Bolsonaro autoriza entrada de forças dos EUA no país para exercício militar

O presidente Jair Bolsonaro assinou um decreto em que autoriza o ingresso e a permanência temporária de militares dos Estados Unidos no território brasileiro para a realização de um exercício conjunto com o Exército de 28 de novembro a 18 de dezembro de 2021, na região do Vale do Paraíba, no trecho entre os municípios de Resende (RJ) e de Lorena (SP).

Os exercícios combinados das forças militares dos dois países, chamados de CORE (Combined Operations and Rotation Exercises), foram concebidos durante conferência bilateral realizada entre Brasil e EUA em outubro do ano passado, com o objetivo de incrementar a cooperação entre os dois Exércitos, conforme comunicado da Secretaria-Geral da Presidência.

O primeiro exercício foi realizado entre janeiro e março deste ano, em Fort Polk, no Estado norte-americano da Louisiana, e a previsão é que as manobras conjuntas ocorram todos os anos até 2028. “Ressalte-se que iniciativas como esta se inserem no contexto do Acordo Bilateral entre o Governo da República Federativa do Brasil e o Governo dos Estados Unidos da América sobre Cooperação em Matéria de Defesa, firmado em Washington, em 12 de abril de 2010, e promulgado pelo Decreto nº 8.609, de 18 de dezembro de 2015”, destacou a nota da Presidência.

O Ministério da Defesa, por meio do Comando do Exército, é a instituição responsável pela organização e execução do chamado Exercício de adestramento CORE 21.

www.reporteriedoferreira.com.br




Jovem é vítima de tentativa de assassinato em |Mandacaru

Um rapaz sofreu uma tentativa de homicídio dentro da casa onde mora, na noite desta quarta-feira (13), no bairro Mandacaru, em João Pessoa. De acordo com informações da polícia, o caso ocorreu por volta das 22h.

Josemberg Pereira do Nascimento, de 29 anos, acabou baleado após uma dupla armada entrar na sua casa e disparar contra ele na frente da esposa e do filho. As autoridades foram chamadas e a vítima foi socorrida por uma equipe do Primeiro Batalhão da Polícia Militar e Quarta Companhia para o hospital de emergência e trauma da capital.

A equipe não informou se o homem tinha antecedentes criminais. Ele chegou consciente e orientado à unidade hospitalar, porém o quadro clínico se agravou e ele precisou ser intubado e levado à sala de cirurgia.




Prefeitos paraibanos são denunciados ao TJPB pelo MP

Na sessão dessa quarta-feira (11), o Pleno do Tribunal de Justiça da Paraíba recebeu denúncias oferecidas pelo Ministério Público estadual contra os prefeitos dos municípios de Serra Branca, Soledade, Vieirópolis e Santa Rita, respectivamente, Vicente Fialho de Sousa Neto, Geraldo Moura Ramos, José Célio Aristóteles e Emerson Fernandes Alvino Panta. Nos quatro casos o recebimento da denúncia foi sem afastamento do cargo de prefeito e sem decreto de prisão.

No Procedimento Investigatório Criminal nº 0000489-82.2019.815.0000, da relatoria do juiz convocado Eslú Eloy Filho, o prefeito de Serra Branca, Vicente Fialho de Sousa Neto, é acusado de contratar servidores sem concurso público. No total foram nomeados 119 prestadores de serviço nos exercícios de 2017/2018.

Já no Procedimento Investigatório Criminal nº 0806390-27.2021.8.15.0000, o prefeito de Vieirópolis, José Célio Aristóteles, é acusado de inserir declarações falsas no tocante ao pagamento de precatórios judiciais. A relatoria do processo é do Desembargador Joás de Brito Pereira Filho.

No Procedimento Investigatório Criminal nº 0000189-86.2020.815.0000, que tem como relator o juiz convocado Eslú Eloy, o prefeito do município de Soledade, Geraldo Moura Ramos, é acusado de ter exigido o pagamento de R$ 3 mil, por mês, em propina, de um empresário que mantinha contrato com a Prefeitura na área da saúde.

