PESQUISA: Com 36,6%, João Azevêdo lidera intenções de voto para o Governo do Estado nas eleições de 2022

O Sistema Arapuan de Comunicação divulgou, nesta segunda-feira (30), a primeira pesquisa eleitoral com os números da disputa para o Governo do Estado em 2022.

De acordo com o levantamento, realizado na modalidade estimulada, o governador João Azevêdo (Cidadania) lidera a preferência do eleitorado paraibano com 36,6%. Em seguida, aparecem o ex-prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues (PSD), com 15,1%, e o ex-prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV), com 12,1%. Confira o resultado completo mais abaixo.

O Instituto Opinião ouviu 2 mil entrevistados entre os dias 23 e 26 de agosto em todas as regiões da Paraíba. A marge de erro da pesquisa é de 2,2% para mais ou para menos.

A pesquisa levou em consideração os nomes de João Azevêdo, Romero Rodrigues, Luciano Cartaxo e Wallber Virgolino.

Confira o resultado:

João Azevêdo (Cidadania) – 36,6%

Romero Rodrigues (PSD) – 15,1%

Luciano Cartaxo (PV) – 12,1%

Wallber Virgolino (Patriotas) – 4,1%

Branco/Nulo/Nenhum – 16,6%

Indecisos/Não sabem – 15,5%

www.reporteriedoferreira.com.br     Com Portal Paraíba




Último avião norte-americano deixa o Afeganistão

Informação foi confirmado pelo Pentágono

Kenneth F. McKenzie Jr.
Divulgação

Kenneth F. McKenzie Jr.

O último avião norte-americano com civis, militares e autoridades dos EUA deixou Cabul, capital do Afeganistão, no final da tarde desta segunda-feira, 30 (horário de Brasília). A informação foi divulgada pelo Pentágono, por meio de uam entrevista concedida pelo comandante central dos Estados Unidos, Kenneth F. McKenzie Jr.

A saída dos norte-americanos do país já havia sido anunciada pelo presidente Joe Biden, logo após a tomada de Cabul pelo grupo extremista Talibã.

Mais cedo,  defesas antimísseis dos Estados Unidos interceptaram ao menos cinco foguetes lançados contra o aeroporto de Cabul , na madrugada desta segunda-feira. O incidente ocorreu na reta final da retirada dos combatentes americanos e de seus aliados da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan), que pôs fim à duas décadas de invasão no país da Ásia Central e à guerra mais longa da História americana.

Segundo a mídia afegã, o ataque foi lançando da parte posterior de um veículo e vários foguetes atingiram diferentes partes de Cabul. Em um comunicado, a porta-voz da Casa Branca, Jen Psaki, confirmou a inteceptação, mas disse que as operações no aeroporto “continuaram sem interrupção” – até serem finalizadas no final desta tarde. Não houve relatos de mortos ou feridos.

www.reporteriedoferreira.com.br   Por Ig




Quatro homens são presos por violência contra mulher em diferentes bairros de JP

Pelo menos quatro homens suspeitos de crimes de violência doméstica foram presos entre a noite desse domingo (29) e o início da manhã desta segunda-feira (30), em João Pessoa.

De acordo com a delegada Paula Monalisa, as prisões aconteceram nos bairros Valentina Figueiredo, Mandacaru, Bairros das Indústrias e Colinas do Sul.

Os suspeitos foram conduzidos à carceragem da Central de Polícia Civil, no bairro Ernesto Geisel, onde aguardam pela audiência de custódia.

Denuncie

Se você sofre ou presenciou algum tipo de violência contra as mulheres, denuncie. Em caso de emergência, a mulher ou alguém que presencie alguma agressão, pode pedir ajuda por meio do telefone 190, da Polícia Militar.

Na Paraíba, as denúncias podem ser feitas também em qualquer uma das Delegacias da Mulher (Deam) espalhadas em todas as regiões, além do plantão 24 horas na Deam Sul de João Pessoa, que funciona na Central de Polícia.

