relator da LOA.

A LOA estima as receitas e fixa as despesas do Município para o exercício financeiro subsequente. A matéria, prevista na Constituição Federal e na Lei Orgânica de João Pessoa, é de iniciativa do Executivo Municipal e encaminhada para apreciação e acréscimos pelo Legislativo, que devolve o texto com as emendas sugeridas pelos parlamentares e pela sociedade civil e organizada. O orçamento anual compreende a estimativa de receitas e despesas para órgãos da Administração Direta e Indireta, empresas em que o Município detenha a maioria do capital social, com direito a voto, e a seguridade social, abrangendo todas as entidades e os órgãos a ela vinculadas

Conforme prevê o Regimento Interno da CMJP, o projeto da LOA deve ser lido em três sessões ordinárias, para que o Plenário tome conhecimento da peça orçamentária, e em seguida encaminhado pelo presidente da Casa para a CFO. Após isso, abre-se um prazo de dez dias para que a Comissão apresente uma Resolução definindo o relator da LOA; a programação das audiências públicas para discutir com entidades, autoridades e sociedade o orçamento de cada área; os prazos para recebimento das emendas; e o prazo final para que o prefeito envie mensagem propondo modificações ao texto original, caso necessite.




João Azevêdo recebeu a visita do embaixador de Camarões na Granja Santana

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quinta-feira (18), a visita do embaixador de Camarões no Brasil, Martin Mbeng. Durante o encontro, realizado na Granja Santana, em João Pessoa, o chefe do Executivo estadual apresentou as potencialidades de investimentos da Paraíba, destacando áreas como infraestrutura, educação, ciência e tecnologia.

Além da localização estratégica do Estado, outro ponto destacado por João Azevêdo como fatores que impulsionam o desenvolvimento paraibano são os investimentos em educação, ciência e inovação. “A Paraíba é um Estado que tem potencial em todas as áreas, com uma grande infraestrutura, que está ancorada no conjunto de universidades por todo o Estado, gerando mão de obra qualificada”, afirmou.

“Temos equilíbrio financeiro, sendo um dos quatro estados a conquistar nota A pelo Tesouro Nacional. Isso permite que o Estado siga investindo, inclusive sendo fundamental para dar as respostas que a população paraibana merecia durante a pandemia”, ressaltou João Azevêdo.

Ao lado da embaixatriz Laura Mbeng, o embaixador de Camarões agradeceu ao governador João Azevêdo a oportunidade e parabenizou o Estado pelos indicadores. “Essa foi uma visita em que apresentamos nossos sinceros desejos de cooperação pelo que vimos desse Estado. Um dos projetos que pretendemos levar adiante é uma cooperação universitária entre Camarões e a Paraíba”, disse.

Participaram ainda do encontro o secretário de Estado da Infraestrutura, Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Deusdete Queiroga; o secretário de Estado de Planejamento, Orçamento e Gestão, Gilmar Martins; o secretário da Comunicação Institucional, Nonato Bandeira; o chefe do Gabinete do Governador, Ronaldo Guerra; e a professora visitante da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Leila Bijos.




Botafogo-PB supera Vitória e garante vaga na Copa do Nordeste

Nesta quinta-feira,18 pelo jogo de volta da terceira fase, a equipe empatou em 2 a 2 com o Vitória no Barradão e, como havia empatado a ida em 1 a 1, precisou vencer por 6 a 5 nos pênaltis para garantir uma vaga na fase de grupos da competição.
Após um início de jogo equilibrado, o Rubro-Negro inaugurou os marcadores aos 28 minutos da etapa inicial. Raul Prata ficou com a bola pelo lado direito da área, cortou para a perna esquerda e finalizou para anotar o primeiro.

Depois de está perdendo por 2 a 0, o Botafogo da Paraíba está garantido em mais uma Copa do Nordeste de 2022. A classificação para a nona edição consecutiva da competição regional foi confirmada na noite desta quinta-feira (18), depois de muita emoção no estádio Barradão.

O time paraibano buscou o empate em 2 a 2 e levou a decisão para as penalidades. Com grande atuação do goleiro Paulo Gianezini, o Belo venceu o Vitória por 6 a 5. Ele entrou aos 49’ do segundo tempo, defendeu uma penalidade e converteu a última cobrança.

Essa foi a última partida disputada pelo Botafogo na temporada.




Policial Militar é executado e esposa é raptada pelos bandidos em Sumé Pb

Policial é morto a tiros e esposa dele é estuprada pelos bandidos, na Paraíba

Um policial militar foi assassinado a tiros na noite desta quinta-feira (18) na cidade de Sumé, na região do Cariri paraibano. De acordo com a polícia, o crime aconteceu por volta das 18h30 no Sítio Poço da Pedra.  A vítima foi identificada como sargento Célio Alves da Silva.

Além de matar o PM, os suspeitos raptaram a esposa do militar.

Segundo relato da mulher à polícia, os suspeitos teriam chegado à casa pelos fundos. Os dois estavam homens armados, encapuzados e fugiram levando algumas armas.

A esposa do policial contou que foi colocada em uma caminhonete e a dupla seguiu por uma estrada vicinal, próximo ao campo de pouso da cidade.
O sargento Célio era lotado no 11º Batalhão de Polícia Militar na cidade de Monteiro.

A autoria e a motivação do crime seguem desconhecidas.