Mourão rebate Bolsonaro e diz que governo não mexeu em questões do Enem

O vice-presidente Hamilton Mourão disse nesta terça-feira (16) que o “governo não mexeu em nenhuma questão do Enem”. Ontem (15), durante viagem oficial a Dubai, o presidente Jair Bolsonaro afirmou que as questões do exame “‘começam agora a ter a cara do governo”. Para Mourão, Bolsonaro disse algo “que é ideia dele”, mas não corresponde às questões do Enem.

“O presidente fez menção simplesmente a algo que é ideia dele. Ele tem liberdade para isso. O Enem está baseado em um banco de dados que foi construído há muito tempo. As questões não estão variando. O governo não mexeu em nenhuma questão do Enem. Questões são feitas de acordo com a metodologia do Inep”, afirmou Mourão a jornalistas na chegada ao Palácio do Planalto.

Na sequência, o vice foi questionado se houve ruído em relação à declaração de Bolsonaro.

“Vamos baixar a bolinha, né? Vocês conhecem o presidente. Ele tem a maneira de se manifestar. Eu não vou ficar aqui tecendo crítica ao presidente até porque eu sou vice dele. Eu já falei isso para vocês várias vezes. Então, essa pergunta não cabe”, respondeu Mourão.

  • Com informações do G1



João Azevêdo assegura instalação de empresa de energia fotovoltaica em municípios da Paraíba

Foto: Dvulgação/Secom-PB

O governador João Azevêdo se reuniu, nesta terça-feira (16), em João Pessoa, com representantes da empresa Atua Energia, que irá instalar na Paraíba usinas fotovoltaicas nos municípios de Boa Vista, Boqueirão, Juazeirinho e Queimadas. O empreendimento irá gerar, inicialmente, 160 empregos diretos em investimentos que somam R$ 50 milhões com a geração de 10 MWp de energia distribuída. As obras devem ser iniciadas em janeiro e a previsão é de que os sistemas entrem em operação no segundo semestre do próximo ano.

Na ocasião, o chefe do Executivo estadual ressaltou a eficiência da gestão fiscal e capacidade da Paraíba de atração de novos negócios, dando segurança aos empreendedores. “Esse é mais um empreendimento numa área que a Paraíba tem um potencial extraordinário, que é a geração de energia renovável. Nós temos criado um ambiente para receber e atrair empresas e esse é um empreendimento diferente porque estará voltado para atender micro e pequenos empresários que baixarão seus custos com o uso dessa tecnologia. Desejamos que a empresa tenha uma atuação muito forte na Paraíba, com passos firmes e que possa expandir seus serviços”, frisou.

O secretário de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente, Deusdete Queiroga, destacou a importância do investimento no setor de energias limpas. “Essa é um proposta que contempla municípios do Cariri paraibano e com perspectivas de ampliação. A Paraíba trata seus empreendimentos de forma republicana, gerando emprego, renda e receita para os municípios, fomentando a economia das cidades que recebem esses serviços”, comentou.

O diretor executivo da Atua Energia, Jorge Maciel, evidenciou que o empreendimento que será instalado na Paraíba permitirá aos pequenos empreendedores uma redução de até 20% no custo da energia. Ele também afirmou que a empresa irá priorizar a aquisição de materiais no mercado local. “Para nós foi uma honra termos sido recebidos pelo governador e pelos prefeitos. Fomos muito bem acolhidos, o ambiente de negócios na Paraíba nos animou, já saímos desse encontro com o compromisso de dobrar os investimentos até 2023 e foi maravilhoso conhecer a diversificação da beleza do estado”, declarou.

O prefeito de Queimadas, Carlinhos de Tião, comemorou a instalação da empresa na cidade. “Nós agradecemos o empenho do Governo do Estado por firmar essa parceria com a empresa Atua, levando o investimento para o nosso município. Eu tenho certeza de que será um divisor de águas e acreditamos no potencial econômico da nossa terra”, disse.

“Boqueirão está muito orgulhosa neste momento por este importante empreendimento que irá fortalecer o nosso município e atrair novas empresas que irão gerar emprego e renda para o nosso povo”, comentou o prefeito de Boqueirão, Marcos Freitas.

Bevilacqua Matias, que representou a Prefeitura de Juazeirinho, enalteceu a visão empreendedora da Atua e agradeceu a atenção da gestão estadual com o município. “Esse empreendimento irá beneficiar o microempresário, tendo Juazeirinho como município-polo na ampliação do fornecimento de energia limpa para o nosso estado”, declarou.