Além desses locais, o denunciante poderá utilizar os telefones 197 (Polícia Civil), 190 (Polícia Militar, para chamado de urgência) ou o 180 (número nacional de denúncia contra violência doméstica). Outra opção é fazer um registro da denúncia através da delegacia online no endereço: www.delegaciaonline.pb.gov.br

www.reporteriedoferreira.com.br




O projeto esportivo “Correndo Contra o Relógio” vai representar Lucena em Competição

 

O projeto esportivo “Correndo Contra o Relógio”, que tem a modalidade de atletismo como meio social, representou na manhã deste domingo (29), o município de Lucena em uma competição na comunidade de Jacaré, na cidade de Cabedelo. Vários atletas da cidade de Lucena subiram ao pódio, se classificando nas melhores colocações.

Mais uma vez a Prefeitura Municipal de Lucena, por meio da Secretaria de Esportes deu atenção especial aos atletas do projeto, na competição em Cabedelo. A Secretaria, que tem à frente o secretário Ederlan Vale (Pingudo) deu apoio integral aos atletas do “Correndo Contra o Relógio”.

“A gestão municipal não pode deixar de apoiar esta iniciativa dos que fazem esse projeto maravilhoso que é o Correndo Contra o Relógio. Temos sempre ajudado a todos”, afirmou Pigudo.

www.reporteriedoferreira.com.br      Por Marcos Lima




Comissão de Orçamento aprova projeto que concede auxílio financeiro aos órfãos da Covid-19

A Comissão de Orçamento, Fiscalização, Tributação e Transparência da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, em sessão remota na tarde desta segunda-feira (30), o projeto de lei 3.129/2021, do Governo do Estado, que institui o “Paraíba que Acolhe” voltado para ações de proteção social e concessão de auxílio financeiro no valor de R$ 500 mensais para crianças e adolescentes de famílias de baixa renda que ficaram órfãos devido à morte dos pais ou responsáveis legais em decorrência da Covid-19.

O benefício será pago até a maioridade civil, assegurando o direito à garantia da vida, saúde, educação, lazer e acesso à alimentação. Somente na Paraíba, mais de 740 pessoas estão órfãs de pai e mãe e terão direito ao auxílio. O acesso ao benefício ocorrerá por meio do cadastro social realizado pelos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que também ficarão responsáveis pelo acompanhamento das famílias ou rede social que acolheu as crianças e adolescentes órfãos em virtude da pandemia da Covid-19.

“Essa ação garante direitos e o acesso a políticas públicas, se configurando como mais uma resposta da gestão a esse momento de dificuldade que estamos enfrentando. Estamos cumprindo uma obrigação do governo de garantir a segurança alimentar e o acompanhamento social de crianças e adolescentes que, infelizmente, perderam seus pais ou responsáveis para a Covid-19”, ressaltou o chefe do Executivo estadual.

Também foi aprovado o projeto de lei 3.127/2021, de autoria do Governo do Estado, que autoriza a abertura de Crédito Especial, no valor de R$ 15 milhões ao Orçamento da Secretaria de Estado da Infraestrutura, dos Recursos Hídricos e do Meio Ambiente.

De acordo com a mensagem encaminhada pelo governador João Azevêdo, o recurso será destinado à aquisição de Títulos Representativos de Capital da Companhia Paraibana de Gás (PBGás) “e decorrerá do superávit financeiro dos recursos ordinários do Tesouro Estadual, apurado no Balanço Patrimonial de 31/12/2020 – Fiscal e Seguridade Social, de acordo com o artigo 43, Parágrafo 1º, Inciso I, da Lei Federal nº 4.320/64”.

A Comissão também aprovou a Medida Provisória (MP) 298/2021, do governador do Estado, que dispõe sobre a redução de multa e juros relacionados aos processos de execução de débitos não tributários do Poder Executivo. A MP cria mecanismos indutores de autocomposição em causas de natureza não tributária, permitindo ao Governo do Estado, através da Procuradoria Geral do Estado, transacionar com devedores ou partes adversas.

Estavam presentes na reunião os deputados Júnior Araújo, Ricardo Barbosa, Wilson Filho e o presidente da Comissão, Branco Mendes.