Na denúncia envolvendo o prefeito de Santa Rita, Emerson Panta, o caso diz respeito a realização de despesas sem prévio empenho de serviços de publicidade e propaganda. O processo nº 0000177-72.2020.815.0000 tem como relator o Desembargador Carlos Martins Beltrão Filho.




João Azevêdo recebe prefeitos do Vale do Piancó e discute investimentos para a região

WhatsAppMessengerFacebookTwitterCopy LinkOUTROS

O governador João Azevêdo recebeu, nesta quarta-feira (13), no Palácio da Redenção, em João Pessoa, prefeitos de municípios do Vale do Piancó. No encontro, o tema principal foi a ampliação da oferta de serviços na área da saúde para a região, além de ações na educação e medidas do Governo do Estado para a convivência com a seca.

Entre as reivindicações na área da saúde feitas pelos gestores municipais do Vale do Piancó ao governador João Azevêdo estão a instalação de um centro de hemodiálise e a reforma e ampliação do Hospital Distrital de Itaporanga José Gomes da Silva, além de uma UTI móvel para a unidade hospitalar, oportunidade em que o gestor informou que já estão assegurados recursos para a ampliação e reforma da unidade de saúde.

Ao abrir a reunião administrativa, o chefe do Executivo estadual destacou as reivindicações dos gestores municipais como republicanas e fez um balanço dos investimentos do Governo do Estado em áreas como educação, infraestrutura e saúde para a região do Vale do Piancó. “Em primeiro lugar, fico muito feliz pelo comparecimento desses gestores nesse diálogo aberto com o Governo do Estado, visando melhorar ainda mais a qualidade de vida da população. Fico mais feliz ainda por serem reivindicações republicanas, que têm como objetivo o bem-estar da população do Vale do Piancó”, frisou.

“Podem ter a certeza de que o objetivo aqui é sempre melhorar o serviço que ofertamos à população. Vamos procurar dar as respostas e procurar melhorar os serviços oferecidos aos paraibanos da região”, prosseguiu João Azevêdo.

O presidente da Associação dos Municípios do Vale do Piancó (Amvap) e prefeito de Santana dos Garrotes, José Paulo Filho – o Dedé – agradeceu a audiência com o governador João Azevêdo e fez um balanço positivo da reunião. “Foi uma reunião muito proveitosa. Saímos daqui muito felizes pelo andamento de algumas das nossas reivindicações, como a do Hospital de Itaporanga”, disse.

Ao todo, 20 municípios integram o Vale do Piancó: Aguiar, Boa Ventura, Catingueira, Conceição, Coremas, Curral Velho, Diamante, Emas, Ibiara, Igaracy, Itaporanga, Nova Olinda, Olho D’Água, Pedra Branca, Piancó, Santa Inês, Santana de Mangueira, Santana dos Garrotes, São José de Caiana e Serra Grande.




Assembleia Legislativa aprova projeto que dá o nome do senador José Maranhão a nova avenida de JP

WhatsAppMessengerFacebookTwitterCopy LinkOUTROS

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei 3.248/2021, que dá o nome do senador José Maranhão à nova avenida que será construída em João Pessoa, ligando os bairros do Altiplano e Cidade Universitária. A homenagem foi proposta pelo governador João Azevêdo em projeto enviado à ALPB.

O projeto aprovado denomina a nova avenida como sendo ‘Avenida Governador José Targino Maranhão’ (Governador Zé Maranhão). Ela vai interligar o Altiplano Cabo Branco à Cidade Universitária nas imediações do Hospital Universitário Lauro Wanderley.

A nova avenida será importante para a mobilidade urbana da cidade de João Pessoa, ampliando a malha viária urbana e diminuindo o tempo de deslocamento entre bairros. José Maranhão foi deputado estadual por quatro mandatos, foi por três vezes eleito para a Câmara Federal, foi vice-governador e governador da Paraíba.