A diretora de Negócios da Atua Energia, Priscilla Simonetti; e a diretora de Licenciamento da Atua Energia, Natacha Kede também participaram da reunião.

www.reporteriedoferreira.com.br




MPF veta entrada de servidores e visitantes que não tiverem tomado imunizante

Uma medida importante. A partir desta terça-feira (16), todos os membros, servidores, estagiários, empregados das empresas terceirizadas, fornecedores e visitantes ficarão impedidas de entrar nas seis unidades do Ministério Público Federal (MPF) na Paraíba sem a comprovação de que tomaram a vacina contra a Covid-19. As regras valem para João Pessoa, Campina Grande, Guarabira, Monteiro, Patos e Sousa. A medida segue na linha de estimular profissionais e usuários dos serviços a se imunizarem contra a doença.

Todos, portanto, terão que apresentar comprovante de vacinação contra a covid-19 ao entrarem nas sedes do MPF. De acordo com a Administração do órgão, pode ser apresentado o certificado de vacinação digital, disponível em plataforma do Sistema Único de Saúde (SUS), ou o cartão de vacinação emitido no momento da imunização pelos órgãos de saúde. A decisão também vale para os outros ramos do Ministério Público da União (MPU), em todo o país.

Fica ainda proibido o acesso às dependências das unidades do MPF/PB de pessoas com temperatura corporal a partir de 37,8°C, ou com a presença de sintomas respiratórios gripais visíveis (como tosse, espirro e coriza). No caso dos servidores do órgão, a ausência será considerada falta injustificada, com aplicação das penalidades previstas na Lei 8.112/1990. A medida também vale para os estagiários, cujo não comparecimento às atividades pela ausência de comprovante de vacinação será considerado falta sem motivo justificado, podendo ocorrer o desligamento do programa de estágio.

Pessoas testadas

A nova norma prevê a possibilidade de acesso às dependências da instituição de pessoas não vacinadas mediante apresentação de teste RT/PCR ou teste antígeno negativos para covid-19 realizados nas últimas 72 horas. Ainda poderá ser permitido acesso aos não vacinados que comprovarem diagnóstico positivo para a doença com remissão no período de até seis meses, por meio de atestado médico homologado pela unidade local de saúde.

Por fim, para os casos de pessoas impossibilitadas de tomar vacina por quadro pessoal médico, a nova portaria define a necessidade de apresentação de termo de responsabilidade e laudo que atestem condição de saúde prévia que possa ser agravada pela vacinação ou que indique a possibilidade de reação adversa grave. Membros, servidores e estagiários nesta condição poderão ser mantidos em teletrabalho, caso seja compatível com as atividades realizadas.

Atendimento ao cidadão – O atendimento presencial ao público externo nas seis unidades do MPF na Paraíba está autorizado a partir do dia 16/11, inclusive pela Sala de Atendimento ao Cidadão, das 9h às 14h, de segunda a sexta-feira, preferencialmente mediante prévio agendamento.

www.reporteriedoferreira.com.br  / Suetoni Souto Maior

 




Operação República termina com várias  prisões e apreensões de veículos na Paraíba

A Polícia Militar prendeu e apreendeu 159 suspeitos de assaltos, furtos, crimes contra a vida e outros delitos, da sexta-feira (12) até a segunda-feira (15), durante a Operação República, deflagrada para reforçar a segurança no feriadão. O resultado foi apresentado pela Coordenadoria de Estatística e Avaliação (EM/7).

No período, foram apreendidas 37 armas de fogo, recuperados 34 veículos com queixas de roubo ou furto e retirados quase 5 kg de drogas nas ruas. Ainda no feriadão, foram feitas intervenções para combater os casos de perturbação do sossego, poluição sonora e aglomerações em várias cidades.

Uma reunião realizada pelo comandante-geral da PM, coronel Euller Chaves, e comandantes dos Batalhões do Estado discutiu os resultados e fechou os últimos detalhes para a operação de reforço do fim do ano, que será lançada na próxima sexta-feira (19), com um plano de segurança para o comércio, corredores bancários e áreas de interesse turístico neste período.

Para o próximo fim de semana, a PM estará com dois esquemas de segurança também: um para a aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, que será realizado em 55 cidades paraibanas; e outro para o início da programação da Festa da Penha, que acontece em João Pessoa.




Feriadão marcado pela violência; polícia registra seis assassinatos em 24 horas

Mãe entra em desespero ao ver corpo do filho que foi assassinado com tiros na cabeça

A mãe de um jovem de 26 anos entrou em desespero ao ver o corpo do filho no chão depois de ser morto a tiros na tarde desta segunda-feira (15), no bairro Mandacaru, em João Pessoa.

José Luís dos Santos Felinto tinha 26 anos e segundo a Polícia Militar informou ao Notícia Paraíba, a vítima estava próximo à casa onde morava quando foi atingido com vários tiros na cabeça. O jovem não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Ao ver o corpo do filho no chão, a mãe entrou em desespero e precisou ser amparada pelos policiais.

Ainda conforme a PM, José Luís trabalhava como cozinheiro e já tinha passagem pela polícia, mas de acordo com familiares e amigos, o jovem havia deixado a criminalidade há pelo menos cinco anos.

Quase 100 pessoas são atendidas no Hospital de Trauma de João Pessoa após acidentes de trânsito

Hospital de Trauma atendeu 376 pessoas no fim de semana, de 12 a 14 de novembro. (Foto: Walla Santos)

O Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, em João Pessoa, registrou, somente no fim de semana de 12 a 14 de novembro, 376 atendimentos por diversos motivos. Desse total, 97 pessoas foram vítimas de acidentes de trânsito (carro, moto, atropelamento e bicicleta), sendo os acidentados de motos o maior quantitativo.

Somente os casos envolvendo acidentes de trânsito, a unidade hospitalar, conforme dados repassados ao ClickPB pelo secretário de Estado da Saúde, Geraldo Medeiros, foram 74 pessoas atendidas vítimas de acidente de motocicleta, 10 de acidentes de bicicleta, nove de acidentes de automóvel e quatro por atropelamento.

Sobre a quantidade de vitimados de acidentes de motocicleta, o secretário destacou como “a epidemia dos jovens”. Além dos acidentes de trânsito e das quedas, sendo este último que lidera nas estatísticas, ainda aparece atendimentos por corpo estranha, acidente vascular cerebral (AVC), arma de fogo e arma branca, trauma, agressões físicas, hemorragia, queimadura e intoxicação.

A maior parte das pessoas atendidas no Hospital de Trauma da capital tem entre 19 e 59 anos de idade, seguido pelo público acima de 60 anos de idade.

Confira o boletim do fim de semana

Segurança do prefeito de Caaporã é morto após reagir a tentativa de assalto

O município de Caaporã registrou três mortes na noite do domingo (14), sendo um duplo homicídio. Polícia Civil investiga caso.

Caaporã registrou três mortes na noite do domingo (14). (Foto: Divulgação-Ilustrativa)

 

O segurança do prefeito do município de Caaporã, no Litoral Sul paraibano, identificado por Cleiton Vicente de Morais, de 37 anos, foi morto a tiros na noite de domingo (14) após ter reagido a uma tentativa de assalto.

O crime aconteceu poucos minutos do duplo homicídio registrado na mesma cidade. De acordo com informações, o homem trabalhava como segurança do prefeito. O crime teria sido cometido por três homens em uma moto.

O segurança ainda chegou a ser socorrido para uma unidade de saúde, como apurou a polícia, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu. Os suspeitos do crime ainda não foram identificados e encontrados. O caso segue sendo investigado pela Polícia Civil.

Sobrinho mata tio e fere tia a facadas em discussão por dinheiro na Orla de João Pessoa

Um homem de 35 anos foi preso em flagrante, na noite do domingo (14), no bairro do Aeroclube, em João Pessoa, após ter esfaqueado e matado o tio, de 78 anos. Além disso, o suspeito ainda feriu a facas a tia de 60 anos. O crime teria ocorrido após o homem ter pedido dinheiro e a vítima se recusar.

De acordo com informações da policia, o caso aconteceu em um apartamento no Aeroclube por volta das 17h de ontem. A Polícia Militar recebeu a denúncia de uma tentativa de homicídio, mas ao chegar no local encontrou duas pessoas sangrando. Vizinhos teriam segurado o suspeito até a chegada dos policiais.

Aos policiais, o homem disse que agiu em legítima defesa, mas não soube justificar o motivo. Uma equipe do Corpo de Bombeiros tentou reanimar o idoso de 78 anos, mas ele não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Enquanto a idosa de 60 anos foi encaminhada para o Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena, na capital paraibana.

Dentro do apartamento, a Polícia Civil encontrou três facas, sendo que duas tinham presença de sangue. O principal motivo do crime teria sido o pedido de dinheiro. O homem suspeito do crime foi a casa dos tios, apesar de não ter sido convidado, de acordo com informações. Ele já havia sido preso por assalto no estado do Ceará.